quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O "AMOR" E SUAS MANIFESTAÇÕES NOS RELACIONAMENTOS


COMO VOCE AMA? COMO DEFINIR O AMOR? QUAIS OS ESTILOS DE AMOR? COM QUAL VOCÊ SE IDENTIFICA?

Como descrever o amor? Pesquisadores têm se preocupado ao longo de muito tempo sobre como é o amor, quais suas manifestações e como podemos identificar a forma que alguém ama outra pessoa.

Baseados na Teoria de estilo de amor, de Alan John Lee, os psicólogos Susan Hendrick e Clyde Hendrick fundaram uma escala de atitudes amorosas segundo a qual existem seis tipos de amor, a saber:

Eros:
Representa a parte consciente do amor que uma pessoa sente por outra.

É o amor que se liga de forma mais clara à atração física, e frequentemente compele as pessoas a manterem um relacionamento amoroso continuado. Sente atração imediata pelo parceiro. Essa atração é causada principalmente pela aparência deste.

A sexualidade desempenha um papel muito importante e pode começar logo no início do relacionamento. Não está à procura do amor, mas não teme se entregar a ele.

Afirmação típica de quem tem esse estilo: “O nosso relacionamento sexual é muito intenso e satisfatório”.

Pragma: (do grego, “prática”, “negócio”)
É uma forma de amor que prioriza o lado prático das coisas.

O indivíduo avalia todas as possíveis implicações antes de embarcar num romance. Se o namoro aparente tiver futuro, ele investe. Se não, desiste.

Cultiva uma lista de pré-requisitos para o parceiro ou a parceira ideal e pondera muito antes de se comprometer.

Procura um bom pai ou uma boa mãe para os filhos e leva em conta o conforto material. Está sempre cheio de perguntas.

O que será que a minha família vai achar?

Se eu me casar, como estarei daqui a cinco anos? Como minha vida vai mudar se eu me casar?

Amor interessado em fazer bem a si mesmo, Amor que espera algo em troca.

Afirmação típica de quem tem esse estilo: “Eu tento planejar a minha vida cuidadosamente antes de escolher um amor.”

Storge:
É o nome da divindade grega da amizade.

Por isso, quem tende a ter esse estilo de amor valoriza a confiança mútua, o entrosamento e os projetos compartilhados.

O romance começa de maneira tão gradual que os parceiros nem sabem dizer quando exatamente.

A atração física não é o principal.

Os namorados-amigos não tendem a ter relacionamentos calorosos, mas sim tranquilos e afetuosos.
 
Preferem cativar a seduzir.

E, em geral, mantêm ligações bastante duradouras e estáveis. O que conta é a confiança mútua e os valores compartilhados.

Os amantes do tipo storge revelam satisfação com a vida afetiva.

Normalmente os casais com este tipo de amor conhecem muito bem um ao outro. Esse tipo de amor nasce normalmente a partir de uma amizade e demora um bom tempo para se desenvolver.

Ele é baseado em interesses compartilhados e nas semelhanças entre os parceiros. As atividades em conjunto são importantes.

A paixão e o sexo não são muito importantes nesse estilo.

Afirmação típica de quem tem esse estilo: “O melhor tipo de amor é aquele que se desenvolve a partir de uma longa amizade.”

Agape (Philia):
Esta é a maior forma de amor que existe.

Este é um amor incondicional pelos outros, apesar das falhas de seu caráter e fraquezas.

É um amor difícil de obter simplesmente porque nós, como seres humanos, estamos geralmente mais preocupados com nós mesmos e como o mundo e as pessoas ao nosso redor nos afetam.

Para amar da maneira agape, devemos superar nosso egoísmo e olhar para as necessidades dos outros. É composto de Estorge e Eros.

É o estilo de amor apregoado pelos cristãos. Quem ama dessa forma coloca o interesse e o bem-estar do parceiro antes do seu e está disposto a fazer grandes sacrifícios para ajudá-lo.

A ausência de egoísmo é uma das características centrais desse tipo de amor.

Afirmação típica de quem tem esse estilo: “Eu prefiro sofrer a fazer o meu amor sofrer.”

Ludus:
O amante lúdico espera que o amor seja prazeroso e não comprometedor; ele é na verdade colecionador de experiências de amor, que serão relembradas com prazer.

Esse é o amor do tipo praticado por Don Juan e outros conquistadores.

Após a conquista o interesse diminui. Quem ama dessa forma é capaz de ter relacionamentos amorosos simultâneos com vários parceiros.

Esse é o tipo de amor ao qual se aplica a afirmação: “O amor é eterno enquanto dura.”

Afirmação típica de quem tem esse estilo: “Eu gosto de jogar o jogo do amor simultaneamente com diferentes parceiros.”

Mania: (composto de Eros e Ludos).
O amor é experimentado de uma forma quase obsessiva e domina muitos momentos e pensamentos.

Quem ama dessa forma sente necessidade de se fundir completamente com o amado.

Afirmação típica de quem tem esse estilo de amor: “Quando meu amor não me dá atenção eu me sinto completamente doente.”
 
E ai? Qual ou quais tipo de amor você tem manifestado em seus relacionamentos?
 

Nenhum comentário: