sábado, 25 de outubro de 2014

TEORIA DA APRENDIZAGEM SEGUNDO PIAGET - CONSTRUTIVISMO


História
• Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, na Suíça, em 09 de agosto de 1986.
• Interessou-se por mecânica, fósseis e zoologia.
• Licenciou-se em 1915, em Biologia.
• Título de Doutor em Ciências (1918) pela  Universidade de Neuchâtel.
• Pesquisas com o teste de Burt em crianças parisienses e crianças deficientes mentais no hospital da Salpatriere, onde pesquisou a formação do número na criança.
• Em 1923, assumiu a direção do Instituto Jean Jacques Rousseau, de Genebra, passando a estudar, sistemáticamente, a inteligência.
• Em 1947 publica seu primeiro livro de síntese da teoria, “A psicologia da Inteligência”.
• Em 1949, recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade do Brasil (hoje UFRJ).
• Em 1950 publica “Introdução e epistemologia genética” onde explica o pensamento matemático, o pensamento físico, o biológico, psicológico e sociológico.
• Piaget falece em 16 de setembro de 1980.
• Deixa aproximadamente 70 livros e mais de 700 artigos.
 
Teoria de Piaget
- Para Piaget, a inteligência é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao meio exterior.

 - Os indivíduos segundo Piaget se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio em que vivem. O comportamento de cada um de nós é construído numa interação entre o meio e o indivíduo.
 
- Esta teoria é caracterizada como interacionista. Quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo.
 
- Para Piaget a estrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação.
 
- Sua teoria nos mostra que o indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo. Ou seja, se puder agir sobre o objeto de conhecimento para inserí-lo num sistema de relações.
 
- A partir de resultados oriundos de suas pesquisas biológicas, Piaget concluiu que todas as espécies herdam duas tendências básicas: organização e adaptação.
 
- Organização - combinação, ordenação, recombinação, reordenação de comportamentos e pensamentos em sistemas coerentes.
 
-  Adaptação - As pessoas também herdam a tendência de se adaptarem ao seu meio ambiente. E a adaptação engloba dois processos básicos: assimilação e acomodação.
 
- Segundo Piaget, organizar, assimilar e acomodar podem ser vistos como um ato complexo de estabilização. Afirma que as mudanças efetivas no pensamento ocorrem devido a um processo de equilibração.

- Se aplicarmos um esquema específico a uma determinada situação e este funcionar, então existe tal equilíbrio, mas se o esquema não produzir um resultado satisfatório então existe o desequilíbrio. Por isso estamos em constante processo de assimilação e acomodação e com isso nosso pensamento muda e progride continuamente.
 
- Outros fatores essenciais para o desenvolvimento cognitivo: maturação e interação social.
 
Maturação – se refere às funções cognitivas.
Interação social - intercâmbio de idéias entre pessoas. Aqui, a interação com outras pessoas faz com que haja um desequilíbrio em relação a conhecimentos físico e lógico – matemático.
 
Quando os pensamentos da criança entram em conflito com os pensamentos de outra criança ou mesmo com um adulto, ela começará então a questionar seus pensamentos.
 
- O desenvolvimento do indivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos. Piaget diz que a embriologia humana evolui também após o nascimento, criando estruturas cada vez mais complexas.
 
A construção da inteligência dá-se, portanto em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras. A isto Piaget chamou de “construtivismo seqüencial”.
Segundo Piaget, o desenvolvimento do raciocínio se expressa nas seguintes etapas:
  • Sensório – motor (0-2 anos);
  • Pré – operacional (2-7 anos);
  • Operacional concreto (7-11 anos);
  • Operacional formal (11-adulto).
 - Piaget acreditava que todas as pessoas passavam pelos mesmos estágios exatamente na mesma ordem.
 
Estágio sensório – motor - o pensamento da criança envolve apenas ver, ouvir, tocar, mover-se, provar e assim por diante.
 
Estágio Pré – operacional
- A criança ainda não domina as operações mentais.
 
-  Segundo Piaget, o primeiro passo na passagem da ação para o pensamento é a internalização da ação, realizar uma ação mentalmente em vez de fisicamente.
 
- O primeiro tipo de pensamento que é separado da ação envolve os esquemas de ação de símbolos (palavras, gestos, sinais, imagens, entre outros), esta é uma importante aquisição deste estágio. A capacidade de trabalhar com símbolos ou palavras no lugar do objeto concreto é denominada função semiótica.
 
- Rápido desenvolvimento da linguagem.
 
- Distingue a fantasia do real, podendo dramatizar a fantasia sem que acredite nela.
 
- É muito difícil para a criança pensar “de trás para frente”, ou imaginar como reverter os passos de uma tarefa.
 
- É também o período em que o indivíduo “dá alma” (animismo) aos objetos.

- A compreensão da conservação de matéria é ainda um processo abstrato para as crianças neste estágio.
 
- As crianças deste estágio são egocêntricas, elas não conseguem ter outro referencial sem serem elas próprias.

Estágio Operacional Concreto
- Reconhecimento da estabilidade lógica do mundo físico.
 
- A percepção de que os elementos podem mudar ou serem transformados.
 
- Conservar muitas de suas características originais, além de compreenderem que tais mudanças podem ser revertidas.
 
-  Segundo Piaget a capacidade de um aluno resolver problemas de conservação depende de compreensão de três elementos básicos do raciocínio: identidade, compensação, e reversibilidade.
 
 Operacional Formal
- Começa no início da adolescência.
 
- Capaz de raciocínio científico e de lógica formal e pode aceitar a forma de um argumento, embora deixe de lado seu conteúdo concreto, de onde se origina o termo “operações formais”.
 
- A criatividade torna-se mais madura em relação aos demais estágios. Este estágio corresponde ao nível de pensamento hipotético – dedutivo ou lógico – matemático.
 
-   Segundo Piaget a maioria dos alunos pode ser capaz de usar o pensamento operacional formal em apenas algumas áreas nas quais eles tenham mais experiência ou interesse.
 
 A teoria de Piaget segundo a pedagogia
- Sujeito e objeto se constituem mutuamente, na interação. Eles constroem.
 
- O conhecimento não nasce com o indivíduo nem é dado pelo meio social. O sujeito constrói seu conhecimento através da interação com o meio (físico e social).
 
- A partir da equilibração o sujeito passa a construir seu próprio conhecimento.
 
- O professor além de ensinar, precisa aprender o que seu aluno construiu.
 
Modelo Construtivista
Podemos então dizer que a teoria de Piaget enquadra-se no modelo epistemológico Construtivista e no modelo pedagógico relacional.

Tipos de Construtivismo: Segundo Moshman (1982) o construtivismo é subdividido em três categorias: endógeno, exógeno e dialético.
 
O construtivismo endógeno – Postula que o novo conhecimento é abstraído do conhecimento velho, ou seja, o conhecimento se desenvolve à medida que as estruturas cognitivas antigas vão se transformando. A teoria de estágio de desenvolvimento de Piaget é um exemplo de construtivismo endógeno.
 
O construtivismo exógeno – O conhecimento é formado pela reconstrução da realidade do meio em que as pessoas vivem. “No construtivismo exógeno, aprender é construir estruturas mentais que reflitam a forma como as coisas realmente são no mundo”.
 
O construtivismo dialético – o conhecimento cresce a partir de fatores internos (endógeno), cognição, e de fatores externos (exógeno), social e ambiental.

ENURESE (URINAR DURANTE O SONO)



O que é enurese?
A perda involuntária de urina durante o sono, denominada Enurese Noturna, é um problema que ocorre na infância e adolescência.
 
Crianças aos 5 anos de idade apresentam uma taxa de ocorrência em torno de 15,7%. A partir desta idade o índice de resolução espontânea é de aproximadamente 15% por ano.
  
Na adolescência 2 a 5% permanecem enuréticos, causando sérios problemas familiares, sociais e de autoestima para a o jovem.
 
Enurese é um problema frequente, mas muitas vezes os pais ou o adolescente não falam sobre este assunto com o seu médico por desconhecimento ou vergonha.  
 
Alguns consideram o fato um desleixo do jovem, ou um erro na educação do mesmo, ou um problema somente psicológico, ou até pensam que urinar na cama até a adolescência é aceitável, pois os próprios pais e outros parentes tiveram o mesmo problema.
 
No entanto com a organização de Centros de referência, equipes interdisciplinares, o advento dos medicamentos e o aprimoramento dos alarmes urinários os resultados positivos do tratamento da Enurese Noturna tem aumentado criando uma nova visão frente a este problema.  
 
Os adolescentes devem ter conhecimento sobre a Enurese e suas perguntas mais frequentes sobre este assunto devem ser respondidas. Com este propósito selecionamos algumas perguntas que serão respondidas abaixo:
 
1 - Até que idade é normal "molhar a cama" ?
Esta pergunta merece um esclarecimento inicial para que não haja dúvidas que alguns adolescentes normais podem permanecer molhando a cama à noite, e podem se beneficiar de tratamento médico. 
 
A maioria das crianças aprende a controlar sua micção entre os 2 e 3 anos de vida, mas é aceitável que uma criança de até 5 anos sem querer molhe a cama no máximo 1 vez por semana, desde que não tenha outros sintomas, como dores ao urinar, urgência para urinar (tem que sair correndo, para não urinar na roupa), perdas involuntárias de urina durante o dia ou infecções urinárias.
 
Após os 5 anos de idade a Enurese deve ser tratada.
 
 2 - Eu tenho culpa por urinar na cama à noite? Por que alguns adolescentes ainda urinam na cama ?
O adolescente que ainda urinam na cama a noite não tem nenhuma culpa deste fato, pois como já foi dito no início Enurese é uma perda involuntária (não depende da vontade do jovem) de urina. Os principais motivos pelos quais alguns jovens podem apresentar este problema são:
 
Predisposição genética
A possibilidade dos filhos terem enurese aumenta 45 a 75 % se 1 ou os 2 pais (respectivamente) tiveram enurese. 
 
Produção de maior quantidade de urina durante o sono
O normal é as pessoas produzirem menos urina durante o sono, por ação do hormônio Vasopressina.
  
Nas pessoas com Enurese Noturna a produção deste hormônio é menor, e a micção ocorre pois o volume de urina produzido é maior do que a capacidade da bexiga.; Imaturidade neurológica no mecanismo de acordar ou na inervação da bexiga;
 
Fator emocional
Raramente é fator desencadeador, mas a Enurese sempre influencia negativamente na personalidade do jovem, com sentimentos de vergonha e culpa.
 
 3 - O adolescente que urina na cama a noite é menos capaz ou inteligente que os outros adolescentes ?
Não, o adolescente que apresenta Enurese noturna é capaz e inteligente como qualquer outro jovem que não apresente este problema. Não existe relação entre Enurese noturna e capacidade maior ou menor de aprender e sim uma demora na maturação.
 
O que pode e não deve ocorrer é um sentimento de inferioridade por parte do adolescente, gerando inibição, isolamento, vergonha, culpa, desprezo por si mesmo.
 
Estes sentimentos que chamamos de baixa auto-estima devem ser tratados e o primeiro passo é poder falar a respeito deles com alguém em que confiamos.
 
A visão que temos de nos mesmos (auto-imagem) influencia em todas as áreas de nossas vidas (escola, aprendizado, amizades, namoros, trabalhos, concursos e etc.).
 
4 - Se eu não tenho culpa por urinar na cama à noite, porque meus pais me punem por este problema ?
Muitos pais não têm conhecimento correto sobre Enurese e se sentem frustrados por não conseguirem resolver o problema, outros pensam que a punição possa trazer bons resultados e outros ainda tornam-se intolerantes o que pode gerar um comportamento mais agressivo.
 
O que você pode fazer é conversar com seus pais e procurar ajuda especializada (médico, Centro de Tratamento ...) para que toda a família receba informações corretas.
 
 5 - Quais os benefícios do tratamento da Enurese ?
O tratamento beneficiará não só o paciente, mas também seus familiares.
 
O controle noturno da micção significa para o jovem que ela é competente, que tem controle sobre seu corpo. Significa que venceu esta etapa da vida, e rapidamente recupera sua auto-estima.
 
Para a família significa uma vitória, uma etapa vencida na socialização deste jovem, a certeza de que ele não era doente, somente demorou um pouco mais para conseguir o controle noturno da micção.
 
6 - Qual é o tratamento ideal da Enurese Noturna ?
Somente o médico especialista, após conhecer o histórico do adolescente, examiná-lo e solicitar exames, poderá indicar o tratamento ideal para cada caso.
 
As opções incluem:
Restrição hídrica, aqui o jovem deve estar motivado, e não ingerir líquidos 2 horas antes de deitar, até que tenha total controle sobre sua micção;

Evitar produtos que contenham cafeína, pois ela é diurética e estimula a contração da bexiga;
 
Urinar ao deitar e ao levantar - é essencial criar o hábito de urinar logo antes de deitar e logo ao acordar, esvaziando completamente a bexiga;
 
Recompensa pelas noites secas - A motivação é importantíssima. Os pais devem valorizar cada dia de vitória, com elogios, carinhos, demonstrando seu contentamento e participando ativamente do tratamento;
 
Treinamento da micção – com exercícios que orientam o controle do ato de urinar;
 
Tratamento da constipação ("intestino preso" ou "prisão de ventre") - há importante correlação entre estes problemas, e a cura da constipação aumenta a possibilidade de sucesso no controle da micção;
 
Alarmes - é a terapia de condicionamento. De noite o jovem usa um sensor próximo aos genitais, sensível às primeiras gotas de urina, e que dispara um alarme sonoro fixo na roupa, no ombro, para acorda-la.
 
A técnica do uso do alarme consiste: o jovem levanta, vai ao banheiro e urina. Após 3 a 6 meses, criou-se o condicionamento e não precisara mais do sensor para saber que bexiga cheia é hora de urinar. Tem alto nível de sucesso, e ausência de efeitos colaterais.
 
Medicamentos
Os medicamentos até então usados para enurese são:
Desmopressina - é um medicamento que diminui a produção noturna de urina, com ótimos resultados. É útil ao dormir na casa dos amigos, ou durante acampamentos e viagens.
 
Imipramina - é um medicamento muito utilizado, mas tem efeitos discutíveis e pode causar efeitos colaterais graves. Só deve ser usado com acompanhamento médico.
 
Oxibutinina - este medicamento é para tratamento das "contrações involuntárias, não inibidas" da bexiga, e a relaxa, aumentando a sua capacidade. Pode causar rubor facial, febre, tonturas e prisão de ventre. Só deve ser usado com acompanhamento médico.
 
Psicoterapia
O acompanhamento psicológico e ou psicanalítico- é importante para auxiliar o jovem a não se sentir culpado e recuperar sua autoestima, acreditando na sua capacidade de vencer.



 

DISTIMIA

Características / Diagnóstico
Os traços essenciais da distimia são o estado depressivo leve e prolongado, além de outros sintomas comumente presentes.
 
Pelo critério norte americano são necessários dois anos de período contínuo predominantemente depressivo para os adultos e um ano para as crianças sendo que para elas o humor pode ser irritável ao invés de depressivo.
 
Para o diagnóstico da distimia é necessário antes excluir fases de exaltação do humor como a mania ou a hipomania, assim como a depressão maior.
 
Causas externas também anulam o diagnóstico como as depressões causadas por substâncias exógenas.
 
Durante a fase de dois anos o paciente não deverá ter passado por um período superior a dois meses sem os sintomas depressivos.
 
Sintomas
Para preencher o diagnóstico de depressão os pacientes além do sentimento de tristeza prolongado precisam apresentar dois dos seguintes sintomas:
• Falta de apetite ou apetite em excesso;
• Insônia ou hipersonia;
• Falta de energia ou fadiga;
• Baixa da autoestima;
• Dificuldade de concentrar-se ou tomar decisões;
• Sentimento de falta de esperança.

Características associadas
Estudos mostram que o sentimento de inadequação e desconforto é muito comum, a generalizada perda de prazer ou interesse também, e o isolamento social manifestado por querer ficar só em casa, sem receber visitas ou atender ao telefone nas fases piores são constantes.
 
Esses pacientes reconhecem sua inconveniência quanto à rejeição social, mas não conseguem controlar.
 
Geralmente os parentes exigem dos pacientes uma mudança positiva, mas isso não é possível para quem está deprimido, não pelas próprias forças.
 
A irritabilidade com tudo e impaciência são sintomas freqüentes e incomodam ao próprio paciente. A capacidade produtiva fica prejudicada bem como a agilidade mental.
 
Assim como na depressão, na distimia também há alteração do apetite, do sono e menos freqüentemente da psicomotricidade.

O fato de uma pessoa ter distimia não impede que ela desenvolva depressão: nesses casos denominamos a ocorrência de depressão dupla e quando acontece o paciente procura muitas vezes pela primeira vez o psiquiatra.
 
Como a distimia não é suficiente para impedir o rendimento, apenas prejudicando-o, as pessoas não costumam ir ao médico, mas quando não conseguem fazer mais nada direito, vão ao médico e descobrem que têm distimia também.

Os pacientes que sofreram de distimia desde a infância ou adolescência tendem a acreditar que esse estado de humor é natural deles, faz parte do seu jeito de ser e por isso não procuram um médico, afinal, conseguem viver quase normalmente.

Idade
O início da distimia pode ocorrer na infância caracterizando-a por uma fase anormal. O próprio paciente descreve-se como uma criança diferente, brigona, mal humorada e sempre rejeitada pelos coleginhas. Nessa fase a incidência se dá igualmente em ambos os sexos.
 
A distimia é sub-dividida em precoce e tardia, precoce quando iniciada antes dos 21 anos de idade e partia após isso.
 
Os estudos até o momento mostram que o tipo precoce é mais freqüente que o tardio. Por outro lado estudos com pessoas acima de 60 anos de idade mostram que a prevalência da distimia nessa faixa etária é alta, sendo maior nas mulheres.
 
Os homens apresentam uma freqüência de 17,2% de distimia enquanto as mulheres apresentam uma prevalência de 22,9%.
 
Outro estudo também com pessoas acima de 60 anos de idade mostrou que a idade média de início da distimia foi de 55,4 anos de idade e o tempo médio de duração da distimia de 12,5 anos.

A comparação da distimia em pessoas com mais de 60 anos e entre 18 e 59 anos revelou poucas diferenças, os sintomas mais comuns são basicamente os mesmos.
 
Os mais velhos apresentaram mais queixas físicas enquanto os mais novos mais queixas mentais.

Tratamento
A psicoterapia é de muita importância pois ela pode tanto trabalhar as causas, bem como o comportamento da pessoa diante da enfermidade.

Os tratamentos com antidepressivos tricíclicos nunca se mostraram satisfatórios, as novas gerações, no entanto, vem apresentando melhores resultados no uso prolongado.
 
Os relatos mais freqüentes são de sucesso no uso da fluoxetina, sertralina, paroxetina e mirtazapina.
 
Normalmente os bons resultados no tratamento acontecem quando a pessoa associa a psicoterapia com a medicação prescrita e acompanhada pelo Psiquiatra.