quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ONEOMANIA = COMPULSÃO PELA COMPRA E ENDIVIDAMENTO


Oneomania (são sinônimos: onemania, oniomania, onomania): impulso exacerbado, doentio, de comprar coisas sem delas necessitar.

A oneomania que é a compulsão por da compra e endividamento atinge pessoas de qualquer classe social.

Quando se examina o perfil das pessoas com dívidas excessivas, em muitos casos, elas sofrem de patologia conhecida como oneomania ou “desejo compulsivo de comprar e, consequentemente, se endividar”.

É distúrbio que foi descrito pela primeira vez como síndrome psiquiátrica no início do século passado.

É condição crônica que afeta principalmente mulheres (80% dos casos).

Algumas clínicas especializadas no tratamento da dependência de drogas químicas e álcool começaram a ser procuradas também por compradores compulsivos e seus familiares.

O processo no organismo de pessoas com a patologia assemelha ao de um dependente de drogas ou álcool.

O sistema límbico é afetado. Isto significa que, quando compram alguma coisa, elas são tomadas por uma viciante sensação de prazer.

Como outros vícios, oneomania tem cinco fases.

Na primeira, a pessoa gradualmente aumenta a frequência de suas compras.

Na segunda, ele / ela começa a abusar de compras.

Na terceira, ele/ela já está viciado(a). É quando as dívidas aparecem. Pedir dinheiro emprestado a membros da família é outro sintoma desta fase.

Na quarta etapa, há total falta de pensamento crítico.

No quinto, o consumidor passa por processo de falência moral, físico e psicológico. Muitos casais se separam por causa deste problema.

A patologia tende a realmente aparecer um pouco antes dos 30 anos.

Há explicação para isso. No início da vida adulta, as pessoas geralmente têm inúmeros projetos de vida, inclusive se acasalar e se reproduzir.

Para a sedução do sexo oposto, muitos tem de (se) fantasiar.

Alguns anos mais tarde, as frustrações começam a surgir, o que frequentemente coincide com a independência financeira.

Uma das características principais de pessoas compulsivas é a prevalência de pensamentos intrusivos que as incomodam e são aliviados, momentaneamente, após alguma compra. A pessoa sabe que os gastos vão criar ou aumentar dívida e ainda assim não consegue resistir.

A compra via Internet tornou as coisas piores para esta doença, porque o consumidor não tem que mesmo sair de casa. Existem situações, no entanto, em que o dano é feito presencialmente.

Casos:
Por exemplo, aconteceu o caso extremo em que um paciente comprou quatro caminhões e três TVs de tela plana em um dia! Em situações como essa, deve-se investigar se a pessoa tem outros problemas psiquiátricos.

Outro exemplo é a história de uma mulher que foi declarada insolvente e teve de ser interditada por um familiar, já que a família havia lhe declarado legalmente incompetente para gerenciar seus assuntos financeiros.

Suas dívidas totalizaram mais de R$ 1 milhão. Apesar de receber alto salário, ela não possui quaisquer bens. Certa vez, ela entrou em uma loja e comprou quatro bolsas que custaram R $ 30.000!
Tratamento:
Psicoterapia,  pode ser analítica ou comportamental;
Uso de medicação para diminuir a ansiedade e os sintomas da crise de abistinência.