domingo, 30 de julho de 2017

CONHECENDO MAIS SOBRE A PSICANÁLISE: AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A PSICANÁLISE - PRIMEIRA PARTE


A PSICANÁLISE é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da PSICOLOGIAque teve origem na Medicina e foi desenvolvido por Sigmund Freud, médico que se formou em 1881, trabalhou no Hospital Geral de Viena e teve contato com o neurologista francês Jean Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose.

Essencialmente é uma teoria da personalidade e um procedimento de psicoterapia; a psicanálise influenciou muitas outras correntes de pensamento e disciplinas das ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.

Em linguagem comum, o termo "psicanálise" é muitas vezes usado como sinônimo de "psicoterapia" ou mesmo de "psicologia".

Em linguagem mais própria, no entanto, psicologia refere-se à ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, psicoterapia ao uso clínico do conhecimento obtido por ela, ou seja, ao trabalho terapêutico baseado no corpo teórico da psicologia como um todo.

A psicanálise refere-se à forma de psicoterapia baseada nas teorias oriundas do trabalho de Sigmund Freud, sendo assim, a Psicanálise mais especificamente é uma, entre muitas outras psicoterapias.

No entanto, não são poucas as perguntas que as pessoas fazem sobre a psicanálise, dai segue uma relação de perguntas e respostas que normalmente as pessoas fazem a respeito da Psicanálise.


Vejamos:

O que é psicanálise?
É o nome de um procedimento para a investigação de processos mentais que, de outra forma, são, praticamente, inacessíveis.

É o nome de um método baseado nessa investigação para o tratamento de distúrbios neuróticos.

Quais as ferramentas do trabalho do analista?
O conhecimento prático;
O conhecimento teórico;
O inconsciente (do analista);
A empatia (do analista).

Na verdade, não temos como separar o conhecimento prático do teórico.

Qual o valor da empatia?
A empatia é a apreciação emocional (afetiva) dos sentimentos alheios, ou a abstração da própria vida interior, para aceitar um conteúdo psíquico diferente.

Como a técnica psicanalista surgiu?
Surgiu com Sigmund Freud. Tudo começou com um consultório, uma cadeira, um divã e uma atitude de interesse pelo problema do paciente.

Quem era Sigmund Freud?
Era um médico neurologista em Viena, especialista em doenças nervosas, que na continuação do seu esquema, ele se deu conta de que poderia descobrir mais do que, até então, poderia presumir. Já que, na verdade, a chave de tudo estava no ouvir o inconsciente.

Inicialmente tudo começou com o método de CHARCOT, que usava a hipnose no tratamento das histerias; depois com BREUER, que levava seus pacientes à CARTASE, solicitando deles que falassem dos seus sintomas.

Munido das experiências, Freud começou a formular os métodos da Associação Livre (Dizer sem qualquer censura o que quer que venha à mente) e a Interpretação dos Sonhos.

Como se dar o processo terapêutico?
O processo terapêutico é uma série de inter-relacionamento de fatos, que, no caso, terão de ser psíquico, os quais apropriadamente investigados por processos técnicos, causam efeitos terapêuticos.

Como processo terapêutico temos:
Ab-reação
A compreensão interna;
O resgate das lembranças antigas.

O que é Associação Livre?
É o método básico da psicanálise. A Associação Livre consiste do paciente dizer sem qualquer censura, o que quer que venha à mente.

Quais os métodos básicos da psicanálise?
Associação Livre e a Interpretação dos Sonhos.

Qual o sentido geral da palavra psicanálise?
O sentido é análise psicológica; ou a identificação de motivos inconscientes e pré-conscientes.

Quais os sistemas ou instâncias da personalidade humana?
ID, EGO e SUPEREGO.
O ID (Instinto); EGO (Executivo); SUPEREGO (Juiz).

De que se constitui o ID?
O ID, é o sistema original da personalidade e compreende todos os componentes psicológicos presentes no nascimento, incluindo, ai, os instintos; exprime o que haja de impessoal, involuntário, e inconsciente, nas forças mais profunda que governam a vida.

O ID é a base, a origem de tanto do EGO como do SUPEREGO. É a sede dos desejos mais primitivos, ou melhor, do Instinto.

De que se constitui o EGO?
É a parte executiva da personalidade e que compreende as partes conscientes da personalidade (Conquanto haja no EGO partes inconscientes), vem a se desenvolver por meio da diferenciação das capacidades psíquicas em contato com as realidades externas.

De que se constitui o SUPEREGO?
É uma integração das forças sociais repressivas que o indivíduo encontra no decorrer do seu desenvolvimento. Sua atividade se evidencia nos conflitos do EGO, por afetos relacionados com a moralidade e muito principalmente com a culpabilidade.

O que o ID reserva como fonte?
O ID é a fonte e o reservatório de toda a energia psíquica que anima a opera,ao dos outros dois sistemas (EGO e SUPEREGO), que por sua vez, se origina dos processos físicos.

Qual o modo característico do ID?
O funcionamento do ID, dá-se via processo primário do pensamento, ou seja: procura a resposta, direta e imediata ante um estímulo instintivo, sem distinguir entre a realidade e a fantasia.

Qual a saída que o ID encontra para dar-se conhecer em pessoas sadias e enfermas?
Nos indivíduos sadios o ID encontra como saída, os sonhos.
Nos indivíduos enfermos o ID encontra como saída, as alucinações.

Qual o papel do ID?
O ID é quem vai gerar os dois outros sistemas da personalidade, que são o EGO e o SUPEREGO.

Quando o ID é formado?
O ID acompanha o indivíduo desde o nascimento, sendo que alguns afirmam  que o mesmo vem desde a concepção.

Como a estrutura do EGO é dominada?
A estrutura do Ego é dominada pelo princípio da realidade, que é o fator que se incumbe do ajustamento ao ambiente e da solução dos conflitos entre o organismo e a realidade.

O que o EGO media?
O Ego é o mediador entre o ID e o mundo exterior.

Como opera o EGO?
O EGO opera de acordo com o princípio da realidade, cujo objetivo é a avaliação da situação, pelo que pode vir a adiar a satisfação de uma necessidade, até que um método satisfatório seja encontrado.

Qual o modo característico do funcionamento do EGO?
Seu modo característico de funcionamento dá-se via processo secundário do pensamento, o que significa dizer que busca satisfazer os impulsos do ID, mas agindo, sempre através de meios indiretos e freqüentemente demorados, em função do fato; estar sempre avaliando as condições determinadas pela realidade ambiental.

Que tipo de pensamento verbal caracteriza o EGO?
O pensamento verbal se caracteriza pela lógica e pala objetividade.

Em que idade o EGO é formado?
Alguns estudiosos acreditam que o EGO é formado durante o primeiro ano de vida.

Como o SUPEREGO é formado?
É formado pela identificação da criança com o genitor do mesmo sexo, o que se dá na resolução do conflito edipiano, momento em que a criança integra à sua personalidade aquilo que crê, sejam os princípios básicos e ideais dos seus pais.

Em que idade acontece à formação do SUPEREGO?
Para alguns a formação do SUPEREGO acontece entre os 5 – 7 anos de idade; alguns afirmam que com a idade de 6 anos.

Quais as partes do SUPEREGO?
O SUPEREGO se constitui de duas partes:
A parte que se baseia nos fatos ou coisas que sofrerão desaprovação e punição, do tempo de infância, pela ação dos pais e, ou, de outras que intervirão na educação inicial.

A parte do chamado EGO IDEAL que representa os fatos ou coisas que receberão calorosa aprovação dos pais ou por outras pessoas.

O que causa o sentimento de bem-estar e de orgulho?
O sentimento de bem-estar e orgulho é causado pelo EGO IDEAL; ou melhor, o EGO IDEAL provoca intenso sentimento de bem-estar e de orgulho.

O que representa o SUPEREGO?
O SUPEREGO é o representante internalizado daquilo que o indivíduo considera ser basicamente certo ou errado. Ou seja, a porção moral da personalidade.

Quais as fontes que formam o SUPEREGO?
O SUPEREGO se desenvolve de duas fontes.

Primeira fonte: A mais antiga reside no estágio anal de desenvolvimento, quando, no seu treinamento do intestino, a criança aprende pela primeira vez o que deveria ou não deveria fazer, o que é certo ou errado. Isto dá origem a SUPEREGO PRIMITIVO, que percebe as coisas em termos de preto e branco, de certo ou errado.

Segunda fonte: ocorre no período genital da vida, é a identificação da criança com a figura parental do mesmo sexo e é, portanto, parte da solução do complexo de Édipo.

Identificando-se com o pai ou com a mãe, as crianças desenvolvem o IDEAL DO EGO. A identificação com uma figura parental, todavia, explica só parte do desenvolvimento do IDEAL do EGO. 

O código moral e social, derivado de contatos com a lei, policiais, professores, na verdade com tudo na vida, é acrescentado, de maneira que é produzido um SUPEREGO SOCIAL maduro.

Em termos de consciência e inconsciência como se localizam o ID, o EGO e o SUPEREGO?
Segundo Freud o ID em sua totalidade é inconsciente e partes do EGO E SUPEREGO, são inconscientes.

Quais as suposições básicas da psicanálise estabelecidas por Freud?
O determinismo; ou causalidade psíquica e a teoria do inconsciente.

Qual o conceito de determinismo?
O conceito de determinismo psíquico admite que cada evento psíquico é determinado pelos eventos que o precederam do mesmo modo que todo evento físico tem determinante causal.

O que é processo mental inconsciente?
É o exercício da conduta e do processo de pensamento humano, parecendo no entanto que outras causam estejam, atuando, ou que os fenômenos observados sejam sem sentido.

Qual a figura que Freud usa para exemplificar a importância do inconsciente?
Ele usou a figura de um ICEBERG, cuja porção menor aparece sobre a superfície da água. O consciente corresponde o por,ao maior que aparece na superfície, enquanto que a parte maior, aquela que é submersa, representa a região do inconsciente.

O que é a teoria psicodinâmica da personalidade?
A teoria busca explicar a natureza e o desenvolvimento da personalidade, dando-se ênfase na importância das motivações, dos afetos e de outras forças internas.

Em que consiste a Teoria Psicodinâmica da Personalidade?
É uma teoria que presume que o desenvolvimento da personalidade só se desencadeia, quando os conjuntos dos conflitos psicológicos são resolvidos sabendo-se que todos eles, têm suas raízes no início da infância e que são absolutamente inconscientes.

A disciplina fundada por Sigmund Freud se distingue em três níveis, quais?
Um método de investigação que consiste em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias de um indivíduo. 

Um método psicoterápico, especificado pela acurada interpretação da  resistência e do desejo.

Um conjunto de teorias psicológicas e psicopatológicas em que são sistematizados os dados introduzidos pelo método psicanalítico de investigação e de tratamento.

Qual a base da psicanálise no que diz respeito ao método?
A base de tudo se encontra na Associação Livre.

Não existe psicanálise sem associação livre.

Quem foi o autor da palavra neurose?
Um médico Escocês, que tinha por nome William Cullen. A palavra foi introduzida num tratado médico, que foi publicado em 1777, sob o título geral “First Lines of the Practice of Physics”.

Como se baseia a neurose, segundo Freud?
A neurose se baseia no conflito neurótico.

Como se pode explicar a neurose?
Ó o conflito neurótico que provoca a obstrução da descarga dos impulsos instintivos que o correm num estado em que estejam reprimidas.

Acontece quando o EGO vai ficando cada vez menos capacitado para administrar as tensões sempre crescentes, o que acaba resultando na total sujeição.

Qual a principal descoberta de Freud acerca da sexualidade?
Ele ousou descobrir que na sexualidade estavam todas as respostas às perguntas que por muito tempo, torturaram os grandes nomes da ciência de então.

Quais as principais descobertas de Freud no campo das recordações?
A descoberta de que as vezes há em que as recordações, conseguem aflorar à consciência lembranças muito antigas que poderiam ser consideradas como percebidas.

A partir de que ficamos sabendo que muitos episódios, especialmente os acontecidos nos primórdios de nossas vidas são perdidos?
Os acontecidos nos primórdios de nossas vidas, não nos voltam à consciência, não será por que os tenhamos perdido, mas por que, de alguma forma, não se adequam à nossa vida atual, ou entre eles e a sua recuperação, está firmemente implantado um obstáculo qualquer.

Como Freud descobriu o meio de acessar as recordações mais arcaicas?
Ensinando que lembranças infantis se conservam no inconsciente e que se lá podem ser trazidas, na vida adulta, ao exterior, mediante procedimentos analíticos.

De que se vestiu Freud no seu procedimento analítico?
Valeu-se de sonhos, erros de linguagem, atos falhos e de um imenso número de manifestações absolutamente inconsciente ao analisando.

O que comprovou Freud a cerca da formação do inconsciente?
Ele comprovou que o inconsciente se forma desde os primeiros momentos da vida extra-uterina.

O que si teria da teoria de Freud?
Que se os primeiros impulsos sexuais não poderão se manifestar às claras, adotarão o mascaramento, com o que o indivíduo engana a si mesmo, com o ocultamento que se instala, fazendo com que tudo o que se mascara, se torne inconsciente.

O processo idealizado por Freud teve continuação em que?
O processo não se encerra por ai, pois tudo o que se tornou inconsciente continua operante, como operantes também são todos os esquemas implantados em forma de defesa, conquanto sejam, também estas, absolutamente inconscientes.

O que mantém em estado de alerta?
O sistema de censura, de proibições, de cerceamento, de inibições.

Quem é o fiscal do sistema de censura?
Superego.

Que nome recebe o grande movimento que resulta no mascaramento; a forma supressiva que adotamos para fugir do que entendemos ser instintual  e reprovável?
Repressão.

Em que consiste o processo de repressão?
É o processo que tem início na infância e que tem influencia do ambiente, cujos resultados repercute por toda vida.

Qual a única maneira que dispomos para neutralizar as repressões?
Experimentar a psicanálise, que é o único processo que pode neutralizar os motivos das repressões.

Qual o objetivo maior de Freud em tratar os seus pacientes?
Trazer à consciência dos pacientes aquilo que lhes era inconsciente e para tanto, usando milhares de horas de cuidadosa audiência, análise e auto observação, para então formular hipóteses a respeito da personalidade que tivesse no consultório.

O que Freud conseguiu formular nas suas teorias?
Conseguiu formular teorias abrangentes tanto sobre a personalidade normal, quanto sobre a anormal; teorias essas que, de forma incansável, continuou a revisar por toda à sua vida, sempre em função das observações clínicas.

Como podemos sintetizar alguma coisa sobre a psicanálise?
Podemos sintetizar dizendo que ela tem por objeto a personalidade normal e a anormal, bem como a abordagem para um tratamento apropriado, considerando, enfaticamente, os determinantes oriundos da primeira infância os aspectos inconscientes.

Qual o objetivo do serviço e conhecimentos da psicanálise?
Tem como principal objetivo serviço e conhecimento, preconizados como métodos de pesquisa, para os pacientes, uma forma de introspecção informal e para os psicanalistas, uma análise lógica e a observação acurada visando descobrir o que haja que possa ser classificado como material inconsciente.

Quais os objetivos terapêuticos da psicanálise?
Compreende a reconstrução ou uma modificação importante dos padrões de personalidade em defesas básicas do paciente, bem como alívio dos sintomas.

Com que a moderna psicanálise estar envolvida?
Está envolvida com a psicologia do ego, que é uma compreensão da estrutura do caráter básico do indivíduo e dos mecanismos de defesa mais freqüentemente por ele empregados, quando da manipulação das ansiedades.

Em que deve haver em qualquer tipo de psicanálise?
Deve haver interesse considerável em relação aos fatos passados, devido às marcantes influências na vida emocional atual de paciente.

Outra coisa indispensável em psicanálise é a associação livre.

Nenhum comentário: