sábado, 20 de setembro de 2014

GORDOFOBIA - PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO CONTRA A OBESIDADE


(Preconceito, como o nome já é um pré-conceito, um "juizo" preconcebido, manifestado de maneira discriminatória. Discriminar significa "fazer uma distinção".)

Desde que há registros do Homem na História, há contos sobre preconceitos. Fossem eles de cor, raça, credo, beleza ou gênero, o homem sempre julgou seus semelhantes à forma que tinham e ao modo que pensavam.

Atualmente, mesmo havendo penas legais sobre o assunto, a temática continua polêmica e está, também, no meio empresarial.

Apesar de a sociedade estar mais, digamos, civilizada, muitas pessoas carregam consigo alguma carga negativa sobre determinados tipos físicos ou de personalidades.

Seja porque a vida lhes ensinou isso (experiência), seja pelos padrões que a sociedade em que cada um vive prega.

Mas o principal problema neste pré-julgamento está na ignorância: porque julgar alguém que, na maioria das vezes, sequer conhece?

Hoje eu venho discorrer sobre as pessoas que estão acima do peso. Sempre alvo de chacotas, ou bullying para os termos mais modernos, muitos obesos têm problemas no âmbito profissional, seja para conseguir um emprego, seja para construir uma imagem competente.

E isso não é achismo, pesquisas comprovam que uma série de empresas têm fortes preferências por não contratar pessoas com peso excessivo. O curioso é o motivo que elas dão para não fazê-lo.

Muitas delas alegam sobre a morosidade para execução de trabalhos e outras várias apontam para o “desleixo”.

Elas seguem a seguinte linha de raciocínio: “como só é gordo quem quer,  qualquer um que apareça aqui e seja gordo é uma pessoa desleixada por não cuidar da própria saúde e aparência”. Grandioso engano. Ninguém, ou quase ninguém, tem quilos a mais porque quer.
 
Vários são os fatores: ou há predisposição genética para ganho de peso e retenção de gordura ou, realmente, a pessoa não regula a alimentação que ingere e também não procura por exercícios físicos, ou por questões emocionais etc..

É verdade que o estilo de vida hoje, na maioria das sociedades, favorece muito ao sedentarismo, mas todos sabem que a escolha pela prática de exercícios físicos só beneficia o corpo.

Os mitos que causam o preconceito e a discriminação
As pessoas obesas são desleixada,  desorganizadas com a vida e doentes e etc;
As pessoas obesas são preguiçosas, lentas, improdutivas e suscetíveis a afastamentos por motivos de saúde é muito maior que outra pessoa qualquer;
As pessoas obesas são feias e sem estética;
As pessoas obesas não fazem sexo como as demais pessoas;
As pessoas obesas tem dificuldade de namorar e encontrar pessoas que tenham interesse por elas;
As pessoas obesas morrem na sua maioria com problemas de coração;
Mitos, mitos, quando não, mentira. Nada disso tem comprovação, a não ser no que chamamos de obesidade mórbida que origem ainda não determinada pela ciência.

Hoje se calcula que 40% da população brasileira estejam acima do peso e 13% esteja obesa.

Vejamos o que é obesidade e obesidade mórbida:
Obesidade:
A obesidade é uma excessiva proporção de gordura corporal total.

Uma pessoa é considerada obesa quando o seu peso é 20% ou mais acima do peso normal.
 
A medição mais comum da obesidade é o índice de massa corporal ou IMC.
-Uma pessoa é considerada em sobrepeso quando seu IMC está entre 25 e 29,9.
-Uma pessoa é considerada obesa quando seu IMC é igual ou superior a 30.

Obesidade mórbida:
"A obesidade mórbida" (onde o excesso de peso é suficientemente grave para interferir com a saúde ou com as funções normais do corpo) significa que uma pessoa está 50% a 100% acima do peso normal, tem mais de 45 Kg acima do peso normal ou tem um IMC de 40 ou superior.

Nesses casos citados a pessoas precisa de um acompanhamento médico e de outros profissionais para manter o peso normal ou dentro da faixa de normalidade.

Isso por questões de saúde e não meramente aparência física.

Em minha opinião, nos não estamos preocupados com obesidade por questão de saúde, e sim por questões ligadas a aparência.

Ou melhor, somos levados pela mídia e por grandes indústrias que faturam milhões com fórmulas mágicas que prometem milagres e alguns profissionais da área de saúde sem escrúpulo.

A preocupação das pessoas deve ser com a saúde e o bem estar, com a prevenção de algumas doenças que algumas pessoas estão mais expostas do que outras, tanto faz se são magras ou gordas.

O que vemos hoje é uma preocupação doentia e ao mesmo tempo uma insanidade para termos um corpo perfeito, quando na verdade ele nunca vai existir.

Aliás, a nossa sociedade vive duas busca de modo doentia: busca pela perfeição e felicidade plena, coisas que no absoluto nunca existirão, sempre serão parciais.

O perigo se encontra nos extremos, pois aqui pode haver uma descompensação o que pode acarretar outros tipos de problemas para a saúde.

Outra coisa que devemos ter em mente são as causas da obesidade para daí buscarmos a ajuda que de fato possa ajudar as pessoas a terem uma vida de qualidade.

Quais as causas da obesidade?
A obesidade ocorre quando uma pessoa consome mais calorias do que as queima.
 
Para muitas pessoas isto se resume a comer muito e praticar pouco exercício.
 
Mas existem outros fatores que também desempenham um papel na obesidade. Estas podem incluir:
Idade.
Conforme se envelhece, a capacidade do organismo em metabolizar alimentos desacelera e o adulto não precisa de tantas calorias para manter seu peso.
 
É por isso que aos 40, mesmo mantendo uma alimentação semelhante aos 20 anos de idade, se ganha peso.

Genero.
As mulheres tendem a ter mais sobrepeso que os homens.
 
Os homens têm uma maior taxa metabólica de repouso (ou seja, os homens queimam mais energia em repouso) do que mulheres, portanto os homens requerem mais calorias para manter o seu peso corporal.
 
Além disso, a taxa metabólica das mulheres diminui quando atingem a pós-menopausa.
 
Por esse motivo muitas mulheres após a menopausa aumentam de peso.

Genética.
Obesidade (e magreza) tende a funcionar nas famílias.
 
Num estudo com adultos que foram adotados enquanto crianças, os pesquisadores descobriram que os pesos dos adultos participantes estavam mais próximos dos pesos dos seus pais biológicos do que dos seus pais adotivos.
 
O ambiente proporcionado pela família adotiva, aparentemente, teve menor influência sobre o desenvolvimento da obesidade do que a composição genética da pessoa.
 
Na verdade, se a sua mãe biológica tem excesso de peso, há cerca de 75% de possibilidade de você ter excesso de peso. Se a sua mãe biológica é magra, também há uma chance de 75% de ser magro (a).
 
No entanto, muitas pessoas geneticamente predispostas à obesidade, não se tornam obesas ou são capazes de perder peso e mantê-lo.
 
Fatores ambientais.
Embora os genes sejam um fator importante em muitos casos de obesidade, o ambiente de uma pessoa também desempenha um papel significativo.
 
Os fatores ambientais incluem comportamentos de vida, tais como o que uma pessoa come e o quanto ativo é essa mesma pessoa.

De facto, indivíduos ativos requerem mais calorias do que os menos ativos para manter seu peso.
 
Além disso, a atividade física tende a diminuir o apetite em indivíduos obesos, aumentando a capacidade do organismo de metabolizar a gordura, preferencialmente, como fonte de energia.
 
Grande parte do aumento da obesidade nos últimos 20 anos resultou da diminuição do nível de atividade física diária e não apenas da mudança nos hábitos alimentares.
 
Fatores Psicológicos.
Fatores psicológicos também influenciam os hábitos alimentares e obesidade.

Muitas pessoas comem em resposta às emoções negativas, tais como o tédio, tristeza ou raiva.
 
Enquanto a maioria das pessoas obesas não têm mais distúrbios psicológicos do que as pessoas com o seu peso normal, cerca de 30% das pessoas que procuram tratamento para problemas de peso têm sérias dificuldades com a compulsão alimentar.
 
Durante um episódio de compulsão alimentar, as pessoas comem grandes quantidades de comida sem se conseguirem controlar.

Doença.
Apesar de não ser tão comum como muitos pensam, existem algumas doenças que podem causar obesidade.
 
Estes incluem problemas hormonais como hipotiroidismo (tireóide pouco ativa retarda o metabolismo), depressão e algumas doenças raras do cérebro que podem levar a excessos.

Medicação.
Certos medicamentos como esteróides e alguns antidepressivos, podem causar aumento de peso excessivo.
 
Cuidados que devem ter:
Aceite as outras pessoas com elas são, evite achar que as pessoas são de outro planeta só por que não são iguais a vocês;
Aceite a realidade humana, ninguém é perfeito absolutamente, sem de maneira subjetiva, nem de maneira objetiva;
Respeite os sentimentos e as dores das pessoas que às vezes sofrem por questões genéticas ou por questões de enfermidade ou mudanças hormonais;
Não apoie, nem participe de piadas que venham a denegrir os outros, seja por qualquer coisa que venha a estar presente no outro ser humano;
Vamos fazer uso da razão diante da mídia e das grandes indústrias que faturam milhões em cima da miséria do povo, sem realmente ter o objetivo de ajudar o ser humano;
Seja adepto do simples do natural, daquilo que realmente faz com que as pessoas sejam felizes.
 

Nenhum comentário: