segunda-feira, 2 de junho de 2014

GESTÃO DO CONHECIMENTO E O CAPITAL INTELECTUAL

Introdução
 
A discussão sobre a Gestão do Conhecimento e o Capital Intelectual ganhou relevância nos tempos atuais em função de um cenário de constantes mudanças, o que exige das organizações uma atuação competitiva no mercado em que se inserem. 
 
A relevância do temas se encontra no fato de que existe vantagens competitivas que as organizações podem ter, principalmente contando com o conhecimento que as pessoas detêm e que pode ser gerenciados, em algum sentido.
 
Gestão do conhecimento – temas correlatos
Quando tratamos da gestão de conhecimento iremos encontrar vários temas correlatos, a saber:
 
          Capital humano;
          Capital intelectual;
          Vantagens competitivas; Inteligência competitiva;
          Aprendizagem organizacional. 
 
Capital humano e capital intelectual têm sido usadas de forma indistinta na literatura da área. 
 
Capital intelectual ou humano relaciona-se às contribuições trazidas pelas pessoas para o processo produtivo como um diferencial competitivo para as empresas. 
 
O capital humano compreende os sistemas de avaliação de ativos intangíveis. 
 
Definição de capital humano ou intelectual
O exercício pleno das competências humanas num contexto de trabalho. 
 
Compreende as competências dos indivíduos e grupos e as condições propícias do ambiente organizacional à sua expressão. 
 
Definição de inteligência competitiva
A capacidade que as organizações possuem de monitorar as informações do ambiente, a fim de enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades impostas pelo mundo em constante mudança.
 
Outras definições importantes:
Informação:
Informação refere-se aos dados que possuem relevância e propósito, e que levam a compreensão do receptor.
 
Conhecimento:
Conhecimento é uma informação que inclui uma reflexão e uma síntese.
 
A aprendizagem em uma organização
A aprendizagem em uma organização pode ocorrer em três níveis, a saber:
          Nível individual
          Nível do grupo
          Nível da organização 
 
Tipos e criação do conhecimento 
 
Conhecimento explícito
É aquele que independe do contexto e é transmitido de maneira formal, tal como encontramos nos livros, documentos, etc.
 
Conhecimento tácito
Refere-se ao saber prático, difícil de ser formalizado percebido na ação dos sujeitos, relacionado a um contexto especifico, o qual incorpora as experiências individuais ao longo da vida. 
 
O alcance do conhecimento
Não somente o conhecimento formal, dos livros, ou aquele adquirido com a nossa formação acadêmica que importa, mas todas e qualquer forma de conhecimento que agregue valor a uma determinada realidade. 
 
Formas de conversão do conhecimento
Socialização
Refere-se à conversão do conhecimento tácito em explícito. 
 
Como acontece?
Quando as pessoas observam ou imitam o comportamento de outras, elas podem transformar om conhecimento tácito a partir do compartilhamento de suas experiências e habilidades. 
 
Combinação
Como acontece?
Ocorre a troca de um conjunto de conhecimento explícitos entre os indivíduos, quer por meio de reuniões, ou de conversas. São as diferentes formas de trocas que levam à reconfiguração da informação que essas pessoas possuem, gerando um novo conhecimento.
 
Internalização
Como acontece?
Ocorre quando o indivíduo internaliza um conhecimento explícito em tácito, muito semelhante ao aprender fazendo. 
 
Externalização 
Como acontece?
Ocorre quando o indivíduo converte o conhecimento tácito em explícito. Trata-se de um processo de conhecimento perfeito, expresso por analogias, metáforas, símbolos, slogans e modelos, eu são formas de traduzir o conhecimento tácitos em conceitos explícitos. 
 
Conhecimento e aprendizagem
A criação do conhecimento organizacional exige o compartilhamento e a disseminação das experiências individuais. 
 
O conhecimento decorre das interações no ambiente de negócios e é adquirido no processo de aprendizagem. 
 
Vejamos:
As organizações propiciem oportunidades entre as pessoas no trabalho, a fim de que possam compartilhar conhecimentos;
O conhecimento aplicado nas organizações é inesgotável e se renova continuamente;
As organizações devem valorizar os conhecimentos das pessoas, assim como fortalecer ou desenvolver o desejo de aprimoramento contínuo. 
 
Gestão estratégia do conhecimento nas organizações: a importância das pessoas
O conhecimento organizacional parte das pessoas, que aprendem e possibilitam às organizações aprenderem. Elas são consideradas ativos intangíveis, pois são determinantes para o crescimento e a sustentação das pessoas. 
 
Quanto mais conhecimento as organizações possuírem, mais chances elas tem de enfrentar as adversidades e os desafios dom ambiente em que atuam. 
Quais os critérios para que o conhecimento seja considerado estratégico?
Definir qual conhecimento tem que ser importante para sua sobrevivência. Para tanto tem que:
Identificar, monitorar e reter os conhecimentos e competências-chave.
Definir qual conhecimento é prioritário. 
 
Na formulação das estratégias, as organizações buscam identificar os conhecimentos que são essenciais, os existentes em seu ambiente e as competências dos indivíduos e da organização como forma de obter vantagem competitiva. 
 
Como as organizações podem desenvolver o conhecimento que necessitam?
Desenvolvendo ações destinadas à apreensão de novos conhecimentos pelos profissionais;
Contratando pessoas externas à organização para suprir alguma carência de conhecimento;
Realizando parcerias ou alianças estratégicas com empresas, universidades ou instituições externas.
 
Aspectos centrais para o gerenciamento do conhecimento no âmbito das organizações
Aquisição e desenvolvimento de conhecimento;
Disseminação do conhecimento;
Construção da memória organizacional.
 
Vejamos cada um deles: 
Aquisição e desenvolvimento de conhecimento;
Pela resolução sistemática de problemas, como no caso das ferramentas utilizadas nos programas de qualidade pelas organizações;
Pelas experiências adquiridas, em contatos com outras organizações;
Pela contratação de novos profissionais para atuarem na organização, a fim de renovar os conhecimentos ali existentes. 
 
Disseminação do conhecimento;
Pela comunicação e circulação de conhecimento entre as pessoas na organização;
Pelo treinamento;
Pela rotação de pessoas na organização, quando tem oportunidades de experimentar novas formas de trabalho;
Pelo trabalho em equipes diversas, sendo essa uma oportunidade de trocar experiências com pessoas de diferentes culturas e formações. 
 
Construção da memória organizacional
Estar relacionada ao:
Processo de armazenamento de informações relevantes sobre a história da organização, sobre experiências bem-sucedidas e, também, as mal sucedidas. 
 
Essa memória pode ser representada e, bancos de dados, acessíveis aos empregados, de modo a disponibilizar o conhecimento existente na organização, a fim de subsidiar a tomada de decisões e, até mesmo, estimular o surgimento de inovações. 
 
Quais as formas de criar, disseminar e armazenar o conhecimento produzido na organização?
Algumas ações podem ser usadas na gestão do conhecimento, a saber:
Ações de treinamento;
Registro de melhores práticas;
Mapeamento de conhecimentos, sendo que a mais comum é a criação de um portal do conhecimento na internet, ou então criando universidades corporativas como forma de estimular a gestão do conhecimento. 
 
Conclusão
A gestão do conhecimento torna-se vital para as organizações que desejam obter vantagens competitivas, e para isso, tem grande desafio a enfrentar na busca de avaliar o conhecimento existente em seu meio, buscar novas formas de aquisição e de registro, não esquecendo da manutenção de um bom clima de trabalho.

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