segunda-feira, 4 de maio de 2015

PESSOAS TÓXICAS, SEUS VÁRIOS TIPOS E COMO LIDAR COM ELAS

 
O QUE É UMA PESSOA TÓXICA
A pessoa tóxica suga a energia alheia e inferniza a vida dos outros.

As pessoas tóxicas são verdadeiros vampiros emocionais que sugam a energia alheia e infernizam a vida dos outros.

Além disso, elas são parasitas sociais que procuram dominar as vítimas para humilhá-las, anulá-las ou destruí-las.

Conviver com tais pessoas constitui um pesadelo. Os comportamentos doentios que manifestam enfurecem o ser mais equilibrado e as suas emanações negativas envenenam os lugares  por onde passam.

Alguns tipos de pessoas tóxicas
O desmotivador (aquele que só coloca você para trás), o invejoso (aquele depreciador e caluniador), o arrogante (que exibe sua suposta superioridade), o hostil (que maltrata verbalmente), o traidor (que quer passar por cima de você no emprego, etc), o psicopata de baixo nível (que acaba com a vida dos outros e são perigosos),  o neurótico (que estragam a vida a vida de qualquer um).

Característica básica de uma pessoa tóxica
Manipuladora e intratáveis.

CLASSIFICAÇÃO DAS PESSOAS TÓXICAS
Aqui vai uma classificação e consequentemente alguns sinais para identificar os vários tipos de pessoas tóxicas.

1. ARROGANTES
Há uma grande diferença entre confiança e arrogância. Confiança inspira; arrogância intimida.
 
Pessoas arrogantes sempre sabem mais e se sentem superiores aos outros. Elas nunca vão celebrar sua confiança, porque isso interfere na arrogância delas.

2. VÍTIMAS
Uma das piores pessoas que você pode encontrar na sua vida são as que sempre se fazem de vítimas. Elas olham para seus próprios erros e sempre encontram alguém para culpar. Elas nunca se responsabilizam pelas vidas delas.

3. CONTROLADORAS
Elas sabem tudo e a melhor forma de fazer qualquer coisa, mas no fundo são pessoas extremamente inseguras. O problema é que enquanto você estiver rodeada por elas, você nunca terá chance de dar sua opinião ou ser escutado.

4. INVEJOSAS
Elas nunca estão felizes com o que têm e são incapazes de ficarem felizes pelas boas coisas que acontecem com você. Elas acreditam que se alguma coisa benéfica tem que acontecer, deve ser com elas.

5. MENTIROSAS
Mentirosos crônicos são perigosos porque você nunca saberá no que acreditar. Você não poderá contar com as promessas deles ou suas palavras. Eles mentirão para você sobre outras pessoas e sobre outras pessoas para você.

6. NEGATIVAS
Você provavelmente deve conhecer alguém que vive irritado, ressentido, desconfiado de tudo.
 
Negatividade destrói relacionamentos e passar tempo com pessoas assim dá a sensação de que estão sugando sua vida.

7. PESSOAS GANANCIOSAS
Muito de nossa cultura nos guia para querer mais, alcançar mais, faturar mais. Até certo ponto isso é bom, mas se torna tóxico quando alguém quer tudo – o que é seu ou dos outros –, e o processo de conquistar essas coisas se torna mais importante do que até mesmo viver.

8. JULGADORAS
Há uma grande diferença entre julgar com base em dados objetivos e julgar apenas para criticar. Pessoas que julgam demais são rápidas para tirar conclusões que nem sempre se provam corretas. Elas são péssimas ouvintes e comunicadoras.

9. FOFOQUEIRAS
Elas conversam sobre os outros sem distinguir o que é especulação e realidade. Isso é uma forma de elevá-las acima de suas inseguranças. Poucas coisas são mais destrutivas do que fofocas.

10. DESPROVIDAS DE CARÁTER
Se uma pessoa não tem integridade ou honestidade –  trair, manipular, fofocar fazem parte de suas atitudes diárias –, haverá poucas coisas que ela não faça para conseguir o que quer.
 
COMO LIDAR COM PESSOAS TÓXICAS
Antes de qualquer coisa, devemos lembrar que é importante, porém, lembrar de que pessoas temperamentais e negativas podem estar passando por uma fase difícil em suas vidas.

Elas podem estar doentes, extremamente preocupadas, ou mesmo sentindo a falta daquilo de que necessitam em termos de amor e apoio emocional.

Caso essas pessoas passem por isso elas devem ser escutadas, apoiadas e cuidadas, mas mesmo assim, isso não justifica a sua exposição aos estragos que essas pessoas podem fazer.

Embora, por qualquer que seja a causa de suas mudanças de humor repentinas e negatividade, você ainda precise se proteger do comportamento delas às vezes.

Mas existe outro tipo de comportamento temperamental e negativo: o do bulinador tóxico, que usará seus balanços de humor para intimidar e manipular. Este é o aspecto do temperamento ruim, que inflige abusos e miséria duradouros.

Se você observar estas pessoas de perto, você perceberá que as atitudes delas são exageradamente pensando em si mesmas. Suas relações são priorizadas de acordo com a forma como cada uma pode suprir suas necessidades pessoais.

Este é o tipo de comportamento que pretendo explorar neste artigo, o comportamento de pessoas tóxicas.

Então, como você pode lidar com essa implacável toxicidade peculiar de outras pessoas? Vejamos algumas dicas colhidas de vários estudiosos no assunto.

1. SIGA A DIANTE SEM PESSOAS TÓXICAS.
Se você conhece alguém que insiste em manipular a atmosfera emocional destrutivamente, então, tenha certeza: eles são tóxicos.

Se você está sofrendo por causa das atitudes deles, se a sua compaixão, sua paciência, seus conselhos e sua atenção não parecem ajudá-los, e eles não parecem importar-se nenhum pouquinho, pergunte-se: “Eu preciso desta pessoa em minha vida?”

Quando você tira pessoas tóxicas do seu ambiente, torna-se muito mais fácil respirar. Se as circunstâncias lhe garantem isto, então, deixe esta pessoa para trás e prossiga quando for necessário.
E se precisar conviver com elas por alguma razão, considere os próximos pontos.

2. PARE DE FINGIR QUE O COMPORTAMENTO DE PESSOAS TÓXICAS É BOM.
Se você não tomar cuidado, pessoas tóxicas podem usar seu comportamento temperamental para conseguir tratamento preferencial, porque… bom… parece mais fácil, para aquietálas, escutar suas retóricas aborrecidas.

Não se deixe passar por bobo. Facilidades por um tempo curto significarão sofrimento por longo período de tempo para você, em situações como estas.

Drama constante e negatividade são coisas com que nunca vale a pena se conviver.

Se alguém a cima de 21 anos de idade não consegue ser um adulto racional, confiável, de um modo regular, é hora de ser.

3. IMPONHA-SE SOBRE PESSOAS TÓXICAS (OU DESCARTE-AS DA SUA VIDA POR COMPLETO).
Defenda a você mesmo. Algumas pessoas farão qualquer coisa para seu próprio ganho às custas de outras: furar filas, tomar o dinheiro e a propriedade, bulinar e desmerecer, jogar a culpa, etc.

Não aceite este comportamento. A maioria destas pessoas sabem que estão agindo errado e irão desistir surpreendentemente rápido quando confrontadas.

Na maior parte dos meios sociais, as pessoas tendem a permanecer quietas até que alguém se imponha. Então, IMPONHA-SE.

Algumas pessoas tóxicas irão usar a brabeza como uma maneira de influenciar você, ou elas podem não lhe responder, quando você está tentando comunicar-se, ou interrompê-lo e começar a falar negativamente sobre alguma coisa de que você gosta.

Se você se atrever a falar mais alto e responder ao comportamento delas de maneira adversa, elas poderão surpreender-se ou ficar com mais raiva, por você ter transpassado o comportamento temperamental delas.

Mas você deve falar mais alto de qualquer forma e, se não surgir efeito, considere descartar essas pessoas inflexíveis e negativas da sua vida por completo.

4. SE NECESSÁRIO, COLOQUE OS PÉS NO CHÃO.
Sua dignidade pode ser atacada, devastada e desgraçadamente zombada, mas jamais pode ser tirada, a menos que você se entregue a isto. Só depende de encontrar a força para defender seus limites.

Demonstre que você não será insultado ou desmerecido. A mensagem é clara: não há recompensa para indiretas, e nenhum jogo será feito para cima de você.

Pessoas realmente tóxicas poluirão todos ao seu redor, inclusive você, se você lhes permitir. Se você tentou ser racional com elas, e elas não estão se ajudando, não hesite em deixar de dar espaço a elas ou ignorá-las até que aprendam.

5. NÃO LEVE O COMPORTAMENTO TÓXICO DELAS PARA O LADO PESSOAL.
São elas, e não você. As pessoas tóxicas tentarão alegar que, de alguma maneira, você fez algo errado.

E porque o botão “sentir-se culpado” é grande em muitos de nós, até o argumento de que fizemos algo errado pode machucar nossa autoconfiança e desacomodar nossa mentalidade bem resolvida.

Não deixe que isto aconteça com você.

Lembre-se que existe uma grande liberdade que vem até você, quando você não leva nada para o lado pessoal. A maioria das pessoas tóxicas se comportam negativamente, não só com você, mas com todos aqueles com quem interagem.

Mesmo que a situação pareça pessoal, mesmo que você se sinta insultado diretamente, de modo geral, não tem nada a ver com você.
 
O que elas dizem e fazem, as opiniões que elas têm, baseiam-se inteiramente em suas próprias reflexões pessoais.

6. PRATIQUE A COMPAIXÃO PRÁTICA.
Por vezes, faz sentido ser simpático com pessoas tóxicas que você saiba que estejam atravessando uma fase difícil, ou aquelas que estão sofrendo de uma doença. Não há questionamentos nisto.

Pessoas tóxicas podem ser angustiadas, depressivas, ou mesmo mentalmente ou fisicamente doentes, mas você ainda precisa diferençar o problema real delas da maneira como se comportam em relação a você.

Se você deixa as pessoas se saírem bem com algo errado, porque elas estão angustiadas, encarando um problema médico, ou deprimidas…

Mesmo assim, você está fazendo com que isto seja um prato cheio para que elas continuem usando sua situação desfavorável, inconscientemente, como um meio para chegar a um fim.

Existem muitas pessoas que estão passando por extremas dificuldades e que não são tóxicas para todos ao redor de si. Somente podemos agir com compaixão genuína quando estabelecemos limites.

7. DÊ TEMPO A SI MESMO E RECARREGUE AS ENERGIAS.
Se você é forçado a conviver ou trabalhar com uma pessoa tóxica, então, certifique-se de poder tirar tempo para relaxar, descansar e recuperar-se.

Ter de jogar as regras de um adulto racional e centrado na cara da temperamentalidade é exaustivo, e se você não tomar cuidado, a toxicidade poderá afetar você.

Outra vez, entenda que até mesmo as pessoas que possuem verdadeiros problemas e doenças clínicas são capazes de compreender que você também tem necessidades, o que significa que você pode, educadamente, desculpar-se quando precisar.

Você merece este tempo afastado.

Você precisa pensar pacificamente, livre de pressão e de comportamento tóxico. Sem problemas para resolver, limites para estabelecer, ou personalidades para satisfazer.

Por vezes, você precisa dar tempo a si mesmo, longe deste mundo ocupado, que não dá tempo a você.
E, se necessário, medite. Meditação pode fazer milagres para sua saúde mental e emocional.

Postar um comentário