segunda-feira, 2 de junho de 2014

LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES EFETIVAS

 
 
Introdução
Iniciamos esse tema com a discussão de alguns aspectos relevantes em relação às equipes. São vários os tipos de grupos ou equipes, mas nossa atenção recairá nas equipes de trabalho.
 
Grupo e equipe
Uma discussão presente em quase todas as obras sobre equipes refere-se à diferenciação conceitual em ter grupos e equipes.
 
Grupo
É o conjunto de pessoas que compartilham valores, crenças, visões semelhantes de mundo, possuem uma identidade e pode ser considerado um todo. A unidade do grupo é decorrente dos laços afetivos estabelecidos.
 
Equipe
É o conjunto de pessoas que buscam um objetivo claro e definido.
As habilidades de seus componentes são direcionados ao cumprimento de tarefas vinculadas a um objetivo maior.
 
Equipe efetiva: características essenciais
Equipe efetiva é formada dentro de um processo de construção e desenvolvimento que contempla ações diversas e contínuas.
 
Características essenciais
Comunicação aberta;
Conflito;
Habilidades,
Características de personalidade dos membros;
Cooperação;
Nível de esforço conjunto para realização das tarefas;
Conhecimentos e habilidades dos membros
Uso estratégias adequadas para o desempenho.
 
Liderança
Característica de um líder.
Antes de apresentarmos as características de líderes, veremos as teorias de liderança:
Teoria dos traços (1920 – 1950 – Limongi-França e Arellano)
O líder é visto como alguém que possui determinadas características inatas (traços, físicos, intelectuais, sociais e outros direcionados para a tarefa).
 
Teorias comportamentais
Teoria dos estilos de liderança e do grid gerencial
 
Teoria dos estilos:
Autocrático;
Democrático;
Laissez-faire.
 
Líder autocrático é aquele centralizador, que toma decisões sem consultar seus liderados, inclusive no que refere à determinação das tarefas e seu modo de realização.
 
Líder de democrático é aquele que envolve seu grupo nas decisões, incentiva a participação, busca delegar autoridade e fornece orientações que visam o desenvolvimento do grupo.
 
Líder laissez-faire é aquele que deixa o grupo atuar como desejar, não assumindo o seu papel de líder.
 
Existem estudos que consideram outros estilos de liderança, tais como:
A liderança voltada para as tarefas, aquela voltada para as pessoas.
A liderança voltada para as tarefas prioriza: as tarefas, os prazos, as metas e as responsabilidades individuais.
A liderança voltada para pessoas valoriza: as relações inter-pessoais e o desenvolvimento da equipe.
 
Além dos estilos que foram apresentados ainda encontramos mais três estilos de liderança, a saber:
Relacionamento;
Situacional;
Tarefa.
 
Relacionamento
As relações de trabalho são caracterizadas pela confiança mútua, amizade, valorização da individualização, calor humano, respeito pelas idéias dos liderados e interesse por seus sentimentos. O líder valoriza as relações inter-pessoais no trabalho.
 
Situacional
Contempla a habilidade do gerente em identificar e se adaptar à realidade em que trabalha, a partir da flexibilidade para mudar de estilo de acordo com as exigências do meio e inclusive as de seus liderados.
 
Tarefa
Destaca a habilidade do líder para definir estruturas o seu papel e o dos liderados, com a preocupação central na realização dos aspectos técnicos, nos padrões, nos métodos e procedimentos de trabalho, com foco no cumprimento das metas.
 
Teoria Grid Gerencial
A denominação Grid gerencial foi criada por Blake e Mouton, na Universidade de Ohio, foi atribuída a um programa de treinamento e desenvolvimento gerencial.
 
A teoria grid gerencia parte da idéia de que um líder pode combinar os dois estilos: pessoas e tarefas.
Os estilos são cruzados e representados em uma grade, com cinco diferentes possibilidades de tipos de líderes, a saber:
• Líder que não se preocupa com as tarefas, nem com as pessoas;
• Líder orientado para as pessoas;
• Líder medianamente preocupado com os resultados e pessoas;
• Líder orientado para a produção e;
• Líder orientado simultaneamente para as pessoas e para as tarefas.
 
Teorias contingências
Nas teorias contingências, o foco maior é no fenômeno da liderança, considerando três aspectos: o líder, os liderados e o contexto da liderança.
 
As teorias contingenciais apresentam os seguintes modelos: caminho-objetivo desenvolvido, teoria da liderança situacional e participação do líder.
 
Vejamos os modelos/teoria:
Modelo do caminho-objetivo (House)
O líder é visto como alguém que auxilia seus liderados no alcance de seus objetivos oferecendo-lhes apoio e direção.
 
Teoria liderança situacional (Hersey e Blanchard)
O foco é nos liderados, de modo que para ser bem sucedido o líder deve selecionar o estilo de atuação mais adequado ao nível de preparo ou de maturidade dos seguidores.
Modelo de participação do líder (Vroom e Yetton)
O foco é na relação entre o comportamento do líder e o grau de participação dos liderados no processo decisório.
 
São cinco os estilos de liderança contemplados nesse modelo, a saber:
• Autocrático I (A decisão é feita somente pelo líder);
• Autocrático II (O líder solicita sugestões ao grupos, mas decide sozinho);
• Consultivo I (O líder compartilha a situação com cada membro do grupo isoladamente, pede sugestões, mas decide sozinho, sendo ou não influenciado pela opinião do grupo);
• Consultivo II (O líder reúne o grupo para discutir a situação, mas decide sozinho, tendo ou não influência do grupo para discutir a situação, mas decide sozinho, tendo ou não influência do grupo em sua decisão);
• Grupo II (O líder reúne seu grupo, discutem e identificam alternativas de ação e buscam consenso sobre a melhor decisão).
 
Outros tipos de liderança
Liderança carismática;
Liderança transformacional;
Liderança transacional;
 
Liderança carismática
É aquela que encontra a aceitação incondicional, obediência espontânea e crença na sua capacidade por parte do seu grupo.
 
Liderança transformacional
É aquela que possibilita transformações tanto no seu grupo como nele próprio, em termos de conscientização, envolvimento e busca de auto-realização.
 
Liderança transacional
É aquela que possibilita transações gratificantes tanto para ele, quanto para sua equipe em determinado contexto organizacional.
 
O papel do líder na efetividade da equipe
Um líder desempenha um papel fundamental tanto na construção quanto no desenvolvimento das equipes de trabalho.
 
O papel do líder estar relacionado à gestão de pessoas, processos, metas e mudanças.
 
No caso da gestão de pessoas, o líder assume o papel de mentor (escuta, apóia e reconhece os esforços dos empregados) e de facilitador (estimula o esforço coletivo, cria coesão moral e administra os conflitos).
 
Qual o melhor estilo?
Não existe receita, nem uma regra de qual estilo de líder é o ideal, mas as pesquisas e a prática organizacional tem evidenciado certos comportamentos dos lideres os quais são considerados eficazes na busca dos resultados desejados pela organização e na manutenção de um clima ético e cordial.
 
Líderes úteis na gestão de pessoas
O líder deve ser democrático e estimular a participação de sua equipe, solicitando opiniões, avaliações e sugestões voltadas para o trabalho;
O líder deve contribuir para o clima harmonioso da equipe, buscando estimular a busca conjunta para solução dos conflitos que venha a ocorrer;
O líder que tenha uma postura que considera o desenvolvimento das pessoas primordial para o desempenho da organização.
 
Conclusão
As características de um líder podem ser adquiridas a partir de diferentes ações de aprendizagem e experiências diversas, uma equipe pode se desenvolver e adquirir os ingredientes necessários para um desempenho de alto nível, contando para isso com um líder que seja capaz de estimular e apoiar esse desenvolvimento.

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