Por Francisco
Fernandes, Psicanalista e Coach Emocional
Com a advento da
Pandemia a humanidade em geral tem diante de si um novo desafio, o de se
habituar a uma nova maneira de viver e enfrentar situações diversas e adversas em
várias áreas.
A maneira de se
relacionar, se torna então o centro de atenção dos especialistas, pois todos,
com raras exceções se encontram perdidos, quando não necessitando de
orientações para melhor lidar com a situação.
E diante dessas
áreas necessárias de orientação, encontramos a idade infantil, ou melhor, as
crianças, que se encontram de certa forma no vácuo, sem entender realmente o
que se passa, e ainda por cima, com dificuldades de se habituar dentro da nova
realidade.
Do outro lado, temos
os pais que aflitos, de uma forma ou outra tentam a todo custo proteger suas
crianças da melhor maneira possível.
Mas aqui encontram-se
as dificuldades, não só na comunicação e relacionamento, mas como também na adaptação
das crianças em situação de estresse, ansiedade, medo e incertezas.
Não só isso, o
cenário que vivemos tem seus resultados e efeitos emocionais negativos nas
crianças, bem como o desenvolvimento de transtornos psíquicos diversos, como:
·
Insônia;
·
Irritabilidade;
·
Ansiedade;
·
Depressão;
·
Fobia;
·
Medo;
·
Síndrome de
pânico;
·
Dificuldades de
relacionamento;
·
Dificuldades
escolares;
·
Baixa da
imunidade;
·
Obesidade.
Diante disso,
pergunta-se o que fazer?
Como lidar com as
crianças nesse período de pandemia, sem que haja prejuízos?
Na verdade, não
temos respostas prontas, pois tudo foi tão de repente, que precisamos processar
o que estamos passando para daí elaborarmos estratégias, métodos e técnicas
para lidar com tudo o que tem acontecido ao nosso redor.
Diante disso, passo
algumas dicas e orientações de como lidar com as crianças nesse período de
pandemia, tendo como base as orientações encontradas no documento da Sociedade
Brasileira de Pediatria, baseadas em pesquisas da Neurociência recentes, com
várias adaptações que eu mesmo elaborei a acrescentei ao texto
Para tanto vou
desenvolver o assunto tendo em vista aqui que é importante ser observado e
colocado em prática no lidar com as crianças nesse período de pandemia.
A IMPORTÂNCIA...
DO PLANEJAMENTO
Os pais devem
discutir e estabelecer um planejamento para implementar com suas crianças, isso
implica em estabelecer atividades, tarefas e horários que devem ser cumpridos.
Tudo tem que ser
organizado e os pais devem estar atentos para a supervisão.
Lembrando que esse
planejamento tem que ser dentro da realidade e necessidades das crianças,
respeitando a faixa etária de cada um.
Claro que isso vai
requerer dos pais mais trabalho e dedicação, sim, mas não tem outra maneira de
fazer isso, no entanto, pode ser permitido uma média para que todos possam ser
atendidos nesse planejamento.
Os pais são os
responsáveis pelo controle e avaliação das atividades, deixando claro para as
crianças que existe uma hierarquia, evitando assim, que cada queira fazer o que
bem entender na implementação dos objetivos e metas.
DE UMA AGENDA
Os pais devem dentro
do Planejamento providenciar o agendamento de todas as atividades e tarefas, permitindo
a participação dos mesmos, dentro de suas prioridades, sem que os pais deixem
de decidir o que é prioritário e importante para suas crianças.
Lembrando que as
crianças não estão de férias, mas passando um período emergencial em casa, com
atividades que devem ser realizadas assim, como em outros dias.
Dai a importante da
agenda, bem como a realização de tudo o que for estabelecido nela.
DO USO DAS MÍDIAS
Os pais devem manter
o controle do uso das mídias por parte de suas crianças.
Se constitui um erro
grave e de sérias consequências os pais deixarem suas crianças muito tempo em
frente às telas do celular, tablet, computador e televisão.
O conteúdo para as faixas
etárias, bem como o tempo de exposição das crianças a tecnologia devem ser
respeitados.
Crianças menores de
dois anos não devem ser expostas a telas, mesmo que passivamente, ou para
simples passar tempo.
DAS ATIVIDADES DOMÉSTICAS
Os pais devem envolver
as crianças nas atividades domésticas respeitando as limitações dentro de cada
faixa etária.
A delegação de
atividades domésticas é por demais salutar nesse tempo, como também cria nas
crianças o interesse e a valorização dos trabalhos domésticos, normalmente
feitos pelas mães.
Esse período é uma boa
ocasião para ensinar as crianças a valorizar os serviços domésticos, bem como
aprender várias atividades, dependendo da capacidade de cada crianças.
DAS ATIVIDADES
FÍSICAS
Os pais devem
planejar para suas crianças atividades físicas, evitando que os mesmos passem o
dia no sofá, diante do aparelho de televisão.
Essas atividades
físicas devem ser incluídas no planejamento diário das crianças, podendo ser
realizadas em conjunto, com os pais e as crianças.
Os pais podem
encontrar várias maneiras de incentivar e realizar as atividades físicas com suas
crianças, basta pesquisar que vão encontrar inúmeras atividades que podem ser feitas
dependendo de cada faixa etária.
DO USO DA
TECNOLOGIA
Os pais podem muito
bem utilizar a tecnologia a seu favor e a favor das crianças.
A tecnologia pode
ser estimulada para os contatos com os familiares distante, bem com amigos e
vizinhos, sendo usando para tanto a videoconferência.
É muito salutar o
contato das crianças com familiares e amigos nesse período, pois alivia o
estresse, bem como notifica às crianças que as outras pessoas estão bem e
vivendo nas mesmas condições que as suas.
Lembrando que o horário
passa uso do celular, tablet, computador deve ser determinados pelos pais, de
acordo com a necessidade das crianças, sem que haja prejuízo para as mesmas.
Não é bom liberar
tudo ou todo tempo.
DOS CUIDADOS E HIGIENIZAÇÃO
Os pais devem
orientar e ensinar suas crianças as formas corretas dos cuidados e higienização
que eles devem ter para não contrair o vírus.
O ensinamento da
forma correta de higienização das mãos, além de proteger o rosto ao espirra ou
tossir e evitar o contato físico e seguir outras normas de prevenção ajudarão
muito as crianças criando assim uma geração de pessoas mais cuidadosa quanto a
prevenção.
As orientações e o
ensino de novos hábitos de higienização devem obedecer a capacidade de compreensão
de cada faixa etárias, usando uma linguagem simples, podendo ser usada uma
metodologia aonde seja favorecido o uso do lúdico, músicas, leituras, estórias
e brincadeiras.
Saliente para as
crianças que as medidas de prevenção são úteis para melhorar a qualidade de
vida para todos.
DA CONVERSAÇÃO
A conversa com as
crianças é muito importante nesse período.
Os pais devem
explicar às crianças de forma simples e que elas entendam, a situação que estão
vivendo.
Nessa conversa que
os pais terão com as crianças, deve-se usar: uma linguagem simples, que a
criança entenda e que seja apropriada a faixa etária
Outra coisa
importante, a conversa deve ser desprovida de ameaças e medos.
É recomendado que os
pais falem para suas crianças de maneira tranquila, sem alarde, evitando assim
o surgimento de medo, ansiedade e estresse.
DO AMBIENTE
SEGURO E ACOLHEDOR
Os pais devem
oferecer as suas crianças um ambiente seguro e acolhedor, não importando a sua
classe social e econômica, pois isso é muito relativo.
As vezes uma criança
tem tudo no que diz respeito a segurança econômica, mas lhe falta a presença,
atenção e carinho dos pais, gerando assim, a sensação de insegurança nessa
criança.
A presença emocional
dos pais nesse momento é muito importante para que a criança responda de
maneira positiva ao momento de crise e incerteza a qual se encontra.
DA UNIÃO FAMILIAR
Os pais devem reforçar
a união familiar, havendo a necessidade de ser criado no planejamento, e na
agenda, espaço para as atividades que vão dizer para as crianças que a família estar
unida, não importando a situação.
No caso das
atividades, as mesmas devem ser alegres, divertidas e prazerosas. Essas
atividades vão desde as refeições juntos, participação nas tarefas domésticas,
contar histórias interessante, etc.
Nesse momento pode
ser importante contar para as crianças a história das famílias, olhar as fotos
e vídeos antigas, os feitos de parentes próximos, etc.
Deixar claro às crianças
que eles têm uma origem, bem como o compromisso que compartilhar de tudo aquilo
que seus pais representam.
DO EXEMPLO OU REFERÊNCIA
DOS PAIS
Os pais devem
entender que eles são exemplos, quando não, uma referência para suas crianças
nesse momento de enfrentamento de dias difíceis.
Existem uma grande
possibilidade de as crianças desenvolverem uma reação positiva, ou negativo,
tendo como base a reação dos pais.
A criança, dependendo
da sua faixa etária, vai sofrer mais ou menos a influência dos pais no
enfretamento do perigo.
Daí os pais devem
entender a importância da sua postura no enfrentamento da pandemia, ao ponto
dessas reações moldarem as reações das crianças.
Uma reação de medo e
ansiedade dos pais, podem gerar nas crianças as mesmas reações demonstradas
pelos pais diante das dificuldades.
A mesma coisa vale
também para os cuidados de higienização e comportamentos outros.
DA
CONSCIENTIZAÇÃO QUE O PERÍODO É EMERGENCIAL, PORTANTO, PASSAGEIRO
Os pais devem conscientizar
suas crianças que elas não estão de férias.
Deve ser explicado
de forma que as crianças entendem que a situação é emergencial e transitória,
portanto, as atividades devem continuar sendo cumpridas.
Não é período de
férias, como muitos pensam, existem tarefas e responsabilidades que devem ser
cumpridas por parte de todos.
Daí a importância do
Planejamento e Agenda já mencionados em itens anteriores, caso não seja
observado essa importância, as crianças vão achar que elas estão sem
responsabilidades, portanto ociosas, o que não deve acontecer.
Logo, as crianças devem
entender que as horas do dia todas estão comprometidas com atividades que
poderia ser as mesmas em dias normais.
DA INFORMAÇÃO ADEQUADA
Os pais devem se
manter informados sempre, pois as mudanças são constantes, dai a importância
dos pais em colocar em suas agendas dias específicos para buscar informações e
conhecimento dentro em vista o aprimoramento no lidar com suas crianças.
Busquem informações
e conhecimentos diversos, específicos e de qualidade, tendo em vista a
aperfeiçoamento do processo, acrescentando ou excluído algo.
Outra coisa
importante, evite expor suas crianças a informações e notícias prejudiciais, ou
a conteúdos inapropriados para os mesmos.
Lembre-se que as
informações próprias para adultos, não devem ser repassadas para as crianças,
pois dependendo a sua faixa etária, isso vai gerar angustia e consequentemente
contribuir para o surgimento de transtornos mentais.
CONCLUSÃO
Dando a importância ao
que foi mencionado no texto, os pais terão melhores condições de lidar bem com
suas crianças nesse período de pandemia, sem que haja muito estresse e sem que
suas crianças desenvolvam algum tipo de transtorno mental que venham a causar
prejuízos.
Como disse logo no início
não existe uma receita de bolo, mas certamente as dicas são válidas e podem em
muito ajudar os pais nesse período de angustia e de incertezas.
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