quarta-feira, 7 de novembro de 2018

A PSICANÁLISE, PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA: SUAS PRINCIPAIS DIFERENÇAS


É muito comum as pessoas quando buscam um psicanalista perguntarem qual a diferença entre Psicanalista, Psicólogo e Psiquiatra, quando não, perguntam qual a diferença entre as ciências, Psicanálise, Psicologia e Psiquiatria.

A dúvida é comum na sociedade e até mesmo no meio dos profissionais da área de saúde, causando desentendimento e confusão.

Muitas pessoas, até mesmo médicos tem dificuldade de entender a diferença, confundindo Psicólogo com Psicanalista e vise e versa.

Portanto, vejamos as diferenças entre as ciências e os profissionais que desenvolvem no seu dia a dia, suas atividades profissionais tendo com base as ciências citadas.

PSIQUIATRIA
A Psiquiatria é uma especialização da medicina que se ocupa das doenças mentais.  

É bom esclarecer que “as doenças mentais”, ou melhor, dizendo, “doenças-cérebro-mentais” objetos da Psiquiatria, são aquelas de origem orgânica ou estruturais, geralmente apresentando lesões do córtex cerebral e sua terapia se afetiva por meio de processos medicamentosos, cirúrgicos, eletro choques, etc.

O Psiquiatra trata das enfermidades da mente, tidas como distúrbios mentais severos, transtornos mentais,  de origem orgânica ou estruturais, tratando também das Neuroses.

Normalmente o Psiquiatra usa medicação "controlada", não sendo obrigado, para ajudar os pacientes na diminuição dos sintomas.

Normalmente quando o paciente necessita usar uma medicação psiquiatra, ele é encaminhado ao Psiquiatra para que haja a prescrição e o acompanhamento.

Outro detalhe dentro da Psiquiatria ainda existe uma outra especialização, dada para os psiquiatras que trabalham com crianças e adolescentes.

A Psiquiatria da Infância e Adolescência é uma especialidade médica responsável por prevenir, atender, diagnosticar e reabilitar crianças e adolescentes com algum grau de sofrimento psíquico.

FORMAÇÃO EM PSIQUIATRIA
O Psiquiatra primeiro tem uma formação em Medicina e depois se especializa com Residência Médica em Psiquiatria.

Em outras palavras, o Psiquiatra é o médico.

Cabe ao Psiquiatra a prescrição e acompanhamento da medicação, bem como atestar a saúde mental do paciente perante os órgãos públicos.

O Psiquiatra pode ser Psicólogo ou Psicanalista, desde que faça Psicologia ou Formação em Psicanálise.

PSICOLOGIA
É a ciência que se ocupa das doenças mentais da conduta objetiva, ou, como preferem muitos tratadistas, a ciência do comportamento humano e animal. 

A Psicologia se preocupa desta maneira, com o comportamento humano em seus aspectos objetivos, observáveis, que possam ser medidos, testados, compreendidos, controlados, descritos e preditos objetivamente.

Pode-se dizer que a Psicologia se ocupa antes de tudo, com a mente consciente do homem, utilizando-se da aplicação de testes e de outros recursos de sua especialidade.

A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA
O Psicólogo faz Licenciatura ou Bacharelado em Psicologia em uma Universidade ou Faculdade.

Uma vez formado, o Psicólogo trabalha em diversas áreas do comportamento humano, dependendo da sua formação e sua especialização.

Os que atendem em consultórios são chamados de psicólogos clínicos e cuidam de pessoas com transtornos mentais, incluindo aqui as neuroses.

O trabalho, ao a maneira como o Psicólogo trabalha diverge do Psicanalista no que diz respeito a técnica.

Outra coisa importante, o Psicólogo pode ser Psicanalista, desde que seja formado por uma Sociedade, já que a formação em Psicanálise no Brasil não é oferecida por Faculdade ou Universidade, como também o Psicanalista pode ser Psicólogo, desde que faça o Curso de Psicologia que dura 05 anos.

Historicamente, temos uma diferença entre a Psicologia e a Psicanálise.

Surgimento da Psicologia:
Pois temos como "o pai da psicologia moderna", e fundador da psicologia enquanto ciência experimental, Wilhelm Wundt (1832-1920), que criou no fim do século XIX, mais precisamente em 1879, o primeiro laboratório de psicologia, na Universidade de Leipzig, na Alemanha.  
    

Surgimento da Psicanálise:
A Psicanálise vai surgi em 1885, quando Sigmund Freud publicou “Estudos sobre a histeria”, juntamente como o livro “Interpretação dos Sonhos” considerados marcos  inicial da Psicanálise.

PSICANÁLISE
A Psicanálise se constitui como uma teoria desenvolvida por Sigmund Freud, tendo como marco inicial a publicação das obras “Estudos sobre a histeria”, em 1885 e  “A Interpretação dos Sonhos”, no início de 1900.

Para Freud, a Psicanálise, “é a profissão de pessoas leigas que curam almas, que não necessitam ser médicos e que não devem ser sacerdotes”, ocupa-se dos distúrbios psíquicos originados no inconsciente.

O propósito da  Psicanálise é descobrir, no inconsciente dos seres humanos, as necessidades, os complexos, os traumas e tudo o mais que perturbe o psiquismo, tratando-os e tornando-as à tona da consciência, a fim de removê-los a possibilitar, assim, o equilíbrio emocional do indivíduo.

Pode-se dizer que a Psicanálise é uma psicologia profunda, pois trabalha com os conteúdos do inconsciente.

Aliás a principal diferença entre a Psicologia e a Psicanálise, além da técnica usada pelos Psicanalistas é o fato de que a Psicologia trata mais do comportamento humano, Consciente (EGO), enquanto que a Psicanálise busca as causas do comportamento humano, no Inconsciente (SUPEREGO E ID).

A FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
A formação do psicanalista acontece através de Sociedades que dependendo da sua constituição aceita ao não profissional de outras áreas, sem ser a de saúde, sendo na maioria detentores de cursos superiores.

Existem Sociedade fechada, semi-abertas e as abertas, as Sociedades fechadas são aquelas que só aceitam médicos e psicólogos para formação, as Sociedades semi-abertas aceitam qualquer profissional da área da saúde para formação e as Sociedades abertas aceitam profissionais de qualquer área para a formação.

A formação em Psicanálises no Brasil é livre, não sendo obrigatório ser Médico ou Psicólogo para fazer a formação.

DO QUE TRATAM A PSIQUIATRIA, A PSICANÁLISE E A PSICOLOGIA
A Psiquiatria, Psicanálise e Psicologia tratam quase e todas as mesmas enfermidades mentais, daí, cabe ao paciente escolher qual a melhor técnica de abordagem para sua situação.”

Todos os profissionais citados estão interessados na Psicologia, ou fazem uso do conhecimento psicológico.

As múltiplas facetas da Psicologia se dar pelo seguinte fato: o comportamento humano é complexo e variado, sendo assim, a ciência que o estuda tem de possuir muitas facetas.

Pode-se dizer que a Psiquiatria, a Psicanálise e a Psicologia são ciências afins e que de uma maneira ou outra cooperam no restabelecimento de pessoas que enfrentam distúrbios, transtornos ou dificuldades psíquicas.

Uma pessoa pode ser acompanhada pelo Psiquiatra, fazer psicoterapia com um Psicologo ou com um Psicanalista, isso vai depender das necessidades e das condições de cada pessoa.


Nenhum comentário: