1. APRENDIZAGEM
Definição
Processo através do qual se adquire a capacidade de responder adequadamente a uma situação que pode ou não ter sido encontrada anteriormente.
No entanto, uma definição de aprendizagem depende muito da escola de quem faz a definição. Por exemplo, os gestalistas (Gestalt) afirma que a aprendizagem é o processo de “ver” por dentro uma situação.
A definição mais aceita de aprendizagem é a seguinte:
“Aprendizagem é a modificação do comportamento em virtude de experiências passadas”.
2. FATORES DA APRENDIZAGEM
2.1. A motivação
A motivação é o fato primordial para que ocorra a aprendizagem e a motivação, isto é o conjunto de fatores que determinam a comportamento em vista de um objetivo.
O reforço ocorre quando o organismo é incentivado, isto é, quando encontra o objetivo (alimento, água, dinheiro).
O reforço acontece quando o trabalhar atinge algum objetivo, consegue algum incentivo (material ou não).
2.3. A associação
A associação nada mais é do que o estabelecimento de relações funcionais entre estados e atividades psicológicas durante a experiência do indivíduo.
Os administradores devem conhecer os processos de condicionamento, uma vez que estes, constantemente, se colocam no papel de dirigente dos processos de aprendizagem.
3.1. Condicionamento
Definição:
Processo de treinamento que produz uma resposta condicionada. O estímulo condicional é associado ao incondicional e, depois de algumas repetições, o indivíduo reage ao condicional como se reagisse ao incondicional.
Tipos de condicionamento
Temos dois tipos de condicionamento: o clássico e o instrumental
3.1.1. Condicionamento clássico
Consiste em repetir a apresentação do estímulo condicional (som, por exemplo) seguido do incondicional (alimento, por exemplo) numa relação controlada, até que surjam alterações nas tendências reativas com respeito ao estímulo condicional, que não faria surgirem respostas se não houvesse sido estabelecida essa relação com o incondicional.
O condicionamento instrumental está sob controle da lei do efeito e as principais respostas existem através do equipamento muscular estriado.
4. PRINCÍPIOS INDISPENSÁVEI A UMA BOA APRENDIZAGEM
O aprendiz deve:
1. Ser orientado em seus ensaios;2. Saber como está se saindo em suas realizações;
3. Enfrentar problemas insuperáveis, que o levarão ao estado de frustração;
4. Ter dentro do possível o incentivo (que reforçará sua resposta) logo em seguida ao comportamento esperado pelo dirigente;
5. Ser orientado acerca do significado de sua aprendizagem e de como poderá se valer dela, isto é, para quais situações será útil seu novo comportamento;
6. Estar ciente de que o que aprende o beneficiará, social e economicamente.
A aprendizagem programada é um método que nasceu das teorias associacionistas da aprendizagem. Ela não permite o gasto excessivo de energia do aprendiz, evita o desinteresse e satisfaz as suas necessidades de aprimoramento, realização, conhecimento.
A aprendizagem pode ser programada usando-se máquinas de ensinar, ou, em sua falta, livros e apostilas.
5.1. Os princípios da Aprendizagem Programada
O assunto é exposto de modo de que o aprendiz cometa pouquíssimos erros;
O material a ser ensinado é exposto através de passadas curtas, evitando-se a confusão e permitindo a parada em qualquer parte do programa;
O auto-controle permite à pessoa saber se está se saindo bem; a consciência do que faz favorece, porque a posterior expectativa da pessoa será uma atitude positiva ante o material exposto.
6. AS FRUSTAÇÕES
As frustrações podem ocorrer devido os seguintes:
Obstáculo físico ou ação de outra pessoa;
Conflitos internos, resultantes de oposições entre os motivos do próprio sujeito;
Falta de objetos ambientais, que foram antecipados ao desempenho comportamental.
Quando a frustração é interna, tem sua causa na própria pessoa, dizemos que as barreiras são deficiências;
Quando as barreiras são levantadas no mundo objetivo, dizemos que são obstáculos.
E como os impulsos são acompanhados de reações emocionais, nesse caso aparece a raiva. Mas quando a frustração decorre de conflitos pessoais, não raro a fuga se processa através do álcool ou devaneios.
A pessoa quando frustrada tende a sentir-se irritada e a reagir de modo não agressivo. Algumas respostas não agressivas revelam, no entanto, o desejo inconsciente de destruição.
Na redução das necessidades, pessoas e objetos que nos impedem, nos bloqueiam, fazem com que nossa energia seja deslocada e gasta através de:
1. Hostilidade com os outros;
2. Isolamento;3. Devaneio;
4. Projeção;
5. Regressão;
6. Repressão.
6.2. Causas de frustrações entre diretores e empregados
Para a direção:
1. Aumento da produtividade com baixa no preço do produto favorecendo a vendagem;2. Utilização racional de todos os recursos da empresa;
3. Interesse dos trabalhadores e participação proporcional do indivíduo nos ganhos.
Para os empregados:
1. Satisfação no trabalho;
2. Reconhecimento da direção pelo esforço dispendido;3. Aumento nos salários;
4. Melhor posição social dentro da empresa, com o respeito dos superiores e colegas;
5. Boas relações sociais com os companheiros.
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