quarta-feira, 22 de junho de 2011

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

 
1. INTRODUÇÃO
Até pouco tempo para sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais.

Mas o psicólogo Daniel Goleman, PhD, com seu livro “Inteligência Emocional” retoma uma nova discussão sobre o assunto. Ele traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamento entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza tem mais chances de obter sucesso.

2. DEFINIÇÃO

O que é inteligência emocional?
A inteligência emocional está relacionada a habilidades tais como:
• Motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações;
• Controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas;
• Praticar gratificação prorrogada;
• Motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.


3. ÁREAS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Daniel Goleman, em seu livro, mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:
1. Auto-Conhecimento Emocional
Consiste em reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.
2. Controle Emocional
Consiste numa habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-se para a situação.
3.  Auto-Motivação
Consiste na direção das emoções para atingir um objetivo.
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas
Consiste em observar e identificar as emoções em pessoas com as quais tem contato.
5. Habilidade em relacionamento inter-pessoais
Consiste na capacidade de relacionamento consigo mesmo e com outras pessoas.

4. A DIVISÃO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida em Inteligência Intra-Pessoal e Inter-Pessoal.
4.1. A Inteligência Intra-Pessoal:
É a habilidade que a própria pessoa tem de administrar seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos.
Aqui temos:
• O auto-conhecimento Emocional;
• O controle emocional;
• A auto-motivação.

Exemplo:
Administração dos sentimentos e emoções.

4.2. A Inteligência Inter-Pessoal:
É a habilidade que a pessoa tem de entender outras pessoas: o que as motivam, como trabalham, como trabalhar cooperativamente, etc.
Aqui temos:
• Reconhecimento de emoções em outras pessoas;
• Habilidade em relacionamento inter-pessoal.

Exemplos:
Organização de grupos
Habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, habilidade de obter do grupo p reconhecimento da liderança, a cooperação espontânea.
Negociação de soluções
Habilidade de mediar, prevenir e resolver conflitos.
Empatia – Sintonia Pessoal
Habilidade de identificar, entender, responder os desejos e sentimentos das pessoas, bem como reagir de forma apropriada, alcançando êxito nos interesses comuns.
Sensibilidade social
Habilidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.

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