segunda-feira, 28 de abril de 2014

APRENDIZAGEM NO TRABALHO


1. APRENDIZAGEM

Definição
Processo através do qual se adquire a capacidade de responder adequadamente a uma situação que pode ou não ter sido encontrada anteriormente.

No entanto, uma definição de aprendizagem depende muito da escola de quem faz a definição. Por exemplo, os gestalistas (Gestalt) afirma que a aprendizagem é o processo de “ver” por dentro uma situação.

A definição mais aceita de aprendizagem é a seguinte:

Aprendizagem é a modificação do comportamento em virtude de experiências passadas”.

2. FATORES DA APRENDIZAGEM

2.1. A motivação
A motivação é o fato primordial para que ocorra a aprendizagem e a motivação, isto é o conjunto de fatores que determinam a comportamento em vista de um objetivo.

 É a motivação que leva o organismo a apresentar múltiplas respostas e a ter uma elas reforçada pelo seu efeito.

 2.2. O reforço
O reforço é reconhecido na prática como recompensa ou punição. E o objeto ou evento que reforça é chamado de incentivo.

 O reforço é o processo que aumenta a força do condicionamento pela redução dos estímulos de impulsos.

O reforço ocorre quando o organismo é incentivado, isto é, quando encontra o objetivo (alimento, água, dinheiro).

O reforço acontece quando o trabalhar atinge algum objetivo, consegue algum incentivo (material ou não).

2.3. A associação
A associação nada mais é do que o estabelecimento de relações funcionais entre estados e atividades psicológicas durante a experiência do indivíduo.

 A associação consiste de conexões que ocorrem durante o processo do pensamento. Ligações entre o estímulo e uma resposta no condicionamento, ou entre um estímulo condicional e um incondicional.

 São as associações de estímulos ambientais aos incondicionados e às respostas que determinarão uma hierarquia de respostas adquiridas, as quais se organizam em hábitos e estes em traços de personalidade.

 3. OS CONDICIONAMENTOS

Os administradores devem conhecer os processos de condicionamento, uma vez que estes, constantemente, se colocam no papel de dirigente dos processos de aprendizagem.

3.1. Condicionamento

Definição:

Processo de treinamento que produz uma resposta condicionada. O estímulo condicional é associado ao incondicional e, depois de algumas repetições, o indivíduo reage ao condicional como se reagisse ao incondicional.

Tipos de condicionamento
Temos dois tipos de condicionamento: o clássico e o instrumental

3.1.1. Condicionamento clássico
Consiste em repetir a apresentação do estímulo condicional (som, por exemplo) seguido do incondicional (alimento, por exemplo) numa relação controlada, até que surjam alterações nas tendências reativas com respeito ao estímulo condicional, que não faria surgirem respostas se não houvesse sido estabelecida essa relação com o incondicional.

 3.1.2. Condicionamento instrumental
O reforço operante é dado após a resposta exigida, quando aparece a resposta condicionada. A ação do organismo produz a agente que reforça.

O condicionamento instrumental está sob controle da lei do efeito e as principais respostas existem através do equipamento muscular estriado.

4. PRINCÍPIOS INDISPENSÁVEI A UMA BOA APRENDIZAGEM

O aprendiz deve:
1.     Ser orientado em seus ensaios;
2.     Saber como está se saindo em suas realizações;
3.     Enfrentar problemas insuperáveis, que o levarão ao estado de frustração;
4.     Ter dentro do possível o incentivo (que reforçará sua resposta) logo em seguida ao comportamento esperado pelo dirigente;
5.     Ser orientado acerca do significado de sua aprendizagem e de como poderá se valer dela, isto é, para quais situações será útil seu novo comportamento;
6.     Estar ciente de que o que aprende o beneficiará, social e economicamente.

 5. APRENDIZAGEM PROGRAMADA

A aprendizagem programada é um método que nasceu das teorias associacionistas da aprendizagem. Ela não permite o gasto excessivo de energia do aprendiz, evita o desinteresse e satisfaz as suas necessidades de aprimoramento, realização, conhecimento.

A aprendizagem pode ser programada usando-se máquinas de ensinar, ou, em sua falta, livros e apostilas.

5.1. Os princípios da Aprendizagem Programada
O assunto é exposto de modo de que o aprendiz cometa pouquíssimos erros;

O material a ser ensinado é exposto através de passadas curtas, evitando-se a confusão e permitindo a parada em qualquer parte do programa;

 Quem aprende tem que aprender a fazendo, verificando na hora que responde se acertou ou não;

 O reforço deve ser imediato. Se quem aprende pode confirmar na hora sua resposta, a aprendizagem será melhor e não se fixarão respostas erradas para os estímulos apresentados. O reforço dado logo em seguida à resposta surte maior efeito;

O auto-controle permite à pessoa saber se está se saindo bem; a consciência do que faz favorece, porque a posterior expectativa da pessoa será uma atitude positiva ante o material exposto.

6. AS FRUSTAÇÕES

As frustrações podem ocorrer devido os seguintes:
Obstáculo físico ou ação de outra pessoa;
Conflitos internos, resultantes de oposições entre os motivos do próprio sujeito;
Falta de objetos ambientais, que foram antecipados ao desempenho comportamental.

Quando a frustração é interna, tem sua causa na própria pessoa, dizemos que as barreiras são deficiências;
Quando as barreiras são levantadas no mundo objetivo, dizemos que são obstáculos.

 Para aprender o trabalhador tem que superar algumas frustrações e para ajudá-lo a vencer obstáculos e/ou superar deficiências, é preciso primeiro conhecer as causas das frustrações.

 6.1. Conseqüências das frustrações
A mais imediata conseqüência das frustrações é a agressão, o comportamento de ataque ao obstáculo.

E como os impulsos são acompanhados de reações emocionais, nesse caso aparece a raiva. Mas quando a frustração decorre de conflitos pessoais, não raro a fuga se processa através do álcool ou devaneios.

A pessoa quando frustrada tende a sentir-se irritada e a reagir de modo não agressivo. Algumas respostas não agressivas revelam, no entanto, o desejo inconsciente de destruição.

Na redução das necessidades, pessoas e objetos que nos impedem, nos bloqueiam, fazem com que nossa energia seja deslocada e gasta através de:

1.     Hostilidade com os outros;
2.     Isolamento;
3.     Devaneio;
4.     Projeção;
5.     Regressão;
6.     Repressão.

6.2. Causas de frustrações entre diretores e empregados

Para a direção:
1.     Aumento da produtividade com baixa no preço do produto favorecendo a vendagem;
2.     Utilização racional de todos os recursos da empresa;
3.     Interesse dos trabalhadores e participação proporcional do indivíduo nos ganhos.

Para os empregados:

1.     Satisfação no trabalho;
2.     Reconhecimento da direção pelo esforço dispendido;
3.     Aumento nos salários;
4.     Melhor posição social dentro da empresa, com o respeito dos superiores e colegas;
5.     Boas relações sociais com os companheiros.

 Conhecendo-se os princípios fundamentais da motivação e da aprendizagem, o administrador estará melhor preparado para a execução dos planejamentos empresariais.
 

 

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