São constantes as reclamações de funcionários que necessitam conviver diariamente no espaço do trabalho.
Por incrível que pareça, essa é a parte mais complicada do trabalho. Relacionamento humano não tem fórmula ideal.
Cada pessoa tem uma reação totalmente diferente com relação aos mais diversos assuntos. Mas, é preciso chegar a um ponto comum: manter uma boa convivência.
Afinal, na maioria dos casos, passamos em média um terço de nossa vida diária no trabalho.
Ideal seria que todos se considerassem como parte de um time. Nada de chefes, nada de subordinados, nada de arrogância. Mas, na verdade, é preciso hierarquia e é necessário e importantíssimo o relacionamento humano na empresa.
Aqui estão algumas dicas para diminuir os conflitos e melhorar o relacionamento no trabalho.
1 - Seja cordial com todos os colegas, mas evite conversas pessoais.
A vida pessoal de cada um deve ficar fora do âmbito do trabalho. Quanto mais se sabe sobre a vida pessoal de alguém, mais intimidade se adquire. Consequentemente, a intromissão em campos não profissionais.
2 - Escute o que o outro tem a dizer, mas quando for algo que pode gerar um conflito, não leve para o lado pessoal.
Aborde a questão em uma reunião. As coisas devem ser tratadas de modo profissional. Isto ajuda a se distanciar das discussões entre duas pessoas.
3 - Seja sorridente, amável, não leve seus problemas pessoais para o trabalho, mas caso não esteja bem consigo mesmo, lembre-se de tratar os outros com educação.
4 - Evite apontar o que o colega deixou de fazer.
Ocupe-se com sua tarefa. Cada um é responsável pela sua atividade e responde pelo que faz.
5 - Caso precise se defender de alguma acusação, seja firme nas palavras, não perca a paciência, controle a ira e construa argumentos para sua defesa.
Caso você tenha cometido o erro, diga a verdade e comprometa-se a corrigir a falha. Não é vergonha errar, mas é falta de ética e de profissionalismo mentir ou jogar a culpa em outras pessoas.
6 - Procure ser cordial com todos, mas se afaste dos colegas escandalosos, que fazem da raiva, da ira ou do mal humor uma ferramenta para prejudicar as relações humanas no trabalho.
7 - Faça o melhor que puder na sua função, mas ajude algum colega que pedir sua ajuda. Caso não peça sua ajude, pergunte primeiro se ele deseja ser ajudado.
Às vezes queremos ajudar, mas o outro não deseja ser ajudado.
8 - Veja em cada colega um colaborador.
Cada um tem suas dificuldades e suas potencialidades, mas procure ver o lado bom que cada um apresenta. Se virmos apenas o lado difícil das pessoas, a convivência fica insuportável.
9 - Evite brincadeiras que podem ofender.
Ser alegre não quer dizer que tenha que ser brincalhão o tempo inteiro, este tipo de pessoa não é agradável e pode deixar os outros pouco à vontade diante de alguém que brinca demais.
10 - Não seja inconveniente.
Se algum colega veio com uma roupa, penteado, bolsa, etc. que chama a atenção por não ser bonito, evite dar relevância a estas questões.
Cada um é livre para usar aquilo que lhe agrada. Caso seja algo que não condiz com a função, cabe ao chefe conversar com a pessoa e explicar o inadequado da situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário