segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

FOBIA ESCOLAR

 
A fobia escolar  é caracterizada pelo medo extremo que um estudante, na maioria dos casos, uma criança, pode vir a sentir de ir a sua escola.

Em outras palavras, a fobia escolar é um medo incontrolável  que a criança sente em ir para a escola.

O transtorno afeta cerca de 3% a 5% das crianças em todo o mundo e atinge, principalmente, aquelas com o coeficiente de inteligência acima da média, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Este transtorno também conhecido como “ansiedade de separação”.

Outra coisa importante, a fobia escolar pode atingir também pessoas adultas e até mesmo os professores.

Existem relatos de casos de professores com anos de experiência em sala de aula que começaram desenvolver sintomas de fobia escolar, com sintomas severos.

Fobia escolar e a depressão
Fobia escolar normalmente é confundia com depressão. Em verdade, são patologias psíquicas distintas.

Os sintomas da fobia escolar
Entre os sintomas mais perceptíveis estão a recusa que a criança demonstra em se deslocar para o ambiente escolar, por meio de desculpas e falta de ânimo.

Além das desculpas, a criança pode sentir mal-estar como vômitos, dor de cabeça, dor de estômago, náuseas e tonturas na sala de aula. Em suma, a criança apresenta:
• Temor injustificado por algo, pessoa ou situação;
• Intensa reação de angústia;
• Isolamento;
• Falta de adaptação ao meio escolar;
• Recusa a respeito dos assuntos.

O medo, o negativismo e a crise de choro são sempre relacionados pela criança aos assuntos escolares. A fobia escolar é tratada como um transtorno de ansiedade.

Nesse estágio a criança necessita do apoio dos pais e dos profissionais da escola.

O inicio da fobia escolarA fobia pode ser iniciada pelo medo da separação, quando levadas à porta de escola, sentem-se inseguras por se separarem dos pais ou pessoas de vínculo familiar, alimentando certas preocupações negativas e sentimento de perda.

Geralmente, crianças dentro desse quadro possuem dificuldades de dormirem sozinhas, de dormir em casa estranha ou de se relacionarem com pessoas estranhas ao círculo familiar.

Para mitigar esse sofrimento, é aconselhável aos pais passar segurança e apoio emocional aos filhos por meio do diálogo, de uma postura firme e confiante.

As causas da fobia escolarA fobia pode ter diferentes causas.

Dentre as causas da fobia escolar também podemos citar:
• Separação dos pais de maneira traumática para a família;
• Traço genético;
• Sensibilidade extrema ao ambiente familiar;
• Estresse dentro e fora de casa;
• Educação mal direcionada.

Alguns especialistas afirmam que  a fobia escolar acontece, geralmente, nos casos de proteção materna excessiva que desencadeia a dependência infantil.

A maioria dos especialistas concorda que a fobia escolar é geralmente resultado de uma mãe super protetora, que com seu comportamento encoraja o filho a ficar em casa.

A fobia escolar também pode ser causada pelo mau desempenho na escola, pela criança não querer expor suas notas baixas, nesse caso, torna-se necessário identificar as reais causas do mau desempenho para que a criança não entre num ciclo vicioso de perdas.

Outra possível causa é a agressão física ou verbal na escola, pois segundo um estudo da AFE (Associação para Fobia Escolar, localizada na França), 80% das crianças que sofrem do transtorno já foi vítima de agressão verbal ou física na escola.

A ignorância ao transtorno da fobia escolarA ignorância quanto ao transtorno é um problema que enfrenta a pessoa acometida de fobia escolar – e de muitas doenças psíquicas – é a ignorância dos leigos, principalmente de chefes de postos de trabalho, e também a falta de informação e preparo dos profissionais da área da educação e da saúde.

Tratamento para fobia escolarO TCC – Terapia Cognitivo Comportamental – é uma das maneiras de cuidar dessa fobia.

A terapia familiar é outra maneira de tratar a fobia social.

E o objetivo da terapia é lutar contra a ansiedade da criança, mas sem a obrigar.

O estado da criança deve ser tratado com o auxílio de um psiquiatra com o apoio dos pais.

A mudança de escola ou professor não elimina o problema, pois a fobia escolar existe não tanto pelo medo de ir à escola, mas sim pelo medo de ser abandonada fora de casa.

Quais as orientações para pais professores e coordenadoresÉ essencial que a equipe da escola saiba o que está acontecendo, pois, muitas vezes, uma figura de confiança do aluno deve acompanhá-lo e permanecer por um determinado período no ambiente escolar, até que ele desenvolva autoconfiança.

Os próprios coordenadores podem, por vezes, desempenhar este papel, ao ficarem mais próximos deste aluno, encorajando-o a ponto de se sentir bem na sala de aula.

Os pais devem oferecer o máximo de sinceridade possível para criança, ou seja, desejar e demonstrar, de fato, que estão felizes ao seu lado, enquanto há tempo disponível para isso.

Duplas mensagens por parte dos pais fazem com que a criança fique insegura, já que ela perde a referência com quem e com o que exatamente pode contar.

É essa insegurança que a deixa mais "grudenta" e chorosa, pois ela passa a ter um sentimento de que pode ser abandonada a qualquer instante, o que traz grande sofrimento.

No momento de ir para escola os pais devem ser firmes, mas respeitar a limitação de seus filhos, pois para eles já é muito difícil estar com estes transtornos.

Dicas para professores com alunos com fobia escolar
A tarefa do professor é criar uma relação de aceitação entre os alunos, num clima de harmonia, tentando descobrir o problema, a fim de poder ajudar.

Para isto deverá:
Colocar o aluno problema sentado perto de alunos calorosos e comunicativos, que fazem amizade facilmente;
Organizar trabalhos em equipe, procurando a interação do aluno;
Discutir os problemas do aluno e obter a cooperação de outros problemas da equipe escola.
Encarregar o aluno de dar recados, ele se sentirá importante e terá a oportunidade de falar com outros professores.

Elogiar o trabalho do aluno sempre que possível e exibi-lo para chamar a atenção sobre seu talento e habilidades.

Alimentar a auto-estima do aluno, fazendo com que ele receba uma série de tarefas específicas pelas quais é responsável (distribuir materiais, recolher outros, limpar a lousa).

Atenção que os pais devem ter
É fundamental que os pais fiquem atentos quanto à procura de profissionais especializados, já que a demora no tratamento pode ocasionar afastamento da escola, fracasso e repetência escolar, vergonha de enfrentar novamente os coleguinhas, entre outros fatores.

Todos eles são indutores da baixa autoestima da criança, que poderá lhe trazer prejuízos para o resto de sua vida.

Além disso, é muito comum que a fobia escolar esteja associada a outros medos como, por exemplo, de elevador, animais, escuro, etc.

Enfim, os danos são grandes quando se adia o tratamento.

Procurar ajuda, ouvir as diretrizes dos profissionais envolvidos e poder dividir as dificuldades que possam encontrar no tratamento de seu filho, contribuirá efetivamente na maravilhosa tarefa de ser pai e mãe.