sábado, 25 de outubro de 2014

TEORIA DA APRENDIZAGEM SEGUNDO PIAGET - CONSTRUTIVISMO


História
• Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, na Suíça, em 09 de agosto de 1986.
• Interessou-se por mecânica, fósseis e zoologia.
• Licenciou-se em 1915, em Biologia.
• Título de Doutor em Ciências (1918) pela  Universidade de Neuchâtel.
• Pesquisas com o teste de Burt em crianças parisienses e crianças deficientes mentais no hospital da Salpatriere, onde pesquisou a formação do número na criança.
• Em 1923, assumiu a direção do Instituto Jean Jacques Rousseau, de Genebra, passando a estudar, sistemáticamente, a inteligência.
• Em 1947 publica seu primeiro livro de síntese da teoria, “A psicologia da Inteligência”.
• Em 1949, recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade do Brasil (hoje UFRJ).
• Em 1950 publica “Introdução e epistemologia genética” onde explica o pensamento matemático, o pensamento físico, o biológico, psicológico e sociológico.
• Piaget falece em 16 de setembro de 1980.
• Deixa aproximadamente 70 livros e mais de 700 artigos.
 
Teoria de Piaget
- Para Piaget, a inteligência é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao meio exterior.

 - Os indivíduos segundo Piaget se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio em que vivem. O comportamento de cada um de nós é construído numa interação entre o meio e o indivíduo.
 
- Esta teoria é caracterizada como interacionista. Quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo.
 
- Para Piaget a estrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação.
 
- Sua teoria nos mostra que o indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo. Ou seja, se puder agir sobre o objeto de conhecimento para inserí-lo num sistema de relações.
 
- A partir de resultados oriundos de suas pesquisas biológicas, Piaget concluiu que todas as espécies herdam duas tendências básicas: organização e adaptação.
 
- Organização - combinação, ordenação, recombinação, reordenação de comportamentos e pensamentos em sistemas coerentes.
 
-  Adaptação - As pessoas também herdam a tendência de se adaptarem ao seu meio ambiente. E a adaptação engloba dois processos básicos: assimilação e acomodação.
 
- Segundo Piaget, organizar, assimilar e acomodar podem ser vistos como um ato complexo de estabilização. Afirma que as mudanças efetivas no pensamento ocorrem devido a um processo de equilibração.

- Se aplicarmos um esquema específico a uma determinada situação e este funcionar, então existe tal equilíbrio, mas se o esquema não produzir um resultado satisfatório então existe o desequilíbrio. Por isso estamos em constante processo de assimilação e acomodação e com isso nosso pensamento muda e progride continuamente.
 
- Outros fatores essenciais para o desenvolvimento cognitivo: maturação e interação social.
 
Maturação – se refere às funções cognitivas.
Interação social - intercâmbio de idéias entre pessoas. Aqui, a interação com outras pessoas faz com que haja um desequilíbrio em relação a conhecimentos físico e lógico – matemático.
 
Quando os pensamentos da criança entram em conflito com os pensamentos de outra criança ou mesmo com um adulto, ela começará então a questionar seus pensamentos.
 
- O desenvolvimento do indivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos. Piaget diz que a embriologia humana evolui também após o nascimento, criando estruturas cada vez mais complexas.
 
A construção da inteligência dá-se, portanto em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras. A isto Piaget chamou de “construtivismo seqüencial”.
Segundo Piaget, o desenvolvimento do raciocínio se expressa nas seguintes etapas:
  • Sensório – motor (0-2 anos);
  • Pré – operacional (2-7 anos);
  • Operacional concreto (7-11 anos);
  • Operacional formal (11-adulto).
 - Piaget acreditava que todas as pessoas passavam pelos mesmos estágios exatamente na mesma ordem.
 
Estágio sensório – motor - o pensamento da criança envolve apenas ver, ouvir, tocar, mover-se, provar e assim por diante.
 
Estágio Pré – operacional
- A criança ainda não domina as operações mentais.
 
-  Segundo Piaget, o primeiro passo na passagem da ação para o pensamento é a internalização da ação, realizar uma ação mentalmente em vez de fisicamente.
 
- O primeiro tipo de pensamento que é separado da ação envolve os esquemas de ação de símbolos (palavras, gestos, sinais, imagens, entre outros), esta é uma importante aquisição deste estágio. A capacidade de trabalhar com símbolos ou palavras no lugar do objeto concreto é denominada função semiótica.
 
- Rápido desenvolvimento da linguagem.
 
- Distingue a fantasia do real, podendo dramatizar a fantasia sem que acredite nela.
 
- É muito difícil para a criança pensar “de trás para frente”, ou imaginar como reverter os passos de uma tarefa.
 
- É também o período em que o indivíduo “dá alma” (animismo) aos objetos.

- A compreensão da conservação de matéria é ainda um processo abstrato para as crianças neste estágio.
 
- As crianças deste estágio são egocêntricas, elas não conseguem ter outro referencial sem serem elas próprias.

Estágio Operacional Concreto
- Reconhecimento da estabilidade lógica do mundo físico.
 
- A percepção de que os elementos podem mudar ou serem transformados.
 
- Conservar muitas de suas características originais, além de compreenderem que tais mudanças podem ser revertidas.
 
-  Segundo Piaget a capacidade de um aluno resolver problemas de conservação depende de compreensão de três elementos básicos do raciocínio: identidade, compensação, e reversibilidade.
 
 Operacional Formal
- Começa no início da adolescência.
 
- Capaz de raciocínio científico e de lógica formal e pode aceitar a forma de um argumento, embora deixe de lado seu conteúdo concreto, de onde se origina o termo “operações formais”.
 
- A criatividade torna-se mais madura em relação aos demais estágios. Este estágio corresponde ao nível de pensamento hipotético – dedutivo ou lógico – matemático.
 
-   Segundo Piaget a maioria dos alunos pode ser capaz de usar o pensamento operacional formal em apenas algumas áreas nas quais eles tenham mais experiência ou interesse.
 
 A teoria de Piaget segundo a pedagogia
- Sujeito e objeto se constituem mutuamente, na interação. Eles constroem.
 
- O conhecimento não nasce com o indivíduo nem é dado pelo meio social. O sujeito constrói seu conhecimento através da interação com o meio (físico e social).
 
- A partir da equilibração o sujeito passa a construir seu próprio conhecimento.
 
- O professor além de ensinar, precisa aprender o que seu aluno construiu.
 
Modelo Construtivista
Podemos então dizer que a teoria de Piaget enquadra-se no modelo epistemológico Construtivista e no modelo pedagógico relacional.

Tipos de Construtivismo: Segundo Moshman (1982) o construtivismo é subdividido em três categorias: endógeno, exógeno e dialético.
 
O construtivismo endógeno – Postula que o novo conhecimento é abstraído do conhecimento velho, ou seja, o conhecimento se desenvolve à medida que as estruturas cognitivas antigas vão se transformando. A teoria de estágio de desenvolvimento de Piaget é um exemplo de construtivismo endógeno.
 
O construtivismo exógeno – O conhecimento é formado pela reconstrução da realidade do meio em que as pessoas vivem. “No construtivismo exógeno, aprender é construir estruturas mentais que reflitam a forma como as coisas realmente são no mundo”.
 
O construtivismo dialético – o conhecimento cresce a partir de fatores internos (endógeno), cognição, e de fatores externos (exógeno), social e ambiental.

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