sexta-feira, 19 de abril de 2019

AS VÁRIAS ESCOLAS/CORRENTES DA PSICOLOGIA CONTEMPORÂNEA




A história da Psicologia tem sido caracterizada por controvérsias entre os sistematizadores, os teóricos, que nascem das formas divergentes como encaram o objeto da ciência, do modo como usam as técnicas de pesquisa e análise e, finalmente, do modo como sintetizam e explicam as causas e as finalidades que estão na base da personalidade.

Os psicólogos fazem opções, evitando o ecletismo e tomam uma posição que pode ser comportamentalista, gestáltica, psicanalítica, funcionalista ou estruturalista. Passam a pertencer a uma corrente, escola, ou teoria.

Vejamos algumas das principais escolas:

Estruturalista
Esta escola é a mais velha de todas. Os primeiros psicólogos  estavam interessados em estudar a estrutura da mente, buscando, através do método introspectivo, os elementos da experiência, do estado consciente.

Wudt fez as primeiras pesquisas juntamente com Helmholtz e Johannes Muller. Ele estava interessado nas sensações como os átomos da consciência, no sentimento, “ como uma experiência elementar semelhante à sensação”, e no tempo de reação (tempo decorrido entre o estímulo, como a luz, e a resposta, como movimento de um dedo da mão).


Funcionalismo
O pai do funcionalismo é William James, que teve uma influência muito grande sobre a Psicologia Norte-Americana. O escopo do funcionalismo é o estudo da vida mental como um processo de ajustamento biológico entre a impressão do estímulo e a experiência do organismo.

Nas palavras de James, a Psicologia é a ciência da vida mental, dos seus fenômenos e suas condições.

Os fenômenos e suas condições. Os fenômenos são coisas semelhantes às que chamamos sentimentos, desejos, cognições, raciocínios, decisões e gosto.

James achava que a consciência não poderia ser estática e, portanto impossível de ser dissecada, como queria Wundt.

A consciência (ou estado de estar consciente) é sempre alguma coisa que está acontecendo. 

O método que o funcionalismo usa não é apenas a introspecção. Acha imprescindível a observação do comportamento, daquilo que o organismo faz, pois tem interesse nas funções dos processos mentais e do comportamento; para ele, o objeto da Psicologia é o comportamento e a experiência.

Behaviorismo
O behaviorismo surgiu com John Watson (1878 – 1958 DC) em 1912. O período de 1913 a 1930 é conhecido como o do behaviorismo clássico, polêmico e programático. Sua linha era nitidamente contra a introspecção, o método até então preferido pelos psicólogos.

Entre 1930 e 1940, surgiu o neobehaviorismo, com Clark L Hull, que transformou o clássico num sistema mais minucioso experimentalmente, baseado na teoria do comportamento adaptado, de Pavlov.

Depois de 1950, o neobehaviorismo tornou-se mais liberal, principalmente no tocante aos fenômenos mentais, mantendo-se, todavia, contra o método introspectivo.

Para o behaviorismo o organismo se parece com um SER RESPONDENTE às condições (Estímulos), produto de processos ambientais e internos. O objeto da Psicologia tinha sido até então a alma, ou a consciência, a mente.

Em 1924, após o estudo do medo em crianças, Watson chegou a conclusão de que todas as aprendizagens podiam ser explicadas pelo condicionamento.

A personalidade para o behaviorismo é um conjunto, um sistema de hábitos. Os hábitos são organizações de reflexos condicionados. A maior importância é dada aos fatores ambientais e a hereditariedade é relegada para segundo plano. O homem é produto do meio ambiente, e essa afirmação é válida no sentido bem radical.

Gestalt
Conhecida também como a Psicologia da Forma teve início com Kurt Koffka (1886 – 1941 DC) e  Wolgang Kohler (1887 – 1968 DC). 

Enquanto Kurt se preocupava com o desenvolvimento infantil Wolgang se preocupava com o processo de aprendizagem.

Para os gestaltistas qualquer tentativa de analisar o comportamento em partes estava condenada a falhar porque perdia a mais importante e distintiva característica da experiência – sua totalidade, organização e configuração. Nenhum estímulo tem um sentido ou significado constante; tudo depende do padrão de eventos circundantes.

Como exemplo temos:
A água morna é sentida quente por uma pessoa que tenha estado com a mão imersa em água gelada, mas és sentida como fria quando a mão esteve anteriormente na água quente.

Uma pessoa de 1,80 parece  pequena quando jogando basquete em uma equipe profissional, mas parece um gigante quando se encontra entre pigmeus.

A abordagem fenomenológica dirigiu o interesse da Psicologia Gestalt para os processos de pensamento, raciocínio e solução de problemas. Outra área que ela produziu impacto foi particularmente a percepção visual. 

Psicanálise
A psicanálise é um método de estudo do comportamento humano, uma teoria do comportamento e um método de tratamento.

Freud foi o fundador da Psicanálise, a qual constitui uma maneira de examinar os mecanismos e conteúdos psíquicos, os quais o indivíduo geralmente não pode explorar por meio de um exame racional da sua própria consciência.

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