segunda-feira, 8 de setembro de 2014

ACUPUNTURA: O QUE É E PARA QUE SERVE

ACUPUNTURA
 
A Acupuntura é o conjunto de conhecimentos teórico-empíricos da medicina chinesa tradicional que visa à terapia e à cura das doenças através da aplicação de agulhas e de moxas, além de outras técnicas.
 
Esta ciência surgiu na China há aproximadamente 4.500 anos. No entanto, apesar de sua antiguidade, continua evoluindo. Com moderno avanço tecnológico, outros instrumentos e equipamentos e técnicas como o ultra-som, as radiações infravermelhas, raio laser e outros equipamentos vieram enriquecer seus recursos fisioterápicos.
 
De acordo com a medicina chinesa, o tratamento através da Acupuntura visa à normalização dos órgãos doentes por meio de um suporte funcional que exerce, assim, um efeito terapêutico.
 
A arte da Acupuntura visa, através de sua técnica e procedimentos, a estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio, alcançando-se, assim, resultados terapêuticos.
 
 
 
VANTAGENS DO TRATAMENTO ATRAVÉS DA ACUPUNTURA

Inúmeras possibilidades de aplicação.
 
É útil em qualquer doença, não importando sua localização, oferecendo auxílio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e independente do sexo, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas.

Diminuição do uso de medicamentos.

Atualmente, o uso de drogas está se tornando abusivo, com freqüentes intoxicações, sem que se consigam resultados terapêuticos ideais. A Acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sangüinea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal; por isso, reduz ao mínimo a necessidades de drogas e aumenta a eficácia terapêutica.

Simplicidade da instrumentação necessária.
 
A Acupuntura utiliza materiais simples, de fácil transporte, principalmente em algumas emergenciais, como colapso, insolação ou angina pectoris.
 
Segurança no tratamento
 
A Acupuntura é uma prática extremamente segura, exigindo apenas uma eficiente esterilização das agulhas e um bom nível técnico do terapeuta.

Complementa as lacunas da medicina moderna.

Apesar do constante progresso, a medicina moderna ainda não conseguiu resolver muitos dos problemas que atingem o ser humano, por exemplo, doenças como as espondiloses, as periartrites degenerativas, as colagenoses e outras auto-imunes. Em muitas dessas patologias, a Acupuntura, isoladamente ou associada a drogas, obtém melhores resultados.
 
 
 
DOENÇAS QUE PODEM SER TRATADAS PELA ACUPUNTURA
 
DOENÇAS INFECCIOSAS
DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO
DOENÇAS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
DOENÇAS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO
DOENÇAS DO SISTEMA GENITO–URINÁRIO
DOENÇAS DO SISTEMA ENDÓCRINO
DOENÇAS  DO  SISTEMA CARDIOVASCULAR
DOENÇAS DO APARELHO LOCOMOTOR
DOENÇAS DO CÉREBRO E SISTEMA NERVOSO
ENFERMIDADES EXTERNAS E INTERNAS
DOENÇAS GINECOLÓGICAS
DOENÇAS DERMATOLÓGICAS
 
 
 
AÇÃO DA ACUPUNTURA
 
1.    A Acupuntura altera a circulação sangüinea. A partir da estimulação de certos pontos, pode-se alterar a dinâmica da circulação regional proveniente de microdilatações. Outros pontos promovem o relaxamento muscular, sanando o espasmo, diminuindo a inflamação e a dor.
 
2.    A Acupuntura melhora a ação hormonal no organismo. O estímulo de certos pontos promove a liberação de hormônios, como o cortisol e as endorfinas, promovendo a analgesia.

3.    A Acupuntura ajuda a aumentar a resistência do corpo diante de agressores externos. Quando há agressão externa, alguns sistemas orgânicos são prejudicados. Há uma regulação interna para oferecer resistência à doença. A Acupuntura melhora estes mecanismo para que em menos tempo o equilíbrio e a saúde sejam restabelecidos.
 
4.    A Acupuntura regula a normaliza as funções orgânicas. As diversas funções no homem são inter-relacionadas. Se há algum distúrbio alterando esse inter-relacionamento, ocorre a manifestação de sintomas e a doença se estabelece. O estímulo pela Acupuntura pode dinamizar e restabelecer os relacionamentos anteriores e apressar a recuperação.
 
 5.    A Acupuntura promove o metabolismo. O metabolismo é fundamental na manutenção da vida. Em certas condições de doença, há alteração do metabolismo dos diversos órgãos, com conseqüente prostração e deficiência do organismo. A Acupuntura permite a recuperação desse metabolismo, importante no processo de cura.