sábado, 23 de agosto de 2014

A CRISE PODE SER UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO

 
A realidade da crise:
Quando estamos vivenciando um momento difícil, em que tudo o que aprendemos, ou no que acreditávamos, parece repentinamente inútil para iluminar nosso caminho, sentimo-nos como alguém perdido em alto mar sem qualquer instrumento para se orientar.
 
Nestas ocasiões, aqueles que ainda não iniciaram a jornada interior são tomados pela angústia e pelo desespero. Muitos se perdem para sempre, entregues à insanidade, sem sequer buscar algum tipo de ajuda.
 
Outros, agarram-se aos tratamentos convencionais da medicina, que tratam apenas os sintomas, sem eliminar a causa raiz do sofrimento.

Vivemos uma época desafiadora, em que os valores, até então, vistos como seguros e confiáveis começam a se desintegrar.
 
O que fazer para não sucumbir à loucura e ser capaz de encontrar nesta circunstância uma oportunidade valiosa de adentrar uma outra dimensão do ser, que a mente e sua pseudo-sabedoria jamais poderão conhecer?
 
Caminhos desconhecidos, até então, tornam-se agora a única saída para nos libertar das amarras as quais nos mantemos presos, unicamente pela nossa incapacidade de confiar em nossa percepção interior.
 
Somente quando o sofrimento se torna realmente insuportável é que começamos a questionar as bases nas quais fincamos nossa segurança, pois enquanto vivíamos apoiados nas verdades, ainda que ilusórias, que nos foram impostas pela sociedade, tudo parecia estar sob controle.
 
Agora chegou o momento de descobrir que existe dentro de nós um manancial inesgotável de sabedoria, capaz de nos guiar para a paz, a serenidade e a alegria, sejam quais forem as circunstâncias.
 
O primeiro passo:
Aceitar esta realidade é o primeiro passo para que nos motivemos a iniciar a caminhada.

Ainda que em princípio precisemos de auxílio para não deixar que a falta de confiança nos domine.
 
Aos poucos, com paciência e perseverança descobriremos em nós o poder que emana de nossa fonte, o divino.
 
Os dois lados da crise, seja ela qual for:
Tempos de crise são perigosos e extremamente importantes - perigosos para aqueles que não têm coragem de explorar novas dimensões da vida.

O motivo:
Eles são obrigados a desintegrar-se em diferentes tipos de loucura - porque sua mente foi feita pela sociedade. Agora a sociedade está se desintegrando, a mente não pode permanecer; suas raízes estão na sociedade. É constantemente alimentada pela sociedade - agora que a alimentação está desaparecendo.
 
As consequências:
Porque a sociedade está se desintegrando, uma grande suspeita, uma dúvida que nunca esteve lá antes, é obrigada a surgir nos indivíduos.

E se foram apenas pessoas obedientes que nunca foram além de qualquer limite que a sociedade decidiu, que sempre foram respeitados, cidadãos honrados - em outras palavras, apenas medíocres - eles irão imediatamente enlouquecer.
 
Eles vão começar a cometer suicídio, eles vão começar a saltar do alto de edifícios ou mesmo se eles viverem, agora eles não têm uma mente que possa ajudar -los a descobrir a situação de sua vida... podem tornar-se esquizofrênicos, divididos em duas pessoas - ou talvez uma multidão.
 
Consequências ruins:
Em tempos de crise, o perigo é para aqueles que tenham gostado das vezes em que a sociedade foi resolvida, quando não havia nenhum problema, tudo estava à vontade, eles foram honrados, respeitados. Estas foram as pessoas que desfrutaram a obediência da mente, e estes vão ser os sofredores... Eles serão psicóticos, eles serão neuróticos - e estas palavras não fazem muita diferença.
 
Consequências boas:
Mas os tempos de crise são de uma enorme importância para as almas ousadas que nunca se preocuparam sobre a respeitabilidade da sociedade, suas honras, que nunca se preocuparam sobre o que os outros pensam sobre eles, mas fizeram apenas o que eles sentiram certo fazer; que têm em certa maneira, foram sempre rebeldes, individualistas.

Para essas pessoas, os momentos de crise são apenas de ouro - porque a sociedade está se desintegrando. Agora ela não pode condenar ninguém - ela própria é condenada, amaldiçoada.

Ela não pode dizer aos outros que eles estão errados. Está se provando errada; toda sua sabedoria está provando apenas ser tola, supersticiosa.
 
Os indivíduos aventureiros podem aproveitar esta oportunidade para ir além da mente -, porque agora a sociedade não pode impedi-los... Agora eles estão livres.
 
Assim, momentos de crise são ambos ... e é isso que está acontecendo em todo o mundo.

A realidade do hoje:
Nunca foi tão intensa a busca pelo crescimento espiritual, pela meditação. Mas nunca houve tanta loucura também. Ambos estão acontecendo porque o status quo não é mais poderoso, ele perdeu o controle.
 
O que pode acontecer com a crise:
Então, eu não acho que esta crise é ruim, é boa. Algumas pessoas vão perder suas máscaras, e vão ser realmente o que são - psicóticas, neuróticas - mas pelo menos elas serão verdadeiras... Elas acreditaram muito na velha mente, e ela os traiu.
 
Portanto siga em frente... veja a crise como uma maneira de crescer e desenvolver.

Nenhum comentário: