sábado, 27 de setembro de 2014

TRAIÇÃO DIGITAL, (TRAIÇÃO VIRTUAL, TRAIÇÃO CIBERNÉTICA)


Traição digital, ou virtual e cibernética, algo bem comum em nossos dias. Atingem, mas gente do que pensamos e também causam discórdias, brigas, confusão, separação e divórcio.

As últimas pesquisas registram que aproximadamente 5% das separações e divórcios são alimentados pelas relações que tem início da internet.

O fato é que se você não souber administrar bem o uso da internet, ela pode até destruir o seu relacionamento, isso é um fato e ninguém pode negar.

Existe diferença entre traição no mundo real do mundo virtual? Qual?

Sim, a diferença é que as pessoas acreditam que enquanto não houver contato físico não existirá traição.

Mas precisamos definir o que seria traição, na verdade a traição pode ser emocional como a traição da confiança.

Um bom parâmetro para definir traição pode ser o sigilo, ou seja, a pessoa que está se relacionando com outra via internet mantém esta relacionamento em sigilo? Se seu (ou sua) parceiro souber ficará bravo?
 
Se a reposta for sim estamos sim falando de traição.

O que pode levar o parceiro a usar a internet para se relacionar virtualmente ou encontrar outros parceiros para um relacionamento paralelo?

O ser humano de forma geral é motivado pela adrenalina, e os relacionamentos via internet oferecem muita adrenalina.

O suspense e a imaginação ficam a mil.
Não significa que esta pessoa não tenha um relacionamento satisfatório em casa, mas ele pode passar a considerar insatisfatório pois começa a comparar seu relacionamento real, com todas as verdades do dia a dia, com algo que está repleto de “perfeição” – que não se manterá quando, e se, este relacionamento virtual passar para vida real.

A impressão de que o avanço da internet favorece um maior número de traições está correta? Por que?

Quanto mais ocasiões, mais ladrões.

É mais fácil fazer regime quando não há um só doce em seu armário ou geladeira, da mesma forma é mais fácil não trair virtualmente quando não há computador, internet rápida, etc.

Das inúmeras possibilidades que a Internet oferece, entre salas de bate-papo, Orkut, MSN, email, uma delas é a chance de você ser quem quiser, falar o que desejar, incorporar um personagem e ter uma vida paralela.

Prova disso é o fenômeno"segunda vida", no qual é possível criar um boneco e circular por diversos cenários (alguns imitando lugares reais) conhecendo pessoas, conversando com elas e até mesmo gastando dinheiro com casa, mobília, ações e eventos patrocinados.

O anonimato e a interatividade é a grande parceria do mundo digital, daí o cuidado que se deve ter.
Mas não seria justo perdermos todas as facilidades que a internet oferece apenas para evitar traições. O ideal é cada um pensar um pouco a respeito e antes mesmo de entrar nessa saber o quanto vale a pena, ou não, manter o relacionamento que já tem.

Há motivos mais comuns que levam uma pessoa a trair virtualmente?
Há as pessoas que traem para fugir de suas realidades chatas e sem graça em seu relacionamento.

Há as pessoas que não conseguem sair de relacionamentos falidos e apelam  para a traição para terem coragem de tomar uma atitude,  mas também há pessoas que traem simplesmente porque não conseguem gerenciar seus impulsos.

É claro que um novo relacionamento é sempre muito emocionante e gostoso, mas será que é valido passar a vida em busca de novos e emocionantes relacionamentos?

Algumas pessoas não precisam  ter um motivo, simplesmente traem, sem haver nada que justifique tal traição.

Outras já gostam do ato em si e fazem isso compulsivamente.

Existem casos de pessoas curiosas que inicialmente não tem  interesse, mas entra no bate-papo desses da internet e cai diante de uma pessoa que usa técnicas para induzir tanto homens como mulheres.
 
Essas pessoas, homens ou mulheres, mais mulheres, caem e acabam se envolvendo. 

Quais problemas psicológicos a pessoa traída num relacionamento afetivo está sujeita? Quem trai também pode sofrer danos emocionais?
Quem trai sofre, mas vamos e venhamos, irá sofrer quando for descoberta.

O que sofre enquanto não foi descoberto é o que tem um nível de consciência mais elevado, e trata-se de um sofrimento que o faz pensar, elaborar sua situação atual e chegar a uma decisão.

O sofrimento vem desta postura “em cima do muro”, e o empurra para uma tomada de decisão muito mais saudável.

Como pode surgi uma traição virtual?
Normalmente tudo tem início numa conversa inocente.

Às vezes, a pessoa não procura um novo parceiro, apenas alguém para conversar, um amigo.

Em outras situações não, o mundo virtual é a porta de entrada para um mundo de oportunidades e possibilidades, onde há tanto a possibilidade para se fazer amigos, de localizar pessoas, de arranjar um encontro para ir ao cinema, ou até mesmo para encontrar parceiros para sexo casual.

O perigo está na intimidade que se adquire com a pessoa do outro lado do computador, mesmo sem a presença física dela.

O cuidado que se deve ter nesses encontros virtuais?
E é preciso muito cuidado no tipo de relação que se estabelece na Internet, porque o romance pode ser virtual  mas, se for descoberto ou assumido,  os impactos recaem na vida das pessoas de carne e osso - e quem sofre as consequências não são somente o traído e o traidor, mas até mesmo filhos e demais familiares.

Situações como essas não são difíceis de acontecer, portanto cuidado com os estímulos, pois existe perigo, em especial para pessoas que tendem a idealizar o "outro". Dessa forma, depositam essas expectativas no interlocutor do bate-papo virtual que pode, afinal de contas, ser qualquer um que se desejar.

Cuidado também no fato de que ao partilhar experiências e fantasias sexuais no espaço virtual pode ser mais excitante e provocar uma sensação de intimidade maior do que ter uma relação sexual em casa com os nossos parceiros do cotidiano, mas muitas vezes isso não pode nunca acontecer no mundo real.

Como a psicoterapia pode ajudar quem traiu ou foi traído a superar a situação?
A pessoa que foi traída precisa identificar qual a melhor atitude: perdoar ou partir pra frente. Cada caso é um caso. Se ela perdoar estará fazendo isso porque a outra pessoa merece ou porque “precisa” deste relacionamento.

Vale a pena engolir este sapo ou este relacionamento sofreu apenas mais um obstáculo entre tantos que passou e que passará ainda?
A psicoterapia ajuda a identificar seus valores, suas prioridades e quais as atitudes que fariam bem para sua saúde mental.

Quanto a pessoa que traiu a psicoterapia ajudará a entender o porque desta traição.

Será que não seria melhor romper de vez o relacionamento atual?
Ou será que não há soluções melhores para ter uma vida mais ativa e interessante com o parceiro atual?
Entender qual a sua realidade, entender o que o levou a traição, será que ele tem medo de manter um bom relacionamento e está boicotando algo que pode ser muito bom?

Estas respostas são fundamentais.

Nenhum comentário: