segunda-feira, 17 de outubro de 2022

COMUNISMO: DEFINIÇÃO, HISTÓRIA, CARACTERÍSTICAS, TIPOS E CORRENTES


Hoje muito se fala em comunismo e socialismo, mas na verdade, poucas pessoas sabem realmente em que consiste o comunismo e o socialismo, mesmo as pessoas que são militantes ou simpatizantes do comunismo pouco conhecem da filosofia e doutrina comunista.

Até arisco em dizer que uma grande maioria da esquerda sabe muito pouco sobre o comunismo profundamente.

Diante te tal situação resolvi escrever o presente texto, de maneira clara e direta para que as pessoas comuns e sem tanto conhecimento da filosofia política possam entender um pouco do que seja o comunismo.

O QUE É COMUNISMO

O comunismo é uma ideologia política e socioeconômica que defende a apropriação coletiva dos meios de produção.

O comunismo pode ser interpretado como "o estado de ser de ou para a comunidade".

O objetivo do comunismo é obter uma sociedade igualitária, sem Estado e Classes Sociais, segundo Karl Marx e Friedrich Engels.

No comunismo a luta de classes é o meio pelo qual se opõem a classe que detém os meios de produção.

Resumindo as regras da organização política comunista, temos como base o seguinte: a classe trabalhadora assumiria o poder estatal para então implantar a ditadura do proletariado, baseada na livre associação de produtores.

AS CARACTERÍSTICAS DO COMUNISMO CONFORME O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA

O Manifesto do Partido Comunista expressa todo o programa, propósitos e objetivos da Liga dos Comunistas.

O Manifesto do Partido Comunista é uma obra que foi publicada pela primeira vez no dia 21 de fevereiro de 1848, sendo reconhecido historicamente como um dos tratados políticos com maior influência no mundo.

O documento foi escrito em um cenário de grande processo de lutas, nas Revoluções de 1848, também conhecidas como Primavera dos Povos. 

Essa revolução durou quase um ano, atingindo os principais países da Europa. As reivindicações eram reformas sociais, buscando a diminuição da jornada de trabalho (de 12 para 10 horas diárias) e o voto universal (apenas para homens, nesse primeiro momento).

Marx e Engels trazem no documento uma análise história de todas as formas de opressão social, situando a burguesia como a classe opressora de seu contexto. 

Ainda assim, citam sua importância revolucionária ao destruir o poder da monarquia e da igreja, valorizando a liberdade econômica, mas, ao mesmo tempo, explorando o operário como mercadoria.

O Manifesto traz uma crítica dura ao modo de produção do capitalismo e à maneira como a sociedade foi estruturada no seu contexto. 

O Manifesto do Partido Comunista expressa todo o programa, propósitos e objetivos da Liga dos Comunistas, tendo sido elaborado pelos próprios pensadores, pais do Socialismo Científico, Karl Marx e Friedrich Engels.

Nesse sentido, o Manifesto Comunista objetiva criar as bases para a organização da revolução proletária em busca do estabelecimento de uma sociedade igualitária.

Resumidamente, podemos dizer que o Manifesto Comunista apoia um governo transitório socialista, que busca:

Abolição da propriedade de terra e o rentismo envolvido na mesma;

Tributação progressiva;

Abolição de direitos sobre heranças;

Confisco de todas as propriedades de rebeldes e foragidos;

Centralização do crédito pelo atacado nas mãos do Estado, principalmente como apoio às cooperativas de microcrédito;

Estatização total de todas as empresas de meios de transporte e de comunicação;

Estatização total e planejada dos meios de produção, da agricultura e das fábricas;

Apoio à igualdade entre todas as formas de trabalho;

Criação de um corpo de funcionalismo público dedicado à agricultura;

Integração completa entre os universos do campo e da cidade;

Educação infantil universal nas escolas públicas;

Proibição do trabalho infantil;

Integração dos mundos fabril e escolar.

VARIEDADES DE ESCOLAS E PENSAMENTOS

A história do comunismo abrange uma ampla variedade de movimentos políticos que compartilham os valores teóricos fundamentais sobre a propriedade comum da riqueza.

O comunismo inclui uma variedade de escolas de pensamento que incluem o Marxismo,  Leninista, Marxismo-Leninismo,  Stalinista, Maoísta (Maoísmo),  Trotskista (Trotskismo), Eurocomunismo, Marxismo libertário, Comunismo de conselhos, Comunismo de esquerda, Comunismo não marxista, Anarcocomunismo (também chamado de anarquismo comunista ou comunismo libertário) e Comunismo cristão, assim como as ideologias políticas agrupadas em torno de ambos, todas as quais compartilham a análise de que a ordem atual da sociedade deriva do capitalismo, seu sistema econômico e seu modo de produção.

No entanto, a principal forma de comunismo na história foi aquela concebida por Karl Marx e Friedrich Engels, que a definiu como "a doutrina das condições de libertação do proletariado".

TIPOS, CORRENTES, ESCOLAS, PENSAMENTOS E TEORIAS COMUNISTAS

Comunismo Marxista

Marxismo é um método de análise socioeconômica sobre as relações de classe e conflito social, que utiliza uma interpretação materialista do desenvolvimento histórico e uma visão dialética de transformação social. 

A metodologia marxista utiliza inquéritos econômicos e sociopolíticos que se aplicam à crítica e análise do desenvolvimento do capitalismo e o papel das lutas de classes na mudança econômica sistêmica. 

Na segunda metade do século XIX, os princípios intelectuais do marxismo foram inspirados por dois filósofos alemães: Karl Marx e Friedrich Engels. 

Análises e metodologias marxistas influenciaram várias ideologias políticas e movimentos sociais. 

O marxismo engloba uma teoria econômica, uma teoria sociológica, um método filosófico e uma visão revolucionária de mudança social.

Comunismo Leninista

O termo leninismo é utilizado para designar a corrente política surgida pelo rompimento político com o economicismo da social-democracia europeia no começo do século XX. 

Apesar de levar o nome de seu principal fundador, o leninismo também carrega contribuições de revolucionários como Grigory Zinoviev (por formular junto com Lenin a teoria do desenvolvimento desigual) e Lev Kamenev.

Lenin procurou adaptar a teoria marxista do século XIX à realidade do século XX e foi um dos principais teóricos marxistas e o principal líder da Revolução Bolchevique de 1917, na Rússia.

Após a Revolução de Outubro de 1917, o leninismo foi a versão dominante do marxismo na Rússia, e em seguida, a ideologia oficial do estado na República Socialista Federativa Soviética Russa (RSFSR), antes de sua fusão unitária para a União Soviética (URSS), em 1922.[1] 

Além disso, no período pós-Lenin na Rússia, Josef Stalin integrou o leninismo na economia marxista, e desenvolveu o marxismo-leninismo, que, em seguida, tornou-se a ideologia de Estado da URSS.

Marxismo-Leninismo

O marxismo-leninismo é uma ideologia política desenvolvida por Josef Stalin. Segundo seus proponentes, é baseado no marxismo e no leninismo. 

Descreve a ideologia política específica que Stalin implementou no Partido Comunista da União Soviética e em escala global no Comintern. 

Não há acordo definitivo entre os historiadores sobre se Stalin realmente seguiu os princípios de Marx e Lenin. 

Ele também contém aspectos que, de acordo com alguns, são desvios do marxismo, como o socialismo em um único país.

O Marxismo-Leninismo é uma ideologia comunista, a principal no movimento comunista ao longo do século XX, e a mais proeminente no movimento comunista em todo o mundo.

Marxismo-Leninismo era o nome formal da ideologia oficial de Estado adoptada pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), os seus Estados satélites no Bloco de Leste, os regimes comunistas asiáticos, vários regimes «socialistas científicos» no Terceiro Mundo durante a Guerra Fria, bem como a Internacional Comunista após a Bolchevização.

Hoje, o Marxismo-Leninismo é a ideologia de vários partidos comunistas, e é a ideologia oficial dos partidos governantes da China, Cuba, Laos e Vietname como repúblicas socialistas.

Comunismo Stalinista

O stalinismo representa o estilo de governo de Stalin em oposição ao marxismo-leninismo, o sistema socioeconômico e a ideologia política implementada por Stalin na União Soviética e posteriormente copiado por outros estados com base no modelo soviético, como planejamento central, nacionalização e unipartidarismo, junto com propriedade pública dos meios de produção, industrialização acelerada, desenvolvimento pró-ativo das forças produtivas da sociedade (pesquisa e desenvolvimento) e nacionalização dos recursos naturais. 

O marxismo-leninismo permaneceu após a desestalinização, enquanto o stalinismo não. 

Em seu suposto testamento, o próprio Lenin alertou sobre o perigo da personalidade de Stalin e instou o governo soviético a substituí-lo. 

No entanto, a autenticidade deste documento é questionada.

Até a morte de Josef Stalin em 1953, o Partido Comunista Soviético referia-se à sua própria ideologia como Marxismo-Leninismo-Estalinismo.

Stalinismo (português brasileiro) ou estalinismo (português europeu) designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin.

Comunismo Maoísta (Maoísmo)

O maoísmo é a teoria derivada dos ensinamentos do líder político chinês Mao Zedong. 

Desenvolvido da década de 1950 até a reforma econômica chinesa de Deng Xiaoping na década de 1970, foi amplamente aplicado como a ideologia política e militar orientadora do Partido Comunista da China e como a teoria que orienta os movimentos revolucionários em todo o mundo. 

Uma diferença chave entre o maoismo e outras formas de marxismo-leninismo é que os camponeses devem ser o baluarte da energia revolucionária que é liderada pela classe trabalhadora.

Uma das características do maoismo que a distância do leninismo é o voluntarismo, segundo o qual as condições objetivas da sociedade não são tão importantes para a revolução quanto as condições subjetivas, isto é, a vontade revolucionária do povo. 

Isso leva os maoistas a defender a insurreição armada como método de tomar o poder em todas as sociedades, e não só nas agrárias.

Comunismo Trotskista (Trotskismo)

O trotskismo é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. 

É formulada como teoria política e ideológica, apresentada como vertente do socialismo e comunismo por oposição ao stalinismo.

O trotskismo, desenvolvido por Leon Trótski em oposição ao stalinismo, é uma tendência marxista e leninista que apoia a teoria da revolução permanente e da revolução mundial ao invés da teoria de dois estágios e do socialismo em um único país de Josef Stalin. 

Essa corrente apoiava o internacionalismo proletário e outra revolução comunista na União Soviética. 

Em vez de representar a ditadura do proletariado, Trótski afirmou que a União Soviética havia se tornado um Estado operário degenerado sob a liderança de Stalin, no qual as relações de classe ressurgiram em uma nova forma. 

A política de Trótski diferia agudamente das de Stalin e Mao Zedong, principalmente por declarar a necessidade de uma revolução proletária internacional - ao invés do socialismo em um único país - e apoio a uma verdadeira ditadura do proletariado baseada em princípios democráticos.

Lutando contra Stalin pelo poder na União Soviética, Trótski e seus partidários se organizaram na Oposição de Esquerda, cuja plataforma ficou conhecida como trotskismo. 

Stalin finalmente conseguiu obter o controle do regime soviético e as tentativas trotskistas de remover Stalin do poder resultaram no exílio de Trótski da União Soviética em 1929. 

Enquanto no exílio, Trótski continuou sua campanha contra Stalin, fundando em 1938 a Quarta Internacional, um rival trotskista do Comintern. 

Em agosto de 1940, Trótski foi assassinado na Cidade do México por ordem de Stalin. As correntes trotskistas incluem o trotskismo ortodoxo, terceiro campo, posadismo, pablismo e neo-trotskismo.

Eurocomunismo

O eurocomunismo foi uma tendência revisionista nas décadas de 1970 e 1980 dentro de vários partidos comunistas da Europa Ocidental, que alegava desenvolver uma teoria e prática de transformação social mais relevante para sua região. 

Especialmente proeminentes na Itália, na França e na Espanha, comunistas dessa natureza procuraram minar a influência da União Soviética e de seu partido comunista durante a Guerra Fria.

Enrico Berlinguer, secretário do Partido Comunista Italiano, era amplamente considerado o pai do eurocomunismo.

De acordo com Perry Anderson, o principal fundamento teórico do eurocomunismo foi a escrita de Antônio Gramsci sobre a teoria marxista, que questionou o sectarismo da esquerda e encorajou os partidos comunistas a desenvolverem alianças sociais para ganhar apoio hegemónico para as reformas sociais.

Marxismo libertário

O marxismo libertário é uma ampla gama de filosofias econômicas e políticas que enfatizam os aspectos antiautoritários do marxismo. 

As primeiras correntes do marxismo libertário, conhecido como comunismo de esquerda, surgiram em oposição ao marxismo-leninismo e seus derivados, como o stalinismo, o trotskismo e o maoismo.

O marxismo libertário também critica posições reformistas como as dos socialdemocratas.

Além do comunismo de esquerda, o marxismo libertário inclui correntes como autonomismo, comunização, comunismo de conselho,

Comunismo de conselhos

O comunismo de conselhos é um movimento originado na Alemanha e nos Países Baixos na década de 1920, cuja principal organização era o Partido Comunista Operário da Alemanha. 

O comunismo de conselhos continua hoje como uma posição teórica e ativista tanto no marxismo libertário quanto no socialismo libertário.

O princípio básico do comunismo de conselhos é que o governo e a economia devem ser administrados por conselhos de trabalhadores, compostos por delegados eleitos nos locais de trabalho e revogáveis a qualquer momento. 

Como tal, os comunistas de conselhos se opõem ao socialismo estatal autoritário e ao capitalismo estatal.

Comunismo de esquerda

A esquerda comunista ou comunismo de esquerda refere-se a várias correntes políticas marxistas que fizeram oposição de esquerda às posições defendidas pelo Bolchevismo.

 Os personagens mais notáveis da esquerda comunista foram Herman Gorter, Anton Pannekoek, Otto Rühle, Karl Korsch, Amadeo Bordiga, Onorato Damen, Marc Laverne e Paul Mattick. 

É importante ressaltar que, embora Rosa Luxemburgo tenha vivido antes do surgimento da esquerda comunista, teve grande influência política e teórica sobre essa corrente ideológica.

Há duas tradições principais dentro da esquerda comunista: a neerlandesa-alemã e a italiana. Ambas se opunham às coalizões com partidos socialistas, ao parlamentarismo, ao nacionalismo e aos movimentos de libertação nacional.

Comunismo não marxista

As formas dominantes de comunismo são baseadas no marxismo, mas também existem versões não marxistas do comunismo, como o comunismo cristão e o anarcocomunismo.

Anarcocomunismo (também chamado de anarquismo comunista ou comunismo libertário)

O anarcocomunismo é uma vertente do anarquismo e do comunismo que defende a abolição do Estado, da propriedade privada e do capitalismo em favor da propriedade comum dos meios de produção; democracia direta; e uma rede horizontal de associações voluntárias e conselhos de trabalhadores com produção e consumo baseados no princípio norteador "De cada um segundo a sua capacidade, a cada um segundo a sua necessidade".

O anarcocomunismo difere do marxismo porque rejeita sua visão sobre a necessidade de uma fase de socialismo de estatal antes do estabelecimento do comunismo. 

Peter Kropotkin, o principal teórico do anarcocomunismo, argumentou que uma sociedade revolucionária deveria "se transformar imediatamente em uma sociedade comunista", que deveria ir imediatamente para o que Marx considerava a "fase mais avançada e completa do comunismo".

Desta forma, tenta evitar o reaparecimento de "divisões de classes e a necessidade de um Estado que fiscalize tudo".

Comunismo cristão

O comunismo cristão é uma teoria teológica e política baseada na visão de que os ensinamentos de Jesus Cristo obrigam os cristãos a apoiar o comunismo religioso como o sistema social ideal.

 Como tal, muitos defensores do comunismo cristão argumentam que o conceito já foi ensinado por Jesus e praticado pelos próprios apóstolos.

O comunismo cristão pode ser visto como uma forma radical do socialismo cristão. Os comunistas cristãos podem ou não concordar com várias partes do marxismo.

Os comunistas cristãos também compartilham de alguns dos objetivos políticos dos marxistas como, por exemplo, substituir o capitalismo pelo socialismo, que por sua vez deveria ser substituído pelo comunismo em um ponto mais distante no futuro.

HISTÓRIA DO COMUNISMO

Na Grécia antiga

supremacia econômica na sociedade em detrimento do proletariado.

De acordo com Richard Pipes, a ideia de uma sociedade igualitária e sem classes surgiu pela primeira vez na Grécia Antiga.

Século V

O movimento dos mazaces do século V na Pérsia (atual Irã) foi descrito como "comunista" por desafiar os enormes privilégios das classes nobres e do clero; por criticar a instituição da propriedade privada; e por se esforçar para criar uma sociedade igualitária.

Em um momento ou outro, várias pequenas comunidades comunistas existiram, geralmente sob a inspiração das Escrituras cristãs.

Era Medieval

Na Igreja medieval, algumas comunidades monásticas e ordens religiosas compartilhavam suas terras e outras propriedades.

Séculos XVI e XVII

O pensamento comunista também remonta às obras do escritor inglês do século XVI, Thomas More. 

Em seu tratado Utopia, de 1516, More retratou uma sociedade baseada na propriedade comum, cujos governantes a administravam por meio da aplicação da razão. 

No século XVII, o pensamento comunista emergiu novamente na Inglaterra, onde um grupo religioso puritano conhecido como escavadores passou a defender a abolição da propriedade privada da terra.

Era Moderna

Em sua forma moderna, o comunismo surgiu do movimento socialista na Europa do século XIX. 

Com o avanço da Revolução Industrial, os críticos socialistas culparam o capitalismo pela miséria do proletariado - uma nova classe de operários urbanos que trabalhavam em condições frequentemente perigosas. 

Em primeiro lugar entre esses críticos estavam Karl Marx e seu associado Friedrich Engels. 

Em 1848, Marx e Engels ofereceram uma nova definição de comunismo e popularizaram o termo em seu famoso panfleto chamado Manifesto Comunista.

O COMUNISMO COMO PODER ESTATAL

A Revolução de Outubro de 1917 na Rússia estabeleceu as condições para a ascensão ao poder estatal dos bolcheviques de Vladimir Lenin, a primeira vez que um partido declaradamente comunista alcançou essa posição. 

A revolução transferiu o poder para o Congresso dos Sovietes de Toda a Rússia, no qual os bolcheviques tinham a maioria.

PARTIDOS COMUNISTAS FORTES EM VÁRIOS PAÍSES ATUALMENTE

Os partidos comunistas, ou seus partidos descendentes, continuam politicamente importantes em vários outros países. 

África do Sul

O Partido Comunista da África do Sul é parceiro do governo liderado pelo Congresso Nacional Africano.

Índia 

Em março de 2018 na Índia, os comunistas lideram o governo de Kerala. 

Nepal

No Nepal, os comunistas detêm a maioria no parlamento.

Brasil

O Partido Comunista do Brasil fez parte da coalizão parlamentar de socialistas democráticos liderada pelo Partido dos Trabalhadores, que ficou no poder até agosto de 2016.

PAÍS QUE SÃO COMUNISTAS ATUALMENTE 

Atualmente, os Estados controlados por partidos marxista-leninistas sob um sistema de partido único incluem a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular do Laos e a República Socialista do Vietnã. 

A República Popular Democrática da Coreia atualmente afirma que a sua ideologia líder é a juche, que é retratada como um desenvolvimento do marxismo-leninismo.

Lembrando que os comunistas na sua maioria acredita que o comunismo como é para ser de fato , nunca foi colocado em prática, em nenhuma país do mundo.

COMUNISMO E SOCIALISMO E SUAS DIFERENÇAS

Comunismo e socialismo são estruturas econômicas e políticas que, apesar de possuírem os mesmos objetivos, são distintas entre si.

Ambas as doutrinas são opostas ao capitalismo e buscam eliminar todos os tipos de desigualdade social, acabar com a exploração dos trabalhadores e, com isso, pôr fim à divisão de classes. 

Por esses motivos, tanto o comunismo quanto o socialismo são classificados no espectro político como regimes de esquerda.

Embora os termos sejam frequentemente usados como sinônimos, cada um consiste em um regime próprio com características específicas.

AS DIFERENÇAS ENTRE COMUNISMO E SOCIALISMO

As principais diferenças entre Comunismo e Socialismo

Quanto ao governo

Comunismo = Prevê o total desaparecimento do governo.

Socialismo = Não prevê o fim do governo.

Quanto a distribuição da produção

Comunismo = A produção é distribuída de acordo com as necessidades de cada um.

Socialismo = A produção é distribuída de acordo com a contribuição de cada um.

Quanto a estrutura de classes 

Comunismo = As diferenças de classe são totalmente eliminadas.

Socialismo = As diferenças de classe são amenizadas.

Quanto a propriedade privada

Comunismo = É abolida. Todos os bens são comuns.

Socialismo = Bens pessoais como casas e roupas são de propriedade privada do indivíduo, mas os meios de produção pertencem ao povo (ainda que controlados pelo Estado).

Na verdade, o Socialismo é estágio de transição obrigatório que precede o comunismo.

SIGNIFICADOS DOS SÍMBOLOS

SOCIALISMO

O punho erguido (ou punho cerrado) e a rosa vermelha também são símbolos relacionados ao socialismo. 

O punho representa a resistência contra a opressão e a rosa simboliza o sentimento de comunidade e cuidado com o próximo.

COMUNISMO

A foice e o martelo são os símbolos utilizados no comunismo e no socialismo e, juntos, representam a união da classe operária industrial e dos trabalhadores agrícolas.

FONTES DE PESQUISAS

1. ENGELS, Friedrich. PRINCÍPIOS BÁSICOS DO COMUNISMO E OUTROS TEXTOS, Estudos vermelhos, São João del Rei, 2013.

2. https://ay-aci.medium.com/utopia-e-realidade-idealismo-e-realismo-como-m%C3%A9todos-de-abordagem-segundo-e-h-carr-

3. https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/proletariado.htm

4. https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/proletariado.htm

5. https://pt.wikipedia.org/wiki/História_do_comunismo.

6. https://pt.wikipedia.org/wiki/Igualitarismo.

7. https://pt.wikipedia.org/wiki/Luta_de_classes.

8. https://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo-leninismo.

9. https://pt.wikipedia.org/wiki/Meios_de_produção.

10. https://www.diferenca.com/capitalismo-e-socialismo/

11. https://www.diferenca.com/comunismo-e-capitalismo/

12. https://www.diferenca.com/democracia-e-ditadura/.

13. https://www.diferenca.com/esquerda-e-direita-na-politica/

14. https://www.diferenca.com/socialismo-e-comunismo/

15. https://www.marxists.org/portugues/tematica/livros/materialismo/01.htm.

16. https://www.youtube.com/watch?v=cg5winGpx80&t=2721s

17. KARL. Marx, FRIEDRICH Engels. MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA; tradução, prefácio e notas de Edmilson Costa; apresentação à edição brasileira de Annibal Fernandes – São Paulo: Edipro, 2019.

18. KARL. Marx, FRIEDRICH Engels. MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA; tradução, prefácio e notas de Edmilson Costa; apresentação à edição brasileira de Annibal Fernandes – São Paulo: Edipro, 2019.

19. KARL. Marx. OBRAS SELETAS. São Paulo: Centaur Editions, 2013.

20. LÊNIN, Vladimir Ilitch Ulianov. ESQUERDISMO: DOENÇA INFANTIL DO COMUNISMO, Livro de Domínio Público, 1920.

21. SATHLER. André Rehbein, SATHLER. Malena Rehbein. 150 TERMOS PARA ENTENDER POLÍTICA. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2020.


Nenhum comentário: