segunda-feira, 20 de outubro de 2014

DEFINIÇÕES FUNDAMENTAIS NO ESTUDO DA PERSONALIDADE HUMANA


As definições listadas são importantes para que compreendamos a personalidade humana, estudar o ser humano e sua personalidade sem conhecer essas definições é praticamente uma perda de tempo, logo se você quer compreender o mínimo de si e dos outros deve ler atentamente as definições que segue.

1. PERCEPÇÃO
Definição

Percepção é o processo pelo qual tomamos consciência imediata dos objetos e fatos e de suas relações num dado contexto ambiental.
 
A percepção depende do trabalho dos nossos órgãos do sentido, do contexto sobre o qual detemos nossa atenção, da nossa capacidade de atentar, dos nossos interesses, ou motivação, e das nossas experiências passadas.
 
Como de pode observar, percepção é sempre uma interpretação pessoal de um evento externo.
 
Percepção é na verdade um registro ativo do que ocorre no mundo em dado momento, em posição à sensação, que é um registro passivo.
 
2. SENSAÇÃO
Definição

As sensações são reflexos de qualidades separadas dos objetos e fenômenos do mundo material que atuam diretamente sobre os órgãos do sentido.
 
Os órgãos receptores, como a visão e a audição, ao reagirem aos estímulos internos e externos (físicos, mecânicos e químicos), produzem uma excitação que se estende pelos nervos sensoriais ou mistos (seus ramos sensoriais), cefálicos ou raquianos, e atinge o córtex-cerebral, onde se completa a sensação nos chamados analisadores corticais (neurônios de recepção). Esse processo depende, então, dos receptores externos (exteroceptores), como os já citados, dos interoceptores (nos tecidos e órgãos internos) e dos proprioceptores (nos músculos e tendões).
 
As sensações podem ser visuais, auditivas, gustativas, táteis, térmicas, de equilíbrio, cinestésicas (musculares), algésicas e cenestésicas (das condições internas).
 
São sensações o grave, o agudo, o doce, o salgado, o azul, o vermelho, o liso, o áspero, o grosso, o frio, o leve, o pesado, o fétido, as dores de cabeça, as náuseas, etc.
 
É importante dizer que sem sensações não há percepções.
 
3. ATENÇÃO
Definição

A atenção é uma variável interveniente, inferida pela postura da pessoa, que consiste na acomodação do equipamento sensorial a um ou mais estímulos visando a excitação óptima.
 
O homem como animal, só presta atenção ao que vem de encontro aos seus interesses. Quando motivado, ele orienta seu equipamento sensorial para determinados seres, ou fatos, isolando-os dos demais.
 
3.1. Estímulos que prendem a atenção
Certos tipos de estímulos prendem a atenção por várias razões, a saber:
Intensidade
Uma luz bem brilhante, um som alto ou muito agudo, prendem a atenção do sujeito. Alternando-se a intensidade (agudo-grave, luz forte – luz fraca) a atenção será melhor despertada.
 
Duração
Um estímulo (um som, por exemplo), que não despertou inicialmente a atenção da pessoa, pode, devido à sua constância, à sua permanência ininterrupta, provoca-la.
 
Repetição
Um estímulo (por exemplo, o canto de uma araponga) pode atrair o sujeito por sua repetição. A repetição, todavia, pode saturar o observador, e o mesmo não mais atentará ao conjunto de estímulos. Isto ocorre, comumente, com o telespectador que vê todo dia o mesmo anúncio na televisão.
 
Subtaneidade
Um estímulo inesperado, uma brusca mudança no contexto ambiental desperta a atenção, a percepção e uma rápida reação emocional. Súbitas, alterações são freqüentes em nossa vida. Um grito nos leva a atentar à entrada do hospital.
 
Novidade
A presença do inesperado, diferente, do que se destaca do usual pode justificar nossa atenção. Por exemplo: uma garota loira numa tribo africana.
 
Movimento
Objetos movendo-se despertam mais atenção que os estacionários. A criança numa estação de estrada de ferro detém-se mais sobre os trens em movimento, luzes e sons que sobre trilhos, postes e bancos.
 
Incongruência
Não é novidade homens gordos. A novidade pode ser o anão ou gigante. Mas um gordo entre dez magrinhos é incongruência à qual reagimos atentando para bem perceber.
 
Contraste
Finalmente a atenção pode ser despertada pelo contraste entre os estímulos: grave e agudo, alternados; amarelo e preto, etc.
 
4. CONSCIÊNCIA
Definição

Consciência é o reconhecimento pessoal de padrões de certo ou errado, pelos quais o indivíduo julga sua própria conduta.
 
Os processos conscientes são ideias, lembranças, sentimentos e sonhos dos quais só o próprio sujeito tem ciência.
 
Normalmente usamos o conceito de consciência ao uso da razão, ou melhor, o uso da racionalidade para com os fatos internos e externos.
 
Quando não, a consciência é tida como ausência de atos e pensamentos racional.
 
5. MEMÓRIA
Definição

A memória é um termo usado para designar as funções de retenção e reprodução. Marca experiências, funções e movimentos condicionados por funções, movimentos e experiências passadas.
 
5.1. Tipos de memória
Memória associativa
Recordação de experiências pela associação com os novos estímulos.
 
Memória involuntária
Processo de retenção ou recordação em que não intervém a vontade da pessoa.
 
Memória lógica
Designa o processo de material compreendido pela pessoa, normalmente chamada de memória racional.
 
Memória mecânica
Processo de retenção sem a compreensão exata do significado do material. É o aprender pela decoração.
 
Memória voluntária
Retenção ou recordação que depende mais dos interesses e da vontade do sujeito que das condições ambientais.
 
6. PENSAMENTO
Definição

Tipo de experiência ideacional simbólica. Processo de organização da experiência.
 
Podemos entender pensamento como sendo um processo que ocorre entre a apresentação de um estímulo e a emergência de uma resposta observáveis, envolvendo a inter-relação de símbolos e conceitos.
 
O pensamento pode ser abstrato, analógico, autista, concreto, criador e discursivo.
 
Abstrato – Pensamento caracterizado pela predominância de conceitos;
Analógico – Pensamento que faz uso de analogias para formular hipóteses ou obter conclusões;
Autista – Pensamento agradável que propicia a satisfação do próprio pensador, sem que este atente para as suas contradições com a realidade;
Concreto – Pensamento com imagens;
Criador – o tipo de pensamento que se caracteriza pela criação de conclusões novas ou invenções, o mesmo que imaginação criadora;
Discursivo – Pensamento que consiste em elaborar soluções.
 
7. RACIOCÍNIO
Definição

O raciocínio é a forma de pensar através da qual se procura resolver problemas.
 
Uma outra definição de raciocínio é a de que é um processo mental de exploração mental em que não são utilizados materiais que atuam sobre os órgãos de sentido.
 
Quando numa situação, a pessoa, valendo-se dos dados de suas experiências passadas, procura coordenar suas ideias para atingir um objetivo, dizemos que está raciocinando.
 
O raciocínio é uma forma de pensamento e consiste em ensaios e erros com ideias.
 
As etapas para resolver problemas:
1. Compreensão do problema
As dificuldades surgidas exigem um comportamento inteligente. A pessoa compreende que a situação requer análises e síntese cuidadosas.
 
2. Coleta de informações
Na base de experiências passadas (aprendizagens), o indivíduo busca elementos, dados que o possibilitam descobrir soluções.
 
3. Descoberta de possíveis soluções
Com os dados obtidos, são feitas as hipóteses, as possíveis soluções.
 
4. Avaliação de possíveis soluções
Aqui as hipóteses são criticadas. Cada solução é avaliada, uma em relação a outra.
 
5. O teste da melhor solução
Uma hipótese é escolhida, uma possível solução é usada. O indivíduo provas suas opiniões.
 
6. Conclusão
Se a solução adotada permitiu a resolução do problema, o indivíduo transferirá para futuros problemas semelhantes as respostas aprendidas.
 
8. IMAGINAÇÃO
A imaginação é uma manipulação mental. Para alguns teóricos a imaginação é uma reorganização de uma experiência passada que inclui elementos da experiência momentânea.
 
Quando a pessoa tenta reorganizar uma experiência e inclui elementos da experiência momentânea, dizemos que imagina.
 
O produto da imaginação é composto de partes percebidas em épocas diferentes e mais tarde evocadas e combinadas, como um centauro é composto de homem e o cavalo, e uma sereia de mulher e peixe.
 
A imaginação quando controlada permite o pensamento produtivo, criador.
 
8.1. Tipos de imaginação:
Imaginação criadora
É um processo onde as imagens, ideias e pensamentos são guiados por um plano já estabelecido.
 
Imaginação reprodutora
É um tipo de imaginação calcada mais nas experiências vividas e que não obedece a uma planificação.
 
9. LINGUAGEM
Definição

A linguagem é a realidade imediata do pensamento.
 
A linguagem oral é um sistema de sons que permite a substituição dos seres e fatos por palavras e serve para os homens se comunicarem e trocarem ideias.
 
9.1. Sistemas de sinais
O 1º. Sistema de Sinais
O primeiro sistema de sinais pode ser visto entre os animais irracionais, que é quase que exclusivamente por excitações e pelos vestígios nos grandes hemisférios, conduzidos diretamente às células especiais dos receptores visuais, auditivos e outros do organismo. É o que em nós corresponde às impressões, às sensações e às representações do meio exterior enquanto ambiente natural e social, excetuando-se a linguagem ouvida ou lida.
 
É um sistema não verbalizado, que é produto das múltiplas experiências com objetos, fatos e seres da mesma espécie.
 
O raio, o trovão, a chuva, o fogo, o ninho, a toca, a fêmea, enfim, para cada animal, cada coisa tem um significado, de acordo com suas experiências diretas ou imitação de outros animais da espécie.
 
Também os movimentos, as ações dos que com ele convivem sempre simbolizam alguma coisa relacionada à sobrevivência. Com esses sinais (sons, gritos, gestos, gemidos), com essa linguagem concreta é que os animais se comunicam.
 
O 2º. Sistema de Sinais
Este sistema é exclusivo do ser humano. As coisas, fatos, seres vivos são designados com palavras.
 
Essas palavras estão associadas aos seres e os simbolizam, bem como as suas qualidades.
 
Ao ouvir “faca”, o ser humano não reage apenas ao nome “faca”, mas também ao perigo que ela representa. Então essa linguagem oral simbólica ou gráfica, vem a ser um sistema de sinais dos primeiros sinais. Vem a ser a substituição das coisas da natureza e da cultura. Com as palavras, podemos pensar nas coisas ausentes e podemos generalizar.
 
Quando o homem adquire as primeiras palavras, a linguagem passa a ser instrumento do pensamento e não será apenas meio de comunicação. Estabelece-se no homem uma linguagem interior, que não é propriamente linguagem, pois não tem emissão sonora. Essa linguagem interior permite-lhe raciocinar e ter consciência de sua existência (ele explica a si mesmo o que se passa consigo).
 
10. AFETIVIDADE
Definição

Os estados emocionais e sentimentais formam a afetividade, um dos aspectos do comportamento humano.
 
Por sentimento entendemos o estado afetivo brando, suave, de prazer ou desprazer em relação a um objeto, pessoa ou idéia que vem a formar os sentimentos.
 
Distinguem-se das emoções por serem reações mais calmas e com uma experiência mais complexa, com mais elementos intelectuais (lembranças, imagens, idéias).
 
Os sentimentos são específicos do homem, surgiram com o desenvolvimento histórico e variam com as mudanças das necessidades sociais.
 
As emoções
As emoções são reações caracterizadas por um grau muito forte de prazer ou desprazer e por uma reação motora geralmente intensa. Embora tenham os nomes dos sentimentos (ciúme, cólera, raiva, amor, aflição...) as emoções são experiências mais simples. Estão ligadas às necessidades naturais, viscerogênicas, aos motivos de sobrevivência.
 
Quando o sentimento é profundo, constante e forte, fazendo a pessoa se concentrar em determinado objeto, pessoa ou idéia, impulsionando-a, o estado afetivo é chamado de paixão.

O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER?

 
Introdução
Muitos já ouviram esta pergunta.
 
Pois bem, a pergunta sempre se refere ao que vamos fazer quando chegarmos à idade adulta.
 
Ou melhor, a pergunta estar sempre associada à profissão que iremos escolher.
 
É claro que todos nós alimentando um desejo, às vezes nossos, outras vezes, desejos que tem origem nos sonhos de nossos pais.
 
Mas na realidade o tempo passa e descobrimos temos muitas dúvidas quanto ao que queremos ser como profissionais.
 
É ai que entra a nossa participação.
 
Trago algumas dicas que ajudarão a vocês na escolha de uma profissão, ou pelo menos, a começar a pensar em tal coisa, pois isso é necessário, é uma prioridade.
 
1. Busque fazer aquilo que você tem desejo.
Só siga o desejo de seus pais no que diz respeito da profissão que você vai desenvolver se houver uma concordância com o seu desejo.
 
Busque fazer o que você sonha.
 
É muito bom ouvir o conselho dos pais e segui-los, mas se tratando do lado profissional, busque sempre seguir o que você deseja e o que vai de fato lhe satisfazer.
 
Tenho encontrado muitos profissionais frustrados só pelo fato de desenvolver uma atividade que escolheu devido o desejo de seus pais.
 
É claro que todo pai e toda mãe se realiza nos filhos, mas é muito importante que tenhamos a idéia de que nem sempre podemos fazer tal coisa.
 
A profissão na sua origem é algo muito pessoal e com responsabilidade bem individualizada.
 
2. Busque uma profissão que lhe conceda prazer e satisfação.
Querer riqueza material, não é errado, mas não é tudo. O ser é sempre melhor que o ter.
 
Ter título de doutor é bom, mas não é uma garantia de dignidade, ou de dar significado à vida.
 
Busque fazer o que você gosta ou que lhe dar prazer e o sentimento de realização.
 
Tenho observado que muitos profissionais estão tendo a sua profissão como se fosse uma cadeia semanal. E como observo isso? Todo mundo fica doido que chegue a sexta–feira para se livrar de suas atribuições.
 
O que pode vir de alguém que não tem prazer naquilo que faz?
 
3. Busque conhecer a si mesmo.
Conhecer a si mesmo é muito importante.
 
O que é conhecer a si mesmo? Ou em que consiste conhecer a si mesmo?
 
É saber quem você é.
 
É Saber sobre suas emoções, sentimentos, seus pontos fracos e fortes, possibilidades, aptidões, talentos, etc.
 
Escute os outros sobre o seu comportamento, observe e faça as mudanças necessárias buscando um aprimoramento na sua personalidade.
 
Observe suas atividades e os resultados. Perguntes as outras pessoas como tem sido o seu desempenho em determinadas atividades e áreas de atuação.
 
A pessoa que tem um conhecimento de si mesmo terá facilidade de escolher melhor a profissão que lhe cabe.
 
4. Busque conhecer as profissões atuais e as do futuro.
Conhecer as profissões atuais, suas atribuições e em que área elas estão classificadas é de muita importância, pois com isso você pode identificar a que mais lhe convêm.
 
Que profissões estão em alta? Quais profissões estão em baixa?
 
Mas não basta conhecer as profissões atuais, é necessário também conhecer as profissões que estão surgindo cada dia, às chamadas profissões emergentes e do futuro.
 
É importante que você saiba as profissões, suas áreas, o tempo de formação e preparação, média de salário e a média possibilidade existencial, carga horário média de trabalho. Quais Faculdades ou  Centros oferecem formação, onde estão localizadas?
 
Da mesma forma é importante identificar as profissões que estão surgindo atualmente e que não existiam antes, saiba também quais profissões surgirão no futuro.
 
Conhecendo as profissões, você pode se encaixar na que mais lhe convêm como também pode investir na que lhe dará mais retorno.
 
Leia (revistas, jornais), ouça rádio, assista televisão (noticiários), faça uso da internet de maneira positiva (visite sites que orientam sobre o assunto) e se mantenha informado. Fazendo isso você não terá dificuldade de colocar em prática minha recomendação.
 
5. Busque desenvolver uma rotina de estudo.
Tudo profissional hoje tem que ler e estudar muito. O mercado de trabalho estar cada vez mais exigente quando a formação dos candidatos.
 
A concorrência é grande e cresce cada dia que passa.
 
A preparação acadêmica é importante tanto para que você consiga uma vaga, como para terminar a formação e também depois de formado.
 
Têm muitos que ficam dizendo que não vão estudar por que fulano de tal não estudou e é rico.  A regra é que todo homem que trouxe contribuição à humanidade estudou muito.
 
A pior coisa é uma pessoa ficar pedindo desculpas ao público por não saber falar e não ter estudado.
 
Duas coisas dignificam o homem, estudo e trabalho. Quem não tem estudo é um frustrado. A pior coisa é você não saber detalhes das coisas que lhe rodeiam, os sentidos e significados dos fatos, acontecimentos e fenômenos.
 
6. Busque não perder tempo.
Comece a busca de uma profissão hoje. Ocupe o seu tempo aprendendo e praticando um ofício.
Aqui quero chamar a atenção para um fato. Muitos alunos estão perdendo tempo, pois estão esperando para ter uma profissão só depois de fazer uma faculdade.
 
E aqui eu faço algumas críticas ao sistema de ensino atual.
 
1. Só prepara o aluno para o vestibular tendo em vista uma profissão de nível superior.
 
Resultados: as vagas oferecidas são limitadas, muitos não podem pagar uma faculdade particular, e ai? Quando não passam no vestibular, vão fazer o que? Nada.
 
O que um jovem de 15, 16, 17, 18 anos vai fazer e não passar no vestibular? O que ele sabe fazer?
 
É claro que a prioridade é o término do ensino fundamental, mas isso não implica em dizer que você não possa fazer aprender uma profissão que não precise de uma formação acadêmica mais profunda e apurada.
 
O que preocupa é que a maioria dos alunos estuda manhã, tarde e noite, e quando terminam os estudos, não sabe fazer nada.
 
Terminando o 2º. Grau você já pode iniciar o estudo de uma profissão de nível médio. E cá pra nós, algumas mais rentáveis do que algumas profissões de nível superior. Temos várias escolas técnicas que oferecem cursos diversos.
 
2. Passa para o aluno a imagem que o profissional  de sucesso é aquele que ganha dinheiro fácil.
 
Aqui entra os profissionais dos concursos. Só pensam em fazer concurso.
 
Resultado: quando passam, muitos ficam vegetando, sem progresso e desafios pessoais. O tempo vai passando e o concursado fica acomodado, vendo o salário diminuindo a cada ano que passa.
 
Não tenho nada contra o funcionalismo público, acho que deve haver, mas entendo que uma Nação cresce graças ao trabalho de profissionais capazes de produzir.
 
Os impostos para pagar o funcionalismo público vêm da mão de obra atuante e produtiva.
 
7. Busque ter um projeto de vida.
Ter um projeto de vida é muito importante, pois permiti uma preparação antecipada.
 
O que eu quero para minha vida?
Qual caminho devo seguir?
O que vou fazer com os resultados obtidos?
 
Trace objetivo e metas para sua vida;
Trace uma estratégia para atingir os objetivos e as metas;
Determine datas para alcançar os objetivos e as metas;
Calcule os custos para chegar aonde você quer;
Use uma metodologia mais adequada para chegar aonde você quer chegar e conseguir na vida;
Faça avaliação constante de tudo que é feito;
Faça as alterações necessárias e siga em diante.
Aqui incluímos algumas coisas práticas:
Leia sobre assuntos que você tem interesse;
Faça pesquisas sobre o que lhe interessa;
Estude as possibilidades;
Inicie uma preparação antecipada.
 
Conclusão
As dicas que apresentei se observadas, serão de grande utilidade para uma tomada de decisão quanto a profissão que vocês queiram seguir, mas não é tudo.
 
Vocês devem fazer acréscimos, buscando novos conhecimentos que poderão ser adicionados aos que foram compartilhados no momento.
 
E se caso ainda exista dúvidas a busca de um profissional com especialização na área de vocação profissional poderá ser de muita valia.