segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

EDUCAÇÃO 4.0 – NA EDUCAÇÃO O FUTURO JÁ SE FAZ PRESENTE.


A Educação 4.0 uma educação que tem como base os princípios aplicados na “Indústria 4.0” ou da também chamada Quarta Revolução Industrial, onde a linguagem computacional, a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial, os robôs e muitas outras tecnologias se somam para dinamizar os processos nos mais diversos segmentos da Indústria.

O QUE É EDUCAÇÃO 4.0?
O termo Educação 4.0 nos faz pensar em toda a evolução tecnológica que estamos presenciando, e também nas necessidades educacionais das novas gerações.

Em outras palavras, a Educação 4.0 nos levar a pensar sobre:
Estamos preparando nossos alunos para o mundo que vão encontrar quando saírem da escola? 
Como será este mundo? 
Será que as profissões serão as mesmas? 
Será que as habilidades que desenvolvemos hoje vão suprir as necessidades destes futuros profissionais? 

Resumindo:
O termo está ligado à revolução tecnológica que inclui Linguagem Computacional, Inteligência Artificial, Internet das coisas (IoT) e contempla o Learning by Doing que traduzindo para o português é aprender por meio da experimentação, projetos, vivências e mão na massa.

CONDUTORES DE MANEIRAS PARA LIDAR COM A EDUCAÇÃO 4.0
Veja alguns condutores que reformulam a maneira como lidamos e pensamos sobre o trabalho e educação hoje:
A conectividade global e facilidade de acesso ao conhecimento;
As máquinas inteligentes, automações e sistemas robotizados;
As novas mídias e Big Data;
A implacável velocidade da inovação;
A exigência constante de desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos.

COMO ACONTECE A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO 4.0
Como a Educação 4.0 vai mudar o modo como aprendemos?

Alguns dados levam as seguintes conclusões:
Aprender Fazendo
Conforme dados apresentados no The Global Summit 2017, o futuro da Educação, também chamado de Educação 4.0, baseia-se no conceito de Learning by doing, ou seja, aprender fazendo. 

Esse conceito traz a ideia de que todos nós – principalmente quem está na escola hoje – vamos aprender coisas diferentes e de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos, testes e muita ‘’mão na massa’’.

Uso da Inteligência Articial - IA
Já o relatório de The New Work Order, divulgado pela Foundation for Young Australians (FYA), confirma que, em um futuro próximo, teremos a substituição do trabalho humano por robôs e pela AI (inteligência artificial) – o que já pode ser constatado em vários setores da indústria.

O levantamento feito por este estudo revela, por exemplo, que, mais da metade dos estudantes da Austrália, estão focando suas carreiras em profissões que se tornarão obsoletas pelos avanços tecnológicos e automação e em apenas 20 anos, a Inteligência Artificial pode ocupar a maioria dos postos de trabalho que conhecemos.

Habilidades Digitais e Empreendedorismo
Para preparar o aluno que está na sala de aula hoje para o amanhã, o relatório The New Work Order recomenda que se dê mais ênfase nas habilidades digitais e ao empreendedorismo na escola. 

Habilidade para Lidar com Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática
Vale somar aqui a importância do desenvolvimento das habilidades relacionadas ao STEM* termo em inglês que relaciona as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

ELEMENTOS OUTROS IMPORTANTES NA EDUCAÇÃO 4.0
Outros elementos que devem ser estimulados desde os primeiros anos escolares levantados pelo relatório foram:
Saber lidar com pessoas de forma colaborativa;
Desenvolvimento de competências socio-emocionais criativas;
Participação em projetos interdisciplinares, que utilizam conhecimentos de diversas disciplinas para um objetivo comum;
Uso da empatia com inteligência.

A EDUCAÇÃO 4.0 É MAIS DO QUE ACUMULAR CONHECIMENTO OU SABER DE TUDO
A escola precisa sempre lembrar que no mundo em que vivemos:
Será – e está sendo – mais importante saber por que você precisa de algo, um conhecimento ou habilidade e, em seguida, onde encontrá-lo ou desenvolvê-lo. 

Não é preciso simplesmente acumular conhecimento, não é preciso saber tudo.

A análise de desempenho e da aprendizagem podem ser realizadas através de personalização baseada em dados inteligentes.

Aprenderemos juntos e uns com os outros. 

A aprendizagem será colaborativa, os professores são facilitadores que constroem comunidades em torno do aprendizado, talento e habilidades de seus alunos.

AS HABILIDADES QUE NECESSÁRIAS AOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO 4.0
Veja a seguir algumas habilidades do século XXI para potencializar o seu próprio desenvolvimento, de seus filhos ou alunos.

Conhecimentos fundamentais:
Letramento e alfabetização;
Capacidade para entender e lidar com números;
Participação e execução de projetos interdisciplinares;
Reconhecimento da importância de STEAM para o desenvolvimento de atividades cotidianas;
Uso de diferentes tecnologias digitais e ferramentas de comunicação;
Capacidade de lidar com conceitos de matemática financeira;
Entendimento cultural e cívico.

Competências:
Pensamento Crítico;
Resolução de problemas;
Criatividade;
Comunicação;
Colaboração;

Qualidades de caráter:
Curiosidade;
Iniciativa;
Persistência;
Adaptabilidade;
Liderança;
Consciência social e cultural.

A EDUCAÇÃO 4.0 E OS PROFESSORES
A educação 4.0, exigirá que os professores estejam qualificados adequadamente para impulsionar de maneira correta uma maior aprendizagem ao seus alunos.

Habilidade que precisam ser desenvolvidas:
Estar ligado a computação de nuvem
Provavelmente, você usa ou já utilizou plataformas como o Google Drive ou o Drop Box, não é verdade!? 

Pois bem, você percebe que os arquivos que são deixados lá dentro e compartilhados com outras pessoas, podem ser acessados de qualquer outro dispositivo, desktop ou mobile, em qualquer lugar do mundo. Isso é uma tendência cada vez maior, conhecida como cloud computing.

Estima-se que daqui uns anos, não só arquivos possam ser armazenados em nuvem, mas também boa parte do seu computador, que poderá ser acessado em outros lugares, fora da sua máquina de origem.

Saber (pelo menos um pouco) de programação
Como a internet e a mobilidade já fazem parte do dia a dia de boa parte dos profissionais do mercado, independente da área de atuação, jovens e adolescentes que forem estimulados a entender a linguagem e a cronologia por traz dos computadores e da internet, poderão sair na frente em diversos aspectos.

Adaptar-se à Internet das Coisas
Talvez você tenha a visão de que hoje em dia somente materiais como celulares, computadores e tablets possuem conexão com a internet.

A Internet das Coisas mostra que futuramente outros tipos de objetos e materiais também terão acesso à internet: portas, fechaduras, carros, lâmpadas. Tudo estará conectado e carregará inteligência artificial para obedecer comandos.

Ser proativo e preparado para a mobilidade corporativa
Sabe aquela história da nuvem que foi comentada no item 1? 

Pois então! Logo, quando os dados, arquivos e programas do indivíduo puderem ser gerenciados em diversos lugares, o espaço físico vai se tornando cada vez menos exigido. 

Sua autonomia também aumenta, assim como sua responsabilidade e pró atividade para organizar suas tarefas.

Utilizar com inteligência os dispositivos móveis
Que toda criança já sabe se virar com um celular na mão, isso não é mais novidade. Parece que já nascem sabendo!

Mas, você já parou para pensar que boa parte se restringe ao uso recreativo dos aparelhos mobile? 

Todos os recursos que um dispositivo móvel oferece aos usuários, são muito mais complexos do que apenas redes sociais e jogos. 

Portanto, a ideia é criar a cultura da inteligência para o uso dos celulares. 

Saber que além de entretenimento, ele também é (e será cada dia mais) um ótimo suporte às atividades de trabalho.

COMO COMEÇAR UMA EDUCAÇÃO 4.0?
Mas por onde começar? Como promover a inovação e os conceitos da Educação 4.0 em minha escola?

Um bom ponto de partida é a criação de ambientes inovadores propícios para o desenvolvimento de projetos que aproximem os alunos dessa nova realidade. 

Espaços onde os alunos aprendem fazendo e testando infinitas possibilidades.

A escola precisa incentivar uma nova cultura voltada para a inovação, a invenção, a resolução de problemas, a programação, a colaboração e a cultura maker.

Destacando a Cultura Maker, pode-se dizer que a prática sendo valorizada, ou melhor, o aluno  é o protagonista do seu desenvolvimento intelectual, por meio de atividades desafiadoras, estimulantes para a solução de problemas e que serão fundamentais para o futuro.

Orientar o aluno para o desenvolvimento de novas habilidades é dever de uma Escola 4.0.

Como conclusão pode-se dizer que a educação 4.0 já é uma realidade e não podemos mais recuar, ou os responsáveis pela educação, diretores, coordenadores, professores e demais profissionais da área trabalham o tema e colocam em prática o que a realidade atual exige ou do contrario estaremos educando os alunos tendo como objetivo lugar algum.

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