sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

ECONOMIA DOMÉSTICA, O CAMINHO PARA PROSPERIDADE


A economia doméstica teve sua origem após a Revolução Industrial, quando a sociedade começou a se organizar para obter uma melhor qualidade de vida depois de um período de consumismo irrefreável.

Hoje em dia, o assunto chama a atenção diante da crise em que nos encontramos e da necessidade que temos de fazer uma reorganização financeira, começando pelo lar e a manutenção da família.

CONCEITO
Economia doméstica é a aplicação de técnicas e conhecimentos para melhorar a qualidade de vida de indivíduos e até comunidades, tendo como base a família.

ÁREA DE ATUAÇÃO
Quem se dedica a esta profissão, planeja e gerenciam programas e ações sociais nas áreas de alimentação, saúde, construção, vestuário, direito do consumidor ou economia familiar, administra cooperativas condomínios ou refeitórios, pode também organizar espaços de convivência e lavanderias industriais ou hospitalares.

Os princípios da Economia Doméstica podem ser aplicados na educação do consumidor, orientando na compra de bens e serviços e controle das contas nas várias áreas como: alimentação, lazer, vestuário, transporte, vestuário, saúde, investimento, luz, água, gás, etc.

A aplicação pode e deve ser a longo, médio e curto prazo.

IMPORTÂNCIA
A aplicação da Economia Doméstica ou Familiar ajuda na prosperidade financeira da família, evitando despesas desnecessárias, bem como falência e a pobreza causada por desorganização e desequilíbrio financeiro.

A Economia Doméstica quando colocado em prática leva a família a prosperidade, fazendo com que a família viva em harmonia, ofereça uma boa qualidade de vida para todos e faz com que os filhos se tornem mais prósperos que os pais.

EMPECILHOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA ECONOMIA DOMÉSTICA
No Brasil, a prática da Economia Doméstica é extremamente renegada, portanto não valorizada. Isso devido os seguintes:

Questão cultural:
Não temos a cultura de economizar e nem de poupar;
Não valorizamos os centavos;
Não valorizamos as pequenas coisas;
Não percebemos que o Macro, vem do Micro;
Não temos a cultura de planejar nossos negócios pessoais e empresariais;
Não temos a cultura de valorizar o dinheiro.

Questão educacional:
Não nos ensinaram a poupar em casa;
Não nos ensinaram a poupar na escola;
Não nos ensinaram a valorizar as pequenas coisas;
Não nos ensinaram o valor do dinheiro;
Não nos ensinaram a planejar nossa vida pessoal e financeira.

Questão vivencial:
Somos incentivados a valorizar o supérfluo;
Permitimo-nos a entrar na onda do consumismo desenfreado;
Somos levados a viver pela aparência;
Estamos sempre querendo concorrer com o outro, amigo, irmãos, vizinhos e demais pessoas;
Estamos mais voltados para os desejos do que para as necessidades.

Questão de praticidade:
Estamos sempre com pressa e não temos para parar e planejar nossa vida financeira;
Estamos sempre querendo que as coisas aconteçam no passo de mágica;
Taxamos como muito difícil parar para organizar um orçamento e alegamos falta de tempo para acompanha-lo constantemente.

QUEM PARTICIPA DA ECONOMIA DOMÉSTICA
Antes se atribuía a Economia Doméstica a dona de casa. Hoje a coisa mudou. 

Todos os membros da família são responsáveis pelo controle das despesas domésticas: PAI, MÃE, FILHOS, NETOS E DEMAIS AGREGADOS.

Até mesmo os amigos devem ter a consciência e se oferecer para ajudar nas despesas casos eles causem despesas além das normais ou que saiam do convencional, quando de uma visita.

DICAS PARA EQUILIBRAR AS CONTAS DOMÉSTICAS E FUGIR DA FALÊNCIA

FAÇA UM ORÇAMENTO – PLANILHA DAS CONTAS DOMÉSTICAS
Faça um diagnóstico da sua real situação financeira
Todos os gastos devem ser anotados minuciosamente para que a família possa saber quanto entra de renda e para onde está indo o dinheiro.

Reduza os gastos desnecessários
Logo após a análise do diagnóstico da situação financeira doméstico quase sempre a família percebe que é possível reduzir de 20% a 30% dos gastos. Trocar de plano de celular ou de pacote de TV a cabo são alguns dos exemplos. 

Identifique e separe os seguintes itens no orçamento:
Receita e despesas:
Receita é aquilo que você recebe por mês;
Despesa é aquilo que você gasta por mês.

Receita Bruta e Receita Líquida:
Receita Bruta = Receita sem descontos;
Receita Líquida = Receita com os descontos.

Contas fixas das contas variáveis:
Contas fixas = São aquelas contas que você paga o mesmo valor todo mês;
Contas variáveis = São aquelas contas que você paga, mas o seu valor varia todo mês.

Elabore um orçamento mensal
Para o controle das contas doméstico é a elaboração de uma orçamento familiar, aonde se coloca as contas principais, tendo como base os seguintes percentuais: 
19%  - Alimentação;
36,5% - Habitação – Moradia;
19,5% - Transporte;
7,3% - Saúde;
3,2% - Educação;
14,5% - Outros.

Faça um plano de vida, a longo, médio e curto prazo
Trocar de carro, fazer uma viagem, comprar a casa própria, planejar a aposentadoria. Faça as contas de quanto vai custar cada um desses projetos e quanto tempo irá demorar para realizar cada um deles.
A decisão de onde aplicar o dinheiro vai depender do prazo de cada objetivo:
Curto prazo (até 1 ano): dinheiro deve ficar numa aplicação fácil de retirar, tal como o título do    Tesouro Direto indexado à Selic;
Médio prazo (1 a 10 anos): dinheiro pode ser aplicado também no Tesouro Direto, CDBs, fundos de investimento;
Longo prazo (acima de 10 anos): valores podem ser aplicados em títulos indexados à inflação do Tesouro Direto ou ainda numa previdência privada.

Assim que realizar um destes sonhos, deve-se substituí-lo por outro objetivo.

E, muito importante, não use todo o dinheiro poupado para satisfazer desejos imediatos, que impedem a realização dos objetivos maiores.

Cuidado com os gastos fixos
As despesas fixas, tais como supermercado, água, luz, telefone, condomínio, escola, plano de saúde, TV a cabo, internet, idealmente devem estar limitadas a 50% da renda. 

"Se estiver muito acima disso, é hora de repensar o padrão de vida para adaptar à realidade da renda."

Se a família estiver temporariamente endividada, é possível cortar despesas supérfluas para resolver esse desajuste temporário. 

Mas se os gastos fixos consomem a maior parte da renda mensal, é sinal que a família está vivendo acima do padrão de vida.

ATENÇÃO!!!
Para que possa viver melhor, deve reduzir esses gastos e se organizar para poupar ao menos 10% da renda todo mês. 

"Isso deve ser uma decisão muito bem pensada, pois requer uma mudança estrutural, como mudar de casa ou trocar de escola".

LIVRE-SE DAS DÍVIDAS E TARIFAS BANCÁRIAS
Negocie as tarifas bancárias
Verifique no extrato quanto seu banco cobra de tarifas mensais e negocie com o seu gerente a isenção delas. Se não existe a necessidade de realizar muitas movimentações em sua conta, mude para uma Conta de Serviços Essenciais. 

Nesta modalidade, os bancos são proibidos de cobrar tarifas. Negocie também a anuidade do seu cartão de crédito. Se a operadora se mostrar irredutível, ameace mudar para a concorrente. Ninguém quer perder um bom cliente.

Utilize o internet banking
Hoje em dia é possível fazer quase todas as transações bancárias através da internet. É muito mais prático do que enfrentar trânsito para ir ao banco e ainda ter que pegar filas nos caixas, uma economia de tempo, dinheiro e paciência.

Page suas contas em dia
Deixar contas vencerem por um ou dois dias pode não significar muito, afinal são cobrados apenas alguns centavos de multa. 

Mas ao somar todos esses centavos no fim do ano, você vai perceber que poderia ter economizado uma boa quantia. Fique atento, principalmente com a fatura do cartão de crédito, que tem os maiores juros. Seja pontual com o pagamento!

Evite contrair empréstimo por qualquer motivo
É uma prática muito comum contrair empréstimo por qualquer coisa, como por exemplo, pagar contas vencidas, comprar automóvel, etc.

Caso seja necessário busque os menores índices de cobrança de juro.

Evite usar cheques e também o cartão de crédito
Evite o máximo que puder usar o cheque e o cartão de crédito, se não sabe administrá-los, o melhor é não tê-los.

Fuga dos agiotas
Agiotagem é algum comum em nossa região, mas trás muito perigo e mesmo que alguns agiotas ofereçam menores juros, quem deve fica mais exposto a pressões e humilhações.

Administre bem seu cartão de crédito
Não empreste seu cartão de crédito para terceiros, incluindo, amigos, irmãos, parentes e vizinhos, normalmente você perde seu dinheiro e ganha um inimigo.

ECONOMIZE NO SUPERMERCADO
Faça uma lista de compras antes de ir ao mercado
Quantas vezes você já foi ao supermercado e voltou com a sensação de que gastou muito e não comprou nada? Isso é um sintoma de quem não sabe o que realmente precisa comprar. Faça uma lista com os itens que estão em falta e atenha-se a ela dentro do mercado.

Não vá ao supermercado com fome
Pode parecer piada, mas isso influencia sim no desejo de compra. Quando a gente está com fome, sente um desejo muito maior por consumir e acaba comprando mais do que deveria. 

Além disso, fome é inimiga da sensatez, e provoca uma vontade louca de comprar besteiras, como balas e doces, dispensáveis para quem procura economizar (no bolso e na saúde).

Se for comprar só uma ou duas coisas prefira comprar na mercearia ao lado
Tudo que é exposto no supermercado é exposto para chamar a atenção, fazer com que você compre mais e mais, portanto fuja dessa armadilha.

Faça compras apenas em lugares que vende barato
Evite aquela ida à padaria cara da esquina para comprar coisas que você poderia comprar no mercado pela metade do preço. 

É só gerenciar bem a quantidade de mantimentos em casa para não ter surpresas de última hora. Aproveite também promoções para fazer um estoque de itens não-perecíveis.

Deixe as crianças em casa quando for fazer o mercantil
Nunca é boa ideia levar as crianças para fazer o mercantil, pois quando isso acontece você sempre compra mais. Portanto, evite e gaste só com o que é realmente necessário para boa alimentação de seus filhos.

Economize nas compras em geral compare preços na internet
A internet está aí para facilitar nossas vidas e também para nos ajudar a poupar. Então, antes de comprar qualquer coisa, faça uma pesquisa em sites comparadores de preço e agregadores de ofertas para encontrar o melhor negócio.

Compre à vista e peça desconto
Quem tem paciência e disciplina para guardar dinheiro e realizar suas compras à vista pode ser premiado com um bom desconto.

Além disso, com o dinheiro todo em mãos é possível negociar com o vendedor mais benefícios antes de realizar a compra.

Não compre com garantia estendida
Sempre que você vai comprar algum produto, os vendedores tentam te empurrar aquela garantia estendida. 

Fuja dela, não vale a pena. Se o produto não der defeito de fabricação durante o prazo normal de garantia, dificilmente dará depois. 

Outro erro é pagar pela instalação de mesas, máquinas de lavar, ou armários, todo mundo tem um tio, um primo ou vizinho que é craque nisso, não é mesmo? 

Além disso, nossa amiga internet também oferece ajuda com informações relevantes e tutoriais.

Abra mão das roupas de grife
Você precisa mesmo comprar roupas de marcas caras? Pelo preço de uma camiseta de grife, dá para comprar três ou quatro peças de marcas menos badaladas. Não se trata de abrir mão da qualidade, mas é possível encontrar uma melhor relação custo-benefício.

Evite a tentação nos shoppings
Evite aqueles passeios ao shopping, é muito fácil cair na tentação de comprar o que não precisamos só porque estava em promoção. 

Convide a família para uma atividade que não envolva consumo, como um passeio no parque, por exemplo.

Use a criatividade com as crianças
Não é preciso comprar brinquedos caríssimos para agradar a criançada. 

Dedicar tempo aos seus filhos é muito mais valioso do que qualquer presente. Use a sua criatividade e invente brincadeiras junto com eles, você verá que não precisa gastar um centavo para fazê-los sorrir.

ECONOMIZE EM CASA
Substitua as lâmpadas antigas
Troque todas as lâmpadas incandescentes de sua casa pelas fluorescentes. Elas são mais caras, mas no longo prazo, o investimento se paga. Além da maior durabilidade, as lâmpadas fluorescentes geram uma economia de até 75%.

Substitua aparelhos antigos
Eletrodomésticos antigos, como geladeiras, ar- condicionado e aquecedores, gastam muito mais energia do que os aparelhos atuais. Vale a pena se planejar para trocá-los por outros mais modernos. Uma dica é comprar produtos com o selo Procel de Economia de Energia.

Apague a luz quando sair
Evitar desperdícios é questão de hábito! Sempre que você sair de um cômodo, apague as luzes e desligue os aparelhos que estava usando. Assim é possível ajudar o meio ambiente e ainda reduzir sua conta de energia.

Feche a torneira
Fechar a torneira para escovar os dentes ou lavar a louça, mais um hábito ecologicamente correto que ajuda seu bolso. 

Aquela torneira pingando há dias também pode ser consertada facilmente, geralmente é só trocar a bucha, que é baratinha! Vá até uma loja de materiais de construção e pergunte para o vendedor como trocá-la.

Desligue a tv e leia um livro
Essa dica não tem a ver apenas com economia de energia, mas sim com aprendizado. Através da leitura é possível aprender uma nova língua, uma nova profissão e tudo o que desejar. Educação é um dos melhores investimentos, para toda a família.

Seja o marido de aluguel
Aprenda a fazer pequenos reparos em casa, a maioria deles é extremamente simples de se fazer, como por exemplo trocar chuveiros, tomadas e torneiras, consertar a descarga.

Existem tutoriais na internet ensinando a fazer praticamente qualquer reparo doméstico, é só pesquisar.

Cancele as assinaturas desnecessárias
Aquela pilha de jornais e revistas só está aumentando sem que você nem sequer folheie os exemplares? Então já passou da hora de cancelar a assinatura e dar um melhor destino para esse dinheiro.

Cancele renovações automáticas
Se você assina uma revista de que não abre mão, a melhor coisa a fazer é não aceitar a renovação automática. Sempre que a assinatura vencer, o comercial da revista vai entrar em contato abrindo a possibilidade de negociação por um bom desconto ou conseguir estender a assinatura sem pagar nada. Se fosse automático, simplesmente seria cobrado e ponto final.

Reduza planos de telefonia e internet
Analise com atenção suas faturas de telefonia, internet e TV a cabo. Você realmente faz uso de todos os minutos que tem, assiste a todos os canais, precisa da velocidade mais rápida? Se a resposta for não, mude para um plano mais básico ou cancele o serviço.

Use a máquina de lavar, cheia
Dependendo do programa escolhido, a máquina de lavar roupas pode consumir a mesma energia para lavar uma camiseta ou para lavar vinte. Portanto, deixe para ligá-la somente quando tiver uma boa quantidade de roupas acumuladas, lavando tudo de uma vez.

Passe toda a roupa de uma vez
O mesmo vale para o ferro de passar. O momento em que ele consome mais energia é quando está esquentando. Depois de quente, gasta muito pouco para conservar a temperatura. Então, é melhor ligá-lo uma única vez durante a semana e passar toda a roupa de uma vez.

Organize a faxina da casa
Os custos para se manter uma empregada doméstica aumentaram muito nos últimos anos. Discuta com a sua família se esse gasto é realmente necessário e divida as tarefas domésticas entre todos os familiares. Esta economia pode ser usada para pagar aquela tão sonhada viagem de férias, não? Além disso, essas responsabilidades da casa fazem bem para os filhos.

Troque os itens que não usa mais
Livros, DVDs e games que estão empoeirando na estante podem ser trocados por outros que ainda não utilizou, assistiu ou leu. Existem vários sites de trocas na internet, é só se cadastrar e avaliar as possibilidades. Dessa forma, você terá entretenimento sem gasto nenhum.

Venda tudo que não usa mais
Toda cidade tem um brechó, onde você pode vender as roupas que não usa mais. O mesmo vale para eletrodomésticos e eletrônicos, procure uma loja de usados e venda já o que está só ocupando espaço na sua casa.

ECONOMIZE NA ALIMENTAÇÃO
Comece o dia com um bom café da manhã
Tomar um café da manhã completo, com pães, frutas e frios, além de fazer bem para a sua saúde e contribuir para começar o dia com mais disposição, ainda contribui para um almoço mais leve. Se você almoça fora todo dia, com certeza vai economizar muito no buffet.

Aproveite melhor os alimentos 
Aprender a cozinhar e fazer receitas que aproveitem os alimentos por completo, sem desperdício, é uma ótima forma de economizar. O que sobrar de um prato que você preparou no almoço, por exemplo, pode virar um mexido ou uma torta para o jantar. 

Evite comer fora de casa nos finais de semana
Comer fora de casa é muito caro e se for toda família, mais caro fica. Logo se programe para sair de casa com a família ou com amigos para comer fora.

ECONOMIZE NO ENTRETENIMENTO
Vá ao cinema no dia mais barato 
Todos os cinemas têm um dia de promoção durante a semana. Aproveite esses dias para assistir os filmes que lhe interessa. As entradas costumam sair pela metade do preço e ainda há condi- ções especiais para a família.

Aproveite eventos gratuitos 
Acompanhe o calendário de eventos na sua cidade, com certeza existem atrações gratuitas. Shows de música, danças, teatros, orquestras, feiras. Fique atento à agenda cultural local.

Planeje as férias com antecedência
Comprar passagens e pacotes de viagem com bastante antecedência é garantia de pagar os melhores preços. Planeje suas férias e pesquise os preços antes de comprar. Você também pode optar por passeios mais econômicos, em vez de grandes e dispendiosas viagens.

Faça parte de programa de vantagens cartões de crédito, companhias aéreas, postos de combustíveis, farmácias e muitos outros segmentos oferecem programas de fidelidade e vantagens. Se você usa alguns destes serviços com frequência, vale a pena participar dos programas e aproveitar os benefícios oferecidos.

Seja mais caseiro
Comer em restaurantes custa caro, principalmente para quem tem uma família numerosa. Faça as reuniões em casa e dê preferência para pratos mais econômicos. Deixe a ida ao restaurante apenas para ocasiões especiais.

Convide os amigos em casa 
Convide os amigos para assistir aos jogos do seu time ou eventos esportivos favoritos em casa em vez de ir ao bar? 

É muito mais barato e todos economizam, além de poder ficar mais à vontade. Outro ponto positivo é a ausência de confusões.

No entanto, não dispense a participação de todos nas despesas.

ECONOMIZANDO NO TRANSPORTE
Economize gasolina
Sempre que possível, deixe o carro em casa. 

Existe outros meios de locomoção, como o transporte público ou a bicicleta. Mas se não tiver jeito de abandonar o automóvel, troque o seu modelo por um que consuma menos combustível.

Existe ainda a possibilidade de dar carona para colegas que moram no caminho do trabalho, dividindo as despesas. 

Fique atento também para não ultrapassar os limites de velocidade, assim economiza-se com a gasolina e ainda evita as multas!

Faça manutenção regularmente 
A manutenção do seu carro é um gasto que ninguém deve evitar. Faça revisões, troca de óleo e o que mais for necessário. 

Além de prezar pela segurança, evita que o automóvel quebre na cidade ou na estrada, obrigando-o chamar um guincho. 

E dependendo da distância, um guincho pode custar algumas centenas de reais.

Abasteça no início da manhã 
A gasolina tem um alto coeficiente de dilatação, ou seja, os líquidos aumentam o seu volume quando são aquecidos, mas mantêm sua massa. Mas o que isso quer dizer? 

Se ao abastecer você paga pelo volume e não pela massa de combustível, é mais vantajoso abastecer quando a massa de gasolina ocupa o menor volume possível, ou seja, no início da manhã, quando o dia está mais frio. Esta dica é digna de um mestre em física, não?

ORIENTE A SUA FAMÍLIA
Conscientize seus filhos 
Quanto antes você ensinar seus filhos sobre a importância de economizar, mais cedo ganhará um aliado para poupar. Fale com eles e oriente para não deixar a TV ligada, apagar as luzes e não desperdiçar água.

Aprenda a dizer não 
Antes de comprar qualquer coisa, pergunte para si mesmo se aquilo é realmente necessário. Este é um exercício de autocontrole fundamental para quem quer poupar. Você precisa aprender a dizer não para esposa ou marido, filhos e, principalmente, para si mesmo.

ECONOMIZANDO NA SAÚDE
Faça exercícios 
Fazer atividades físicas não traz benefícios apenas para o seu corpo, mas também para o seu bolso. 

Afinal, quem leva uma vida saudável gasta menos com remédios e tratamentos médicos. Faça uma avaliação física e comece já a se exercitar!

Faça atividades físicas gratuitas 
Decidiu seguir a dica anterior? Ótimo, temos mais uma! Você não precisar pagar mensalidade de uma academia para praticar exercícios. 

Correr no parque, andar de bicicleta, fazer flexões, abdominais, barra e outros exercícios em casa não custam nada. Não há desculpas para não levar uma vida saudável.

Pare de fumar 
Se você é fumante, já colocou na ponta do lápis quanto gasta anualmente comprando cigarros? Tenho certeza que vai se assustar com o tamanho da despesa, isso sem falar no prejuízo à sua saúde. Faça o bem a si mesmo e substitua esse hábito ruim por um saudável.

Evite a bebida, a farra e rabo de saia
Bebida, farra e rabo de saia é um caminho curto para pobreza, miséria e enfermidades físicas e mentais.
Manter uma família e educar os filhos dessa família já é difícil, imagine manter duas famílias e uma dezena de filhos.

APRENDA A INVESTIR
Ganhe dinheiro a partir de casa
Utilize seu talento ou desenvolva uma habilidade para gerar renda extra trabalhando em casa. Você pode aprender a fazer doces, sabonetes, bijuterias e o que mais tiver vontade, basta querer. Esses itens podem ser vendidos tanto no trabalho quanto na faculdade.

Invista a sua poupança 
O melhor destino que você pode dar ao dinheiro que poupar é investir, pensando nos seus objetivos futuros. E opções de investimento são o que não faltam! 

Existem vários tipos de aplicações, como poupança, ações, fundos de investimento, tesouro direto, títulos bancários, previdência privada e muitas outras modalidades. 

Estude bem cada uma delas e veja qual se ajusta melhor ao seu perfil. Mas muito cuidado para não se arriscar demais!

E POR FIM. CONSTRUA UMA FAMÍLIA INDEPENDETE FINANCEIRAMENTE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO:
Ensine aos seus filhos o valor do trabalho;
Ensine aos seus filhos o valor do dinheiro;
Ensine aos seus filhos o valor e o custo das coisas materiais;
Ensine aos seus filhos a valorizar as pequenas coisas;
Ensine aos seus filhos a valorizar os centavos;
Ensine aos seus filhos a importância do poupar;
Ensine aos seus filhos a se responsabilizarem cedo por suas contas pessoais;
Ensine aos seus filhos a planejarem suas vidas pessoais e profissionais;
Ensine aos seus filhos a não viver de aparência;
Ensine aos seus filhos a priorizar as necessidades em vez dos desejos;
Ensine aos seus filhos se tornarem independentes para enfrentar a vida de maneira destemida.

ENSINE AOS SEUS FILHOS QUE SER É SEMPRE MELHOR QUE TER, MAS DEIXE CLARO QUE NO MUNDO EM QUE VIVEMOS SÓ VALE QUEM TEM.

OUTRA COISA IMPORTANTE: 

“NÃO IMPORTA QUANTO EU GANHO, O QUE IMPORTA É COMO ADMINISTRO AS MINHAS CONTAS”, EM OUTRAS PALAVRAS: COMO EU GASTO.

Nenhum comentário: