sexta-feira, 17 de outubro de 2014

OS PERIGOS E CONSEQUÊNCIAS DA INICIAÇÃO SEXUAL PRECOCE


A realidade da iniciação sexual precoce entre adolescentes
A iniciação sexual precoce é uma questão social e de saúde importante.
 
Uma recente avaliação sugeriu que a maioria dos jovens sexualmente experientes desejaria ter esperado mais para ter relações sexuais.
 
O outro dado indica que gestações não planejadas e doenças sexualmente transmitidas são mais comuns entre aqueles que iniciaram a atividade sexual mais cedo.
 
A proporção de adolescentes que tem iniciado sua vida sexual antes dos 16 anos de idade está aumentando.
 
Estudos anteriores demonstraram que a iniciação sexual antes dos 16 anos de idade muitas vezes é acompanhada de sentimento de culpa.
 
As consequências negativas da iniciação sexual precoce
As consequências negativas da iniciação sexual entre adolescentes são tanto para os rapazes como para as moças, no entanto, as moças que após a iniciação sexual, torna-se mulheres antes do tempo, sofrem mais, em decorrência da nossa cultura machista.
 
Vejamos algumas das consequências negativas:
Doenças sexualmente transmissíveis
Início da atividade sexual em idade jovem aumenta a probabilidade de se infectar com doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
 
As meninas que começaram a atividade sexual aos 13 anos são duas vezes mais chances de se infectar por uma DST, como as meninas que iniciaram a atividade sexual aos 21 anos.
 
Gravidez precoce
As mulheres que começam a atividade sexual em idade precoce são muito mais propensas a engravidar e dar à luz fora do casamento.
 
Quase 40% das meninas que iniciem a atividade sexual em idades 13 ou 14 vão dar à luz fora do casamento.
 
Em contraste, 9% das mulheres que começam sexual atividade em idades de 21 ou 22 vão dar à luz fora do casamento.
 
Mães solteiras e filhos sem pai
As mulheres que começam a atividade sexual em idades mais precoces são mais propensas a se tornar mães solteiras.
 
Mulheres que se tornaram sexualmente ativas em idades de 13 ou 14 são mais de três vezes mais chances de tornam-se pais solteiros que são as mulheres que iniciam a atividade sexual em seus 20 anos.
 
Troca de parceiros constantes
A atividade sexual precoce compromete seriamente a capacidade das meninas para formar uniões estáveis como adultos.
 
Quando comparado com mulheres que iniciaram atividade sexual em seus 20 e poucos anos, as meninas que iniciaram atividade sexual em idades de 13 ou 14 tinham menos da metade da probabilidade de ter em casamentos estáveis aos 30 anos.
 
Geração da pobreza
A atividade sexual precoce está associada a níveis mais elevados de pobreza infantil e materna.
 
Cerca de 27 % das mães que iniciaram a atividade sexual em idades de 13 ou 14 estavam vivendo na pobreza, no momento da pesquisa.
 
Por outro lado, 11,7 por cento de mães que iniciaram a atividade sexual em seus 20 anos de idade foram pobre na época da pesquisa.
 
Prática de aborto
As meninas que começam a atividade sexual em idade precoce são muito mais propensas a ter abortos.
 
Quase 30 % das meninas que iniciaram a atividade sexual na idade 13 ou 14 tiveram um aborto.
 
Em contraste, alguns de 12% das meninas que começou a atividade sexual com seus 20 anos tiveram aborto.
 
Doenças emocionais
Início da atividade sexual em idade mais avançada está associado a níveis mais elevados de felicidade pessoal.
 
Mais da metade das mulheres que começaram a atividade sexual em seus 20 anos relatam que eles são atualmente felizes.
 
Em contrapartida, apenas um terço das mulheres que começaram a atividade sexual na idade 13 a
14 anos afirmam que são felizes.
 
As meninas que iniciam a vida sexual precocemente são empurradas muitas vezes para a depressão.
 
E ai como evitar tudo isso?

A educação que deve partir do lar, dos pais.
 
A educação sexual é muito importante.
 
Os cientistas concluíram que a educação dos adolescentes e o desenvolvimento de comunicação podem ajudá-los a evitar um ato de que mais tarde eles possam vir a se arrepender, tendo mais controle sobre a vida sexual, e diminuindo a pressão e o sentimento de culpa como resultado.

ORIENTAÇÃO PARA PESSOAS QUE SOFREM DE INSÔNIA


A ALIMENTAÇÃO QUE DEVE SER EVITADA
Alimentos e bebidas, como pimenta, café, refrigerantes a base de cola, chocolate, chá mate, chá preto, canela, gengibre, alimentos gordurosos como carnes vermelhas e massas com excesso de molho.
 
QUANTIDADE DE ALIMENTAÇÃO ANTES DE DORMIR
A quantidade de comida ingerida ou a falta da mesma antes de dormir também pode influenciar no sono.
 
ALIMENTOS QUE PODEM AJUDAR A DORMIR MELHOR
Alface - A alface é um alimento reconhecido por sua propriedade calmante e indutora do sono.
 
Cereal- Os cereais são ricos em fibras o que ajuda na perda de peso, o seu consumo aliado a alimentos ricos em triptofano ajudam a sintetizar melhor o aminoácido.
 
Vegetais verdes - Os vegetais são ricos em magnésio, cálcio e vitamina B ajudam na hora de acalmar o corpo.
 
Noz-moscada - Este tempero/especiaria já vem sendo usada há muitos anos em outros países como sonífero.
 
Leite - O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono.
- Um copo de leite morno adoçado com mel de abelha, antes de dormir.
 
Maracujá - O maracujá possui algumas propriedades que funcionam como calmante.
- Suco de maracujá adoçado com mel de abelha.
 
Por esse motivo ajuda além de acalmar, relaxa e ajuda a dormir.
 
CHÁS QUE PODEM SER TOMADOS ANTES DE DORMIR
CHÁ DE CAMOMILA
CHÁ DE RVA CIDREIRA
CHÁ DE CAPIM SANTO
CHÁ DA FOLHA DE LARANJA
CHÁ DA FOLHA DE LIMÃO
CHÁ DE HORTELÃ
CHÁ DE ERVA DOCE
CHÁ DA CASCA DA LARANJA
CHÁ DA CASCA DO MARACUJÁ
 
Qualquer um dos chás citados 3 vezes ao dia.
 
ALGUMAS RECEITAS PRÁTICA QUE AJUDAM A MELHORAR O SONO
ALFACE COMO SOBRE-MESA
A alface é um alimento reconhecido por sua propriedade calmante e indutora do sono, a melhor forma de consumi-la é no jantar, com molho de iogurte natural e ervas fina.
 
SOBREMESA DE MARACUJÁ
Como sobremesa, mouse de maracujá light, segue receita:
1 copo de iogurte desnatado, 1 colher de chá de gelatina sem sabor, 100ml de água, 1 colher de sopa de polpa de maracujá, 1 clara em neve, adoçante a gosto. Dissolva a gelatina em 100ml de água quente, junte com o iorgurte o maracujá e o adoçante, bata tudo no liquidificador e por último dê uma leve misturada com a clara em neve e leve a geladeira por pelo menos 1 hora.
 
SUCOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DO SONO
SUCO DE COUVE, MAÇÃ, SALSA E CENOURA
Indicação: a maçã e a salsa são sedativos naturais, calmantes e eficazes no controle da insônia.
Ingredientes: 3 folhas de couve, 4 cenouras, 1/2 maçã, 1 punhado de salsa
Modo de preparo: Passe tudo no liquidificador e tome adoçado com mel de abelha.
 
Tomar 1 copo antes de dormir.
 
SUCO DE CAPIM SANTO, HORTELA, ERVA CIDREIRA E ALFAVACA
Bata no liquidificador 1 limão espremido, ½ laranja, 1 copo de água, 1 punhado de cidreira, 1 punhado de capim  santo, 1 punhado de hortelã e um punhado de alfavaca (tudo fresco) adoce a gosto.
 
Tomar 3 copos ao dia.
 
OUTRAS ORIENTAÇÕES
1. Tenha horários regulares: não precisa cronometrar, nem transformar isto em obsessão (que poderia até ter o efeito contrário), mas o hábito facilita a criação de um ciclo saudável de sono. Se você tem tido dificuldade regularmente para dormir, tente observar os horários de deitar com mais atenção.
 
2. Adote hábitos saudáveis: Alimente-se bem, faça exercícios. Pessoas que fazem exercícios regularmente tendem a dormir mais profundamente. Mas isso não quer dizer que você deve fazer qualquer uma dessas 2 coisas imediatamente antes da hora de dormir, pois torna-se mais difícil relaxar e a qualidade do sono é reduzida. Exercite-se *antes* de jantar, e pelo menos 3h antes de dormir.

3. Coma algo leve: Refeições completas antes de dormir estão proibidas, mas dormir com fome também é um obstáculo. Coma uma fruta, meia tigela de sucrilhos, um copo de leite, ou o que fizer bem a você.
 
4. Seja persistente mas não exagere: Ficar na cama mais do que 40 minutos sem conseguir dormir pode acabar sendo contraproducente. Levante-se e escolha alguma atividade relaxante ou tediosa. Para mim, tomar um banho quente funciona bem, mas para outras pessoas o banho está associado ao ato de acordar, e deve ser evitado. Leia um livro, dobre roupas, ouça música calma, faça um chá (o ato de esperar a água ferver, sem ter mais nada para fazer, pode ajudar também). Resista à tentação de ligar a TV ou o computador.
 
5. Não tenha picos de concentração antes de dormir: Não execute atividades complexas antes da hora de ir deitar. Você não conseguirá dormir facilmente logo depois de executar cáculos complexos ou planejar as finanças da família. Se você conhecer técnicas de relaxamento, meditação, exercícios respiratórios, etc., pratique-os! Senão, adote atitudes que você sabe que lhe ajudam a relaxar.
 
6.  Esvazie o buffer: Se você não está conseguindo dormir porque está com um problema ou idéias na cabeça, levante-se, saia do quarto e anote um sumário de suas idéias em um papel. E não o traga para o quarto! Ao retornar, procure não pensar mais no assunto, pois você já garantiu que poderá continuar amanhã.
 
7. Associe a cama ao sono: Não assista TV nela (especialmente antes de dormir), não leve o notebook para o quarto, evite até mesmo ler deitado nela. Se você já tem o hábito de ver TV na cama, mas ultimamente tem tido insônia, tente passar uns dias sem ligar a TV no quarto.
 
8. Capriche nos equipamentos: Um quarto confortável é um facilitador do sono. Vire seu colchão regularmente, elimine desníveis e rangidos, tenha lençóis e fronhas confortáveis, troque-os com regularidade suficiente, tenha um despertador que permita dormir sem a preocupação de que irá perder a hora, ajuste a temperatura como necessário para ter conforto térmico.
 
9. Evite iluminação desnecessária: Uma boa cortina ou blackout é um investimento na qualidade do sono – luz do ambiente externo pode ser um fator importante para atrapalhar o sono. Se você tem aparelhos eletrônicos no quarto, desligue todos. Os leds dos computadores, estabilizadores, impressoras etc. produzem luz suficiente para atrapalhar.
 
10. Ruído branco: Caso os sons externos (trânsito, vizinhos, animais, etc.) estejam atrapalhando seu sono, procure cancelá-los com ruído branco produzido intencionalmente por você. Um ventilador apontado para a parede produz um som constante, por exemplo. Existem CDs de sons da natureza (vento soprando, chuva caindo, etc.) geralmente usados para compor ambientes para meditação, mas que também podem servir muito bem para cancelar o barulho que externo que impede que você pegue no sono.
 
11. Não durma durante o dia: uma sesta ou soneca de até 15 minutos depois do almoço podem fazer maravilhas pela sua produtividade. Se você pode se dar este luxo, faça-o sempre que tiver vontade! Mas não durma por longos períodos durante o dia, isso prejudica o sono noturno e ajuda a aprofundar crises de sono continuadas.
 
12. Remédios para dormir: evite soníferos e calmantes, mesmo sob orientação médica – primeiro discuta bem outras alternativas. De modo geral, medicamentos para dormir deveriam ser usados apenas a curto prazo – o uso freqüentemente geralmente acaba se tornando ineficaz após algum tempo. Nunca se automedique, e se você sentir que sua medicação está perdendo o efeito, procure o seu médico – não aumente a dose sozinho.

DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHERES

 
AS DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHERES QUE CAUSAM PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO.

Que homens e mulheres são completamente diferentes todo mundo sabe, mas o que não se sabe exatamente ainda, pelo menos não a maioria das pessoas, é o quão eles são diferentes mesmo.

Existem tantas diferenças entre os dois sexos que é difícil falar de todas, mas não só isso por não haver um conhecimento dessas diferenças existentes entre esse dois seres, os problemas se multiplicam e podem causar enormes conflitos.

01 - VISÃO ESPACIAL VS VISÃO PERIFÉRICA
Já devem ter ouvido aquela máxima que diz: “Mulher no volante, perigo constante”, não é?
Isto não é bem uma verdade, porém não é também uma inverdade, pois há certa facilidade em relação à direção que só os homens tem:
 
A visão espacial. Esta é uma característica totalmente masculina. É a capacidade de enxergar visualmente as coisas como um todo, de maneira espacial.
 
 Já a mulher tem a visão periférica, que é a capacidade de enxergar as coisas que acontecem ao seu redor com maior facilidade.
 
Resumindo, é mais fácil para o homem dirigir um carro, pois ele consegue enxergar a pista, os outros carros, as motos, o tamanho da estrada, tudo isso com mais facilidade.
 
Já as mulheres só conseguem enxergar quem ta do lado direito e quem ta do lado esquerdo.
 
Lógico que as mulheres tem também a visão espacial e os homens tem a visão periférica, a diferença é que em um está mais evoluído que no outro.
 
Em uma pesquisa feita foi detectado que a maior causa de acidentes de trânsitos com batidas pela frente e por trás aconteceu com mulheres, já a acidentes pela lateral acontecem mais com os homens.
 
Isto deve-se ao tipo de visão que os dois tem em maior ou menor grau.
 
02 - RAZÃO VS EMOÇÃO
Homens são seres que não levam muito a emoção na hora de tomar uma decisão, pois eles se baseiam em fatos lógicos para tomar atitudes.
 
Já as mulheres são seres totalmente emocionais e, na maioria das coisas que decidem, tem um cunho sentimental envolvido.
 
Imagina a seguinte situação:
Um filhote de gato perdido no meio da estrada.
 
Reação da mulher:
Amor!! Vamos levar e cuidar dele, ele ta só, a mãe dele pode ter morrido, um carro pode passar e atropela-lo, ele pode ta com fome e sofrendo, pode ter algum machucado, pode ta se sentindo mau e chorando por dentro, pode ta pensando que todos os homens são maus por deixarem ele aqui.
 
Reação do homem: Vamos embora que bicho em casa só da trabalho!
 
Como você pôde ver, mulheres se guiam muito pela suas emoções, por isso ficam mais chorando por amor do que os homens quando um relacionamento termina. Mas isso é normal, pois é da natureza feminina.
 
03 - OBJETIVIDADE VS INDIRETAS
O homem tem a tendência de ser mais objetivo, de ir direto ao ponto. Quando um homem quer uma coisa ele vai lá e diz: “Eu quero isso!”.
 
Mas a mulher tem a tendência de fazer um enorme jogo de rodeios cheios de indiretas para dizerem aquilo que desejam.
 
Veja o exemplo:
Situação: Limpeza do lar.
 
Quando o homem quer que a mulher limpe a casa, ele fala: - Você pode varrer a casa?
 
Quando a mulher quer que o homem limpe a casa, ela fala perto dele: - Nossa! Como essa casa ta suja!
 
Deu para perceber?
 
04 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS VS MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
Os homens gostam de resolver problemas lógicos, dar soluções racionais, mostrar sua opinião.
 
As mulheres gostam de resolver conflitos de cunho emocional, afetivo e sentimental.
 
Por isso que normalmente quando um homem ta precisando de ajuda, ele não gosta de pedir, pois prefere se virar sozinho, já que gosta de encontrar soluções.
 
Se ele e sua mulher estão dentro do carro e se perdem, a mulher vai ficar buzinando no ouvido dele: “Vamos parar pra perguntar para alguém?” e ele vai responder: “Posso encontrar o caminho sozinho, não estou perdido”.
 
A mulher, por ser mais comunicativa, não vê problema nenhum em parar e perguntar onde está, pois ela é assim mesmo, foi desenvolvida e pré-programada pela natureza para lhe dar com pessoas.
 
A mulher tem uma facilidade incrível para dar dicas sentimentais e resolver problemas emocionais de outras mulheres, e até de homens.
 
Se quer reparar isso é só perceber que quando uma mulher tem um problema, ela corre pra casa de uma amiga.
 
05 - TRILHA UNILATERAL VS TRILHA MULTILATERAL
Já reparou que os homens não conseguem fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, mas as mulheres conseguem passar a roupa enquanto falam no telefone vendo televisão esperando a comida ficar pronta no fogo?
 
Os homens só fazem uma coisa por vez:
Se falam no telefone, pedem para todos ficarem calados; Se vêem televisão não conseguem ouvir o rádio;
Se falam sobre um assunto, precisam primeiro acabar este assunto, para depois entrar em outro.
 
As mulheres fazem tudo ao mesmo tempo:
Além do que já citei acima, elas também conseguem conversar sobre vários assuntos ao mesmo tempo e, o pior, sem se confundir (hehe!).
 
06 - COMUNICAÇÃO DIMINUÍDA VS FALAÇÃO
Quando o homem pergunta uma coisa do tipo: “Você quer comer o que hoje no almoço?”, ele espera que a mulher responda: “Carne”, ou qualquer outra resposta simples.
 
Mas sabe o que a mulher responde? “Hum! Carne pode me deixar mais gorda, mas é gostosa, só que a Ana, minha amiga, falou que ela e o marido cortaram a carne da dieta porque precisam emagrecer, então eu não quero ficar obesa antes dos 30, pois você pode me abandonar por outra mulher mais nova e bonita e, também, como vai ficar nossos filhos se eu der o mau exemplo de saúde para eles e é bom não esquecer que o preço da carne ta aumentando e as nossas despesas precisam ser controladas, já que a minha mãe vai ficar uma semana com agente no mês que vem”.
 
Mas que porcaria é essa? Já to atônito aqui (seja lá o que isso signifique) só de pensar na situação que acabei de escrever.
 
Como é que uma mulher consegue embutir uma infinidade de assuntos quando o cara ficaria satisfeito com um simples “carne” como resposta?
 
É porque as mulheres gostam de falar mesmo, não tem jeito, está na natureza delas.
 
07 - ACOMODAÇÃO VS RABUGICE
Todos já devem ter percebido que os únicos que esquecem a tampa da privada levantada, sujam de urina o banheiro, esquecem toalhas pelo chão e outras coisas mais são os homens.
 
Isso é o reflexo puro da acomodação masculina.
 
Homens são acomodados mesmo, tem hábitos considerados repugnantes pelas mulheres e “não estão nem aí” para isso.
 
Não que estejam certo, mas foram condicionados a isso; está na programação menta deles.
Em contrapartida, as mulheres reclamam.
 
E reclamam o tempo inteiro, toda hora, de tudo.
 
Olha, existem homens rabugentos, admito, mas as mulheres ganham de longe.
 
Creio eu ser uma tentativa de conseguir o que querem dos homens, pois a maioria deles está despreocupado demais com seus hábitos para querer ouvir as reclamações da mulher.
 
Assim o que acontece é que os homens se acomodam e as mulheres reclamam de tudo.
 
Porque quanto mais a mulher reclama, mais o homem se acomoda.
 
É uma questão de um entender o outro para tentar chegar a algum lugar.
 
08 - REALIDADE VS IMAGINAÇÃO EXAGERADA
Existem pessoas e pessoas.
 
Algumas sonhadoras, outras realistas, mas isso é normal.
 
Só que no grau de imaginação humana, as mulheres vão além do que se espera de um homem.
 
A mulher já tem uma tendência de falar demais, pois o objetivo da fala delas é um só: falar.
 
Mas o cérebro das mulheres foi construído a base de imaginações, pois toda mulher vai com a mente onde nenhum homem consegue ir.
 
Homens são realistas e racionais, se baseiam na razão.
 
As mulheres são emocionais, se baseiam no que sentem.
 
Porém este sentimento das mulheres as fazem pensar nas mais variadas situações imaginarias, mas que, para elas, são reais.
 
09 - ANTI-SOCIALISMO VS FOFOQUICES
Os homens não gostam muito de ficar discutindo sobre sua vida pessoal com ninguém, nem mesmo com os amigos, não são muito sociáveis neste ponto da comunicação.

Mulher gosta mesmo de se comunicar, conversar, trocar idéias e dizer umas para as outras sobre suas vidas. As mulheres conversam muito realmente, então é comum que se conheçam rápido, pois falam sobre tudo entre si.
 
10 - RELAXAMENTO FÍSICO VS ESPELHO GORDO
Toda mulher sempre acha que precisa perder 2 kg, mas o homem, na sua maioria, principalmente quando estão envelhecendo, não ligam tanto para seu corpo.
 
Então, quando uma mulher se vê no espelho ela se ver pior do que está, mas o homem tanto faz, sendo que, algumas vezes, mesmo barrigudo, ainda se vê em forma.
 
11 – PERCEPÇÃO RELAXADA VS DETALHISMO
O homem é muito geral, olha tudo de uma maneira completa, total, pois percebe o todo e não as partes.
 
A mulher é muito detalhista, olha as partes minuciosamente para ter algo pra falar sobre aquilo.
Quando um homem olha algo é mais ou menos assim:
O homem olha no rosto do outro homem, se for homem, é claro, se for mulher, ele olha para outras partes.
 
Quando a mulher olha outra mulher ela olha ao mesmo tempo várias coisas, a saber: os cabelos, a pele, maquiagem, joias, o topi, o busto, barra da bermuda, depilação, tornozelo, sapatos, jeans, celulites, o bronze, a moda, celular, etc.

12 - SEXO VS AMOR
E, para encerrar nossa série de características de diferenças entre homens e mulheres, falemos da relação sexual.
 
Para muitos homens o sexo em si é o único fim a ser alcançado, mas para a maioria das mulheres o sexo requer um envolvimento emocional maior, de forma que o sentimento é muito importante na relação sexual para as mulheres.
 
Homens não ligam muito para o envolvimento sentimental.
 
Por isso dificilmente você vai ver um homem dizendo: “Não fiz sexo com fulana porque não amava ela”.
 
Isso deve advim da época das cavernas, só pode, pois o homem tinha a obrigação de perpetua a espécie e precisava “cruzar” com o máximo de fêmeas possíveis.