A pesquisa de campo feita por Maria Isabel da Cunha, encontrada no
livro O BOM PROFESSOR E SUA PRÁTICA, p. 137 - 148, deixa claro as habilidades e indicadores dos bons professores.
Ao pesquisador da matéria os pontos que merecem atenção são os seguintes:
HABILIDADES NO RELACIONAMENTO COM A ORGANIZAÇÃO DO CONTEXTO AULA
1. Explica para seus alunos o objetivo do estudo que vai realizar.
2. Localiza historicamente o conteúdo em foco.
- Aqui entra a localização da origem do conhecimento bem como seu valor histórico.
3. Estabelece relação do conteúdo em questão com outras áreas do saber.
- Aqui o conhecimento passa a ser visto como um todo e não como algo departamentalizado.
4. Usa artifícios verbas para apontar questões fundamentais dentro do conteúdo estudado.
- As expressões induzem a percepção do significado, ou explicitam o mais importante dentro do conteúdo.
5. Usa uma maneira de ou para apresentar o roteiro da aula e favorece a compreensão lógica do assunto em pauta.
HABILIDADES QUE INCENTIVAM A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO
1. Sabe formular perguntas.
2. Sabe estabelecer uma forma de diálogo.
- Aqui o ponto chave é a exploração do assunto em pauta por parte do aluno, provocando no mesmo uma disponibilidade para a participação.
3. Sabe transferir a pergunta (indagação) de um aluno para todo o grupo.
4. Sabe fazer uso da palavras que reforçam o positivo perante às respostas dos alunos.
- O estímulos verbal expressa a crença do professor no aluno e na sua capacidade de contribuir para a aprendizagem.
HABILIDADES NO TRATO COM A MATÉRIA QUE ENSINA
1. Esclarece conceitos e explica de maneira objetiva o seu discurso.
- Existe uma preocupação em tornar compreensível o conteúdo ensinado.
2. Demonstra profundo conhecimento da matéria que ensina e tem capacidade de trabalhar com as dúvidas e de analisar a estrutura da matéria, sendo profundo estudioso do assunto.
3. Na explanação da matéria usa como estratégia e exemplo, ou a citação de exemplos.
- Sendo que a construção de exemplos parece estar muito vinculado à relação teoria-prática.
- Aqui entre o exercício da pesquisa e a capacidade que o professo pode desenvolver em tornar sua prática profissional e a sua sala de aula como permanente objeto de investigação.
4. Sabe explorar e aproveitar sua atividade de pesquisa e sua prática profissional.
5. Incentiva os alunos ao estudo usando o raciocínio na sala de aula.
COMPOTÊNCIA NA VARIAÇÃO DE ESTÍMULOS
1. Usa adequadamente os recursos de ensino, quadro de giz, quadro branco, retroprojetor, multimídia, etc.
2. Sabe aproveitar o tempo e o espaço favorecendo a constante participação dos alunos, dando ao professor condição de verificar o nível de atenção.
- Uso correto dos recursos, espaço e tempo demonstra respeito e indica seriedade que o professor encara quanto ao ensino.
3. Sabe formular perguntas que levam ao contraditório. Perguntas que estimulam e questionam a verdade.
HABILIDADE COM O USO DA LINGUAGEM
1. Se preocupa com a clareza confirmando o valor do conteúdo através da justificação.
Aqui entra:
- Clareza no uso terminológico;
- Clareza na maneira de apresentar o conteúdo.
- Isso implica o uso de uma voz audível.
2. Usa ênfase, pausas a situações para exteriorização, ou exteorizar o significado que dá as palavras.
3. Usa com certa dose e senso de humor.
- O senso de humor aproxima os alunos e alivia o clima na sala de aula.
4. Apresenta certas situações engraçadas para dar dinamismo à aula.
Resumido, o que pesou na escolha do bom professor foi a relação entre a teoria e a prática. Sendo que duas características vista no bom professor são: compromisso e seriedade na execução da tarefa de ensinar.
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