domingo, 16 de abril de 2023

O NARCISISMO: EM FREUD, LACAN E NA PSIQUIATRIA

 

Introdução

O narcisismo é um conceito importante tanto na psicanálise quanto na psiquiatria, sendo descrito como um estágio normal do desenvolvimento psicossexual por Sigmund Freud e como um processo fundamental para a formação da subjetividade por Jacques Lacan.

No entanto, quando se torna patológico, pode causar um transtorno narcisista da personalidade (TNP) e interferir significativamente na vida do indivíduo e nas suas relações interpessoais.

Neste sentido, é fundamental compreender as diferentes abordagens teóricas e clínicas em relação ao narcisismo para promover um melhor entendimento e tratamento do transtorno.

O NARCISISMO, SUAS ORIGENS E DESENVOLVIMENTO

O narcisismo é um conceito importante na psicanálise e na psicologia em geral.

É uma condição em que uma pessoa tem um amor excessivo e um senso inflado de si mesma, colocando suas próprias necessidades e desejos acima dos outros.

Essa condição é chamada de Transtorno Narcisista da Personalidade (TNP) quando se torna patológica e interfere significativamente na vida do indivíduo e nas suas relações com os outros.

O narcisismo tem suas raízes na infância, geralmente em experiências precoces de invalidação emocional ou de falta de amor e atenção por parte dos pais ou cuidadores.

A criança desenvolve mecanismos de defesa, como a idealização de si mesma e a negação de sentimentos e emoções negativas, como forma de lidar com essa falta.

Esse processo pode levar a uma personalidade narcisista na vida adulta.

Os narcisistas muitas vezes se comportam de maneira grandiosa, exigente e arrogante, buscando admiração e elogios constantes.

Eles têm dificuldade em reconhecer as necessidades e os sentimentos dos outros e podem se comportar de forma insensível e manipuladora em seus relacionamentos.

Além disso, eles podem se sentir profundamente ameaçados por críticas ou rejeições, o que pode levá-los a comportamentos impulsivos e até agressivos.

NARCISISMO SEGUNDO FREUD

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, descreveu o narcisismo como um estágio normal do desenvolvimento psicossexual que ocorre na primeira infância.

De acordo com sua teoria, o narcisismo é uma fase na qual o bebê é voltado para si mesmo e para a satisfação de suas próprias necessidades e desejos, sem levar em conta o mundo externo ou outras pessoas.

Para Freud, o narcisismo é um processo natural de desenvolvimento da personalidade, que começa com a auto-preservação e a auto-satisfação do bebê.

Conforme a criança cresce e se torna mais consciente do mundo externo, ela desenvolve uma consciência de si mesma como um ser separado dos outros e começa a desenvolver empatia e preocupação com as necessidades dos outros.

No entanto, em alguns casos, o narcisismo pode se tornar patológico, levando a uma personalidade narcisista na vida adulta.

Isso pode ocorrer quando as experiências da infância são marcadas por falta de amor e atenção, levando a uma auto-idealização exagerada e uma dificuldade em reconhecer as necessidades e os sentimentos dos outros.

Assim, para Freud, o narcisismo é uma fase natural e necessária do desenvolvimento da personalidade, mas pode se tornar patológico quando ocorrem experiências traumáticas ou quando o indivíduo não é capaz de desenvolver empatia e preocupação com os outros.

A compreensão do narcisismo como um processo normal e necessário de desenvolvimento é importante para a compreensão da teoria psicanalítica de Freud.

O OBJETIVO DA TERAPIA PSICANALÍTICA EM PACIENTES NARCISISTAS

Na psicanálise, a terapia pode ajudar os narcisistas a explorar suas emoções e necessidades subjacentes e a desenvolver habilidades de empatia e comunicação mais saudáveis.

O objetivo da terapia é ajudar o indivíduo a superar suas defesas narcísicas e a se tornar mais conectado com sua própria subjetividade e com os outros.

O NARCISISMO SEGUNDO LACAN

Jacques Lacan, um dos mais influentes psicanalistas do século XX, tem uma abordagem diferente de Freud em relação ao narcisismo.

Para Lacan, o narcisismo é um conceito fundamental para entender a formação da subjetividade e a dinâmica das relações humanas.

Lacan definiu o narcisismo como um processo em que o indivíduo investe sua energia psíquica na construção de uma imagem de si mesmo, com base nas relações interpessoais que estabelece com os outros. Essa imagem é uma construção simbólica e idealizada, que muitas vezes não corresponde à realidade.

Para Lacan, o narcisismo é uma condição fundamental para o desenvolvimento da subjetividade, pois é a partir dessa imagem idealizada de si mesmo que o indivíduo pode desenvolver uma relação com o mundo externo.

No entanto, o narcisismo também pode se tornar patológico quando a imagem idealizada de si mesmo se torna uma barreira para o desenvolvimento de relações saudáveis com os outros.

Para Lacan, a terapia pode ajudar o indivíduo a superar as defesas narcísicas e a desenvolver uma relação mais saudável consigo mesmo e com os outros.

OBJETIVO DA TERAPIA LACANIANA EM PACIENTES NARCISISTAS

O objetivo da terapia é ajudar o paciente a compreender que a imagem idealizada de si mesmo não corresponde à realidade, e que o caminho para o desenvolvimento pessoal e relacional passa pela aceitação da própria subjetividade e da alteridade do outro.

A PSIQUIATRIA E O NARCISISMO

A psiquiatria também considera o Transtorno Narcisista da Personalidade (TNP) como uma condição psiquiátrica que se caracteriza pela presença de um padrão persistente de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia em diferentes contextos e que causa prejuízo significativo na vida do indivíduo e nas suas relações interpessoais.

De acordo com a psiquiatria, o TNP é um transtorno que pode ter uma etiologia multifatorial, com fatores genéticos e ambientais desempenhando um papel importante no seu desenvolvimento.

Além disso, o TNP pode estar associado a outros transtornos mentais, como depressão e abuso de substâncias.

Os principais sintomas do TNP incluem:

ü  Necessidade exagerada de admiração e reconhecimento;

ü  Sentimento de grandiosidade e auto importância;

ü  Falta de empatia e consideração pelos sentimentos e necessidades dos outros;

ü  Comportamento arrogante e exigente;

ü  Exibição de comportamentos invejosos e competitivos.

 O tratamento para o TNP pode incluir psicoterapia, como a psicoterapia cognitivo-comportamental ou a terapia interpessoal, e/ou medicamentos, como os estabilizadores do humor.

OBJETIVO DO TRATAMENTO DA PSIQUIATRIA EM PACIENTES NARCISISTAS

O objetivo do tratamento é ajudar o indivíduo a desenvolver habilidades para lidar com seus comportamentos e atitudes patológicas e a melhorar suas relações interpessoais.

Conclusão:

O narcisismo é um conceito complexo e multifacetado que tem sido estudado tanto na psicanálise quanto na psiquiatria.

Enquanto a psicanálise enfatiza a importância do narcisismo como um estágio natural do desenvolvimento psicossexual, a psiquiatria destaca os sintomas e as consequências do transtorno narcisista da personalidade (TNP).

A compreensão do narcisismo é importante para promover um melhor entendimento das patologias psicológicas e para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes.

O tratamento do TNP pode incluir terapia, medicamentos ou uma combinação de ambos, dependendo da gravidade e das características individuais do transtorno.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS

1.       Freud, S. (1914). Introdução ao Narcisismo. Standard Edition. Vol. 14, pp. 67-102.

2.       Lacan, J. (1949). O Estádio do Espelho como Formador da Função do Eu. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

3.       Kernberg, O. (1995). Transtornos graves de personalidade: estratégias de tratamento. Porto Alegre: Artmed.

4.       American Psychiatric Association. (2013). DSM-5 - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed.

Nenhum comentário: