Introdução
A discussão sobre a Gestão do Conhecimento e
o Capital Intelectual ganhou relevância nos tempos atuais em função de um
cenário de constantes mudanças, o que exige das organizações uma atuação
competitiva no mercado em que se inserem.
A relevância do temas se encontra no fato de
que existe vantagens competitivas que as organizações podem ter, principalmente
contando com o conhecimento que as pessoas detêm e que pode ser gerenciados, em
algum sentido.
Gestão do conhecimento – temas correlatos
Quando tratamos da gestão de conhecimento
iremos encontrar vários temas correlatos, a saber:
•
Capital
humano;
•
Capital
intelectual;
•
Vantagens
competitivas; Inteligência competitiva;
•
Aprendizagem
organizacional.
Capital humano e capital intelectual têm
sido usadas de forma indistinta na literatura da área.
Capital intelectual ou humano relaciona-se
às contribuições trazidas pelas pessoas para o processo produtivo como um
diferencial competitivo para as empresas.
O capital humano compreende os sistemas de
avaliação de ativos intangíveis.
Definição de capital humano ou intelectual
O exercício pleno das competências humanas
num contexto de trabalho.
Compreende as competências dos indivíduos e
grupos e as condições propícias do ambiente organizacional à sua expressão.
Definição de inteligência competitiva
A capacidade que as organizações possuem de
monitorar as informações do ambiente, a fim de enfrentar os desafios e
aproveitar as oportunidades impostas pelo mundo em constante mudança.
Outras definições importantes:
Informação:
Informação refere-se aos dados que possuem
relevância e propósito, e que levam a compreensão do receptor.
Conhecimento:
Conhecimento é uma informação que inclui uma
reflexão e uma síntese.
A aprendizagem em uma organização
A aprendizagem em uma organização pode
ocorrer em três níveis, a saber:
•
Nível
individual
•
Nível
do grupo
•
Nível
da organização
Tipos e criação do conhecimento
Conhecimento explícito
É aquele que independe do contexto e é
transmitido de maneira formal, tal como encontramos nos livros, documentos,
etc.
Conhecimento tácito
Refere-se ao saber prático, difícil de ser
formalizado percebido na ação dos sujeitos, relacionado a um contexto
especifico, o qual incorpora as experiências individuais ao longo da vida.
O alcance do conhecimento
Não somente o conhecimento formal, dos
livros, ou aquele adquirido com a nossa formação acadêmica que importa, mas
todas e qualquer forma de conhecimento que agregue valor a uma determinada
realidade.
Formas de conversão do conhecimento
Socialização
Refere-se à conversão do conhecimento tácito
em explícito.
Como acontece?
Quando as pessoas observam ou imitam o
comportamento de outras, elas podem transformar om conhecimento tácito a partir
do compartilhamento de suas experiências e habilidades.
Combinação
Como acontece?
Ocorre a troca de um conjunto de
conhecimento explícitos entre os indivíduos, quer por meio de reuniões, ou de
conversas. São as diferentes formas de trocas que levam à reconfiguração da
informação que essas pessoas possuem, gerando um novo conhecimento.
Internalização
Como acontece?
Ocorre quando o indivíduo internaliza um
conhecimento explícito em tácito, muito semelhante ao aprender fazendo.
Externalização
Como acontece?
Ocorre quando o indivíduo converte o
conhecimento tácito em explícito. Trata-se de um processo de conhecimento
perfeito, expresso por analogias, metáforas, símbolos, slogans e modelos, eu
são formas de traduzir o conhecimento tácitos em conceitos explícitos.
Conhecimento e aprendizagem
A criação do conhecimento organizacional
exige o compartilhamento e a disseminação das experiências individuais.
O conhecimento decorre das interações no
ambiente de negócios e é adquirido no processo de aprendizagem.
Vejamos:
As organizações propiciem oportunidades
entre as pessoas no trabalho, a fim de que possam compartilhar conhecimentos;
O conhecimento aplicado nas organizações é
inesgotável e se renova continuamente;
As organizações devem valorizar os
conhecimentos das pessoas, assim como fortalecer ou desenvolver o desejo de
aprimoramento contínuo.
Gestão estratégia do conhecimento nas
organizações: a importância das pessoas
O conhecimento organizacional parte das
pessoas, que aprendem e possibilitam às organizações aprenderem. Elas são
consideradas ativos intangíveis, pois são determinantes para o crescimento e a
sustentação das pessoas.
Quanto mais conhecimento as organizações
possuírem, mais chances elas tem de enfrentar as adversidades e os desafios dom
ambiente em que atuam.
Quais os critérios para que o conhecimento
seja considerado estratégico?
Definir qual conhecimento tem que ser
importante para sua sobrevivência. Para tanto tem que:
Identificar, monitorar e reter os
conhecimentos e competências-chave.
Definir qual conhecimento é prioritário.
Na formulação das estratégias, as
organizações buscam identificar os conhecimentos que são essenciais, os
existentes em seu ambiente e as competências dos indivíduos e da organização
como forma de obter vantagem competitiva.
Como as organizações podem desenvolver o
conhecimento que necessitam?
Desenvolvendo ações destinadas à apreensão
de novos conhecimentos pelos profissionais;
Contratando pessoas externas à organização
para suprir alguma carência de conhecimento;
Realizando parcerias ou alianças
estratégicas com empresas, universidades ou instituições externas.
Aspectos centrais para o gerenciamento do
conhecimento no âmbito das organizações
Aquisição e desenvolvimento de conhecimento;
Disseminação do conhecimento;
Construção da memória organizacional.
Vejamos cada um deles:
Aquisição e desenvolvimento de
conhecimento;
Pela resolução sistemática de problemas,
como no caso das ferramentas utilizadas nos programas de qualidade pelas
organizações;
Pelas experiências adquiridas, em contatos
com outras organizações;
Pela contratação de novos profissionais para
atuarem na organização, a fim de renovar os conhecimentos ali existentes.
Disseminação do conhecimento;
Pela comunicação e circulação de
conhecimento entre as pessoas na organização;
Pelo treinamento;
Pela rotação de pessoas na organização,
quando tem oportunidades de experimentar novas formas de trabalho;
Pelo trabalho em equipes diversas, sendo
essa uma oportunidade de trocar experiências com pessoas de diferentes culturas
e formações.
Construção da memória organizacional
Estar relacionada ao:
Processo de armazenamento de informações
relevantes sobre a história da organização, sobre experiências bem-sucedidas e,
também, as mal sucedidas.
Essa memória pode ser representada e, bancos
de dados, acessíveis aos empregados, de modo a disponibilizar o conhecimento
existente na organização, a fim de subsidiar a tomada de decisões e, até mesmo,
estimular o surgimento de inovações.
Quais as formas de criar, disseminar e
armazenar o conhecimento produzido na organização?
Algumas ações podem ser usadas na gestão do
conhecimento, a saber:
Ações de treinamento;
Registro de melhores práticas;
Mapeamento de conhecimentos, sendo que a
mais comum é a criação de um portal do conhecimento na internet, ou então
criando universidades corporativas como forma de estimular a gestão do
conhecimento.
Conclusão
A gestão do conhecimento torna-se vital para
as organizações que desejam obter vantagens competitivas, e para isso, tem
grande desafio a enfrentar na busca de avaliar o conhecimento existente em seu
meio, buscar novas formas de aquisição e de registro, não esquecendo da
manutenção de um bom clima de trabalho.
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