sábado, 16 de agosto de 2014

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A REVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 
A educação a distância é uma modalidade de ensino que tem chamado à atenção dos especialistas na área da educação.
 
Tais especialistas apresentam ideias e argumentos convergentes e divergentes; alguns apontam para o sucesso e outros para o insucesso, acrescentando ganhos e as perdas no uso da modalidade.
 
Não podemos discorrer sobre a educação a distância sem levarmos em conta a tecnologia da informação que é tida como responsável pelo sucesso e insucesso da modalidade.
 
Para alguns especialistas a tecnologia da informação, ou como alguns chamam a tecnologia da comunicação é o marco e a base da revolução que uma boa parte dos especialistas esperam na educação mundial em especial nos países emergentes.
 
Distância é hoje uma realidade que mobiliza uma grande parcela da sociedade.
 
Numa pesquisa recente ficou constatado que de 2000 para cá, a Educação à Distância cresceu 45.000% em números de alunos no país.
 
Diante desse crescimento observado na Educação à Distância se faz necessário uma atenção mais fundamentada em práticas pedagógicas e metodológicas que tornem possíveis a utilização de recursos tecnológicos em ambiente cibernético ou virtual com alto índice de interatividade.
 
Percebe-se cada vez mais que a intensificação da comunicação através das mídias sociais possibilita uma crescente interatividade entre pessoas que se encontram em locais diferentes.
 
Interação essa que também é perfeitamente possível de se realizar de modo assincrônico. Mesmo assim, a transmissão de informação e a construção de conhecimento são possíveis mediados pela tecnologia de rede.
 
No entanto, é importante ressaltar que, para tornar a aprendizagem e essa construção eficazes por meio da EaD, é preciso analisar como o processo de apropriação de conhecimento ocorre quando estruturas de comunicação em rede são utilizadas.

Em diversos momentos de uma aula digital, o educando encontra-se atuando de forma mais autônoma, sem a mediação em tempo real – ou sincrônica – de um tutor.

Nenhum comentário: