domingo, 25 de março de 2018

SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO - SPA


Muitos são os pacientes que chegam ao consultório com queixas comum DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH, no entanto, após uma investigação desses casos, percebe-se que apesar dos sintomas serem parecidos com os do Transtorno citado, não tem nada haver, tratando assim de um tipo de TRANSTORNO DE ANSIEDADE que ainda não constam nos manuais de diagnóstico na área de PSIQUIATRIA, chamado de SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO.

O QUE A SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO
Como o nome já diz a SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO - SPA indica que existe uma aceleração da mente na produção dos pensamentos.

Existe um descontrole do Eu na produção do pensamento, produzindo um desgaste na energia cerebral, gerando assim um aumento exagerado da ansiedade.

Alguns estudiosos da atualidade afirmam que a SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO - SPA é mais abrangente do que todos os transtornos de ansiedade até agora conhecido.

SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO COMO TRANSTORNO
Por ser um conceito relativamente novo, a SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO – SPA, descoberta por Augusto Cury, muitas vezes é confundida com o transtorno de DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH), em virtude dos sintomas apresentados serem similares, resultando em um diagnóstico equivocado.

Especialistas dizem que a SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade.

DIFERENÇA DA SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO E HIPERATIVIDADE
Os sintomas são bastante parecidos com os de TDAH E HIPERATIVIDADE, apesar de as causas serem diferentes.

A criança, adolescente, jovem, adulto ou idoso se sente sempre cansada, como se 24 horas não fossem o bastante para realizar todas as suas tarefas, tem dificuldades de concentração e de atenção, se esquece das coisas facilmente e está constantemente irritada.

Além disso, pode sofrer por antecipação, má qualidade do sono, consegue dificuldade de relaxar e desacelerar seus pensamentos.

Isso tudo começa a se externalizar em sintomas físicos, como dores de cabeça e musculares, queda de cabelo e dores de estômago.

POPULAÇÃO ATINGIDA PELA SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO
Um mal que hoje provavelmente atinge mais de 80% dos indivíduos de todas as idades, de alunos a professores, de intelectuais a iletrados, de médicos a pacientes.

As pessoas que têm um trabalho intelectual mais intenso, como médicos, psicólogos, jornalistas, executivos, professores, são as mais atingidas pela Síndrome do Pensamento Acelerado.

Há médicos com dores de cabeça, dores musculares e uma fadiga tão grande que parece que carregam seu corpo de tão cansados que estão.

Há professores com déficit de memória intenso, porque não administram sua psique adequadamente, o cérebro deles bloqueia a memória para pensar menos e poupar energia.

PRINCIPAIS SINTOMAS:
Os principais sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado são os seguintes:
Ansiedade;
Inquietação mental;
Insatisfação;
Cansaço físico exagerado;
Antecipação do sofrimento;
Irritabilidade;
Flutuação emocional;
Impaciência;
Tédio;
Dificuldade de concentração;
Baixa capacidade de lidar com frustações;
Dor de cabeça;
Dor nos músculos;
Queda de cabelo
Taquicardia;
Falta de atenção
Dificuldade de memória;
Insônia;
Sono inquieto e não reparador;
Falta de apetite;
Nervosismo;
Dificuldade de assimilar informações;
Comprometimento do raciocínio;
Falhas de memória;

AS CAUSAS DA SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO
As causas normalmente são:
Excesso de informação;
Excesso de atividades;
Excesso de trabalho intelectual;
Excesso de preocupação;
Excesso de cobranças;
Excesso de uso de celulares e computadores;
Excesso de atribuições;

Todas as caudas citadas causam uma saturação de MEMÓRIA DE USO CONTÍNUO, causando uma aceleração do ritmo mental, surgindo dai um aumento da ansiedade.

OS NÍVEIS DA SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO
Segundo Augusto Cury, em seu livro, como se preparar para provas, registra seis níveis, a saber:
1º - Vive distraído;
2º - Deixa as coisas pela metade;
3º - Cultiva o tédio;
4º - Exigente com os outros;
5º - Incansável;
6º - Aposentadoria deserta.

DICAS PARA COMBATER A SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO
Evite o excesso de informações
No passado o número de informações dobrava-se a cada dois séculos, atualmente, a cada cinco anos.

O exagero de dados é registrado involuntariamente por um fenômeno inconsciente, o Registro Automático da Memória (RAM), transformando nossa mente num depósito de informação, o que nos torna hiperativos.

Critique os estímulos visuais e sonoros
A mídia reforça a propaganda sugerindo uma falsa necessidade de bens ou estímulos para viver, o que gera insatisfação e transtornos psíquicos.

É muito importante que haja uma critica em e para com tudo que se ver na mídia, bem como aonde você se encaixa em cada situação, pois do contrário você ficará perdido e poderá desenvolver comportamentos patológicos.

Não se torne escravo da tecnologia
A internet trouxe grandes ganhos, mas contatos superficiais.

Ela favorece a comunicação a distância, porém tem restringido o contato presencial e a interação com atividades que promovem a saúde emocional, como conversa entre amigos, atividades sociais e contato ao ar livre e convivência com os diferentes.

Diminua o ritmo
É impossível deixar a agenda de lado e esquecer os compromissos. Mas quem quer fazer tudo ao mesmo tempo acaba inevitavelmente não concretizando nada.

Cuidado com a competição predatória
A paranoia pelo sucesso a qualquer custo e a compulsão de ser o número um está destruindo as relações e transformando as pessoas em escravas do sucesso.

Uma pessoa com a Síndrome do Pensamento Acelerado tem mais dificuldade de lidar com suas perdas, administrar suas decepções, refletir sobre suas falhas.

É preciso ter consciência que a vida é cíclica, não há sucesso que dure todo tempo e nem fracasso que seja eterno.

Com essas dicas e a prática diária de Duvidar, Criticar e Determinar ser diferente, será possível gerenciar a ansiedade, tornando sua qualidade de vida saudável perante as intempéries da vida.

Outras dicas
Treine sua mente para fazer coisas diferentes
Treine a sua mente para admirar algo que o dinheiro não compra (como observar o seu filho a desenhar ou pintar), para abraçar mais, beijar mais, trocar experiências com os filhos, dar carinho a quem ama.

Tenha mais contato com a natureza.
Caminhe ao ar livre, admire as árvores e os animais, aprecie o silêncio e o vento no rosto.

Faça alguma atividade lúdica. 
Pode ser um desporto, ler um livro, contar histórias… algo que lhe dê verdadeiro prazer.

Proteja as suas emoções. 
Não cobre demasiado aos outros, nem a si mesmo. Isso torna a vida angustiante. 
Não exija demais das pessoas. Ao contrário, elogie mais, aponte as características boas, os pontos fortes de quem está ao seu lado.

Aprenda a relaxar. 
Pare um momento durante o dia, esqueça tudo ao seu redor, respire fundo, relaxe o corpo e esvazie a mente.

TRATAMENTO
Além da mudança de comportamento e estilo de vida, a pessoa com a SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO pode buscar:

Psicoterapia
A psicoterapia ajuda por demais, pois leva a pessoa a administrar suas emoções, sentimentos e forma de pensar.

Acupuntura, massagens e meditação
O uso da acupuntura e de outras técnicas da Medicina Tradicional Chinesa ajuda em muito no controle do estresse, da ansiedade e do pensamento acelerado.

A massagem, em seus vários tipos também pode ajudar, bem como também as praticas de meditação em suas várias modalidades, fazendo com que a pessoa controle os pensamentos.


Nenhum comentário: