domingo, 30 de janeiro de 2022

CRIANÇAS QUE MORDEM OS LÁBIOS. O QUE FAZER?

 

Muitas crianças com o tempo desenvolvem alguns hábitos que são prejudicais, sendo que alguns se tornam patológicos e causam incômodos e prejuízos.

Dentre esses hábitos temo um bem como que é o de morder os lábios, causando assim incômodos e ferimentos que podem chegar a inflamações e infecções, bem como defeitos nos na região da boca e dos lábios.

Com isso alguns pais ficam aflitos e muitos ficam perdidos e até mesmo usando técnicas que são prejudiciais.

Daí, a importância de algumas orientações de como lidar com as crianças que mordem os lábios, causando preocupação aos pais.

Veja alguns pontos de interesse dos pais e daqueles que lidam com crianças.

Avaliação por um médico pediatra

Uma consulta com um médico pediatra para avaliar se existe alguma lesão que cause coceira ou necessidade de molhar os lábios com saliva por causa de ressecamento, se faz muito importante.

Se não houver nenhuma situação física como causa, então pode ser que seu filho esteja sofrendo de estresse ou tensão, que o faz extravasar mordendo os lábios.

Classificação científica

O ato de morder os lábios segundo o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5), recebe o nome de TRANSTORNO DE COMPORTAMENTO REPETITIVO COM FOCO NO CORPO, sendo um exemplo de outro transtorno obsessivo-compulsivo e transtornos relacionados.

O Diagnóstico e Prognóstico é dado por um profissional após a constatação de que já existe uma mania estabelecida, sendo comprovada o sofrimento da criança e dos familiares.

Diagnóstico

Para corresponder aos critérios diagnósticos de transtorno de comportamento repetitivo com foco no corpo, normalmente os pacientes devem:

Ter outros comportamentos repetitivos com foco no corpo além de arrancar fios de cabelo ou pele;

Fazer tentativas repetidas de reduzir ou parar os comportamentos;

Experimentar sofrimento significativo ou prejuízo causado pelos comportamentos.

Sintomas característicos

Os pacientes com esse transtorno se envolvem repetidamente em atividades focadas no corpo (p. ex., roer as unhas, morder os lábios, morder a bochecha).

Alguns pacientes se envolvem nessas atividades quase que automaticamente (sem plena consciência); outros estão mais conscientes da atividade. 

Os comportamentos não são provocados por obsessões ou preocupações com a aparência, mas podem ser precedidos por uma sensação de tensão ou ansiedade que é aliviada pelo comportamento, o que também é muitas vezes acompanhado por uma sensação de gratificação. 

Pessoas com transtorno de comportamento repetitivo com foco no corpo tentam parar ou diminuir seu comportamento, mas não conseguem.

Os riscos que a criança corre

Alguns riscos que uma criança corre quando morde os lábios:

De se tornar um tique, que tende a demorar para passar;

De causar uma ferida que, por sua vez, tem chance de levar a uma infecção e dificultar a alimentação;

Morder os lábios pode ainda provocar fibromas, um tumor benigno que tem se ser removido com uma cirurgia.

Tratamento

Uso de fármacos

O tratamento do transtorno de comportamento repetitivo com foco no corpo é feito com fármacos (como N-acetilcisteína e/ou ISRSs).

Uso de Florais e Homeopatia

Além dos farmácos Alopatas, existem também os Florais, os remédios Fitoterápico e Homeopatas.

Psicoterapia

A terapia Cognitivo-comportamental (na maioria das vezes treinamento de reversão de hábitos), embora os dados sejam muito limitados. 

Objetivos da Psicoterapia

A reversão de hábitos, uma terapia predominantemente comportamental, consiste em:

Treinamento de conscientização (p. ex., auto-monitoramento, identificação dos gatilhos para o comportamento);

Controle de estímulos (modificar situações — por exemplo, evitar gatilhos — para reduzir a probabilidade da dermatilomania e/ou tricotilomania);

Treinamento de resposta alternativa ou competitiva (ensinar os pacientes a substituírem por outros comportamentos, como cerrar o punho, fazer tricô ou crochê ou sentar sobre as próprias mãos, para o comportamento com foco no corpo).

No caso da Psicoterapia usada em crianças, o psicoterapeuta deve usar métodos e técnicas que alcance a crianças.

Outras modalidades de psicoterapias podem ser usadas, desde que sejam apropriadas para crianças.

Dicas de como lidar com crianças que morde os lábios

O que não se deve fazer:

Pressão sobre a criança

A pressão deixa a criança mais estressada e ansiosa, consequentemente aumenta e assevera o hábito fazendo com que a crianças morda mais os lábios.

Prometer ou castigar a criança

Prometer ou castigar a criança traz culpa e aumenta o estresse e a ansiedade, aumentando o hábito, fazendo com que a mesma se sinta culpada, por algo que ela não tem culpa.

Bater na criança

Bater na criança além de ser algo injusto, gera revolta e deixa a criança se sentido impotente e com medo de quem deveria lhe oferecer proteção e acolhimento.

Punir ou ameaçar a criança

A punição e a ameaça aumentam o sofrimento da criança e consequentemente o hábito de morder os lábios, sem contar que deixa a mesma assuntada, em estado de alerta.

O que se deve fazer:

Analisar o que está causando o estresse e a ansiedade

Procure analisar o que está causando estresse e a ansiedade na criança e buscando soluções para estas situações, pois se a causa não for tratada, estes comportamentos só tendem a piorar cada vez mais.

Um profissional especializado e com experiência poderá ajudar em muitos os pais e responsáveis em descobrir as causas do estresse e da ansiedade da criança.

Procurar um profissional para ajudar, caso não consiga lidar com o problema

A procura de um profissional habilitado e experiente é de fundamental importância, pois assim se tem um diagnóstico e prognóstico seguro, bem como tratar e lidar com a situação.

Prestar total apoio e atenção 

Preste total apoio e atenção para com a criança, deixando claro que ela tem alguém do seu lado para ajudar quando for necessário.

Reafirmar amor e carinho 

A reafirmação de amor e carinho à criança é muito importante para que a mesma supere o problema que lhe causa sofrimento.

Aqui entre a importância da reafirmação por palavras, gestos e toques apropriados.

Ensinar para criança métodos de relaxamento e respiração dentro a sua compreensão e possibilidade de executar tais métodos

Alguns métodos de relaxamento e respiração dentro da compreensão e possibilidade da criança executar tais métodos, ajudam em muito a remissão dos sintomas.

Os métodos de relaxamento e respiração ajudam em muito na diminuição do estresse e da ansiedade, diminuindo a necessidade de a crianças morder os lábios.

Use métodos e técnicas de reforça com o objetivo de incentivar a criança a se engajar no tratamento e controle da situação

O uso de métodos e técnicas de reforço para incentivar a criança é de muita importância, sendo o elogio e a confirmação da confiança que os pais ou responsáveis dispensam para com a mesma, as bases.

O incentivo, o reforço e o reconhecimento pelas mínimas conquistas são de grande valia.

Exercício da paciência

Por fim, a exercício da paciência para com a criança é muito importante, permitindo que a mesma tenha tempo para se manter com fôlego suficiente no enfrentamento do seu sofrimento.

Nem sempre a criança tem o seu tempo igual ao tempo do adulto, daí a compreensão por parte dos pais e dos responsáveis.

Paciência, paciência.


REFERÊNCIAS

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/transtornos-psiqui%C3%A1tricos/transtorno-obsessivo-compulsivo-e-transtornos-relacionados/transtorno-de-comportamento-repetitivo-focado-no-corpo.

https://sol.sapo.pt/artigo/111251/10-tiques-que-fazem-mal-a-sa-de.

http://escolhainteligente.com/morder-labios.


Nenhum comentário: