segunda-feira, 4 de maio de 2015

PSICOFOBIA


O QUE É PSICOFOBIA?
Psicofobia é o preconceito contra as pessoas que têm transtornos e deficiência mentais.
 
Ao longo da história, doentes mentais foram acusados de bruxaria ou de serem possuídos pelos demônios ou até mesmo servos do diabo.

Nos tempos modernos, quando foi desenvolvida a Psiquiatria, Psicanálise e Psicologia verificou-se que essas pessoas tinham doenças mentais e não demônios ou quaisquer outras explicações acima mencionadas.
 
A REALIDADE DAS DOENÇAS MENTAIS
Mas a depressão é um transtorno mental dos mais graves e incapacitantes.
 
Dentre as 10 principais causas de afastamento do trabalho em todo o mundo, cinco são decorrências de transtornos mentais.
 
A depressão aparece em primeiro lugar.
 
Para 46 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde, a depressão é uma realidade: 20% a 25% da população já teve ou tem depressão ao longo da vida.
 
A incapacitação profissional, a falta de interesse e de motivação para participar de atividades sociais rotineiras e de ter prazer nas coisas de que gosta e com as pessoas que ama, transforma dramaticamente o cotidiano dessas pessoas, o de seus familiares e amigos, trazendo consequências devastadoras.
 
Diante disso faço uma pergunta: todo esse pessoal estar enfeitado, se fazendo de doentes?
 
A DIFICULDADE MAIOR: O PRECONCEITO
Essa falta de capacidade de se relacionar tem efeitos profundos e duradouros, que dificultam a reinserção social dos que tentam se recuperar de um episódio de depressão.

Paradoxalmente, ao mesmo tempo em que a depressão e os demais transtornos mentais atingem a muitos brasileiros, o preconceito em torno a eles é crescente na sociedade.
 
Já é hora de combater essa discriminação, como atualmente já se faz com os homossexuais, negros e mulheres.
 
A expressão psicofobia expressa justamente o nefasto preconceito contra os doentes mentais e portadores de deficiência.
 
Há várias formas de preconceito, entre elas a própria negação da doença como algo menor ou passageiro.
 
Como disse Albert Einstein, lamentando a triste época em que vivia, “é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”.
 
Em pleno 2015, ideias preconceituosas devem ser combatidas com ainda mais veemência.
 
É chegada a hora de a sociedade olhar com maturidade e respeito para os portadores de transtornos mentais.

CARACTERÍSTICAS E SINTOMAS DE UM PSICOFÓBICO E DA PSICOFOBIA
Negação das enfermidades mentais
A primeira característica de um psicofóbico é a negação da existência das enfermidades mentais.
 
Normalmente as pessoas psicofóbicas negam a existência das enfermidades mentais, bem como seus sintomas.
 
Menosprezo para com a enfermidade e sintomas
As pessoas psicofóbicas sempre estão dizendo: Não, isso é besteira, coisa da sua mente... vai rezar... isso é a falta de Deus em tua vida, etc, etc.
 
Elas menosprezam qualquer sintoma ligado às emoções e sentimentos, elas acham que as enfermidades mentais estão no nível que não devem ser consideradas como uma enfermidade de verdade.
 
Se existe sintomas, esses sintomas não devem ser considerados como um sintoma de uma enfermidade física e orgânica.
 
Os psicofóbicos sempre acham que:
As pessoas acometidas por enfermidades mentais são inferiores;
As pessoas psicofóbicas dizem: “ É assim mesmo, sempre foi fraca, nunca teve coragem de enfrentar a vida.”
 
São pessoas que acham que as pessoas desenvolvem uma enfermidade por serem inferiores, por não ter capacidade de se impor os desafios da vida.
 
Elas acham que aquele ou aquelas que desenvolvem uma enfermidade se encontra no nível inferior aos demais, portanto, desenvolveu a enfermidade.
 
As pessoas acometidas por enfermidades mentais possuem mente fraca
Outro veredito normalmente vindo dos psicofóbicos é esse: “Tá assim porque tem a mente fraca.”
 
Ou melhor, eles acreditam que as pessoas são acometidas por enfermidades mentais devido à mente fraca e sem estrutura adequada para suportar as adversidades da vida.
 
Eles acham que existe uma classificação para as questões mentais.
 
As pessoas que foram acometidas por enfermidades mentais são desprovidas do cuidado de Deus
Outra prática comum aos psicofóbicos é essa: “Estar assim porque deixou Deus, deixou de ir a Igreja, se afastou dos caminhos do Senhor. Foi abandonada por Deus.”
 
São os religiosos que tudo espiritualizam, simplificam tudo em nome de uma religião ou de um postulado, muitas vezes criado por pessoas que inconscientemente são psicofóbicos e como defesa classificam as enfermidades como sendo algo que recai sobre as pessoas como castigo pelo afastamento do grupo religioso ao qual fazia parte.
 
As pessoas que foram acometidas por doenças mentais são possuídas pelo demônio
Aqui temos algo também ligado a religião. São pessoas religiosas que quando notam que alguém se encontra com sintomas de uma enfermidade mental diz: “Estar assim porque foi tomada pelos demônios, espíritos maus, espirito da loucura, etc.”
 
Menosprezo pelos profissionais da área
Os psicofóbicas normalmente quando sabe que alguém é um profissional na área de saúde mental diz: “Esse é médico de doido, vixeee... Cuida de doido.”
 
Essas pessoas normalmente se referem aos profissionais da área como médico de doido, lesado ou atribulado, em alguns casos, até igualam o profissional ao paciente, identificando os sintomas ou colocando os mesmos sintomas no profissional.
 
Medo de pessoas acometidas de enfermidades mentais
Evitam ficam perto de pessoas que estão com enfermidades mentais.
 
Quando sabem que a pessoa é portadora de uma enfermidade mental, saem de perto ou buscam abrigo, quando não fogem da presença da pessoa.
 
Aversão para com palavras e profissionais ligadas a área que trata dos assuntos e enfermidades mentais

Os psicofóbicos não suportam ouvir palavras ou ficar perto de pessoas que tratam de assuntos e das enfermidades mentais.
 
Elas sempre dão um jeito de sair, quando mudam de assunto, ou tampa os ouvidos para não ouvir nada sobre o assunto.
 
Bulinam (mexem) pessoas com enfermidades mentais
Os psicofóbicos como uma maneira de defesa sempre estão bulinando as pessoas com enfermidades mentais, ou melhor, mexendo, usando às vezes gestos e palavras pejorativas; fazendo brincadeiras com pessoas que sofrem de algum tipo de enfermidade mental.
 
Eles nem se apercebem que estão inconscientemente se defendendo de uma possível situação igual, assim fazem pouco das pessoas que desenvolveram algum tipo de enfermidade mental.
 
Desqualificação dos profissionais na área de doenças mentais
Esse sintoma é muito presente no meio profissional. São médicos que acham que os Psicanalistas, Psicólogos e Psiquiatras são profissionais de 3 categorias.
 
Vemos alguns médicos não entendem nada de enfermidades mentais, mas mesmo assim questionam os diagnósticos e prognósticos dos Psiquiatras, Psicólogos e Psicanalistas.
 
Menos com os Psiquiatras, que são médicos, mas mesmo assim eles, os Psiquiatras, sofrem preconceito na classe médica.
 
Qualquer laudo de um acadêmico em medicina é aceito por outro médico, mas se for um laudo de um Psicólogo ou Psicanalista eles não aceitam, questionam, etc.
 
UMA SAÍDA PARA ACABARMOS COM A PRÁTICA DA PSICOFOBIA
Uma maneira é a conscientização de que todo ser humano se encontra sujeito a desenvolver algum tipo de enfermidade mental ao longo da sua existência.
 
Somente pessoas divinas, estão se é que estão livres das enfermidades mentais, portanto, devemos reconhecer a nossa humanidade e trabalhar contra esse preconceito que só atrapalha.
 
Não só isso, caso você não seja acometido por uma enfermidade mental, alguém da sua família ou círculo de amizade pode ser acometidos, e ai? Como você gostaria de ser tratado ou que se tratasse alguém da sua família, caso houvesse um caso de transtorno mental?
 
Diante de tudo isso, vemos uma grande necessidade de lutar contra a Psicofobia, pois ela é crime, e causa muitos prejuízos a sociedade.
 
O preconceito contra os portadores de doenças mentais ainda é muito grande e apenas a informação sobre o assunto pode diminuir o preconceito.

Nenhum comentário: