sexta-feira, 4 de novembro de 2016

COMUNICAÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES: SUAS PRINCIPAIS DIFERENÇAS


Os estudos mais recentes realizados pelos especialistas concluíram que existem duas atitudes opostas entre os sexos quanto e comunicação.

Hellmuth Petsche, especialista em questões da atividade cerebral da Universidade de Viena, realizou eletroencefalogramas em 20 mulheres e homens que trabalham como tradutores simultâneos e constatou diferenças básicas entre eles e elas na maneira de escutar, compreender, traduzir e falar.

E com base em pesquisas especificas Hellmuth Petsche chegou a conclusão que a comunicação entre homens e mulheres acontecem de maneira diferente e que o reconhecimento dessas diferenças pode ajudar em muito a compreensão e melhorar o convívio às vezes acirrado entre homens e mulheres.

Usado as pesquisas de Hellmuth Petsche e outros pesquisadores elaborei o presente ensaio visando uma compreensão melhor das diferenças existentes entre homens e mulheres tendo em vista oferecer informações e conhecimento aos leitores que tenham interesse no assunto.

DIFERENÇAS NO USO DOS HEMISFÉRIOS: AS MULHERES USAM NA COMUNICAÇÃO MAIS O HEMISFÉRIO DIREITO, ENQUANTO OS HOMENS MAIS O HEMISFÉRIO ESQUERDO.
As mulheres trabalham  mais com o hemisfério direito do cérebro, responsável pela criatividade e pela musicalidade, e que funciona de modo mais integral, associativo e emocional.

Já os homens recorrem mais vezes ao hemisfério esquerdo, ao qual são atribuídas as faculdades do pensamento lógico e analista, a escrita e os cálculos.

DIFERENÇA NO FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO E NO PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES: AS MULHERES LIDAM MELHOR COM AS RELAÇÕES HUMANAS, ENQUANTO QUE OS HOMENS LIDAM MELHOR COM CÁLCULOS.
Os cérebros masculinos e femininos não funcionam da mesma forma, apresentando leves diferenças na maneira de processar informações e emoções. 

Alguns neurofisiologistas explicam que homens são melhores em cálculos que mulheres, que, por sua vez, lidam melhor com as relações humanas e linguagem. Essas diferenças provavelmente estão relacionadas com a orientação das conexões entre os neurônios.

Outro ponto interessante em relação ao sistema nervoso central masculino e feminino é que mulheres possuem mais massa cinzenta (região com corpos celulares de neurônios) quando comparadas aos homens, que possuem mais massa branca (formada por prolongamentos dos neurônios).

DIFERENÇAS EMOCIONAIS: AS MULHERES USAM NA COMUNICAÇÃO MAIS A INTUIÇÃO, ENQUANTO QUE OS HOMENS USAM MAIS A RAZÃO.
As mulheres tem mais capacidade intuitiva para interpretar os sinais comunicativos em outras pessoas quando falam. Em testes feitos com vídeos de atores em cenas assistidas sem som, elas acertaram mais vezes quando tinham que comentar os sentimentos expressos.

Outra explicação destas características se baseia na psicologia social e na linguística, que acreditam que os dois sexos são educados de formas distintas e, por isso, tem estilos diferentes de falar.
As meninas costumam usar frequentemente afirmações indiretas como "não poderíamos..." e "não seria ruim se...". Além disso, usam mais as perguntas curtas para confirmar seu ponto de vista e a retórica para se fazer entender. 

Enquanto isso, o estilo masculino é mais direto e dominante.

A psicoterapeuta vienesa Rotraud Perner, pesquisadora de conflitos e violência, advertiu no último número da revista austríaca Medizin Populaer que, nas relações dos casais, não é possível fazer uma pessoa falar (no sentido literal), porque representaria um ato de violência psíquica que provocaria apenas a resistência do outro.

Perner recomenda "paciência" e opta por medidas para inspirar confiança que permitam ao homem "sair de sua cova", que pode ser um escritório onde se refugia quando não está disposto a se comunicar. Ela também advertiu que há profissões que levam a pessoa a tender mais ao silêncio, como a de policial e de militar.

A psicóloga lembrou ainda que, há 50 anos, o problema não era tão aparente porque era "normal" que homens e mulheres se falassem  pouco, enquanto atualmente a mulher emancipada deseja uma comunicação com os parceiros do mesmo nível.

Em vez de enfrentar o companheiro verbalmente, Perner recomenda que as mulheres esperem um momento propício para a conversa, durante um passeio juntos ou uma atividade num ambiente relaxado.

DIFERENÇAS NO ESTILO E FINALIDADE: AS MULHERES USAM A COMUNICAÇÃO DE INTIMIDADE, ENQUANTO QUE OS HOMENS USAM A COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO.
Uma diferença entre homens e mulheres no seu estilo de comunicação é que as mulheres frequentemente usam a conversação como um meio de se tornar mais íntima ou de trazer proximidade ao relacionamento através da conversa. Isso é algo que as garotas parecem internalizar na infância, que as conversas são um jeito de desenvolver uma relação com os outros. 

Por outro lado, a professora de linguística Deborah Tannen propôs que os homens se envolvem no que é conhecido como "report talk". 

Isso se refere ao jeito que os homens geralmente se comunicam para adquirir informações. Eles não usam a comunicação como um meio de construir intimidade tanto como um meio de transmitir informação.

Os estudiosos no assunto são unânimes em dizer que  os homens utilizam a linguagem apenas como uma ferramenta, para transportar informações.

Homens, às vezes, veem também a conversa como um meio de determinar ordem social, se provarem ou como um tipo de disputa.

DIFERENÇAS DE FOCO: AS MULHERES MANTÉM UM FOCO GLOBAL NA COMUNICAÇÃO, ENQUANTO QUE OS HOMENS MANTÉM UM FOCO SINGULAR.
Os homens tentem ser pensadores que focam em uma coisa de cada vez, enquanto as mulheres geralmente pensam em grandes quantidades ou globalmente. 

As mulheres sempre mantém uma conversa que cobre vários assuntos ao mesmo tempo, enquanto os homens são mais lineares no seu método conversacional. Isso pode frustrar ambos galantes se eles não perceberem tais diferenças sutis.

O homem tenta ser claro e objetivo enquanto que a mulher rodeia o problema e a situação.

DIFERENÇAS DE MEMÓRIA: AS MULHERES TENDEM A AGRUPAR MEMÓRIAS COM ELEMENTOS EMOCIONAIS COMUNS, ENQUANTO QUE OS HOMENS SÃO MAIS PROPENSOS EM LEMBRAR EVENTOS, TAREFAS E ATIVIDADES.
As mulheres tendem a agrupar memórias que compartilham de um elemento emocional comum, e a conversa delas reflete nessa tendência. Elas são especialmente habilidosas em se lembrar de acontecimentos que compartilham uma reação emocional ou mexem com sentimentos parecidos. 

No entanto, as habilidades de memória nos homens os fazem mais propensos a se lembrarem de eventos, tarefas ou atividades que ocorreram durante aquela memória. 

Parece que a testosterona tem efeito sob a memória dos homens, enquanto o estrogênio e a progesterona afetam a memória das mulheres. Os ciclos menstruais das mulheres parecem ter um papel na cultivação da memória.

DIFERENÇA DE OBJETIVOS: AS MULHERES TÊM COMO OBJETIVO NA COMUNICAÇÃO O COMPARTILHAMENTO DAS EXPERIÊNCIAS E EMOÇÕES, ENQUANTO QUE OS HOMENS PROCURAM RESOLVER PROBLEMAS.
Homens frequentemente respondem a conversações de mulheres que incluem problemas tentando resolvê-los, não se dando conta de que as mulheres estão sempre compartilhando suas experiências e emoções e não procurando soluções na conversa. 

Homens também se sentem pressionados pela preponderância do conteúdo emocional nas conversas das mulheres, e elas talvez queiram escapar delas.

Outra coisa interessante é que as mulheres falam muito mais sobre si mesmas.

Em 2005, uma pesquisa descobriu que o estereótipo de que as mulheres falam muito mais sobre si mesmas não é tão radical quanto parece. Os resultados mostraram uma variação pequena, a partir da análise de 205 estudos. Elas falam mais sobre si mesmas, mas não muito mais que os homens.

DIFERENÇAS NA NECESSIDADE DE FALAR: AS MULHERES TEM UMA NECESSIDADE DE FALAR SOBRE OS SEUS SENTIMENTOS, ENQUANTO QUE OS HOMENS TÊM UMA NECESSIDADE DE FALAR DE COISAS LIGADAS A PROFISSÃO, ESPORTE, ECONOMIA, FINANÇAS E ACONTECIMENTOS EXTERNOS.
As mulheres têm como foco os sentimentos, emoções e tem como objetivo da comunicação o desenvolvimento das relações pessoais, enquanto que o foco dos homens se baseiam na profissão, esporte, economia, finanças e acontecimentos externos.

Aqui entra a questão sobre quem fala mais, ou menos. E quando tratamos sobre essa questão percebemos que não encontramos unanimidade entre os pesquisadores, alguns afirmam que sim, outros afirmam que não.

Outro estudo, feito em 2007, pesquisou as ligações telefônicas de 400 universitários e descobriu que tanto as mulheres quanto os homens falam, em média, 16 mil palavras por dia.

Mas o fato é que existe a crença popular de que as mulheres falam mais do que os homens e essa crença é conhecida em praticamente todas as regiões do mundo. Piadas, ditados e todo tipo de comentário é feito em relação às diferenças na comunicação de homens e mulheres. Muitas vezes exagerados, alguns desses conceitos podem ter um pouco de verdade em suas essências, assim pensam alguns pesquisadores.

Mas é um fato: são as mulheres quem mais gosta de falar, acima de tudo com aqueles que lhes são mais íntimos. Elas usam a linguagem para estabelecer, manter e desenvolver as relações pessoais.

DIFERENÇAS NO TOM E TIMBRE DAS VOZES: AS MULHERES TEM MENOS GRAVE, ENQUANTO QUE OS HOMENS TEM MAIS GRAVE NA VOZ.
Homens e mulheres possuem também diferenças típicas entre as vozes, sendo a do homem mais grave que a das mulheres. 

Nos homens, as pregas vocais são mais grossas e elásticas, vibrando mais de 120 vezes por segundo. Em mulheres, a vibração ocorre com maior frequência, sendo essas pregas mais finas e tensas.

Vale frisar que alterações hormonais são responsáveis por mudanças na voz. Se uma mulher, por exemplo, receber testosterona, a voz se tornará mais masculinizada, uma vez que esse hormônio está relacionado com o aumento da massa das pregas vocais.

DIFERENÇA NA QUALIDADE DA FALAR: AS MULHERES FALAM MELHOR, ENQUANTO QUE OS HOMENS TEM UMA TENDÊNCIA DE GAGUEJAR.
A fisiologia cerebral nos dois sexos é diversa, em alguns casos muito diversos. Além disso, as células nervosas femininas funcionam de modo diferente. 

Por exemplo, no cérebro dos homens o centro da palavra se encontra no hemisfério esquerdo, e o centro da orientação espacial, sobretudo no direito. Nas mulheres não existe essa separação: os hemisférios não coligados por um número muito maior de células.

Talvez por isso as mulheres possuam uma melhor memória verbal (recordam bem as palavras lidas em uma lista) e um discurso mais fluente (conseguem, por exemplo, dizer um número muito maior de palavras que começam com a mesma letra).

Os homens, por seu lado, gaguejam mais facilmente (os gagos homens são quatro vezes mais numerosos). Em compensação, já aos 4 anos de idade são mais aptos do que suas coetâneas para imaginar um sólido geométrico que gira no espaço.

DIFERENÇAS QUANTO AOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS: AS MULHERES TEM MAIOR CAPACIDADE DE OLFATO, VISÃO (MEMORIZAM DETALHES VISUAIS E VISÃO DIURNA), PALADAR E TATO, ENQUANTO QUE OS HOMENS TEM MAIOR CAPACIDADE DE VISÃO (NOTURNA) E AUDITIVA.
Os cinco sentidos não funcionam da mesma maneira para homens e mulheres.

Olfato: a capacidade de distinguir e recordar os odores são mais desenvolvidas nas mulheres, por causa da conformação do corpo caloso (estrutura nervosa que une os dois hemisférios cerebrais).

Visão: a memória visual é privilégio feminino. As mulheres recordam melhor uma fisionomia, a disposição dos objetos sobre uma mesa, e assim por diante.

Audição: Aqui são os homens que possuem uma capacidade maior de concentração e de exclusão de ruídos de fundo que poderiam incomodar ou distrair. Além disso, os homens ouvem melhor os sons agudos.

Paladar: Os homens possuem na boca um número menor de receptores para o salgado do que as mulheres. Também a percepção do amargo é mais forte nas mulheres.

Tato: As mulheres são melhores para a manipulação de objetos delicados e pequenos. Não apenas porque possuem dedos mais finos, mas porque as terminações tácteis são mais sensíveis (sobretudo na fase média do ciclo menstrual).

DIFERENTES NA REAÇÃO DIANTE DO PERIGO: AS MULHERES LEVAM MAIS TEMPO PARA REAGIR AO PERIGO, ENQUANTO QUE OS HOMENS SÃO MAIS PROPENSOS AO REAGIR DE IMEDIATO.
Diante de situações perigosas, os homens são mais propensos à ação, enquanto as mulheres dedicam mais tempo à identificação dos sentimentos suscitados pelo estímulo que o perigo representa. 

Ou seja, a mulher se deixa mais facilmente dominar pela emoção, enquanto para o homem é mais fácil manter-se frio para tentar dominar a situação ou, se for o caso, fugir em corrida desabalada.

OUTRAS DIFERENÇAS QUE INTERFEREM NA COMUNICAÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES
As mulheres dizem coisas que têm significados totalmente diferentes do que realmente expressam.
Se ela disser “não é nada” ou “tu é que sabe”, o homem pode ter certeza: “é claro que há alguma” e “não vou mais dar minha opinião porque tu já deverias saber o que penso e caso tu faça da forma como eu não acho que deva ser feito, vais me dar razão”. 

Interpretação da linguagem não verbal.
Segundo os psicólogos, as mulheres são melhores que os homens em interpretar a linguagem não verbal (movimentos das mãos, do corpo, as expressões do rosto…). 

Homens e mulheres tratam os amigos diferentes.
Se a Adriana, a Andreia, a Luciana, a Patrícia e a Mariana vão almoçar juntas, elas tratar-se-ão por Adri, Deia, Lu, Pati e Mari. Se o Leandro, o Carlos, João, o Mateus e o Fábio vão sair, eles tratar-se-ão por Gordo, Cabeçudo, Brother, Hulk e Sequela.

Homens e mulheres conseguem ter opiniões muito diferentes sobre o mesmo tema.
Para uma mulher, os personagens dos filmes só deveriam morrer se fosse por amor. Para os homens, um bom filme é aquele em que muita gente morre e se possível com balas de metralhadora ou em grandes explosões.

A quantidade de objetos no banheiro e o tamanho da mala de viagem são proporcionais às necessidades de cada um.
Um homem tem cerca de cinco objetos: escova de dentes, espuma de barbear, gilete, sabonete e uma toalha. A quantidade média de objetos da mulher pode chegar às centenas e é muito inconveniente se o homem pergunta “tu precisa realmente de tudo isso?”.  

A última palavra é sempre da mulher.
Qualquer coisa que um homem disser depois de terminar uma discussão já é o início de uma outra.

Há coisas que só as mulheres entendem.
Por exemplo: A diferença entre as cores,  branco, creme, bege e branco-pérola; a necessidade de ter cinco pares de sapatos pretos; almoçar uma salada, bebida zero e um sorvete de chocolate como sobremesa.

As mulheres quando vão sair de casa, demoram mais que os homens.
A maioria das mulheres demora, em média, 40 minutos para se arrumar antes de sair de casa. Esta frase significa que, provavelmente, ainda nem escolheu que roupa vai vestir.

As mulheres sempre esperam receber elogios.
As mulheres ficam encantadas com elogios e espera receber sempre elogios de amigas, amigos e em especial do homem com quem convive.

As mulheres são menos colaborativas de que os homens.
Um estudo da Harvard University, publicado na revista Current Biology, examinou a questão da colaboração em 50 instituições do mundo acadêmico dos Estados Unidos e do Canadá.

Resultado foi o seguinte: mulheres e homens são igualmente colaborativos com colegas do mesmo sexo quando eles se encontram no mesmo patamar hierárquico; mas quando entra em jogo o fator hierarquia a proverbial solidariedade feminina vacila em relação à manifestada pelos homens.

As mulheres prestam mais atenção aos rostos e às expressões faciais das pessoas do que os homens. 
Elas costumam parar e dar um tempo para observar os rostos e reconhecê-los, sobretudo se pertencem a amigos e familiares. 

As mulheres e os homens reagem de maneira diferente ao estresse. 
As mulheres dificilmente recorrem ao álcool em estado de ansiedade e estresse, já os homens recorrem mais facilmente ao álcool quando estão em estado de ansiedade e estresse.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
As diferenças apresentadas em nada diminuem o homem e a mulher. Não existe mais ou menos, mas são diferenças que completam os seres humanos. No entanto é um fato: conhecer essas diferenças ajuda em muito o relacionamento e diminui possíveis os conflitos entre homens e mulheres.

Conhecendo as diferenças e aceitando-as aumenta em muito a possibilidade de haver mais harmonia entre homens e mulheres em todas as áreas de convivência e em todos os tipos de relacionamentos. 

Os conflitos entre os homens e as mulheres tem como base o desconhecimento dessas diferenças, 
quando não a desconsideração dessas diferenças, dai a importância de conhecer e considerar para eu haja uma melhor comunicação entre homens e mulheres.

A importância de se levar em conta as diferenças existentes entre homens e mulheres ajuda no relacionamento na família: esposa e esposa, filhos e filhas; no trabalho: patrão e funcionários, funcionários e patrão, clientes, etc.; grupos diversos de amizades e até mesmo pessoas desconhecidas.

Portanto, se manter informado e tomar conhecimento dessas diferenças, levando-as em consideração só ajudam a nossa convivência social.

Nenhum comentário: