sexta-feira, 10 de outubro de 2014

DICAS PARA MELHORAR E EQUILIBRAR O RELACIONAMENTO CONJUGAL


Muitas pessoas ultimamente têm procurado técnicas e fórmulas milagrosas que as ensine a salvar o seu relacionamento.

Contudo, tão importante quando saber o que fazer de certo em um relacionamento, é saber o que não fazer para estragá-lo.

Se você puder prestar atenção aos seus atos cotidianos, identificar e evitar as atitudes abaixo, certamente estará contribuindo de forma positiva para o futuro da relação.

1. Evite guardar a sua opinião com relação às atitudes de seu parceiro que lhe incomodam, pois o que inicialmente parece pequeno um dia poderá ser o estopim de uma grande guerra.

Por exemplo, se você se incomoda com a toalha molhada sobre a cama, converse com ele a primeira vez que isso acontecer e exponha claramente porque isso lhe incomoda.

Caso você for empurrando com a barriga , pode ser que um dia a gota d´agua para a separação seja justamente a tolha molhada que insiste em repousar sobre a cama.

2. Evite guardar mágoas e ressentimentos do seu parceiro ou parceira quando ele (ou ela) lhe falar algo que você considere ofensivo.

Procure livrar-se desse sentimento antes que ele seja capaz de transformar o amor em ódio. Há duas técnicas que lhe permitem evitar o acúmulo de raiva.

A primeira: respire fundo e simplesmente deixe o sentimento ir embora - aceite seu parceiro como ele é, incluindo as falhas, pois ninguém é perfeito (nem você).

A segunda: fale com seu parceiro (a) sobre isso e procurem uma solução que agrade ambos (e não só você).

Tente falar sem confrontar e sim de um jeito que expresse como você se sente sem ser acusatório. De repente você pode descobrir que a intenção não era lhe ofender.

3. Controle o seu ciúme e o excesso de desconfiança.
O ciúme é um veneno letal para a maioria das relações. Um pequeno ciúme leve e ponderado chega ser sadio para a relação, mas quando chega a necessidade de controlar o seu parceiro (a), ele se transforma em brigas que deixam ambos infelizes.

Se você tem problemas com ciúmes, e chega ao ponto de parar a sua vida para perseguir o outro, é importante que você reconheça que a raiz desse problema é a sua insegurança, que pode estar ligada a sua infância, ou a algum relacionamento anterior em que você se feriu.

Portanto, é necessário que você procure o auxilio de um profissional para compartilhar as suas inseguranças e frustrações e não mais dar vazão a elas em seu relacionamento.

4. Evite idealizar e colocar excessivas expectativas no ser amado.
Freqüentemente no início da relação nós esperamos que nossos parceiros nos coloquem em primeiro lugar em tudo, que nos surpreendam, nos suportem, que sejam sempre sorridentes e etc.

Sem perceber, nós criamos expectativas muito altas e não nos damos conta que o nosso parceiro não é perfeito, como ninguém é. Não podemos esperar que eles (ou elas) sejam carinhosos e amorosos a cada minuto de cada dia, pois todos têm períodos difíceis na vida.

Não podemos esperar que eles sempre pensem na gente, já que eles obviamente vão também pensar neles ou em outros alguma hora. Não podemos esperar que eles sejam exatamente como nós somos, já que cada um é cada um.

Expectativas muito altas levam a desapontamento e frustração, especialmente se não comunicamos ao outro essa expectativa.

Como podemos esperar que nosso parceiro atinja essas expectativas se eles nem sabem sobre elas?
 
- O remédio é baixar nossa ansiedade, deixar nossos parceiros serem eles mesmos, e aceitá-los e amá-los por isso.

5. Evite criar um abismo entre o casal.
Esse não é um problema só de que tem filhos, mas também de outros casais que trabalham excessivamente, viajam constantemente e não abrem de suas atividades de prazer. Infelizmente, casais que não passam algum tempo sozinhos acabam criando um distanciamento entre si.

Embora passar tempo junto quando você está com filhos, amigos ou família seja bom, é importante também passar algum tempo juntos e sozinhos. Se está difícil achar esse tempo, sugiro que reservem horário um para o outro no decorrer do dia e levem a sério o combinado, pois se você não desmarca o dentista ou a aula de ginástica, porque desmarcar o horário com a pessoa que você ama?

E quando vocês estiverem juntos, façam um esforço para se conectarem, se divertirem e se curtirem, exatamente como vocês faziam no início do relacionamento e não apenas estejam juntos por obrigação.

6. Evite o silêncio, busque o diálogo.
Esse pecado agrava todos os itens da lista, pois a boa comunicação é fundamental para um bom relacionamento. Se você tem ressentimento, você deve conversar sobre isso em vez de deixar o ressentimento crescer.

Se você é ciumento, você deve abrir o jogo, ser honesto e expor sua insegurança. Se você tem expectativas, deve dizê-las ao seu parceiro. Se existem problemas, vocês devem reconhecê-los e trabalhar para solucioná-los. Comunicação não quer dizer apenas falar, discutir a relação ou brigar.

Comunicação quer dizer revelar os seus sentimentos (frustração, desculpa, medo, tristeza, alegria) sem medo de demonstrar fraqueza. Para o diálogo entre o casal ficar mais interessante, comunique também o quanto você é feliz ao lado dele (ou dela), o quanto ainda o (a) ama e o quanto vocês são felizes.

7. Nunca deixe de reconhecer os valores e o que o outro faz por você.
A falta de reconhecimento também é um grande exterminador de relacionados e geralmente, ele vem aliado à falta de diálogo.

A frieza de sentimentos pode ser compreendida como uma falta de gratidão e apreciação de tudo o que o seu parceiro (ou parceira) faz para você. Toda pessoa (até você) quer ser reconhecida e elogiada pelo que faz.

Ele lava os pratos ou cozinha algo que você gosta? Ela lhe ajuda, dá suporte ou compreende o seu trabalho?

Ao invés de reclamar que a cozinha está uma bagunça, ou que é obrigação dela compreender a sua profissão, tire um tempo para dizer obrigado, dar um beijo e um abraço. Essa pequena atitude poderá fazer com que a pessoa se sinta realmente amada por você e importante na sua vida.

8. Nunca deixe faltar o afeto e de troca de carinho.
Nesse item, não estamos falando somente de sexo, mas também dele. Estudos comprovam que para a mulher receber atenção do marido e ser acariciada por funcionam como preliminares para a relação sexual.

Afeto é importante, faz bem e todo mundo precisa de um pouco dele, especialmente vindo de quem amamos.

Tire um tempo, todo santo dia, para dar atenção ao seu parceiro; dê um beijo quando ele ou ela chegar em casa do trabalho, diga-lhe Bom Dia e Boa Noite, chegue por trás e dê um beijo no pescoço, massageie suas costas enquanto ele vê TV e o que mais a criatividade de vocês permitir.

9. Tire a teimosia da sua convivência a dois
Todo relacionamento terá problemas e discussões - mas é importante que você aprenda a resolvê-los depois de baixar a guarda um pouco.

Infelizmente, muitos de nós são tão teimosos a ponto de não reconhecer a sua própria teimosia.

Evite querer estar sempre certo (ou certa) e colocar todos os erros sobre o seu parceiro. Para evitar que a sua teimosia destrua o seu namoro ou casamento, procure flexibilizar a sua opinião e desenvolva o hábito de pedir desculpas quando você está errado (a) e realmente a culpa é sua.

Lembre-se que o orgulho não leva a nada e conforme já disse, não há porque temer parecer ser fraco diante da pessoa que te ama. Certamente, ela irá lhe ajudar a corrigir o seu erro ao invés de te rejeitar por isso.

10. Cuidado com a rotina e o comodismo.
Resolvi deixar para o final os maiores assassinos de relacionamento.

Depois de muito tempo juntos, o homem pensa que não é mais necessário mandar flores inesperadas para a esposa, convidá-la para jantar em uma noite qualquer e ela também pensa que já não são mais necessárias lingeries novas, beijos de bom dia, conversas durante o jantar...

Enfim, ambos pensam que não é mais necessário agir de forma conquistadora e de repente lá estão dois acomodados deixando a relação ser conduzida pelo piloto automático das obrigações cotidianas.

CIÚME: PERGUNTAS E RESPOSTAS

 
O QUE É CIÚME?
As definições do que seria o ciúme compartem alguns elementos centrais: é uma reação frente a uma ameaça real ou imaginaria, e visa eliminar os riscos da perda do ser amado.
 
Também podemos entender o ciúme como uma emoção provinda da noção de que a pessoa amada desvia sua atenção para outro, o que coloca em risco nossa segurança afetiva.
 
Em síntese, podemos definir ciúme como uma emoção, que pode ir do ataque físico ao choro, como uma forma de desabafar.
 
COMO ELE SE MANIFESTA?
Manifesta-se numa relação com um outro emocionalmente significativo, através de atos e palavras.
 
O ciúme sempre se encontra relacionado à ameaça de perda afetiva importante.
 
O ciúme nem sempre se dá em uma relação de amor entre adultos, também as crianças podem senti-lo. O nascimento de um irmão pode deslocar o foco de atenção dos pais ao recém nascido, gerando ciúmes no irmão maior.
 
O ciúme geralmente surge quando uma pessoa sente que um rival (real ou imaginário) passa a receber as atenções da pessoa amada. Por outro lado, se a pessoa possui uma auto-imagem muito debilitada e fragmentada poderá haver nele uma predisposição para sentir ciúmes, que pode inclusive tornar-se patológico.
 
QUAIS SÃO AS CAUSAS DO CIÚME (ORIGEM)?
Para Freud o ciúme faz parte da natureza humana e se instala na infância, tendo como ponto central o complexo de Édipo, ou seja, o ciúme que a criança sente do pai que ama  já para alguns autores o ciúme seria o medo disfarçado em amor, ou fruto de relações narcisistas na infância.
 
Podem ser de origens diversas.
 
Exemplo: experiências de amor não correspondido (infância, adolescência e fase adulta), insegurança, baixa auto-estima, narcisismo, dependência emocional entre outros, e não se perfila necessariamente como sinônimo de inadequação à vida ou doença.
 
CIÚME É ALGUM TIPO DE DOENÇA?
O ciúme é um sentimento inerente ao ser humano. Todos podemos tê-lo em algum momento.
 
O ciúme, assim como o amor e ódio se perfilam como os sentimentos mais importantes do homem e devem ser observados, sentidos e trabalhados. Sendo ele um sentimento tão forte, pode transitar entre o amor e o ódio, podendo levar a pessoa demasiado ciumenta a perder o controle da situação emocional.
 
O CIÚME É ALGO ERRADO?
Todo mundo diz que ciúme é algo errado.
 
Difícil tratar o tema o ciúme como algo certo ou errado.
 
Melhor pensar como dificuldade emocional e utilizar esta energia de um modo mais adaptativo e adequado, permitindo que este sentimento se transforme em um impulso de crescimento e realização pessoal.

O ciúme é inerente a todo ser humano, é algo natural, sua ausência ou excesso é que podem prejudicar o relacionamento
 
O ciúme estar relacionado com fantasias negativas, o que pode gerar um certo nível de paranóia.
 
A falta de segurança e a fragilidade na relação podem desencadear o ciúme? Podem sim, mas o processo também pode dar-se de modo inverso, ou seja, o ciúme como motor da insegurança e da fragilidade da relação.
 
EXISTE CIÚME SADIO?
Podemos entender como ciúme sadio aquele que encontra expressões adequadas às emoções negativas que estão na sua base.
 
Já o ciúme patológico seria uma saída destrutiva que prejudica em muito o ciumento e a seu companheiro.
 
ALGUÉM PODE MATAR POR CIÚME?
Os crimes passionais podem, de algum modo estar vinculados a algum tipo de ciúme. Podem ser fruto de um narcisismo exagerado que se apresenta como reações doentias tais como os ciúmes paranóicos, obsessivos e delirantes.
 
TODO MUNDO SOFRE DE CIÚME?
Podemos pensar que sendo o ciúme um sentimento inerente ao ser humano, todos nós já o vivenciamos em algum momento.
 
Indivíduos com baixa auto-estima ou aqueles que se relacionam com pessoas que ao seu ver não valem a pena, podem não vivenciar conscientemente o ciúme, mas não porque não o tenham, mas por elaboração de defesas psíquicas tais como a resignação e a negação.
 
COMO CONVIVER COM UMA PESSOA QUE TEM O CIÚME À FLOR DA PELE?
Uma relação adulta entre duas pessoas já produz por si mesma uma certa carga de tensão emocional, que podem expressar-se de diferente formas.
 
As explosões de raiva, hostilidade e violência decorrentes do ciúme afetam a relação e dificultam o dia a dia.
 
Caso a situação saia do limite tolerável, pode ser necessário buscar apoio emocional para entender quais processos estão operando na base do ciúme.
 
Sair da “flor da pele”, aprofundar, alcançar a alma e o coração. Uma relação pode ser feliz sendo os dois parceiros (a) ciumentos? Felicidade é um termo que pertence ao campo da subjetividade, das possibilidades e das auto-percepções.
 
Deixemos que cada um responda a esta pergunta olhando dentro de si mesmo, de suas próprias necessidades e ciúmes. Auto-avaliação emocional é como um pra

A FELICIDADE E SUAS VÁRIAS INTERPRETAÇÕES


A felicidade é o que os antigos gregos chamavam de eudaimonia, um termo ainda usado em ética.

Para as emoções associadas à felicidade, os filósofos preferem utilizar a palavra prazer.

É difícil definir, rigorosamente, a felicidade e sua medida.
 
VARIAS INTERPRETAÇÕES SOBRE A FELICIDADE
Investigadores em psicologia desenvolveram diferentes métodos e instrumentos, a exemplo do Questionário da Felicidade de Oxford, para medir o nível de felicidade de um indivíduo.

Esses métodos levam em conta fatores físicos e psicológicos, tais como envolvimento religioso ou político, estado civil, paternidade, idade, renda etc.

O místico que teria vivido por volta do século VII a.C. no atual Irã, criou uma doutrina religiosa, o zoroastrismo, que se baseava numa luta eterna entre o bem e o mal. O bem incluiria tudo o que fosse agradável ao homem: beleza, justiça, saúde, felicidade etc. No final dos tempos, haveria a vitória definitiva do bem. A missão dos homens seria a de procurar apressar essa vitória final, através de uma conduta individual correta.

Aproximadamente na mesma época, na China, dois filósofos apontaram dois caminhos para se atingir a felicidade: Lao Tsé defendeu que a felicidade podia ser atingida tendo, como modelo de nossas ações, a natureza. Já Confúcio enfatizou a harmonia entre as pessoas como elemento fundamental para se atingir a felicidade.

O Dalai Lama Tenzin Gyatso defende o treinamento mental como meio de se atingir a felicidade.

A felicidade é um tema central do budismo, doutrina religiosa criada na Índia por Sidarta Gautama por volta do século VI a.C.
 
Para o budismo, a felicidade é a liberação do sofrimento, liberação esta obtida através do Nobre Caminho Óctuplo.
 
Segundo o ensinamento budista, a suprema felicidade só é obtida pela superação do desejo em todas as suas formas. Um dos grandes mestres contemporâneos do budismo, o Dalai Lama Tenzin Gyatso, diz que a felicidade é uma questão de treinamento mental.

Mahavira, um filósofo indiano contemporâneo de Sidarta Gautama, enfatizou a importância da não violência como meio de se atingir a felicidade plena. Sua doutrina perdurou sob o nome de jainismo.

Para o filosófo grego Aristóteles, que viveu no século IV a.C., a felicidade estaria no equilíbrio, na harmonia.

Epicuro, filósofo grego que viveu nos séculos IV e III a.C., defendia que a melhor maneira de alcançar a felicidade é através da satisfação dos desejos de uma forma equilibrada, que não perturbe a tranquilidade do indivíduo.

Pirro de Élis, filósofo grego contemporâneo de Epicuro, também advogava que a felicidade residia na tranquilidade, porém divergia quanto à forma de se alcançar a tranquilidade. Segundo Pirro, a tranquilidade viria do reconhecimento da impossibilidade de se fazer um julgamento válido sobre a realidade do mundo. Tal reconhecimento livraria a mente das inquietações e geraria tranquilidade.
 
Este tipo de pensamente é, historicamente, relacionado à escola filosófica do ceticismo.

Outra escola filosófica grega da época, o estoicismo, também defendia a tranquilidade (ataraxia) como o meio de se alcançar a felicidade. Segundo essa escola, a tranquilidade poderia ser atingida através do autocontrole e da aceitação do destino.

Para Aristóteles, a felicidade pode ser atingida pela prática do bem.

Jesus Cristo inovou, na sua época, ao defender a gentileza entre as pessoas como elemento fundamental para se atingir a harmonia em todos os níveis, inclusive no nível da felicidade individual.

Maomé, no século VII, na Península Arábica, enfatizou a caridade como elemento fundamental que deveria guiar o ser humano rumo a uma sociedade ideal, ou seja, mais feliz.

O cristianismo, após a morte de seu fundador, Jesus, aprimorou-se intelectualmente e dividiu-se em vários ramos. Um deles, o catolicismo, produziu muitos filósofos famosos, como Tomás de Aquino, que, no século XIII, descreveu a felicidade como sendo a visão beatífica, a visão da essência de Deus.

Na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, os filósofos Jeremy Bentham e John Stuart Mill criaram o utilitarismo, doutrina que dizia que a felicidade era o que movia os seres humanos. Segundo o utilitarismo, os governos nacionais têm, como função básica, maximizar a felicidade coletiva.

O neurologista Sigmund Freud (1856-1939), o criador da psicanálise, defendia que todo ser humano é movido pela busca da felicidade, através do que ele denominou "princípio do prazer". Porém essa busca seria fadada ao fracasso, devido à impossibilidade de o mundo real satisfazer a todos os nossos desejos. A isto, deu o nome de "princípio da realidade". Segundo Freud, o máximo a que poderíamos aspirar seria uma felicidade parcial..

A psicologia positiva - que dá maior ênfase ao estudo da sanidade mental e não às patologias - relaciona a felicidade com emoções e atividades positivas.

A economia do bem-estar defende que o nível público de felicidade deve ser usado como suplemento dos indicadores económicos mais tradicionais, como o produto interno bruto, a inflação etc.

O QUE É E O QUE NÃO É FELICIDADE - DEFINIÇÕES
A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes. Abrange uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior.

Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade - pela filosofia, pelas religiões ou pela psicologia. O homem sempre procurou a felicidade. Filósofos e religiosos sempre se dedicaram a definir sua natureza e que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena.

Segundo Comte-Sponville, “a felicidade não é nem a saciedade (a satisfação de todas as nossas propensões), nem a bem-aventurança (uma alegria permanente), nem a beatitude (uma alegria eterna).” Comte-Sponville. Ou seja, neste sentido, todas estas três concepções acerca do que seja a felicidade são equivocadas.

Em geral, é um estado de satisfação devido à própria situação do mundo. Por esta relação com a situação do mundo, a noção de felicidade difere da de beatitude a qual é o ideal de uma satisfação independente da relação do homem com o mundo e por isso limitada à esfera contemplativa ou religiosa.

O conceito de felicidade é humano e mundano.
Felicidade com satisfação de todas as nossas propensões, desejos e vontades.

A primeira e a segunda concepção são as mais comuns. São talvez também (vejam a ironia) as que produzem mais infelicidade. Produzem infelicidade, primeiramente, pelo simples fato de serem equivocadas. Assim, geram falsas expectativas, o que, por sua vez, é mais do que suficiente para a ocorrência de alguns desastres e surpresas desagradáveis. Quem não se prepara com perspectivas realistas está sujeito a surpresas desagradáveis.
 
As concepções de felicidade como a satisfação de todos os nossos desejos ou uma condição de alegria permanente são pouco refletidas, sensatas ou até mesmo infantis. Há o pensamento mágico implícito aí, de que diversas situações complexas podem ser resolvidas com atos simples e instantâneos, os quais dispensam qualquer explicação, esforço ou processo.
 
Acreditando nesta possibilidade absurda, o sujeito nega a realidade que o circunda, e passa a se devotar a uma fantasia infeliz. Trata-se de uma fantasia que abre mão da consciência e instala o sujeito em um terreno sem qualquer sustentação. Sim, constrói castelos no ar.

EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA PARA FELICIDADE
“A felicidade não o corre como um evento isolado. Ela depende de uma série de outros fatores, como, por exemplo, humor - e o humor depende de uma série de processos da química do cérebro”, explica o psiquiatra Ricardo Moreno, da Faculdade de Medicina da USP.

Como assim? Química? Isso mesmo. Essa sensação que a gente experimenta tem uma explicação científica!

“Mais especificamente a região pré-frontal são as áreas do cérebro onde convergem todos os sistemas de neurotransmissão, ou seja, substâncias químicas, que são responsáveis pela felicidade”, detalha Moreno.

Ali, substâncias como serotonina e dopamina agem motivando o humor e a energia - ah!, e claro, a sensação de prazer.

CARACTERÍSTICAS NORMALMENTE PRESENTE NAS PESSOAS FELIZES
Estudos científicos recentes têm procurado achar padrões de comportamento e pensamento nas pessoas que se consideram felizes. Alguns padrões encontrados são:
• capacidade de adaptação a novas situações;
• buscar objetivos de acordo com suas características pessoais;
• riqueza em relacionamentos humanos;
• possuir uma forte identidade étnica;
• ausência de problemas;
• ser competente naquilo que se faz;
• enfrentar problemas com a ajuda de outras pessoas;
• receber apoio de pais, parentes e amigos;
• ser agradável e gentil no relacionamento com outras pessoas;
• não superdimensionar suas falhas e defeitos;
• gostar daquilo que se possui;
• ser autoconfiante;
• pertencer a um grupo;
• independência pessoal.

OUTROS TÓPICOS IMPORTANTES SOBRE A FELICIDADE
A felicidade não estar em possuir mais dinheiro, mas na alegria de conseguir o almejado, na excitação do estado criativo.

Felicidade é qualidade ou estado de feliz, ventura, contentamento.

Feliz é o ser ditoso, afortunado, virtuoso, contente, alegre, satisfeito. Que denota, ou que há alegria satisfação, contentamento.

A felicidade plena e absoluta não existe.

Também não existe receita, manual que possa dar garantia plena de viver 100% feliz.

No entanto, a maioria dos especialistas afirma que tem caminho que pode ser percorrido que podem levar a pessoa a ter uma vida mais feliz, como por exemplo: descobrir suas necessidades, suas metas, como e quais alcançá-las, saber reconhecer limites, respeitando e se fazer respeitado, sabendo diferenciar você do outro.

Outras coisas podem ajudar a uma pessoa a ser feliz, a saber:
Manter sua visão no aprendizado diário de viver sabendo aceitar e expressar os desejos e sentimentos, construindo os próprios projetos de vida e empenhado o ser para realizá-las.

A felicidade é individual. Depende de cada um, sabendo que só conta consigo para realizar seus desejos, vontades e projetos.

Agora uma verdade: a procura do autoconhecimento ajuda o homem na transformação de desejos e vontades e da vontade em projeto de vida.

A felicidade para alguém pode ser infelicidade para outro.

A felicidade é um sentimento que pode diferenciar em cada instante tendo significados diferentes.

Uma pessoa pode ter felicidade e assim mesmo, não reconhecê-la como felicidade, tendo em vista a falta de situações vividas anteriormente. Ou então, por interpretar sua vida como sendo miserável sofrida.

Outra coisa pode acontecer: cair no erro de comparar a sua felicidade com a felicidade dos outros.

E tem outra coisa que poucas pessoas sabem: a felicidade pode ser fingida, maquiada; quando não o aspecto de felicidade que a pessoa apresenta para os outros pode ser uma defesa, ou melhor, aparento ser feliz por um capricho ou para esconder a minha tristeza.

Outra coisa, existem pessoas que sentem muito prazer com a tristeza, logo, essas pessoas recusam a felicidade, pois gostam da dependência e dos favores dos outros.

REGRAS PARA VIVER BEM


Regras para viver bem são dicas que estou repassando para amigos e pessoas que visitam o meu blog.
 
Essas regras que hora apresento foram copiadas de do Blog do Geraldo de Souza - gcvsouza@uol.com.br.
 
São regras simples e práticas e que podem ser colocadas em prática por qualquer pessoa não importando a sua situação.
 
As regras são no total de 30, as quais cito na esperança que você ao ler esse texto possa coloca-las em prática no seu dia a dia.
  1. Dê mais, às pessoas, do que elas esperam; e faça isso com alegria.
  2. Não acredite em tudo o que ouve, não gaste tudo o que tem, nem durma tanto quanto você gostaria.
  3. Quando disser "eu te amo" seja verdadeiro.
  4. Quando disser "sinto muito" olhe para a pessoa nos olhos e seja verdadeiro.
  5. Nunca ria dos sonhos de outra pessoa.
  6. Num desentendimento, brigue de forma justa; não use palavrões.
  7. Não julgue as pessoas pelos seus parentes.
  8. Fale devagar, mas pense com rapidez.
  9. Quando alguém perguntar algo que você não quer responder, sorria e pergunte: "Por que você que saber?".
  10. Quando você se der conta de que cometeu um erro, tome as atitudes necessárias.
  11. Quando você perder, não perca a lição.
  12. Lembre-se dos três "R": Respeito por si próprio, Respeito pelos outros, Responsabilidade por sua ações.
  13. Não deixe uma pequena disputa ferir uma grande amizade.
  14. Sorria ao atender o telefone. A pessoa que estiver ligando ouvirá isso em sua voz.
  15. Abra seus braços para as mudanças, mas não abra mão de seus valores.
  16. Lembre-se de que o silêncio, às vezes, é a melhor resposta.
  17. Leia mais livros e assista menos TV (a mente concretiza aquilo a que damos atenção por mais tempo).
  18. Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e olhar para trás, poderá aproveitá-la mais uma vez.
  19. Confie em Deus, mas tranque seu carro e as portas de casa.
  20. Uma atmosfera de amor em sua casa é muito importante. Faça tudo o que puder para criar um lar tranquilo e com harmonia.
  21. Em desentendimento com entes queridos, enfoque sua situação atual. Não fale do passado.
  22. Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade.
  23. Seja gentil com o Planeta.
  24. Vigie seus pensamentos (somos o que pensamos). Tenha, pois, sempre pensamentos positivos. Há um poder imensurável nisso.
  25. Se você ganhar muito dinheiro coloque-o a serviço de ajudar os outros enquanto você for vivo. Essa é a melhor satisfação para a riqueza.
  26. Lembre que não conseguir algo que se deseja, às vezes é um golpe de sorte.
  27. Lembre que o melhor relacionamento é aquele onde o amor de um pelo outro é maior que a necessidade de um pelo outro.
  28. Julgue seu sucesso pelas coisas que você teve que renunciar para alcançá-lo.
  29. Lembre que seu caráter é seu destino.
  30. Ame muito, perdoe sempre. Essa é a receita da felicidade. Não guarde mágoa (é passado), nem cultive vingança (isso retorna).
E ai? Gostou? Se gostou comece agora mesmo a colocar essas regras em prática na sua vida.