terça-feira, 19 de maio de 2020

COMO LIDAR COM AS CRIANÇAS EM TEMPO DE PANDEMIA


Crianças são o grupo mais vulnerável em períodos de crise ...

O QUE É IMPORTANTE PARA SER OBSERVADO NO LIDAR COM AS CRIANÇAS NO PERÍODO DA PANDEMIA
Por Francisco Fernandes, Psicanalista e Coach Emocional

Com a advento da Pandemia a humanidade em geral tem diante de si um novo desafio, o de se habituar a uma nova maneira de viver e enfrentar situações diversas e adversas em várias áreas.

A maneira de se relacionar, se torna então o centro de atenção dos especialistas, pois todos, com raras exceções se encontram perdidos, quando não necessitando de orientações para melhor lidar com a situação.

E diante dessas áreas necessárias de orientação, encontramos a idade infantil, ou melhor, as crianças, que se encontram de certa forma no vácuo, sem entender realmente o que se passa, e ainda por cima, com dificuldades de se habituar dentro da nova realidade.

Do outro lado, temos os pais que aflitos, de uma forma ou outra tentam a todo custo proteger suas crianças da melhor maneira possível.

Mas aqui encontram-se as dificuldades, não só na comunicação e relacionamento, mas como também na adaptação das crianças em situação de estresse, ansiedade, medo e incertezas.

Não só isso, o cenário que vivemos tem seus resultados e efeitos emocionais negativos nas crianças, bem como o desenvolvimento de transtornos psíquicos diversos, como:
·         Insônia;
·         Irritabilidade;
·         Ansiedade;
·         Depressão;
·         Fobia;
·         Medo;
·         Síndrome de pânico;
·         Dificuldades de relacionamento;
·         Dificuldades escolares;
·         Baixa da imunidade;
·         Obesidade.

Diante disso, pergunta-se o que fazer?

Como lidar com as crianças nesse período de pandemia, sem que haja prejuízos?

Na verdade, não temos respostas prontas, pois tudo foi tão de repente, que precisamos processar o que estamos passando para daí elaborarmos estratégias, métodos e técnicas para lidar com tudo o que tem acontecido ao nosso redor.

Diante disso, passo algumas dicas e orientações de como lidar com as crianças nesse período de pandemia, tendo como base as orientações encontradas no documento da Sociedade Brasileira de Pediatria, baseadas em pesquisas da Neurociência recentes, com várias adaptações que eu mesmo elaborei a acrescentei ao texto

Para tanto vou desenvolver o assunto tendo em vista aqui que é importante ser observado e colocado em prática no lidar com as crianças nesse período de pandemia.

A IMPORTÂNCIA...

DO PLANEJAMENTO
Os pais devem discutir e estabelecer um planejamento para implementar com suas crianças, isso implica em estabelecer atividades, tarefas e horários que devem ser cumpridos.

Tudo tem que ser organizado e os pais devem estar atentos para a supervisão.

Lembrando que esse planejamento tem que ser dentro da realidade e necessidades das crianças, respeitando a faixa etária de cada um.

Claro que isso vai requerer dos pais mais trabalho e dedicação, sim, mas não tem outra maneira de fazer isso, no entanto, pode ser permitido uma média para que todos possam ser atendidos nesse planejamento.

Os pais são os responsáveis pelo controle e avaliação das atividades, deixando claro para as crianças que existe uma hierarquia, evitando assim, que cada queira fazer o que bem entender na implementação dos objetivos e metas.

DE UMA AGENDA
Os pais devem dentro do Planejamento providenciar o agendamento de todas as atividades e tarefas, permitindo a participação dos mesmos, dentro de suas prioridades, sem que os pais deixem de decidir o que é prioritário e importante para suas crianças.

Lembrando que as crianças não estão de férias, mas passando um período emergencial em casa, com atividades que devem ser realizadas assim, como em outros dias.

Dai a importante da agenda, bem como a realização de tudo o que for estabelecido nela.

DO USO DAS MÍDIAS
Os pais devem manter o controle do uso das mídias por parte de suas crianças.

Se constitui um erro grave e de sérias consequências os pais deixarem suas crianças muito tempo em frente às telas do celular, tablet, computador e televisão.

O conteúdo para as faixas etárias, bem como o tempo de exposição das crianças a tecnologia devem ser respeitados.

Crianças menores de dois anos não devem ser expostas a telas, mesmo que passivamente, ou para simples passar tempo.

DAS ATIVIDADES DOMÉSTICAS
Os pais devem envolver as crianças nas atividades domésticas respeitando as limitações dentro de cada faixa etária.

A delegação de atividades domésticas é por demais salutar nesse tempo, como também cria nas crianças o interesse e a valorização dos trabalhos domésticos, normalmente feitos pelas mães.

Esse período é uma boa ocasião para ensinar as crianças a valorizar os serviços domésticos, bem como aprender várias atividades, dependendo da capacidade de cada crianças.

DAS ATIVIDADES FÍSICAS
Os pais devem planejar para suas crianças atividades físicas, evitando que os mesmos passem o dia no sofá, diante do aparelho de televisão.

Essas atividades físicas devem ser incluídas no planejamento diário das crianças, podendo ser realizadas em conjunto, com os pais e as crianças.

Os pais podem encontrar várias maneiras de incentivar e realizar as atividades físicas com suas crianças, basta pesquisar que vão encontrar inúmeras atividades que podem ser feitas dependendo de cada faixa etária.

DO USO DA TECNOLOGIA
Os pais podem muito bem utilizar a tecnologia a seu favor e a favor das crianças.

A tecnologia pode ser estimulada para os contatos com os familiares distante, bem com amigos e vizinhos, sendo usando para tanto a videoconferência.

É muito salutar o contato das crianças com familiares e amigos nesse período, pois alivia o estresse, bem como notifica às crianças que as outras pessoas estão bem e vivendo nas mesmas condições que as suas.

Lembrando que o horário passa uso do celular, tablet, computador deve ser determinados pelos pais, de acordo com a necessidade das crianças, sem que haja prejuízo para as mesmas.

Não é bom liberar tudo ou todo tempo.

DOS CUIDADOS E HIGIENIZAÇÃO
Os pais devem orientar e ensinar suas crianças as formas corretas dos cuidados e higienização que eles devem ter para não contrair o vírus.

O ensinamento da forma correta de higienização das mãos, além de proteger o rosto ao espirra ou tossir e evitar o contato físico e seguir outras normas de prevenção ajudarão muito as crianças criando assim uma geração de pessoas mais cuidadosa quanto a prevenção.

As orientações e o ensino de novos hábitos de higienização devem obedecer a capacidade de compreensão de cada faixa etárias, usando uma linguagem simples, podendo ser usada uma metodologia aonde seja favorecido o uso do lúdico, músicas, leituras, estórias e brincadeiras.

Saliente para as crianças que as medidas de prevenção são úteis para melhorar a qualidade de vida para todos.

DA CONVERSAÇÃO
A conversa com as crianças é muito importante nesse período.

Os pais devem explicar às crianças de forma simples e que elas entendam, a situação que estão vivendo.

Nessa conversa que os pais terão com as crianças, deve-se usar: uma linguagem simples, que a criança entenda e que seja apropriada a faixa etária

Outra coisa importante, a conversa deve ser desprovida de ameaças e medos.

É recomendado que os pais falem para suas crianças de maneira tranquila, sem alarde, evitando assim o surgimento de medo, ansiedade e estresse.

DO AMBIENTE SEGURO E ACOLHEDOR
Os pais devem oferecer as suas crianças um ambiente seguro e acolhedor, não importando a sua classe social e econômica, pois isso é muito relativo.

As vezes uma criança tem tudo no que diz respeito a segurança econômica, mas lhe falta a presença, atenção e carinho dos pais, gerando assim, a sensação de insegurança nessa criança.

A presença emocional dos pais nesse momento é muito importante para que a criança responda de maneira positiva ao momento de crise e incerteza a qual se encontra.

DA UNIÃO FAMILIAR
Os pais devem reforçar a união familiar, havendo a necessidade de ser criado no planejamento, e na agenda, espaço para as atividades que vão dizer para as crianças que a família estar unida, não importando a situação.

No caso das atividades, as mesmas devem ser alegres, divertidas e prazerosas. Essas atividades vão desde as refeições juntos, participação nas tarefas domésticas, contar histórias interessante, etc.

Nesse momento pode ser importante contar para as crianças a história das famílias, olhar as fotos e vídeos antigas, os feitos de parentes próximos, etc.

Deixar claro às crianças que eles têm uma origem, bem como o compromisso que compartilhar de tudo aquilo que seus pais representam.

DO EXEMPLO OU REFERÊNCIA DOS PAIS
Os pais devem entender que eles são exemplos, quando não, uma referência para suas crianças nesse momento de enfrentamento de dias difíceis.

Existem uma grande possibilidade de as crianças desenvolverem uma reação positiva, ou negativo, tendo como base a reação dos pais.

A criança, dependendo da sua faixa etária, vai sofrer mais ou menos a influência dos pais no enfretamento do perigo.

Daí os pais devem entender a importância da sua postura no enfrentamento da pandemia, ao ponto dessas reações moldarem as reações das crianças.

Uma reação de medo e ansiedade dos pais, podem gerar nas crianças as mesmas reações demonstradas pelos pais diante das dificuldades.

A mesma coisa vale também para os cuidados de higienização e comportamentos outros.

DA CONSCIENTIZAÇÃO QUE O PERÍODO É EMERGENCIAL, PORTANTO, PASSAGEIRO
Os pais devem conscientizar suas crianças que elas não estão de férias.

Deve ser explicado de forma que as crianças entendem que a situação é emergencial e transitória, portanto, as atividades devem continuar sendo cumpridas.

Não é período de férias, como muitos pensam, existem tarefas e responsabilidades que devem ser cumpridas por parte de todos.

Daí a importância do Planejamento e Agenda já mencionados em itens anteriores, caso não seja observado essa importância, as crianças vão achar que elas estão sem responsabilidades, portanto ociosas, o que não deve acontecer.

Logo, as crianças devem entender que as horas do dia todas estão comprometidas com atividades que poderia ser as mesmas em dias normais.

DA INFORMAÇÃO ADEQUADA
Os pais devem se manter informados sempre, pois as mudanças são constantes, dai a importância dos pais em colocar em suas agendas dias específicos para buscar informações e conhecimento dentro em vista o aprimoramento no lidar com suas crianças.

Busquem informações e conhecimentos diversos, específicos e de qualidade, tendo em vista a aperfeiçoamento do processo, acrescentando ou excluído algo.

Outra coisa importante, evite expor suas crianças a informações e notícias prejudiciais, ou a conteúdos inapropriados para os mesmos.

Lembre-se que as informações próprias para adultos, não devem ser repassadas para as crianças, pois dependendo a sua faixa etária, isso vai gerar angustia e consequentemente contribuir para o surgimento de transtornos mentais.

CONCLUSÃO
Dando a importância ao que foi mencionado no texto, os pais terão melhores condições de lidar bem com suas crianças nesse período de pandemia, sem que haja muito estresse e sem que suas crianças desenvolvam algum tipo de transtorno mental que venham a causar prejuízos.

Como disse logo no início não existe uma receita de bolo, mas certamente as dicas são válidas e podem em muito ajudar os pais nesse período de angustia e de incertezas.


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