sábado, 23 de agosto de 2014

AMIZADE: SUA ORIGEM, VALOR E OUTROS DETALHES


Vamos abordar a amizade, sua origem, valor e outros detalhes.

É um fato, ninguém vive sozinha no mundo,  além da família existem os amigos, daí a amizade passa a ser algo importante para o nosso bem estar e boa convivência.

No entanto poucas pessoas sabem de fato a origem da amizade, seus objetivos e como ela se processa em nós e no meio da sociedade, daí a importância de tratarmos o assunto hoje.

Amizade e começo de tudo
Quando estudamos o assunto vamos descobrir que a amizade nasceu por puro interesse.

 Os nossos ancestrais se tornaram amigos tendo como objetivo o fortalecimento para lutar contra os rivais, os inimigos, no caso dos machos e as fêmeas para cuidar melhor do seus filhotes.

Ou melhor, a amizade não passava de uma troca de favores.

E hoje? Mudou? Não, mudou.

Nossas amizades ainda continuam por interesse, no caso, alimentar o nosso cérebro de uma substância chamada OCITOCINA.

O  que é OCITOCINA? É um hormônio que está relecionado ao instinto mais primordial do ser humano: a reprodução.

A OCITOCINA é responsável pelo afeto que a mulher desenvolve pelo homem e o amor incondicional que a mulher tem para com seus filhos.

Ou melhor, a OCITOCINA é que fez e faz com que a espécie humana se reproduza com sucesso.

O desenvolvimento da amizade direcionado para a unidade familiar para a sociedade
Com a evolução do homem a OCITOCINA que é o hormônio que desencadeia a necessidade de termos amigos, de amizades, saiu da sua origem, ou deixou de ter seu núcleo familiar e reprodutivo para o ambiente social.

Deixou de ser familiar e passou a agir em prol da sociedade e facilitar a formação das alianças de que a humanidade precisava e nos condicionou a fazer amigos.

E hoje como acontece?
Segundo algumas pesquisas recentes quando agente conhece uma pessoa que lhe parece confiável, o nível de OCITOCINA no seu cérebro aumenta e isso faz com que você se sinta mais propenso a criar uma relação com aquela pessoa.

Ou seja, graças à OCITOCINA, o cérebro aprendeu a transformar algo que era necessário à sobrevivência, a cooperação em prazer.

A importância da amizade, dos amigos
Com a evolução o homem, a amizade deixou de ser imprescindível à sobrevivência do indivíduo.

Por exemplo, no mundo atual, para obter comida, basta ir a um restaurante, não precisamos caçar em grupo, podemos ir sozinho, mas é um fato: é mais agradável ir ao restaurante com amigos, isso porque o nosso cérebro está condicionado a fazer alianças.

A amizade tem uma série de efeitos importantes para o organismo humano, é por isso que procuramos  amigos, mesmo que tecnicamente não precisemos deles.

Ou melhor, a OCITACINA faz com que tratemos estranhos como se fossem nossa própria família.

Relação da amizade com sexo
Como tudo o que tem base biológica, a amizade afeta os sexos de maneiras diferentes. Por exemplo: as mulheres produzem mais OCITOCINA do que os homens.

Esse fato faz com que a mulheres se organize para terem amizades profundas e mais intensas, já nos homens isso não acontece.

No entanto as mulheres quanto à amizade são menos tolerantes, ou melhor, são amizades intensas, mas duram pouco.

Amizade entre mulheres e homens
Você já ouviu a pergunta: existe amizade entre uma mulher e um homem? Ou existe uma amizade entre uma mulher e um homem sem envolver sexo?

Veja a resposta:
Existe sim,... e ao mesmo tempo não existe.

Como assim?
Por um lado amizade tem como origem a sexualidade, ou o lado sexual, pois a amizade entre homens e mulheres nasceu para facilitar a reprodução e a criação dos filhos e ela é alimentada pela OCITOCINA que é liberada durante uma relação sexual.

Por outro lado, a evolução nos tornou capazes de separar as coisas, isso porque quando a OCITOCINA adquiriu sua função social o nosso cérebro mudou, recebendo receptores de OCITOCINA, que foram espalhados por várias regiões do cérebro, inclusive aquelas que nada tem a ver com o desejo sexual.

E hoje a OCITOCINA que é liberada quando você estar com amigos, seja do mesmo sexo, seja do sexo oposto não produz o mesmo efeito do que a OCITOCINA que é liberada quando você está namorando ou tendo uma relação sexual, existe diferença.

Os benefícios da amizade  e seu limite
Fazer amizades e ter amigos só traz benefícios, quanto mais, melhor.  Mas há um limite.

Foi feito uma pesquisa recente que chegou a seguinte conclusão: 150 é o máximo de amigos que uma pessoa consegue ter no mesmo espaço de tempo.

Passando desse número teremos situações casuais e não amizades.

Isso porque para mantermos uma amizade com alguém precisamos memorizar informações sobre aquela pessoa, que serão acionadas quando houver a interação, e por algum motivo o cérebro não suporta dados sobre mais de 150 pessoas.

Esse dado foi muito importante para quem trabalha com recursos humanos, pois se descobriu que dentro desse grupo de 150, há uma espécie de círculos concêntricos de amizade: 5, 15, 50, 150 pessoas.

Cada círculo concêntrico tem características diferentes:
Vejamos:
Círculo finito = 150
Amigos do peito: 5

São amigos íntimos, com quem você fala mais. Aristóteles dizia que esse era o número máximo de amigos verdadeiros.

Grupo de empatia = 15
São amigos que são importantes para você e que se alguma delas morresse amanhã, você ficaria muito triste. Este grupo pode inclui gente do trabalho ou amigos de amigos.

Grupo típico = 50
São amigos mantidos pela maioria das pessoas.

Grupo limite = 150
São os amigos que o cérebro consegue administrar ao mesmo tempo. São as pessoas cujos nomes, rostos e características você consegue memorizar e acionar caso seja necessário.
Aqui podemos dizer que temos, amigos, amigos e amigos = amigos-amigos/amigos-colegas/amigos-conhecidos.

Outra pesquisa diz que ao longo da vida colecionamos em média 400 amigos, mas mantemos contato com menos de 10% deles.

Os benefícios da amizade são inúmeros quando observados empiricamente ou cientificamente, como por exemplo:

Aumenta a auto-estima;
Aumenta a alegria;
Diminui a depressão;
Diminui a dor e o sofrimento;
Clareia a mente para resolução de problemas;
Estimula o sistema imunológico;
Aumenta a esperança;
Reforça a auto-confiança;
Favorece o crescimento e sucesso profissional;
Favorece o sucesso da equipe;
Cria situações de respeito, confiança e lealdade indispensáveis para o sucesso de qualquer tarefa;
Estimula a comer melhor, beber e fumar menos e na prevenção da saúde;
Diminui o estresse.
 
Os tipos de amigos desejáveis:
Incentivador - é o amigo que leva você a realizar mais a cada dia.

Campeão - é o amigo que fica ao seu lado, que louva suas qualidades e fica feliz com suas conquistas.

Colaborador – é o amigo que tem muito do nosso interesse, ele compartilha com você as paixões: esportes, hobbies, religião, trabalho, política, comida, música, filmes, livros, etc.

Companheiro – é o amigo que estar sempre ao seu lado em quais quer circunstância, seu vínculo é quase indestrutível. É o amigo do sacrifício, do sufoco que quando você estar doente ou sem grana ele liga pra você disposto a ajudar não esperando nada em troca.

Comunicador – é o amigo que estar sempre com você para almoços, jantares, etc., é aquele que serve de ponte para novas amizades. É aquele amigo que quando você precisa de algo, você liga pra ele e ele dar uma dica ou então faz a ponte para lhe atender (essa semana acionei um amigo desses).

Energizador – é o amigo divertido ele sempre levanta o seu astral, ele faz tudo para lhe animar, conta piadas anedotas, rir, chora, incentiva. Ele coloca você pra cima.

Instigador – é o amigo que amplia seus horizontes, incentivando-o a acolher novas ideias, oportunidades e pessoas. Ele o desafia a pensar de modo inovador e ajuda nas mudanças positivas.

Guia – é o amigo conselheiro o orientador. Ele sempre oferece as direções quando você estar perdido. É o que estar sempre preocupado em encontrar soluções para resolver seus problemas.
 
Portanto cultive as amizades, faça amigos e mais amigos, isso é muito bom.

A CRISE PODE SER UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO

 
A realidade da crise:
Quando estamos vivenciando um momento difícil, em que tudo o que aprendemos, ou no que acreditávamos, parece repentinamente inútil para iluminar nosso caminho, sentimo-nos como alguém perdido em alto mar sem qualquer instrumento para se orientar.
 
Nestas ocasiões, aqueles que ainda não iniciaram a jornada interior são tomados pela angústia e pelo desespero. Muitos se perdem para sempre, entregues à insanidade, sem sequer buscar algum tipo de ajuda.
 
Outros, agarram-se aos tratamentos convencionais da medicina, que tratam apenas os sintomas, sem eliminar a causa raiz do sofrimento.

Vivemos uma época desafiadora, em que os valores, até então, vistos como seguros e confiáveis começam a se desintegrar.
 
O que fazer para não sucumbir à loucura e ser capaz de encontrar nesta circunstância uma oportunidade valiosa de adentrar uma outra dimensão do ser, que a mente e sua pseudo-sabedoria jamais poderão conhecer?
 
Caminhos desconhecidos, até então, tornam-se agora a única saída para nos libertar das amarras as quais nos mantemos presos, unicamente pela nossa incapacidade de confiar em nossa percepção interior.
 
Somente quando o sofrimento se torna realmente insuportável é que começamos a questionar as bases nas quais fincamos nossa segurança, pois enquanto vivíamos apoiados nas verdades, ainda que ilusórias, que nos foram impostas pela sociedade, tudo parecia estar sob controle.
 
Agora chegou o momento de descobrir que existe dentro de nós um manancial inesgotável de sabedoria, capaz de nos guiar para a paz, a serenidade e a alegria, sejam quais forem as circunstâncias.
 
O primeiro passo:
Aceitar esta realidade é o primeiro passo para que nos motivemos a iniciar a caminhada.

Ainda que em princípio precisemos de auxílio para não deixar que a falta de confiança nos domine.
 
Aos poucos, com paciência e perseverança descobriremos em nós o poder que emana de nossa fonte, o divino.
 
Os dois lados da crise, seja ela qual for:
Tempos de crise são perigosos e extremamente importantes - perigosos para aqueles que não têm coragem de explorar novas dimensões da vida.

O motivo:
Eles são obrigados a desintegrar-se em diferentes tipos de loucura - porque sua mente foi feita pela sociedade. Agora a sociedade está se desintegrando, a mente não pode permanecer; suas raízes estão na sociedade. É constantemente alimentada pela sociedade - agora que a alimentação está desaparecendo.
 
As consequências:
Porque a sociedade está se desintegrando, uma grande suspeita, uma dúvida que nunca esteve lá antes, é obrigada a surgir nos indivíduos.

E se foram apenas pessoas obedientes que nunca foram além de qualquer limite que a sociedade decidiu, que sempre foram respeitados, cidadãos honrados - em outras palavras, apenas medíocres - eles irão imediatamente enlouquecer.
 
Eles vão começar a cometer suicídio, eles vão começar a saltar do alto de edifícios ou mesmo se eles viverem, agora eles não têm uma mente que possa ajudar -los a descobrir a situação de sua vida... podem tornar-se esquizofrênicos, divididos em duas pessoas - ou talvez uma multidão.
 
Consequências ruins:
Em tempos de crise, o perigo é para aqueles que tenham gostado das vezes em que a sociedade foi resolvida, quando não havia nenhum problema, tudo estava à vontade, eles foram honrados, respeitados. Estas foram as pessoas que desfrutaram a obediência da mente, e estes vão ser os sofredores... Eles serão psicóticos, eles serão neuróticos - e estas palavras não fazem muita diferença.
 
Consequências boas:
Mas os tempos de crise são de uma enorme importância para as almas ousadas que nunca se preocuparam sobre a respeitabilidade da sociedade, suas honras, que nunca se preocuparam sobre o que os outros pensam sobre eles, mas fizeram apenas o que eles sentiram certo fazer; que têm em certa maneira, foram sempre rebeldes, individualistas.

Para essas pessoas, os momentos de crise são apenas de ouro - porque a sociedade está se desintegrando. Agora ela não pode condenar ninguém - ela própria é condenada, amaldiçoada.

Ela não pode dizer aos outros que eles estão errados. Está se provando errada; toda sua sabedoria está provando apenas ser tola, supersticiosa.
 
Os indivíduos aventureiros podem aproveitar esta oportunidade para ir além da mente -, porque agora a sociedade não pode impedi-los... Agora eles estão livres.
 
Assim, momentos de crise são ambos ... e é isso que está acontecendo em todo o mundo.

A realidade do hoje:
Nunca foi tão intensa a busca pelo crescimento espiritual, pela meditação. Mas nunca houve tanta loucura também. Ambos estão acontecendo porque o status quo não é mais poderoso, ele perdeu o controle.
 
O que pode acontecer com a crise:
Então, eu não acho que esta crise é ruim, é boa. Algumas pessoas vão perder suas máscaras, e vão ser realmente o que são - psicóticas, neuróticas - mas pelo menos elas serão verdadeiras... Elas acreditaram muito na velha mente, e ela os traiu.
 
Portanto siga em frente... veja a crise como uma maneira de crescer e desenvolver.