INTRODUÇÃO
O DESAFIO DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM SALA DE AULA
O texto que hora apresentado é um conteúdo de uma palestra que dei no inicio do ano para um grupo de professores de uma Escola, aqui em Russas, CE.
Não podemos tratar desse tema sem deixar de fazer uma crítica ao atual sistema de educação implantado de goela a dentro por uma minoria que se acham verdadeiro deuses gregos da pedagogia.
E para início de conversa aqui se encontra o primeiro desafio.
A mudança de modelo de educação que todo mundo percebe que estar obsoleto, mas ninguém tem coragem de fazer as mudanças necessárias.
No entanto vou me deter a questão da PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, já que tratar do assunto sobre o modelo hoje, é inútil, pois as pessoas que precisam ouvir o que tenho a dizer não estão aqui.
Daí, vamos ao que interessa...
DESAFIO 1 - O ALUNO
CONHECER O ALUNO (O SEU SER E AMBIENTE) QUE VAI SE SUBMETIDO A APRENDIZAGEM
Esse é o primeiro desafio para que se possa promover uma aprendizagem significativa.
O aluno como SER e o seu AMBIENTE deve ser conhecido, entendido e reconhecido, sem isso nada no que diz respeito a aprendizado funciona.
A matéria prima no processo de aprendizagem é o aluno e se faz necessária conhecer esse aluno, como também o seu ambiente de convivência.
Daí algumas perguntas básica:
Quem é o aluno?
Qual a sua origem?
Quem e como são seus pais?
Como ele vive?
Sua maneira de viver em família é estável?
Quais suas características pessoais?
Quais seus pontos fortes?
Quais seus pontos fracos?
Quais seus limites?
Quais comportamentos são “normais” e ou “anormais”?
Em que estágio de desenvolvimento físico, orgânico, mental e cerebral ele se encontra?
O que ele necessita e tem interesse de aprender?
Todas essas interrogações quando respondidas adequadamente e levadas em consideração vão melhorar muito a aprendizagem.
Outro ponto importante aqui é a individualidade do aluno, cada aluno deve ser tratado como individuo, não como um número ou como soma de um número.
Qual conteúdo, estratégia, método, técnica e processo aplicado sem que haja um profundo conhecimento do aluno e seu ambiente é perda de tempo.
Como vencer esse desafio?
Reconhecer a necessidade de conhecer melhor o aluno e seu ambiente;
Pesquisando mais sobre o aluno e seu ambiente;
Estudando mais sobre a psicologia evolutiva e os vários estágios de desenvolvimento do aluno.
DESAFIO 2 - O CÉREBRO
CONHECER O CÉREBRO, O ÓRGÃO PRIMORDIAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Esse é o segundo desafio para que se possa promover uma aprendizagem significativa.
Aqui encontramos o ponto cego na pedagogia, a falta de conhecimento do Cérebro humano que é o órgão primordial no processo de aprendizagem.
Todo pedagogo, professor e demais profissionais na área de educação deveria entender de Neurociência e conhecer técnicas que ajudasse a aprimorar a capacidade do cérebro para aprender.
O conhecimento da Neurociência aplicada a aprendizagem é uma necessidade urgentíssima.
A pergunta deve ser: COMO O CÉREBRO APRENDE?
Daí algumas perguntas básica:
Aonde acontece a aprendizagem no Cérebro?
Quais as partes do cérebro que são acionadas para aprender?
Aonde fica localizada e armazenada a memória?
Quais os tipos de memória?
Quais estratégias, processos, métodos e técnicas se podem usar para explorar o potencial do cérebro para aprender mais?
Quais vitaminas e aminoácidos são importantes para melhorar a capacidade de aprendizagem?
Quais as medicações e os remédios que podem ajudar no melhoramento da aprendizagem?
Qual a importância da atenção plena na aprendizagem?
O que pode atrapalhar o Cérebro a aprender?
A importância do Cérebro
O Cérebro, como sabemos, é a parte mais importante do nosso sistema nervoso, pois é através dele que tomamos consciência das informações que chegam pelos órgãos dos sentidos e processamos essas informações, comparando-as com nossas vivências e expectativas.
Todo isso é feito por meio de circuito nervosos, constituídos por dezenas de bilhões de células, que chamamos de neurônios.
CÉREBRO E MENTE
Não confundir Cérebro com a Mente
CÉREBRO é o órgão composto de tecido nervosos moles que fica no topo da espinha vertebral e opera como o controle central do corpo.
Ele recebe, processa e coordena informações sensoriais internas e externas. Também serve como uma espécie de armazém das memórias.
MENTE é o que permite a uma pessoa estar consciente do mundo e de suas experiências internas e externas no mundo. A mente é o lócus da consciência e do pensamento. Sem elas, você não seria capaz de pensar ou ter sensações e emoções.
Resumindo: O CÉREBRO é a PLACA MÃE e a MENTE é o SOFTWARES, PROGRAMAS compostos pelo seu conhecimento do mundo e como esses programas interagem uns com os outros.
Tudo indica que as novas descobertas da Neurociência causarão uma enorme mudança nas estratégias, métodos e técnicas pedagógicas.
Como vencer esse desafio?
Estudando mais o cérebro e a mente humana e aplicar os conhecimentos adquiridos em prática em sala de aula.
Levando em conta as novas descobertas da Neurociência e aplica-las na prática pedagógica.
DESAFIO 3 - O CURRÍCULO
ADEQUAR DO CURRÍCULO E CONTEÚDO EM SALA DE AULA ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS
Esse é o terceiro desafio para que se possa promover uma aprendizagem significativa.
A adequação do currículo e conteúdo em sala de aula às necessidades dos alunos é uma necessidade urgente, urgentíssima.
Não precisa conhecer muito das coisas e do mundo para perceber que o currículo escolar e conteúdo dado em sala de aula não atende mais as necessidades da sociedade moderna, nem tão pouco as necessidades dos alunos.
Essa adequação não deve ser de cima para baixo, mas ao contrário.
Os adultos que elaboram o currículo escolar e os conteúdos são adultos que viveram uma época totalmente diferente da época que se vive hoje, logo, pelos menos eles devem buscar uma média.
As crianças de hoje, não necessitam, hoje, do que eu e você necessitava quando erámos crianças.
Daí as perguntas necessárias:
O currículo e conteúdo atual, em vigor, estar realmente atendendo as necessidades dos alunos e do meio em que ele estar inserida;
O currículo e conteúdo atual, em vigor, estar realmente preparando os alunos para o que eles vão enfrentar daqui a 5, 10 anos?
O currículo e conteúdo atual, em vigor, estar realmente sendo aplicado em sala de aula levando em conta a real situação dos alunos?
O currículo e conteúdo atual, em vigor, garante a sobrevivência e progresso do aluno levando em conta o mundo flexível e cheio de incertezas?
Quem determina o currículo e o conteúdo atual, em vigor? Existe ideologia política?
O currículo e conteúdo para os dias atuais deve levar em conta a MUDANÇA, QUE É A ÚNICA CERTEZA CONSTANTE que podemos contar.
O que um aluno aprende hoje poderá ser irrelevante em 2030.
Encher o aluno de informação é coisa do passado, logo a última coisa que um professor precisa dar a seus alunos é informação.
Informações os alunos tem demais, o que eles precisam de capacidade para extrair um sentido da informação, perceber a diferença entre o que é importante e o que não é, e acima de tudo combinar os muitos fragmentos de informação num amplo quadro do mundo.
Os currículos atuais tem muitos dados e pouca liberdade e isso tem que ser repensado.
Os especialistas em pedagogia estão anunciando “os quatro Cs” – PENSAMENTO CRÍTICO, COMUNICAÇÃO, COLABORAÇÃO E CRIATIVIDADE.
Mas na verdade o currículo e conteúdo deve minimizar as habilidades técnicas e enfatizar habilidades para propósitos genéricos na vida.
Na verdade, o mais importante de tudo será a habilidade para lidar com mudanças, aprender coisa novas e preservar seu equilíbrio mental em situações que não lhe são familiares.
Um reajuste no currículo e conteúdo ensinado aos alunos se faz necessário devido ao fato que para sobreviver e progredir num mundo daqui a poucos anos é preciso muita flexibilidade mental e grandes reservas de equilíbrio emocional.
No futuro próximo qualquer pessoa terá que abrir mão daquilo que sabe melhor e sentir-se à vontade com o que não sabe.
E hoje apesar de não ser observado pelas autoridades já se faz necessário um currículo e um conteúdo escolar que contemple a tecnologia da informação e biotecnologia
Como vencer esse desafio?
Adequando o currículo e conteúdo escolar a realidade do aluno, sem deixar de olhar para o futuro.
- Isso uma tarefa impossível no sistema de educação atual.
DESAFIO 4 - CONTEÚDO
SINTETIZAR O CONTEÚDO CURRICULAR LEVANDO EM CONTA ÀS NECESSIDADES DO ALUNOS (AO QUE ELE PODE ALCANÇAR)
Esse é o quarto desafio para que se possa promover uma aprendizagem significativa.
Espante-se do conteúdo existente hoje nas escolas, o que vai sobrar é o básico: ler e escrever, e talvez, programar computadores.
Simplificar e sintetizar o conteúdo adequado ao aluno é uma grande necessidade, pois ninguém suporta tanto conteúdo inútil.
Daí as perguntas necessárias:
Que conteúdo realmente o aluno necessita?
O conteúdo atende realmente as necessidades do aluno?
O conteúdo contempla informação ou a formação do ser?
O conteúdo é básico, sem deixar de contemplar a realidade atual do aluno?
A utilidade do conteúdo para o aluno foi avaliada dentro de uma realidade científica?
A realidade socioeconômica em que vive o aluno foi considerada quando na determinação do conteúdo?
O conteúdo é útil para o aluno hoje e ao mesmo tempo o prepara para o futuro?
O conteúdo curricular precisa ser sintetizado, minimizado pois nenhum ser humano no estágio infantil e na adolescência que estão em formação cerebral suporta tanto conteúdo.
Outra coisa que deve ser revisto no conteúdo curricular é o excesso de atividade, o ativismo. Muita atividade nem sempre indica aprendizagem, as vezes tem efeito contrário.
Algumas disciplinas básicas devem fazer parte do conteúdo curricular, outras devem ser retiradas pois estão causando um inchaço no conteúdo, prejudicando assim a aprendizagem.
O conteúdo curricular do jeito que se encontra vai na contramão do processo de aprendizagem, pois o aluno não tem tempo suficiente para processar a aprendizagem, pois o aprender quer tempo.
Sem contar que o excesso de conteúdo é um fator de estresse e enfado mental que é extremamente prejudicial ao aprendizado.
Logo, o quanto mais for enxuto o conteúdo curricular, melhor será o aproveitamento no aprendizado.
Como vencer esse desafio?
Adequando o conteúdo curricular a realidade do aluno, sem deixar de olhar para o futuro.
Excluindo o excesso de conteúdo curricular inútil e desnecessário, optando por disciplinas básicas.
- Isso uma tarefa impossível no sistema de educação atual.
DESAFIO 5 - ESTRATÉGIAS, PROCESSOS E TÉCNICAS
CONHECER E USAR ESTRATÉGIAS, MÉTODOS E TÉCNICAS QUE AJUDEM A MELHORAR O APRENDIZADO INDIVIDUAL E COLETIVA
Esse é o quinto desafio para que se possa promover uma aprendizagem significativa.
Estamos entrando numa fase de revolução na área de educação jamais vista e uma grande parte dos educadores não estão se dando conta disso, é a chamada EDUCAÇÃO 4.0.
O que é a EDUCAÇÃO 4.0?
O termo está ligado à revolução tecnológica que inclui Linguagem Computacional, Inteligência Artificial, Internet das coisas e contempla (o Learning by Doing) que traduzindo para o português é aprender por meio da experimentação, projetos, vivências e mão na massa.
Ou melhor, as estratégias, os métodos e técnicas usadas hoje na educação como meios didáticos perderão lugar para novas estratégias, métodos e técnicas até então nunca imaginada em sala de aula.
A reformulação da maneira de como lidamos e pensamos sobre a educação tem como base os seguintes:
A conectividade global e facilidade de acesso ao conhecimento;
A implacável velocidade da inovação;
A exigência constante de desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos.
Daí as perguntas necessárias:
As estratégias, métodos e técnicas usada hoje em sala de aula tem:
Ajudado realmente no aprimoramento da aprendizagem?
Facilitado a vida dos professores?
Melhorado as notas dos alunos?
Melhorado o desempenho dos alunos em disciplinas diversas?
Dado as condições aos alunos para absorver as inovações e se adequar as mudanças?
Se faz necessário hoje inovação das estratégias, métodos e técnicas que realmente atendam as necessidades dos alunos dentro a atual realidade, a saber:
Favorecendo a conexão global, fácil acesso ao conhecimento e em especial o constante desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos.
As estratégias, métodos e técnicas devem levar os alunos a:
Aprender Fazendo;
Desenvolver Habilidades Digitais e Empreendedorismo;
Desenvolver Habilidades para Lidar com Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Como vencer esse desafio?
Avaliando a eficácia das estratégias, métodos e técnicas usadas hoje em sala de aula.
Inovando as estratégias, métodos e técnicas que devem ser usadas em sala de aula.
Ousar em desenvolver estratégias, métodos e técnicas que atendam a necessidade atual e do futuro breve do aluno.
- Isso uma tarefa difícil tendo em vista o sistema de educação atual.
DESAFIO 6 - O PROFESSOR
TRABALHAR O PROFESSOR PARA ENFRENTAR AS INCERTEZAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Esse é o sexto desafio para que se possa promover uma aprendizagem significativa.
O professor atual precisa trabalhar o seu SER pois o cenário da educação, o qual ele se encontra inserido é de incerteza.
Em especial devido ao fato de a aprendizagem não depender totalmente de seus esforços e dedicação, depende de uma rede interativa que na maioria das vezes só tem uma ponta.
Duas coisas regem a vida de um professor:
Sabe menos do que pensa saber;
Vive e lida com a incerteza.
Com base nisso ele deve estar em constante desenvolvimento e adquirindo sempre novas habilidades.
Nenhum professor deve se contentar com um curso superior, como uma pós, etc., pois se age assim logo estará fadado a falência profissional.
Por não saber o que há de vir amanhã, o professor deve estar sempre preparado para o que vier.
Daí a necessidade de fazer as perguntas:
Os professores estão devidamente preparados para lidar com os alunos que estão sob sua responsabilidade?
Os professores estão trabalhando a si mesmos para enfrentar as incertezas as quais estão inseridos?
Os professores estão devidamente preparados para repassar para os seus alunos mais do que informações?
Os professores estão devidamente preparados para preparar seus alunos para enfrentar o hoje e o amanhã?
Os professores estão prontos para migrar sem prejuízos para a novo modelo de educação que se aproxima?
Mesmo diante de tanta incerteza na apresentação do conteúdo e no que terá como aprendizado por parte do aluno, o professor precisa compreender o seguinte:
O hoje requer que os professores estejam qualificados adequadamente para impulsionar de maneira correta uma maior aprendizagem aos seus alunos.
Habilidade que precisam ser desenvolvidas:
Estar ligado a computação em nuvem
Estima-se que daqui uns anos, não só arquivos possam ser armazenados em nuvem, mas também boa parte do seu computador, que poderá ser acessado em outros lugares, fora da sua máquina de origem.
Saber (pelo menos um pouco) de programação
Como a internet e a mobilidade já fazem parte do dia a dia de boa parte dos profissionais do mercado, independente da área de atuação, jovens e adolescentes que forem estimulados a entender a linguagem e a cronologia por traz dos computadores e da internet, poderão sair na frente em diversos aspectos.
Adaptar-se à Internet das Coisas
Talvez você tenha a visão de que hoje em dia somente materiais como celulares, computadores e tablets possuem conexão com a internet.
Ser proativo e preparado para a mobilidade corporativa
Aqui os dados, arquivos e programas do indivíduo puderem ser gerenciados em diversos lugares, o espaço físico vai se tornando cada vez menos exigido.
Sua autonomia também aumenta, assim como sua responsabilidade e pró atividade para organizar suas tarefas.
Utilizar com inteligência os dispositivos móveis
Que toda criança já sabe se virar com um celular na mão, isso não é mais novidade. Parece que já nascem sabendo!
Todos os recursos que um dispositivo móvel oferece aos usuários, são muito mais complexos do que apenas redes sociais e jogos.
Portanto, a ideia é criar a cultura da inteligência para o uso dos celulares.
Saber que além de entretenimento, ele também é (e será cada dia mais) um ótimo suporte às atividades de trabalho.
O professor deve entender que o mais importante de tudo será a habilidade para lidar com as mudanças, aprender coisas novas e preservar seu equilíbrio mental em situações que não lhe são familiares.
Como vencer esse desafio?
O professor precisa trabalhar mais sua performance física, orgânica e mental.
O professor precisa se adequar ao avanço tecnológico e se adiantar em aprender o que ainda não sabe.
O professor precisa se reinventar várias vezes.
DESAFIO 7 - A REALIDADE
ACEITAR A REALIDADE DE QUE TODO SER HUMANO TEM A CAPACIDADE DE APRENDER, MAS NEM TODO SER HUMANO QUER APRENDER.
Esse é o sétimo desafio para que se possa promover uma aprendizagem significativa.
O enfrentamento da realidade é cruel.
A ideia de todo mundo na escola é nobre, mas cá pra nós, foge da realidade, pois sabemos que nem todo mundo tem interesse de estudar.
Todo ser humano tem a capacidade de aprender, mas nem todo ser humano quer aprender.
E isso acontece em todos os níveis escolares existentes.
Logo o professor não deve se sentir frustrado devido ao baixo nível de aprendizado em determinada área, se ele fez o que era pra ser feito.
Se não há motivação, interesse e dedicação por parte do aluno não há estratégia, método e técnica que aumente o nível de aprendizagem.
Daí devemos perguntar:
O aluno tem interesse em estudar e romper seus limites para melhorar seu desempenho na aprendizagem?
Os pais dão o devido apoio para que o aluno estude e rompa seus limites para melhorar seu desempenho na aprendizagem?
O aluno tem os estudos como prioridade em sua vida?
O aluno tem dedicado tempo suficiente para romper as barreiras comuns aos estudantes?
O aluno tem interesse em desenvolver sócio e economicamente usando como meio os estudos?
O aluno acredita que os estudos e sua dedicação vão lhe gerar lucro ao longo da sua vida?
O professor deve ser precaver para não ficar gastando tempo com quem não quer nada, pois afinal de conta educar dispensa um custo muito elevado, em todos os sentidos.
O professor, assim como qualquer pessoa, deve tratar as outras como elas merecem, vamos deixar de ficar aderindo inconscientemente a filosofia do politicamente correto, deixando de dizer o que deve ser dito.
O professor também deve entender que alguns alunos até tem interesse, mas tem limitações várias que impedem um melhor nível de aprendizado, para esses, devem-se usar estratégias, métodos e técnicas diferentes para que os mesmos tenham acesso aquilo que lhe é de direito.
Como vencer esse desafio?
O professor precisa trabalhar dentro da realidade do aluno para não se frustra demasiadamente.
O professor precisa entender que os resultados, bem como os níveis de aprendizado adquirido pelo aluno não depende só dele como professor.
O professor deve fazer o melhor, o possível e o impossível para que haja um alto nível de aprendizado, mas deve entender que o agente da aprendizagem é o aluno.
CONCLUSÃO
Os desafios foram postos.
CONHECER O ALUNO (O SER E SEU AMBIENTE) QUE VAI SE SUBMETER A APRENDIZAGEM.
CONHECER O CÉREBRO, O ÓRGÃO PRIMORDIAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
ADEQUAR DO CURRÍCULO E CONTEÚDO EM SALA DE AULA ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS.
SINTETIZAR O CONTEÚDO CURRICULAR LEVANDO EM CONTA ÀS NECESSIDADES DO ALUNOS (AO QUE ELE PODE ALCANÇAR).
CONHECER E USAR ESTRATÉGIAS, MÉTODOS E TÉCNICAS QUE AJUDEM A MELHORAR O APRENDIZADO INDIVIDUAL E COLETIVA.
TRABALHAR O PROFESSOR PARA ENFRENTAR AS INCERTEZAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
ACEITAR A REALIDADE DE QUE TODO SER HUMANO TEM A CAPACIDADE DE APRENDER, MAS NEM TODO SER HUMANO QUER APRENDER.
Diante do exposto só resta desejar a cada um de vocês sorte, e que Deus lhe concedam força para executar essa tarefa.
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