sexta-feira, 27 de maio de 2016

OSTENTAÇÃO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS


OSTENTAÇÃO, SIGNIFICADO
A ostentação (do latin "ostentare" que significa "mostrar") é o ato ou efeito de exibir com vaidade e pompa, bens, direitos ou outra propriedade, normalmente fazendo referência à necessidade de mostrar luxo ou riqueza.

O termo também pode contrair conotação positiva como por exemplo, apesar de franzino, o padre ostentava a fama de ser um grande ajudante da sociedade.

Como antônimo, pode-se citar discrição, humildade e simplicidade.

OSTENTAÇÃO E DOMINÂNCIA
Dominância no contexto da biologia e antropologia, é o estado de ter uma alta posição social em relação a outros indivíduos, que reagem submissamente aos indivíduos dominantes. O oposto de dominância é submissividade.

Hierarquias de dominância são encontradas em muitos animais, incluindo primatas tais como os seres humanos.

Até certo ponto o desejo de dominância é algo comum entre os animais, logo, sendo os ser humano um animal racional, a dominância se faz necessário e é busacada inconscientemente.

OSTENTAÇÃO PODE SER CLASSIFICADA COMO UMA NEUROSE?

A necessidade de ser grande, importante e reconhecido constitui algo normal ou uma anomalia? É uma neurose?

Como resposta pode-se dizer que depende, existe de fato uma necessidade inerente no ser humano de ser reconhecido, o que não implica necessariamente ser importante ou grande.

Logo, assim como outras coisas normais no ser humano, algumas podem sofrer alterações papara mais ou para menos, causando assim resultados negativos para o individuo e a sociedade.

Freud diz que no ser humano, existem duas necessidades básicas, a necessidade sexual e a de ser grande. Claro que isso deve ser bem interpretado, para que não haja distorções do que realmente Freud queria dizer com isso.

Existe em nosso contexto social, um exagero no querer ser reconhecido, isso sim, nos leva a pensar algumas práticas na sociedade moderna.

A ostentação chama atenção e isso, pois ela tem causado muito sofrimento nas pessoas, pois as pessoas nem sempre suportam essa forma.

FORMAS DE OSTENTAÇÃO
Listamos algumas formas de ostentação, dai temos, no meio da nossa sociedade situações como essas que seguem, a saber:
Roupas de marca;
Cordões, pulseiras e brincos de ouro;
Relógios de marcas;
Celulares caros e de última geração;
Carros e motos importados;
Sapatos de marcas;
Sons e objetos tecnológicos;
Homens e Mulheres com corpo avantajado, malhados.

E um endeusamento de indivíduos da mídia, induzindo a sociedade a um modelo quase que insustentável de ostentação.

OUTRAS FORMAS:
Falar muito;
Ser superior em tudo;
Ser presidente, diretor, etc;
Ser o senhor da razão;
Ser líder em tudo;
Contar vantagens em tudo;
Comprar tudo que é supérfluo;
Violência contra a mulher;
Violência em geral;
Exibição (fotos) com armas;
Busca constante por estar perto de pessoas importantes;
Tirar fotos com pessoas importantes, com autoridades, etc.

Hoje também existe a ostentação cibernética.

A ostentação cibernética leva a pessoa a mostrar através das redes sociais aquilo que ela não é. Por exemplo: felicidades, festas, passeios, carros novos, importados, amigos importantes, etc.

Isso só na internet, fora essas pessoas não são e não tem nada, a não ser a vontade.

CONSEQUÊNCIAS DA OSTENTAÇÃO
Sofrimento
Essas pessoas sofrem, pois as coisas ficam monótonas e o sucesso e a fama passam rapidamente, causando sofrimento por conta do vazio.

Decepção
As pessoas se aproximam dela, não pelo o que ela é, mas pelo que ele tem. Isso causa muita decepção, pois o ser descobre que não é valorizado.

Compulsão
É um vicio, a pessoa precisará sempre de mais, para corresponder a demanda, a solicitação da sociedade.

Cansaço
Logo a pessoa se casa e por não poder manter o custo da ostentação, abre-se um vácuo que leva muitos ao desespero.

Falência financeira
O custo da ostentação é alto, logo, a pessoa tende a gastar muito dinheiro para se manter dentro dos padrões da ostentação, acabando por falir financeiramente.

Falência e esquecimento social
Falência social acontece com o esquecimento que é algo mortal para quem ostenta, pois quem ostenta, vive de aplausos, se alimenta da atenção dos outros.

Logo, quando acaba a ostentação, acaba também a atenção que os outros dispensam, vindo em seguida as crises constantes, acabando assim na depressão e no esquecimento, pois a mesma sociedade que aplaude, é a mesma que joga pedra.

Suicídio (as vezes indiretos)
Em alguns casos a pessoa fica tão frustrada que pode chegar a cometer suicídio, pois ela não sabe viver sem a atenção, sem os holofotes e da plateia.

AS CAUSAS.
Normalmente, são pessoas com infância sofrida, cheia de necessidades materiais e emocionais, dai ela procuram fazer a sua vida atual, uma compensação para o sofrimento vivenciado na idade infantil.

Pessoas rejeitadas pelos pais ou adultos na idade infantil, causando assim um vazio e um descontentamento constante o que leva a pessoa a querer preencher com bens materiais.

O vazio existencial. O ser não se acha completo, ou interpreta que sua vida não é completa, dai sai em busca de algo para preencher esses vazio existencial.

TRATAMENTO
O tratamento existe, mas essas pessoas são muito orgulhosas, a maioria tem uma espécie de narcisismo, logo, elas recusas a possibilidade de estarem enfermas.

Alguns casos, após uma série de frustrações e decepções, desenvolvem depressão ou outro tipo de neurose, mas a maioria não reconhece que foi devido a vida que levavam de ostentação.

Normalmente elas se acham maioria dos que os profissionais, logo, evitam a busca de ajuda para resolver suas dificuldades.

Nenhum comentário: