sexta-feira, 30 de setembro de 2016

CONSCIÊNCIA POLÍTICA


O QUE É CONSCIÊNCIA?
Ter consciência significa ter a faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados, ou seja, refletir sobre as escolhas e decisões tomadas, em seus vários aspectos, considerando-se a moral e a ética nos critérios estabelecidos. 

Consciência pode ser definida também como o sentimento ou percepção do que se passa em nós; Voz secreta da alma; Senso de autocrítica, aprovando ou desaprovando nossas ações; Senso de responsabilidade; Honradez; Retidão; ou ainda como Sinceridade absoluta.

O QUE É POLÍTICA?
Política como capacidade de diálogo entre as pessoas.
A política, dentre alguns conceitos que o Aurélio apresenta, seria a habilidade no trato das relações humanas, com vista à obtenção dos resultados desejados.

Política como ciência de governar.
No entanto temos vários conceitos e definições de POLÍTICA como Ciência, dentre os mais comuns temos:

A Política é a ciência de governar ou organizar as questões públicas objetivando regular e melhorar as condições existenciais dos cidadãos.

Esse conceito está estreitamente ligado ao de poder e deriva do adjetivo da língua grega originado de pólis (polikós), que significa tudo o que se refere à cidade e, consequentemente, o que é urbano, civil, público e social.

Política e política
Por isso dizemos que temos Política e Política.

A política que trata do diálogo e entendimento entre os indivíduos e uma política que trata das questões públicas.

Ainda existe uma política que nós chamamos politicagem, essa é mais comum em nosso meio. 
Aliás, as pessoas que estão envolvidas na militância, fazem mais politicagem do que política.

O QUE É CONSCIÊNCIA POLÍTICA?
Consciência política é a capacidade plena que o cidadão deve ter para tomar decisões morais e éticas quanto à escolha de seus representantes, que tenham a habilidade de defender os interesses da coletividade e não de particulares.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA?
Ter uma consciência política nos permite cobrar, criticar e buscar soluções diante dos problemas que regem em nossa sociedade. 

É através dessa consciência que compreenderemos o nosso verdadeiro papel na sociedade, enquanto cidadãos provedores de direitos e deveres, e, sobretudo, emanados de poder para mudar a nossa realidade.

Não só isso a consciência política é fundamental para o exercício da cidadania.

COMO SE FORMA A CONSCIÊNCIA POLÍTICA?
Quando tratamos a formação da consciência politica, temos o que deveria ser, pois em nosso país isso infelizmente não acontece, mas deveria acontecer.

A consciência política deveria ter início no lar, na família.
O lar, a família deve ser o berço da formação de uma consciência politica. Quando tratamos de consciência política tratamos da moral, da ética que são os pilares de uma democracia e da boa vivencia com outros indivíduos.

Os pais deveriam gastar tempo com seus filhos ensinando sobre a moral e a ética, bem como ensinando a respeito das relações humanas, respeito aos outros, a boa convivência com o meio ambiente.

Ensinar aos filhos os privilégios e os deveres de um cidadão, bem como a sua importância para o bem estar social é fundamental.

Lembrando que todo sociedade começa na família, logo a cidadania tem seu início ali.

Os pais jamais devem dar entender aos seus filhos que a politica não faz parte de sua vida, ou que ele pode viver sem a influência da politica na sua vida, isso é um erro clássico e é daí que temos as mazelas.

De maneira correta os pais devem ensinar aos seus filhos os princípios e o exercício da democracia, sem pressão, de maneira coerente.

A consciência politica deveria ser continuada na escola.
A escola é um espaço ideal para a continuidade da formação da consciência politica, no entanto, essa formação deve ter uma característica democrática, sem tendências partidárias ou ideológicas. 

Formação da consciência política não é igual à lavagem cerebral. Esse é o cuidado que devemos ter.

Formação de consciência política na escola não deve ser tendenciosa como querem alguns “intelectuais” de direita, esquerda ou de centro.

A escola deve ensinar os princípios da democracia, sobre sua importância e como se procede no sistema democrático. 

A escola também deve ensinar a tolerância politica e partidária, ensinar a crianças a ser crítica e a exigir seus direitos e deveres como cidadão.

O ensino da cidadania é primordial na escola, pois sem isso corremos o risco de preparar indivíduos que em vez de trazer benefícios para a sociedade trarão malefícios. 

COMO EXERCER A CONSCIÊNCIA POLÍTICA?
Aqui encontramos a dificuldade: o exercício da consciência política. Que é quase nula, a prova é o que vemos acontecer em nosso dia a dia.

E que mostra que a sociedade na sua maioria não tem consciência politica? Vejamos:
Candidatos e políticos eleitos sem preparo para exercício da política;
Falta de exigências mínimas por parte da sociedade e órgãos governamentais para alguém exercer as funções politicas;
Ausência da moral e da ética na politica;
A venda e a compra de votos;
Falta de transparência dos gastos públicos por parte dos políticos;
Falta de cobrança por parte da sociedade na transparência dos gastos públicos feitos por políticos;
Falta de informação e conhecimento por parte da sociedade dos direitos e deveres dos políticos;
A corrupção galopante em todas as esferas do poder público;
O individualismo nos comprometimentos políticos;
Ausência da compreensão de que o dinheiro público deve beneficiar de maneira racional a toda a sociedade e não somente um segmento.

Diante de tudo isso que citamos fica claro que necessitamos com urgência do exercício de uma consciência política.

E como isso pode acontecer? Vejamos:

O cidadão deve entender de maneira clara e definida o seu papel na sociedade.
O cidadão deve entender que ele é peça fundamental na sociedade e que sem ele nada pode funcionar. 

Diante disse ele deve entender que não pode se render a um político o qual ele elegeu e torna-lo maior que ele.

Politico eleito passa a ser um servidor público que deve prestar contas de suas atividades públicas para as pessoas que o elegeram.

É um dever de o cidadão respeitar o politico eleito, mas é dever do politico fazer o melhor para o total da sociedade que o elegeu. 

O cidadão deve se informar e adquirir conhecimento sobre política.
Busque informação, pesquise e obtenha conhecimento sobre a politica e sua prática, isso é chamado de politização.

Pesquise, estude, pergunte, saiba mais sobre o Estado, como ele é dividido e como ele funciona, quais são aos principais poderes e como eles funcionam; atribuições e deveres do Estado e das autoridades nomeadas ou eleitas.

É importante saber sobre os sistemas de governos, as ideologias politicas; quais partidos as defendem.

Qual o papel, importância e atribuição do Prefeito? 
Qual o papel, importância e atribuições dos vereadores?

O conhecimento dessas coisas que citamos deixa você ciente de um monte de coisas importantes, evitando que você seja enganado e vote em alguém que promete algo que nunca poderá fazer, pois não é uma de suas atribuições.

O cidadão deve saber em quem estar votando.
O voto é a arma mais importante que temos numa democracia, depois que se coloca o voto na urna se tem consequências boas ou ruins por 4 anos seguidos.

Logo, todo cuidado é pouco na escolha do candidato, seja para qualquer cargo eletivo. Voto é como a palavra, quando é dita, não volta atrás.

A pessoa a quem você dar o seu voto tem que ser competente para honrar a confiança. 

Não se voto, por favor, nem por amizade, nem para pagar dívida.

A pessoa a quem confiamos o voto deve ser bem preparo e tem que ter competência para fazer o que deve ser feito no cargo que ele vai exercer por determinado período.

Não se vota com emoção, se vota com a razão.

A questão ética e moral dos candidatos é um ponto muito importante para que você possa escolher um bom candidato, pois não adianta você votar numa pessoa preparada e competente, mas tem a ficha suja.

O cidadão deve respeitar as ideais, pensamentos políticos dos outros.
Dizem que eleições atrapalham relações familiares e amizades. 

Por favor, não seja dessas pessoas. 

Debates são essenciais para exercer a cidadania e aumentar seu conhecimento sobre política, porém sempre existirão divergências quantas prioridades e propostas de candidatos que cada um apoie. 

As conversas sobre politica devem ser saudáveis, dai procure ouvir o outro também antes de expor o que você pensa. Devemos debater ideias e não pessoas, isso é uma regra básica de convivência. 

Numa democracia não se faz política com intimidação, as pessoas são livres para exercício de suas vontades, logo qualquer intimidação deve ser rejeitada e denunciada as autoridades competentes, nunca deve ser tolerada nem pelo o cidadão, nem pela sociedade.

Outra coisa, não se admite perseguição, isso é algo que deve ser combatido entre nós, em nossa região, pois é uma pratica comum na política entre nós. Pessoas que não votam em A, mas votam em B são perseguidas e impedidas de desenvolver suas atividades, às vezes importantes para o desenvolvimento da sociedade.

O cidadão deve refutar de maneira severa o assédio politico.
O que é assédio político?
- É a prática de compra ou troca de votos por qualquer benefício.

Como acontece o assédio Político?
-Se o funcionário não vota ou não trabalha na campanha do candidato apoiado pelo patrão, corre o risco de retaliação.

Quem sofre mais com o assédio político? 
-Os terceirizados e os funcionários contratados, por ser um vínculo frágil, impõe ao trabalhador votar naquele que lhe indicou ao serviço e que lhe promete a garantia do emprego.

Ao contrário do que muita gente pensa, essas situações tão corriqueiras em período eleitoral se configuram como assédio político.

O mais grave é que, apesar do sofrimento, as vítimas deste assédio sequer denunciam.

No assédio político o candidato não vê a pessoa, como ser humano, mas sim, como uma cédula eleitoral. 

O assédio política afeta desde o cidadão até a disputa democrática. Afeta o sistema democrático como um todo na medida em que cria desigualdade da concorrência, a liberdade da escolha de candidato, a liberdade de voto. Ou melhor, o assédio político de uma tacada só joga todo o ganho da democracia na lata do lixo.

O cidadão não deve se deixar manipular
Hoje é comum a manipulação em massa, isso por que os marqueteiros sabem usar perfeitamente as técnicas para iludir e manipular o povo. Vejamos alguns métodos usados hoje nas campanhas para manipular o povo:

Carreatas, caminhadas, showmícios e os eventos públicos são métodos de manipulação, as pessoas em grupo sofrem influencia inconsciente e deixam de pensar como indivíduos. Os marqueteiros sabem que o povo junto, sob o efeito da adrenalina e cortisol não consegue raciocinar.

Divisão da sociedade ou do grupo, sendo que um passa a ser o inimigo do outro. Esse método aumenta a disputa e o calor das discussões, levando a pessoa a não pensar no grupo, no coletivo. A pessoa passa a acreditar que o seu vizinho, por não estar no seu grupo é seu inimigo e deve ser aniquilado, destruído, quando não humilhado.

O culto a personagem, o salvador da pátria, o único capaz de resolver todos os problemas da sociedade, aqui temo outra método de manipulação. As pessoas tem uma necessidade extraordinária de acreditar em algo ou alguém maior do que elas mesmas. Aqui surge o “salvador”.

O culto em torno de uma causa, outro método comum, por exemplo, educação, fome, cultura, esporte, etc. Criar uma espécie de culto em torno de uma causa aparentemente nobre e se colocar no centro, como profeta e precursor da transformação que, em geral, converte um aparente, mal num bem, é um método perfeito de manipulação.

Observem que ao apresentar uma causa nobre e apontar seu adversário como inimigo dessa causa, cria nas pessoas a sensação de que o mundo está dividido em dois blocos: o bloco do bem e o bloco do mal. Elas lógicos, são o bloco do bem; os seus adversários, o do mal e aqui temos a origem da violência.

Como evitar a manipulação?
Para evitar a manipulação olhe sempre para o produto ou para a pessoa e não para a causa na qual se insere. Olhe para o indivíduo em si, não para o super-herói no qual ele tenta se projetar por trás de uma causa.

Analise as palavras, sem euforia que elas provocam. Em vez de se concentrar cegamente na causa proposta, questione o como, o quando e o porquê dessa causa. Jamais se distrai com a imagem colorida que as pessoas pintam de si mesmas. Procure por aquilo que os motiva, pelos interesses escondidos em suas palavras entusiasmadas e enganadoras. 

Diante das considerações apresentadas, conclui-se que o cidadão, no pleno exercício da democracia, tem um forte papel no destino do seu país, cujo instrumento é o voto consciente. 

Logo, o eleitor que exercer o seu direito ao voto – a partir de uma decisão madura, refletida e consciente – contribuirá para impedir a eleição de maus políticos e possibilitará o alcance de uma maior legitimidade no processo eleitoral, reforçando a democracia e fazendo o Brasil melhor.

Quem assim o faz, pode dizer que tem consciência politica.

Nenhum comentário: