quinta-feira, 23 de abril de 2020

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO NO COMBATE AO NOVO CORONA VÍRUS

Como elaborar um plano de ensino

Olhe, tudo ocorreu de maneira inesperada.

Na verdade, ninguém estava acreditando que esse Vírus, chegasse em nossa cidade, como chegou.

Ninguém estava preparado, quando digo ninguém, é ninguém mesmo.

As pessoas ainda estão perdidas, assim como estão perdidas as autoridades; todos só tem em suas mãos a incerteza, não temos garantia de nada, pelo menos no momento.

Nós educávamos e ensinávamos para tudo, menos para sobreviver a uma situação a qual estamos vivendo, e com razão, pois ninguém esperava passar pela situação que estamos passando, daí paramos e ficamos a nos perguntar, o que fazemos?

E por não saber o que fazer ficamos estressados e começamos a culpar e cobrar todo mundo ao nosso redor.

E aí surge uma pergunta: o que fazer?

Eu apostaria na educação para o enfrentamento das dificuldades. Isso mesmo, vamos educar e ensinar o povo como agir para sobreviver no Distanciamento Social e no Pós-Distanciamento Social.

É tudo novo, inclusive o perigo que todos nós enfrentamos, em especial pelo o fato do nosso inimigo ser invisível e não temos como colocá-lo numa jaula, ou numa prisão.

Nosso povo precisa ser informado, e mais do que isso, precisa ser educado e ensinado como se comportar diante da ameaça que todos enfrentamos, que é a possível contaminação com o Novo Corona Vírus.

Daí a minha sugestão para as autoridades municipais: Além de cuidar dos infectados, vamos cair em campo e educar e ensinar o nosso povo.

Vamos educar e ensinar nosso povo sobre a introdução e noções básicas e práticas sobre:
  • Introdução e noções básicas e práticas sobre:
  • Higiene pessoal, de ambientes, objetos e alimentos;
  • Desinfecção pessoal, de ambientes, objetos e alimentos;
  • Segurança na saúde pessoal;
  • Como usar os materiais básicos para segurança, prevenção da saúde pessoal, do outro e comunitária;
  • Como se portar diante de pessoas outras numa fila, em aglomerações, em transporte públicos e em contatos outros diversos;
  • Como se comportar em situação de perigo extremo e contaminação individual, comunitária ou em massa.
Educar e ensinar...

Acredito que seja até injusto cobramos de um povo, que na sua maioria, não tem informações, conhecimento e nem foram educados para conviver em situação de ameaça, como essa que estamos vivendo.

Vamos educar e ensinar, depois vamos cobrar e se possível disciplinar, multar ou se for o caso punir severamente aqueles que não queiram fazer a sua parte.

Vai aí minha sugestão, pois pode ser que essa PANDEMIA passe logo, mas também pode ser que ela perdure por um logo tempo e que tenhamos que conviver com esse fantasma por meses ou anos.

Não só isso, essa educação e ensinamentos vai servir para outras situações, não só para esse momento de prevenção do Novo Corona Vírus, mas de outros Vírus que ameaçam e matam milhares de pessoas todos os anos.

Fica a dica.

Nenhum comentário: