segunda-feira, 2 de junho de 2014

ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES E NOS NEGÓCIOS

 
Introdução
A corrida desenfreada por resultados e pela competitividade, típica do mundo atual, muitas vezes leva ao esquecimento de elementos centrais à convivência humana.
 
A ética é um desses aspectos que, quando negligenciado, traz conseqüências indesejáveis para as pessoas, para as organizações e tem ocupado atenção de muitas esferas da sociedade.
 
Ética nas organizações: significado e importância
O termo ética, sem seu sentido etimológico deriva do latim mores e do grego ethos e refere-se a reflexão sobre os princípios que norteiam a ação e que diferenciam o bem )correto) do mal (incorreto).

Ética também estar ligado à moral e aos valores
Ética nas organizações: reflexo de uma transformação social.
 
O desemprego, a falta de estabilidade no trabalho, os quais pode gerar um sentimento de insegurança, bem como a impossibilidade de estabelecer projetos futuros que, aliados à cultura do individualismo, podem ser considerados importantes fatores de interferência na conduta ética adotada no contexto atual das organizações.
 
As transformações contemporâneas no mundo minam p caráter dos trabalhadores, gerando insegurança com relação ao padrão moral de comportamento das gerações futuras, pois tem dificuldades de estabelecer parâmetros do que é certo ou errado.
 
Os debates recentes que presenciamos nos meios de comunicação em nosso país tem demonstrado essa dificuldade de discernimento do que é certo e do que é errado. Principalmente no mundo político.
 
A ética no contexto do trabalho tem sido tratada sob três aspectos:
• Código normativo que age como dispositivo disciplinatório e de sujeição à força no trabalho;
• Processo identificatório que está relacionado ao reconhecimento social do trabalhador como cidadão;
• Possibilidades colocadas pelo código normativo associado ao trabalho que baliza a ética prática reflexiva da liberdade e que serve de parâmetro para comparação entre regimes que, de verdade, restringem ou permitem uma maior liberdade nas decisões dos trabalhadores quanto ao próprio destino.
 
Ética e a gestão de pessoas
Consiste numa reflexão crítica que permita a escolha da melhor forma de agir. Essa reflexão tem por objeto moral, os valores e os princípios que na prática estabelecem as regras do agir em recursos humanos.
 
A ética na gestão de pessoas
A postura ética deve estar presente desde a seleção de pessoas para atuar na organização até o processo de demissão.
 
A abrangência da ética nas organizações
  • Seleção de pessoas, implica no fato de que os processos seletivos oferecem oportunidades iguais para todos sem discriminação de cor, raça, sexo religião e nacionalidade;
  • Compromisso com valores, o que implica no fato de que as pessoas devem ser selecionadas também pelo alinhamento com os valores da organização;
  • Avaliação das pessoas, o que implica em imparcialidade e a justiça são importantes na avaliação de subordinados, e devem ser explicitadas;
  • Remuneração, o que implica numa remuneração justa e ter como referência o mercado;
  • Relações trabalhistas, o que implica em garantir a representatividade dos trabalhadores da empresa e a liberdade de organização de atividades associativas;
  • Demissão, o que implica no processo de demissão digno e justo. A comunicação deve ser pessoal, individualizada e feita com privacidade;
  • Relacionamento entre pessoas, o que implica no desenvolvimento de condições para um clima produtivo e agradável através da qualidade do relacionamento;
  • Transparências nos contratos, o que implica clareza e lealdade ao representar a organização na negociação com colaboradores atuais ou em contratação;
  • Qualidade de vida, o que implica no esforço para obter resultados na melhoria de vida dos funcionários;
  • Ambiente físico, o que implica na melhoria dos materiais de trabalho necessário e que garantam a segurança e a saúde dos funcionários;
  • Vida pessoal, o que implica no equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal de forma a permitir a realização integral do trabalhador com pessoa humana, preservando-lhe a vida social, o desenvolvimento de projetos pessoais, etc;
  • Atividades paralelas, o que implica no fato de não haver conflito de interesse entre as atividades na organização e a participação em atividades externas paralelas ao trabalho;
  • Responsabilidade social, o que implica no ato de patrocinar e estimular a participação das pessoas em atividades comunitárias e de incentivo à cidadania;
  • Cooptação, o que implica na não promoção, nem divulgação na organização de movimentos político-partidários, religiosos, nem radicais de nenhuma natureza, respeitando a liberdade de opinião e a privacidade de cada um;
  • Comunicação, o que implica na manutenção de um canal de comunicação de mão dupla, aberto e acessíveis, entre a organização e seus colaboradores;
  • Comportamento, o que implica na criação de um ambiente íntegro, justo e de respeito mútuo não compatível com favores, subornos, chantagem, vantagens, nem ganhos ilícitos.
  • Trabalho infantil, o que implica em não manter relacionamento profissional com organizações comprometidas com o trabalho infantil;
  • Responsabilidade por patrimônio e informações, o que implica no fato de que os colaboradores devem preservar os bens da organização e participar da gestão dos custos operacionais. Devem também preservar as informações confidenciais da organização.

Quais seriam os resultados para uma organização do não atendimento desses princípios?
Uma série de conseqüências, a saber:
• Ausentismo, baixa motivação, falta de preocupação com a qualidade dos produtos e serviços, ausência de sugestões para melhoria no trabalho, falta de comprometimento e, ate mesmo, sabotagens podem surgir em decorrência.
 
Será que basta elaborar um código de ética para se obter comportamentos éticos desejados em uma organização?
O código de ética sem uma reflexão gera ações sem sentidos, daí na necessidade de um código, mas também a reflexão dos atos por parte de todos que compõem a organização;
O código neste caso funciona como um parâmetro que merece reflexão com base nos valores e princípios, a fim de se buscar a melhor forma de agir.
 
O que cabe à área de Gestão de Pessoas no que concerne ao código de ética?
Ela é responsável pela gestão ética nas organizações para tanto deve haver discussão, análise e esclarecimento do código para que as pessoas assumam as responsabilidades desejadas.
 
Aqui entra os seguintes pontos que merecem destaques:

Ética nos negócios
O comportamento da organização nos negócios deve estar amparado em orientações validadas socialmente de acordo com as regras de comportamento estabelecidas.
 
O que pode acontecer quando uma organização não tem ética nos negócios?A imagem da organização ficará comprometida e, provavelmente, afetará a realização de novos negócios.
A conduta ética deve retratar valores desejados pela organização, não somente no comportamento dos seus empregados, mas na relação com os clientes, fornecedores e parceiros.
 
O que é assédio moral?
Toda e qualquer conduta abusiva manifestando-se sobretudo por comportamento, palavras, gestos, escritos que possam trazer dano à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, pôr em perigo seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho.

Nas formas ditas mais perversas, o assédio moral pode se dar sob diferentes modos:
  • Quando alguém ignora o outro no trabalho;
  • Quando desqualifica o outro;
  • Adota uma conduta que faz com que a o outro perca a auto-confiança;
  • Quando submete o outro a tarefas desqualificantes, as quais exijam competências muito aquém do que ele seria capaz de realizar;
  • Quando induz a pessoa ao erro para submetê-la a uma situação constrangedora e prejudicar a sua imagem.

Detalhe: O assédio sexual é uma das formas de assédio moral e a vítima mais comum é a mulher.
 
Conclusão
Vemos que a conduta não ética no contexto do trabalho traz conseqüências negativas para as pessoas, assim como para as organizações.
O código de ética da organização indica princípios a serem seguidos, mas não dispensa a reflexão contínua sobre como atuamos nas organizações.
Sejamos criativos para buscar continuamente formas de produzir um trabalho de excelência em um clima saudável.

Nenhum comentário: