quarta-feira, 19 de agosto de 2020

DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL – ESTÁGIOS DE EVOLUÇÃO PSICOSSEXUAL SEGUNDO FREUD




Um dos conceitos fundamentais da teoria de Freud é a ideia de energia psíquica.

Para Freud assim como existe uma energia física quantificável, existe também uma energia psíquica de natureza libidinosa que exerce grande influencia sobre o comportamento humano.

Essa energia psíquica Freud chama de libido, ou a libido.

Freud reconhece 5 estágios na evolução ou desenvolvimento psicossexual, mas centra sua atenção apenas em quatro deles.

Vamos destacar aqui apenas 3 fases e seus estágios conforme o quadro que segue.

1ª. FASE – AUTO-ERÓTICA

É a primeira do ciclo evolutivo, estende-se do nascimento aos 3 anos de idade, compreendendo, por sua vez, os seguintes estágios ou sub-fases: oral, anal e diferenciado.

AUTO-ERÓTICA

ESTÁGIO ANAL

O estágio anal corresponde ao segundo ano de vida. A libido passa a concentra-se, agora, na zona anal. É o estágio da retenção fecal e urinária. A retenção é praticada pela criança no sentido de aumentar a satisfação que desfruta nos atos de excreção.

ESTÁGIO DIFERENCIADO

O estágio diferenciado é o terceiro e último da fase auto-erótica e compreende ao terceiro ano de vida. 

Neste estágio a libido vai distribuir-se por toda parte do corpo e sensibilizá-las, havendo, no entanto, mais concentração em algumas, formando-se, assim, as chamadas zonas erógenas. 

Aqui o tato se torna mais apurado e quase todo o corpo é fonte de excitação.

Neste estágio os pais precisam ficar atentos pois devido a libido se encontra distribuído por toda parte do corpo e de certa forma concentrado nas chamadas zonas erógenas, algumas crianças buscam aproximação com adultos e outras crianças do mesmo sexo ou do sexo oposto, o que pode ocasionar situações dolorosas para essas crianças, que podem durar para toda vida, que são os abusos sexuais por parte de outras crianças, adolescentes e adultos, em especial, os pedófilos.

2ª. FASE – HÉTERO – ERÓTICA

É o segundo ciclo evolutivo, estende-se dos 3 anos aos 10 anos de vida, compreendendo, por usa vez, os seguintes estágios ou sub-fases: indiferenciado, heterossexual ou fálico, e de latência.

OS ESTÁGIOS DA 2ª. FASE

HÉTERO-ERÓTICA

Porque os estímulos de excitação da libido provêm mais exterior que o corpo da criança. 

As causas de estimulação sexual são mais da natureza social e psicológica do que propriamente da natureza biológica, como acontecia na fase anterior.

ESTÁGIO INDIFERENCIADO

O estágio recebe este nome porque a criança, nesta idade, não revela preferência por este ou aquele sexo. Aproxima-se dos adultos, independentemente do sexo.

ESTÁGIO HETEROSSEXUAL OU FÁLICO

O estágio se estende dos 3, 5 – 4 aos 5 – 6 anos, é tido como o mais importante de todos, quanto às suas consequências na determinação das características da personalidade, pela série de ocorrências que agora se processam. 

Essas ocorrências, obrigatórias na evolução sexual, poderão determinar algumas formas fundamentais de comportamento e facilitar ou dificultar o ajustamento social do indivíduo.

ESTÁGIO DE LATÊNCIA

O estágio de latência é o último dessa fase; vai dos 6 aos 10 anos. Caracteriza-se, como sugere o nome, por um amortecimento no interesse pelos assuntos sexuais. 

É a idade mais feliz do indivíduo.

3ª. FASE – MATURAÇÃO

Estende-se dos 10 – 12 aos 17 – 19 anos, compreendendo, portanto, a adolescência. 

É a terceira e última fase do ciclo evolutivo, para que seja atingida a plenitude sexual, compreendendo, por sua vez, dois estágios ou subfases, que são: de auto-erotização e heterossexual.

MATURAÇÃO

Porque é nela que a libido vai encaminhar-se finalmente para os órgãos sexuais, indo estes encontrar a sua maturidade funcional, tornando-se aptos à reprodução. 

Em outras palavras, o sexo vai alcançar a possibilidade de exercer sua função natural que é a reprodução.

OS ESTÁGIOS DA 3ª. FASE

ESTÁGIO DE AUTO-EROTIZAÇÃO

O estágio estende-se dos 10 – 12 aos 13 – 15 anos na menina e dos 11 – 12 aos 14 – 16 no menino. 

O presente estágio corresponde à primeira fase da adolescência.

Recebe o nome de auto-erotização porque o corpo da criança volta a ser objeto de interesse e curiosidade de sua parte. Contudo, este interesse e está curiosidade não têm, agora, um aspecto intelectual, puramente de conhecimento, prendem-se a vivência, a transformações morfológicas, a sensações até então não experimentadas. 

É auto-erótica porque há um volver do indivíduo sobre si mesmo.

ESTÁGIO HETEROSSEXUAL

O estágio heterossexual, segundo e último da fase de maturação como foi visto, estende-se dos 13 – 15 aos 17 – 18 anos na menina e dos 14 – 16 aos 18 – 19 anos no menino.

O presente estágio corresponde à fase pós-pubertária da adolescência e se caracteriza por uma intensificação na busca de problemas de natureza metafísica, bem como por uma tendência geral de re-equilíbrio na vida do adolescente.

Recebe o nome de heterossexual por que o centro de preocupações passa a ser, o campo sexual, não mais, o próprio corpo, e sim o sexo oposto, estando, ao final deste estágio, praticamente alcançada a maturidade sexual.

Lembrando que em cada um dos estágios da evolução psicossexual corresponde a uma característica da personalidade ou padrão tipo de comportamento, um assunto para o próximo tema.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

ROSA, Merval. Teoria freudiana da evolução da personalidade, Petrópolis, RJ: Vozes, 1988.


Nenhum comentário: