sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

INCOMPATIBILIDADE DE GÊNIO X DIFERENÇAS PESSOAIS


Numa linguagem bem comum a incompatibilidade de gênio acontece quando duas pessoas não se entendem, têm pensamentos e atitudes diferentes no relacionamento, isso pode acontecer entre irmãos, amigos, colegas e em especial entre casais, na verdade muitos casais estão se separando alegando a incompatibilidade de gênio.

Quando tratamos de incompatibilidade de gênio, em especial na terapia de casal, percebemos que normalmente o casal alega a incompatibilidade pelo fato de não haver compatibilidade total das suas personalidades para que o relacionamento ocorra de maneira acertada.

E é aqui que necessitamos nos aprofundar mais na questão, tirando todas as dúvidas possíveis sobre o assunto, buscando melhorar os nossos relacionamentos em todas as áreas de nossa convivência.

DEFININDO OS TERMOS: INCOMPATIBILIDADE, GÊNIO, PERSONALIDADE E DIFERENÇAS PESSOAIS
O que é incompatibilidade
Ausência de compatibilidade; característica do que é incompatível ou daquilo que não se pode combinar: separaram-se por incompatibilidade de opiniões.

Duas coisas incompatíveis não podem estar no mesmo espaço, no mesmo tempo e no mesmo lugar, sem que haja conflitos entrem elas, pois não se adequam uma a outra.

O que é gênio, os vários termos:
Gênio levando em conta à fonética
Quando alguém usa o termo gênio, ele pode ter em mente o gênio da lâmpada magica, um personagem dos contos de fada, levando em conta à fonética.

Gênio levando em conta os grandes feitos de alguém ao logo da sua existência
Por outro lado se alguém usa o termo gênio, ele pode ter em mente os grandes personagens da história, homens de grandes feitos, grandes realizações e que causaram em suas áreas de atuação grandes impactos, como por exemplo, Platão, Aristóteles, O Aleijadinho, Camões, etc.

Gênio levando em conta a inteligência
No entanto, termo gênio ou genialidade conceitua uma pessoa superdotada. Uma pessoa superdotada, que tem uma supercapacidade, em qualquer ramo de inteligência, ou melhor, pessoa com o QI mais elevado do que o normal.

Gênio como personalidade
O sentido de não ser compatível é expresso pelo termo “diferenças de personalidade”. Em outras palavras, não falamos em gênio e sim em personalidade.

O termo personalidade vem da palavra grega persona, que significa máscara. Máscara como as dos atores do teatro grego. A etimologia de persona é per son, pelo som. A persona, a máscara, é a vestimenta pela qual o som sai.

Assim, uma pessoa tem um tipo de personalidade. Imaginemos: ela tem uma máscara estável e permanente através da qual se expressa, através da qual faz o som, a sua voz íntima e interna, sair. 

Porém, esta personalidade é particular. A outra pessoa não terá uma personalidade idêntica.  Cada pessoa terá, portanto, um tipo de personalidade e não é errado dizer que algumas são mais parecidas com as outras.

Diferenças pessoais
Diferença é a qualidade ou estado de diferente; desigualdade. É quando uma coisa não é parecida com a outra.

Levando isso para o relacionamento podemos dizer que duas pessoas são diferentes quando elas possuem gostos, hobbys e desejos diferentes.

As diferenças pessoais são os gostos, hobbys, desejos e outras coisas que as pessoas tem e que são diferentes de outras pessoas, o que é comum, pois todos ser humano tem suas diferenças.

A DIFERENÇA ENTRE INCOMPATIBILIDADE DE GÊNIOS E DIFERENÇAS PESSOAIS
A diferença pode ser aceita na junção de tudo, quanto que o incompatível não pode haver junção em tudo.

O relacionamento entre duas pessoas podem dar certo se houver diferença, não importando o grau de diferença, mas se existe incompatibilidade em apenas uma coisa, então se pode acreditar que o relacionamento não vai dar certo.

Em outras palavras, as pessoas diferentes se entendem, as incompatíveis não.

EXEMPLO DE RELACIONAMENTO ENTRE PESSOAS DIFERENTES E PESSOAS INCOMPATÍVEIS

PESSOAS DIFERENTES
As pessoas são diferentes quando gostam e fazem coisas diferentes, mas isso não os afeta de nenhuma forma que possa ser prejudicial a ambos, sendo as diferenças resolvidas.

Exemplos:
Comida:
Quando uma pessoa gosta de carne e a outra de peixe, aqui temos uma diferença, mas essa diferença não impede de forma alguma que as duas pessoas sejam felizes.

Esporte:
Quando uma pessoa gosta de pedalar e a outra de caminhar, aqui temos uma diferença, mas essa diferença não impede de forma alguma que as duas pessoas sejam felizes.

Pessoas diferentes são diferentes, mas não são opostas.

PESSOAS INCOMPATÍVEIS
Pessoas incompatíveis dificilmente serão felizes juntos, isso porque as incompatibilidades são difíceis de serem aceitas, com raras exceções.

Pessoas incompatíveis querem coisas opostas de seus parceiros, amigos e colegas, o que gera muito desentendimentos, brigas e desconfortos o tempo todo e todo tempo, o que leva qualquer relacionamento a falência.

Pessoas incompatíveis são destituídas de empatia para com o outro, gerando conflitos constantes, desgastantes e destrutivos.

Na incompatibilidade sempre existe o sacrifício do outro.

Exemplos:
Estilo de vida:
Quando uma pessoa quer uma vida tranquila, mas o outro quer uma vida de aventuras.
Quando uma pessoa quer ajudar os pobres, mas o outro quer ganhar dinheiro e gastar com coisas supérfluas.

Religião proselitista e política militante:
Quando uma pessoa participa de uma religião proselitista e ou de política militante, mas o outro não tem uma religião ou politica, e quando tem não é prosélito, nem militante.

Planos para o futuro, realizações de sonhos:
Quando uma pessoa tem planos para o futuro, como por exemplo: ter filhos, estudar mais, fazer um curso de graduação ou pós-graduação, enquanto o outro não tem plano algum para sua vida.

Em caso de casais, todos os exemplos citados geram inúmeros problemas e isso desgasta o relacionamento.

Sem contar que para um fazer o que o outro quer se faz necessário o sacrifício do outro envolvido no relacionamento.

Pessoas incompatíveis são opostas e não podem conviver juntas, coisa que não acontece com pessoas diferentes, as diferenças são aceitáveis e incompatibilidade, não.

Tipos de incompatibilidade, fora a incompatibilidade de gênio
Incompatibilidade de localização;
Incompatibilidade de sexo;
Incompatibilidade de intelectual;
Incompatibilidade de idade;
Incompatibilidade financeira;
Incompatibilidade de educação;.
Incompatibilidade de corporal;
Incompatibilidade de emocional e sentimental;
Incompatibilidade comportamental;
Incompatibilidade estética;
Incompatibilidade profissional;
Incompatibilidade religiosa.

INCOMPATIBILIDADE DE PERSONALIDADE OU GÊNIOS?
Quando se trata de problemas ou conflitos entre casais, perguntamos:
Existe uma necessidade de compatibilidade total para que um relacionamento der certo? Isso é possível? Já que todas as pessoas são diferentes no tocante a personalidade? Ou mais especificamente, em um relacionamento amoroso é imprescindível que as duas pessoas sejam muito parecidas, idênticas, iguais, pensem e ajam da mesma forma?

Evidente que não. 

Afinal, se as duas pessoas tivessem que ter uma personalidade idêntica todo e qualquer relacionamento amoroso seria como a história do Narciso e apenas nos apaixonaríamos pela nossa imagem no espelho. 

E, no fundo, não é difícil de ver que a paixão surge não pela igualdade, mas pela diferença. Na verdade, buscamos na outra pessoa o que nos falta, o que não temos e isso é exatamente a definição de desejo.

No entanto é bom que saibamos que embora as personalidades não sejam idênticas, elas tem que ter pontos de contato: interesses em comum, ideias afins, sonhos e objetivos alinhados ou a relação tenderá a não ser longa devido às diferenças.

É como um jogo de diferenças e semelhanças. Não é totalmente igual e nem pode ser totalmente diferente. 

De toda forma, nesse jogo de permanência e mudança que é o movimento ao longo do tempo de uma personalidade, e de diferenças e semelhanças, o que une, o torna comum é a comunicação.

A INCOMPATIBILIDADE DE GÊNIO JUSTIFICATIVA PARA SEPARAÇÃO ENTRE OS CASAIS OU PARA BUSCA DE AJUDA PSICOTERÁPICA
Sem sobra de dúvida a incompatibilidade de gênio é o argumento mais utilizado para justificar o fracasso de um número cada vez maior de casamentos desfeitos. Quando não, a justificativa para a psicoterapia de casal.

Normalmente os casais buscam ajuda em caso de separação por traição, alguns por ciúmes, outros por questões financeiras, religiosas e ou vícios.

Logo, quando não é encontrada uma das justificativas citadas, surge então a justificativa de que o casal tem incompatibilidade de gênio.

INCOMPATIBILIDADE DE GÊNIO X ERROS DE COMUNICAÇÃO
Quase todos nós compartilhamos de um erro fundamental. É o erro de que a outra pessoa pensa como nós pensamos. Ou diz, fala ou não fala, deseja ou teme como nós faríamos se estivéssemos em seu lugar. 

Porque, por mais que uma pessoa tenha empatia e afinidade, o seu jeito de ver as coisas, o mundo e a si mesma não será igual ao nosso jeito de ver.

Então, partimos de lugares diferentes. Partimos de pressupostos e pressuposições distintas. Razão pela qual nunca é demais dizer que o problema número 1 em qualquer relacionamento é a falta de comunicação ou a comunicação equivocada.

Lacan, certa vez disse: “Você pode saber o que disse, mas nunca o que o outro escutou…”.

Podemos dizer com segurança que, como princípio, que nenhum gênio é totalmente compatível com outro gênio. A arte de conseguir criar e manter um relacionamento harmônico e feliz é criar um espaço comum através da comunicação.

COMO LIDAR COM A INCOMPATIBILIDADE DE GÊNIO
Não importa em que situação aconteça a incompatibilidade de gênio, seja em família, entre casais, irmãos, amigos e outros, havendo a incompatibilidade deve se ter em mente os seguintes:
Nunca se deve querer que o seu companheiro, irmãos, amigo, etc., seja exatamente igual a si mesmo, isso seria extremamente improdutivo, para ambos.
Nunca se deve olhar para a outra pessoa, em si, mas para a direção que ambos caminham. As pessoas se perdem exatamente pelo fato de olhar para diferentes direções, se duas ou mais pessoas olham na direção certa, as diferenças e ou incompatibilidade não serão obstáculos.
Nunca se deve violentar a personalidade do outro querendo que ele ou ela mude para satisfazer o seu ego meramente, isso nunca é salutar.
Nunca se deve mendigar ou cobrar amor, afeto, companhia, atenção e carinho, isso é extremamente humilhante e não ajuda em nada em uma relação. As pessoas devem desde cedo saber o que o outro que se encontra na relação precisa e deve se dispor a doar-se sem nada em troca.
Nunca se deve culpar o outro por sua deficiência no que diz respeito a empatia e falta de afeto, devemos sempre lembrar que cada um dar o que tem, ninguém é culpado por ser o que é.
Nunca se deve andar ao lado de alguém que não olha e anda para a mesma direção que olhamos e andamos isso é perda de tempo e acabam os dois ficando no meio do caminho.
Nunca se deve propor uma caminhada com alguém a qual não amamos, o amor é pura sintonia e quando se ama alguém temos afinidades e sonhos comuns e é um deleite estar na companhia desse alguém.
Nunca se deve pensar e entrar em uma relação achando que um relacionamento se faz sem troca, participação, entendimento e renuncias, afinal ninguém consegue passar a vida toda se doando ao outro sem receber nada em troca, sem perceber a participação, entendimento e a renuncia do outro.

INCOMPATIBILIDADE DE GÊNIO – PARA REFLETIR:
“A pior incompatibilidade entre um casal não é a incompatibilidade de gênios. Essa até dá para superar. A pior de todas, mesmo, é a incompatibilidade de sentimentos. É quando um ama e o outro não. Um se entrega e o outro finge, mente, trai. É quando o amor, que deveria ser uma via de mão dupla, vira via de mão única. É quando a gente descobre que está amando sozinho.”
(Hélia Barbosa)

“O que é incompatibilidade no amor?
Incompatibilidade no amor é só uma desculpa pois não se completa um quebra-cabeça com peças iguais.”
(Beah Novais)

“Quando o amor acaba por ele mesmo, quando existe incompatibilidade entre as personalidades dos amantes, suas reações à perda não chegam nunca ao desespero trágico dos desfechos produzidos de fora para dentro, do social para o pessoal, do desamor geral contra o amor possível. 

Os amantes sabem que só se ama por inteiro, ou então o que estão fazendo não é amor, mas uma associação de interesses mútuos, um negócio. Além disso, quando se ama, não se está pensando em segurança, duração, controle, posse, pois isso corresponde à forma com que o autoritarismo capitalista familiar ou de estado se expressa no plano pessoal e afetivo. Se sou um libertário, desejo que tanto eu quanto o meu parceiro vivamos o amor em liberdade, na emoção, no espaço e no tempo. 

É o amor em si mesmo que comanda a intensidade, a beleza, a forma e a duração do nosso amor, em cada um e entre os dois, jamais o contrário.”
(Roberto Freire)

Nenhum comentário: