quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

MALANCOLIA DE NATAL E FIM DE ANO (REVEILLON)


Natal e Réveillon são caracterizados como épocas de alegria, celebrações, encontros de família e prazer.

No entanto, para muitas pessoas, no entanto, é tempo de reclusão, solidão (voluntária ou não) e reflexão sobre os erros passados.

A melancolia de final de ano tem até um nome científico: "Holiday Blues", e embora possa ocorrer durante toda a temporada e em feriados prolongados, manifesta-se principalmente no mês de dezembro, quando o mundo inteiro pára, celebrando simultaneamente.

Para alguns uma época perigosa
Psicanalistas, psicoterapeutas e aqueles que de alguma forma lidam com o sofrimento psíquico são unânimes em reconhecer que o “final do ano” é uma época particularmente perigosa.

Talvez a “loucura” desse período devesse ser incluída nas síndromes traumáticas do cotidiano -– ao lado da angústia de domingo à noite e da euforia vazia e efêmera das sextas-feiras. Essas ocasiões estão associadas a situações de risco social iminente pela ruptura da rotina, da organização do tempo e pela variação caótica de encontros, desejados e indesejados que pode desencadear.

Talvez isso justifique o sofrimento e a melancolia que muitos enfrentam nas festas de final de ano.
No entanto, saindo do pior, vejamos algumas coisas que podem deixar clareza no surgimento da melancolia comum em algumas pessoas no Natal e Final de Ano.

O QUE É MELANCOLIA?
Na psiquiatria
Na Psiquiatria, a melancolia é uma síndrome mental que se caracteriza pela sensação de impotência, inutilidade, pensamentos negativos, dificuldade de concentração, falta de apetite, ansiedade, insônia e ideias constantes de morte.

Melancolia é um dos sintomas da psicose maníaco-depressiva.

Na Psicanálises
Para Freud, a melancolia é um estado emocional semelhante ao processo de luto, mas não há a perda que o caracteriza.

A melancolia pode ocorrer sem haver uma causa definida.

No romantismo
No Romantismo, a melancolia era um estado emocional apreciado, pois representava uma experiência que enriquecia a alma.

Na caracterologia da personalidade
No âmbito da caracterologia, o tipo melancólico é um dos quatro tipos de personalidade, marcado por um temperamento pouco espontâneo, com muitas emoções negativas.

DIFERENÇA ENTRE DEPRESSÃO E MELANCOLIA NATAL DE FIM DE ANO
É importante, também, entender a diferença entre depressão e melancolia, vejamos:
Depressão
A depressão é algo mais cotidiano, constante e recorrente e com um vasto leque de sintomas.

Melancolia
A melancolia é um sentimento episódico e com poucos sintomas, sendo o sintoma mais relevante a tristeza que perdura no período que incomoda a pessoa.

A melancolia nem sempre pode ser tida como enfermidade mental.

SINTOMAS DE MELANCOLIA DE NATAL E FIM DE ANO
Indisposição e falta de energia para eventos festivos comuns as datas de Natal e passagem de Ano;
Infelicidade diante das comemorações;
Tristeza ligada aos eventos;
Dificuldade de ter alegria, em especial a alegria comum as datas;
Humor deprimido;
Sentimentos de frustração;
Evitação de eventos, barulhos e músicas ligadas as datas comemorativas;
Sofrimento diante da “felicidade” que as outras pessoas apresentam;
Sentimento de culpa diante da “felicidade” que as outras pessoas demonstram;
Desesperança;
Dificuldade para se alimentar;
Dificuldade de acordar;
Somatização física e orgânica;
Isolamento social;
Choro fácil;
Ansiedade;
Vontade de morrer.

Sintomas graves
Surto psicótico;
Tentativa de suicídio;
Suicídio.

AS CAUSAS DA MELANCOLIA NATALINA E FINAL DE ANO
Normalmente as causas são individuais.

As pessoas normalmente têm os seus motivos, por exemplo: a pessoa pode ter dividas, pode estar desempregado, pode ter perdido alguém querido, pode ter enfrentado decepções, enfrentado separação, como divórcio, perda de filhos, etc, etc.,

Algumas pessoas tem uma predisposição genética que influencia seu estilo de vida, não havendo sofrimento, nem interesse em participar dessas festas. O que não indica que estas pessoas sejam enfermas.

Além das citadas pode-se perceber ainda:

Momento de reflexão e retrospectiva
Essas datas são momentos de reflexão e retrospectiva e quando se faz isso, nem sempre se encontra só coisas boas, ai muitas pessoas se frustram e desenvolvem a melancolia.

E quando a pessoa para e faz uma reflexão acompanhada de uma retrospectiva percebe que o ano foi pesado, surge o pesar pela morte de um ente querido, a perda de um emprego, uma separação ou doença que causou grandes mudanças na vida, aqui surge uma realidade que não se consegue afastar, por mais feliz e próxima do ideal que seja a reunião familiar.

Dai todos esses fatos corroboram e intensificam esse sentimento de tristeza e maior introspecção, comum nas datas de Natal e de Fim de Ano.

Mania de comparação
Existe no homem moderno uma mania de comparação com o outro e isso tem levado muitas pessoas ao sofrimento. As minhas conquistas nem sempre são as conquistam dos outros, dai devemos entender que cada pessoa tem seus sonhos e realizações, não sendo obrigado que isso aconteça com todos.

Foco nos desejos em vez de necessidades
A melancolia pode ter como causa o foco errado.

A pessoa em vez de ter o foco em suas necessidades passa a ter foco nos seus desejos e é aqui que surge o sofrimento e a melancolia.

Por exemplo, saúde é mais importante que dinheiro, etc.

Influencia da mídia que lança a ideia do Natal e Fim de ano perfeito
A influência da mídia no Natal e Fim de Ano perfeito pode ser uma das causas, pois é um fato:

Por todo lado, qualquer um, querendo ou não, se sente cercado pela data: nas redes sociais, no rádio, na televisão, nas conversas e pelas ruas decoradas e iluminadas.

No entanto é um fato: Nem todo mundo tem a oportunidade Natal e Fim de Ano com a família reunida, em volta da mesa farta e com crianças correndo pela casa vestindo gorros de Papai Noel.

Obrigação de celebrar
Outra causa é a tirania da celebração. Todo mundo tem que celebrar, senão não é feliz, não é alegre.

Essa obrigação de celebrar passa a ser um peso para quem não gosta disso, passa a ser uma obrigação e isso gera desconforto, sofrimento e melancolia.

Ter de presentear ou ir a festas só para obter reconhecimento social, numa determinada época do ano, é fator gerador de grande sensação de impotência, principalmente quando a pessoa não pode (porque não tem condições financeiras) ou não tem vontade de presentear.

Essa obrigatoriedade causa raiva, angustia e frustração. Pois a pior coisa é você fazer aquilo que não gosta e não quer, só para agradar.

A SOLUÇÃO PARA MELANCOLIA NATALINA E DE FINAL DE ANO
Caso haja uma situação aguda a pessoa pode buscar ajuda com um especialista, podendo ser um psicanalista, psicólogo, psiquiatra ou outro tipo de profissional na área.

A melancolia pode ser tratada com uma boa conversa, aonde a pessoa possa se abrir sobre seus sentimentos com uma pessoa que possa ajudar.

Esperar passar o período e encarar a vida como ela é, sem expectativas ilusórias, tendo consciência que tudo passa e amanhã é um novo dia.

Nos casos graves deve-se buscar um psiquiatra para conter os sintomas, evitando prejuízos para a pessoa e familiares.

Nenhum comentário: