segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

O CONHECIMENTO E COMO ELE É EFETIVADO


O conhecimento não é efetivado do nada e não tem origem em uma só fonte. Aqui encontramos uma verdade que poucas pessoas aceitam em maneira de ver o mundo e as coisas que lhe rodeiam.

Por muitas vezes temos encontrado pessoas que acham que tem uma resposta para tudo, tendo como base uma só fonte de conhecimento.

Não só isso, vejo muitas pessoas que estão atropelando, quando não desprezando totalmente outros tipos de conhecimento, por acharem que estão com a verdade absoluta.

Por exemplo, provar a existência de Deus, usando para isso, a Ciência, quando não, desqualificando a a Religião e seus conceitos, sem nunca ter estudado Teologia.

Quantas vezes temos ficado em silêncio diante de pessoas que acham que sabem de tudo, quando na verdade, nunca tiveram acesso aos vários tipos de conhecimento, mas complexo e que exigem pesquisas.

As pessoas precisam de humildade para dizer, disso eu não entendo, vou pesquisar e na primeira oportunidade darei uma resposta.

Afinal, não temos tanto poder mental para saber de tudo, mesmo quando temos acesso aos vários tipos e fontes de conhecimento.

O conhecimento pode ser efetivado de diferentes formas conforme demonstrado abaixo:

Conhecimento sensorial
A apreensão da realidade pelo equipamento sensorial do organismo, apreendendo o fato, a coisa, o indivíduo na sua singularidade tais como: as cores, os movimentos, as configurações, os sonos, os sabores, os odores, as temperaturas, a dureza, a flexibilidade, etc., comuns aos seres humanos e animais.

Conhecimento intelectivo
Apreensão da realidade que vai além da singularidade concreta, apreendendo a relação formal, comparando, analisando, abstraindo e generalizando a realidade. Só o ser humano possui capacidade de conhecer as coisas e as causas das coisas.

Conhecimento intuitivo
Apreensão da realidade sem a intermediação comparativa. É um conhecimento inédito sem a passagem do antecedente para o conseqüente. 

É um ato simples, indivisível da experiência sensível e de ordem subjetiva.

Conhecimento vulgar ou empírico
Também denominado de conhecimento empírico, modo comum de conhecer, espontâneo e pré-crítico do saber. 

É o conhecimento generalizado, assistemático, superficial, possível a todas as pessoas e necessário ao convívio social.

Conhecimento científico
É o conhecimento que vai além da globalidade e formalidade das coisas procurando identificar as causas, as constituições íntimas para poder explicar, analisar, aplicar, prever, etc. 

É um conhecimento aprendido sistematicamente, crítico, rigoroso e objetivo.

Conhecimento filosófico
É o esforço da razão para questionar problemas humanos e discernir entre o certo e errado recorrendo unicamente às luzes da própria razão humana.

É a capacidade de reflexão do homem através do raciocínio que transcende as limitações da ciência e continua questionando o real, mesmo quando as ciências atingiram o máximo de seu desenvolvimento. 

O fundamento do conhecimento filosófico reside na evidência lógica dos fatos.

Conhecimento teológico
É um conhecimento que transcende a materialidade e as causas das coisas. É o produto da fé humana na relação com o absoluto. Confiança absoluta no supremo, no poder divino.

O dom da fé ilumina a mente humana de tal maneira que ele pode ver Deus, onde o cientista ou o filósofo só consegue vê o material racional.

O conhecimento teológico conduz o homem a uma compreensão maior das grandezas imensuráveis do Criador, conscientizando-o sobre a existência de Deus, sobre a autoridade divina, sobre o exercício da fé, sobre a submissão à vontade de Deus, apresenta respostas para questões que o homem não pode responder com os conhecimentos vulgar, científico ou filosófico. 

As revelações divinas são consideradas a expressão da verdade pelo exercício da fé.

Outros conhecimentos
Outros tipos de conhecimento existem, alguns reconhecidos como conhecimento isolado, ou como sub-grupo dos vários conhecimento aqui citados.

Portanto, antes de dizer por ai que conhece algo, veja em que tipo de conhecimento você se enquadra, e reconheça seu limite para falar e dar opinião sobre determinado assunto.

Não queira passar por sábio ou conhecedor de todas as coisas, quando de fato, você só tem um, dois ou três tipos de conhecimento.

Nenhum comentário: