segunda-feira, 30 de abril de 2018

CRIANÇAS QUE MORDEM: AS CAUSAS, COMO EVITAR E LIDAR COM AS SITUAÇÕES.


Quem não já sofreu em ver que seu filho ou filha foi mordido ou mordida na escola,  ou então, enquanto brincava com outras crianças?

Na verdade,  todo pai e toda mãe tem uma dor no coração, quando não, nasce uma vontade de tomar satisfação com a criança que mordeu seu filho ou tomar satisfação com os pais dessa criança.

No entanto, sabemos que este comportamento agressivo faz parte do desenvolvimento normal dos pequenos (normalmente entre 1 ano e meio a 3 anos de idade). 

E nessa fase do desenvolvimento do comportamento infantil é normal a presença de chutes, mordidas, pontapés, dentre outros, que acabam sendo uma alternativa quando as crianças ainda não conseguem comunicar-se perfeitamente e possuem pouco controle sobre os impulsos, porém, têm uma vontade enorme de se tornarem independentes. 

Além disso, nessa fase a criança é egocêntrica e acredita que o mundo funciona e existe em função dela.

No entanto, todos nós, mesmo sabendo que apesar da agressividade faz parte do desenvolvimento de qualquer criança, não podemos ignorar e aceitar essas atitudes em nossos filhos, mesmo sendo normal nessa fase. 

Temos que mostrar à eles que agredir os outros não é algo admissível e ensiná-los outros jeitos de expressarem a irritação momentânea.

Vejamos alguns pontos importantes sobre o assunto:

AS RAZÕES PELAS QUAIS AS CRIANÇAS PODEM MORDER
São varias as razões pelas quais as crianças podem desenvolver o hábito de morder outras crianças, vejamos:

A CRIANÇA AINDA NÃO TEM AS HABILIDADES LINGUÍSTICAS:
Não possuem habilidades linguísticas necessárias para expressar necessidades importantes ou fortes sentimentos como raiva, frustração, alegria entre outros. 

Logo, o morder é uma substituição da linguagem que a criança não pode expressar. expressar.

A CRIANÇA PODE ESTAR SENDO OPRIMIDA OU SOFRENDO INFLUENCIA DO LOCAL ONDE ELA ESTAR INSERIDA:
O meio em que a criança habita pode estar oprimido a criança. Essa opressão pode ser interna e externa.

No que diz respeito ao lado interno a criança pode ter dificuldade de se habituar ao convívio social, pode ser extremamente egoísta e agressiva, fazendo com que a criança reaja de maneira não gentil para com as outras crianças.

Situações externas também podem influenciar a criança a ter o hábito de morder, como por exemplo, o excesso de sons ou níveis de luz inadequados, temperatura, quantidade de criança na sala, etc. Essas situações podem levar uma criança a ter um comportamento agressivo para com outras crianças, vindo dai o habito de morder.

A CRIANÇA SE ENCONTRA NA FASE DE EXPERIMENTAÇÃO:
Simplesmente para ver o que vai acontecer.

A CRIANÇA SE ENCONTRA NA FASE ORAL:
Explicada pela psicanálise por Sigmund Freud, a mordida é um dos mais primitivos estágios do desenvolvimento infantil, quando a criança acredita que o mundo funciona e existe por sua causa.

Dessa forma tudo que deseja precisa ser prontamente atendido, quando isso não ocorre: morde!

A CRIANÇA PODE ESTAR PASSADA POR PROBLEMAS EMOCIONAIS
Quando uma criança morde, pode ser um sinal de que esteja sofrendo algum problema emocional. 

Pode ser parte do desenvolvimento normal da criança morder de vez em quando, mas o morder persistentemente é um sinal de que a criança tem problemas emocionais ou de comportamento.

Enquanto muitas crianças brigam ocasionalmente com outras ou lhes batem, a agressão física frequente e/ou severa pode significar que a criança tem sérios problemas emocionais ou de comportamento que requerem uma avaliação e intervenção profissional.

A CRIANÇA PODE ESTAR QUERENDO SE DEFENDER
Em alguns caso a criança pode estar se defendendo diante do comportamento da outra criança que ela julga se ameaçador.

A CRIANÇA PODE QUERER CHAMAR A ATENÇÃO
Outra coisa que pode ser a causa e as vezes não é levada em consideração é que algumas crianças podem morder para chamar a atenção, dai o cuidado que os professores e cuidadores devem ter para dar atenção a todas as crianças em sala.

OUTROS FATORES:
Excesso de cansaço, início da dentição, necessidade de estimulação oral, obter de forma rápida algum objeto, entre outros.

Outra coisa importante, às vezes a criança tem o hábito de morder tendo em vista o fato de estar sofrendo algum tipo de agressão física dentro da própria família, logo a criança repete essa carga de agressividade através da mordida em outras crianças.

Algumas crianças mordem porque se sentem infelizes, ansiosas, ou ciumentas, e outras, simplesmente para dizer 'estou aqui'.

QUANDO A CRIANÇA COMEÇA A CRIAR O HÁBITO DE MORDER?
Muitas crianças começam a morder agressivamente durante os três primeiros anos de vida, podendo também desenvolver o hábito de brigar em sala, ou insultar outras crianças, tentando com isso manter o controle do grupo.

AS CONSEQUÊNCIAS GERADAS PELO HÁBITO DE MORDER
São várias as consequências geradas pelo hábito de morder, entre eles citamos:
Consequências físicas (traumas) e psicológicas na criança que sofre a agressão;
Desconfiança na direção, coordenação, professores e cuidadores de crianças;
Sentimento de culpa nos profissionais que as vezes se sentem impotentes e surpreendidos pela forma como as mordias acontecem e o que elas causam, como hematomas, cortes e sangramento;
Raiva por parte dos pais que recebem seus filhos mordidos, com hematomas visíveis, o que lhes causam dor e comoção;
Desentendimento dos pais com outros pais, bem como com a direção da creche, escola, incluindo aqui professores e cuidadores;

O QUE FAZER PARA EVITAR QUE A CRIANÇA MORDA
Os professores e cuidadores de crianças quando perceber que uma criança está prestes, ou que tem o hábito de morder as outras crianças devem:
Distraia a criança com um brinquedo ou outro objeto, peça que olhe para  janela ou chame-a para dar passeio pelo local ou fora dele. O objetivo é reduzir a tensão e desviar a atenção da criança.
Sugira a criança que poderá lidar com a situação de outra forma, sem a necessidade de morder. Você poderá dizer, por exemplo, que se ela quer um brinquedo de outra criança poderá pedi-lo!
Se estiver relacionada a fase de dentição, ofereça mordedores apropriados ou alimentos que possa morder.
Sempre propor formas de se comunicar, o objetivo é transformar a atitude corporal em linguagem. Essa atitude precisa ser ensinada desde cedo, para que não cresçam e mantenham essas atitudes para conseguir o que querem.

OUTROS CUIDADOS QUE PROFESSORES E CUIDADORES DEVEM TER DIANTE DE CRIANÇAS QUE TEM O HÁBITO DE MORDER
Fique atento e identifique as crianças que tem o hábito de morder as outras.
Monte uma estratégia para evitar as mordidas, lembrando que toda atenção com crianças é pouco.
Imediatamente diga-lhe: “NÃO”, em tom calmo, mas firme e com cara de desaprovação. Os maus hábitos devem ser cortados pela raiz.
Cuide da pessoa que sofreu a mordida e a acolha. Se o seu filho tem mais de 3 anos de idade, chame-o para que te ajude a cuidado da pessoa machucada. Ele precisa conhecer as consequências dos seus atos.
Evite que se estigmatize o seu filho como ‘a criança mordedora’.
Ao bebê que começa a caminhar (1 a 2 anos), simplesmente o afaste do outro bebê que esteja tentando morder.
À criança pequena (2 a 3 anos), diga-lhe: “Não é correto morder porque machuca as pessoas”.
NÃO se deve de forma alguma, MORDER A CRIANÇA para mostrar-lhe como se sente quando ela morde. Isso a ensinará que tenha um comportamento agressivo.
Se deve ter paciência e persistência para educar as crianças que mordem. Elas não aprenderão de um dia para o outro. Os pais devem repetir e repetir que MORDER NAO É BOM.
Se a criança persistir em morder aos outros, não a leve nos braços nem brinque com ela por uns 5 minutos, após ela ter mordido. Assim a ensinará que mordendo não te chamará a atenção.

O QUE FAZER SE A CRIANÇA MORDER OUTRA CRIANÇA
Dentre as muitas orientações dos especialistas no assunto, destaco as seguintes:
Primeiramente manter a calma e controle de seus sentimentos, há vários motivos para criança morder como já descrito;
Mostrar a importância do respeito e do tratar bem o amigo que ficou triste por ter sido mordido;
Utilize um tom firme para dizer “Não” e que “Morder dói”. 
Mudar o foco da atenção para acolher a criança que foi mordida, isso também demonstrará para criança que mordeu que essa atitude não resulta em mais atenção;
Explique o que a criança poderá fazer da próxima vez ao invés de morder;
Entenda que aprender um novo comportamento pode levar tempo, ou seja, a criança poderá apresentar a atitude de morder novamente, você deverá continuar acompanhando de perto e estimulando a linguagem;
Se perceber que a mordida foi ocasionada por sentimentos como raiva, oriente a criança a expressar esse sentimento de outras formas como “pular”, “imitar um leão”, ou outras coisas que são aceitáveis;
Algumas crianças apresentam maior sensibilidade ao som, luzes e excesso de estímulos, o que poderá resultar em mordida, neste caso reduza as luzes, diminua o volume da televisão ou rádio, oriente os profissionais envolvidos no cuidado com a criança sobre o excesso de estímulo sensorial;
Dê a criança um “urso” para abraçar quando perceber que está apresentado estresse ou agitação a ponto de morder, isso poderá sentir-se reconfortada;
Atenção especial precisa ser dada, quando as crianças apresentam mordidas frequentes, podem representar insatisfação, ansiedade, sentimento de rejeição, entre outros. Se apresentar esse comportamento na escola, é importante acompanhar com os professores e buscar ajuda de um psicólogo;
A criança quer foi mordida poderá apresentar hematoma na região, utilize uma compressa fria no local, tomando cuidador para não resfriar demais a pele e causar lesão. Também podem ser utilizadas compressas frias de chá de camomila, que diminuem a vermelhidão e acalmam a pele.
Confira o passo-a-passo sobre como acolher uma criança após a mordida e promover o alívio da dor na matéria: O que fazer após a ocorrência da mordida na escola?

O PAPEL DOS PAIS QUANDO TEM FILHOS QUE TEM O HÁBITO DE MORDER OUTRAS
Os pais podem em muito evitar que seus filhos criem o hábito de morder as outras crianças, sejam na creche, na escola ou quando brinca com outras crianças.

A primeira providencia é não tolerar o hábito de morder do seu filho, mas sem ser agressivo e sem bater, agressividade não se combate com agressividade.

Vejamos algumas dicas que podem ajudar os pais:
Se o seu filho tem o costume de morder, é muito importante que o vigie e avise aos professores e ou cuidadores.
Se pode, tome algumas medidas para que as mordidas não cheguem a acontecer.
Ensine desde cedo ao seu filho as regras do bem viver, como por exemplo:
o Compartilhar;
o Pedir desculpa;
o Esperar, etc.
Anime o seu filho a conversar e falar com você, através de um jogo, de um desenho, de algum trabalho manual, etc.
Quando o seu filho estiver brincando com outra criança, esteja sempre atenta a ele. 
Vigie o comportamento do seu filho e oriente a melhor forma de brincar com as outras crianças.
Evite situações que possam irritá-lo ou cansá-lo, com frequência, seja exemplo de gentileza.
Evite gritar, ameaçar ou bater em seu filho, pois ele pode repetir esse modelo com os colegas.
Evite tomar satisfação com os pais das crianças que tem  os hábitos de morder, eles não tem culpa.

Nenhum comentário: