sexta-feira, 31 de março de 2017

TRAIÇÃO CONJUGAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS


A traição ainda continua sendo algo discutido em nossa sociedade, e isso não é novidade, pois muitos são os relatos de traição, infidelidade conjugal ao longo da história da humanidade.

A traição é fonte de inspiração de grandes clássicos musicais, filmes e romances, o fantasma da traição vive cercando muitos relacionamentos.

Resumindo, o assunto é por demais presente em nossos dias e chama atenção de muitos especialistas e também de pessoas comuns, que buscam significado ou a razão para a existência da traição nas relações conjugais.

Apesar de o assunto ser do interesse de muitos, poucos tratam das consequências da traição conjugal para as pessoas envolvidas.

O presente ensaio trata da traição conjugal e suas consequências, destacando em primeiro lugar a DOR EMOCIONAL e consequentemente outras consequências. Vejamos os pontos a seguir:

A DOR DA TRAIÇÃO E SUA DIMENSÃO
Uma das dores emocionais tida como a mais forte e devastadora é a que uma pessoa traída pelo cônjuge experimenta. 

Pessoas que passaram por esta experiência descrevem que foi como se uma faca tivesse atingido seu coração, partindo-o.

PERFIL ESTATÍSTICO DA TRAIÇÃO 
Entre mulheres (Pesquisa feita entre 3.106 mulheres)
Pesquisa feita entre 3106 mulheres brasileiras e encontraram que as que menos traem seu marido são as do Paraná (19,3%) enquanto que as que mais traem são do Estado do Rio (34,8%).

Outros Estados ficaram assim quanto à percentagem de mulheres que traem (em média): Pará 20,3%; Santa Catarina 23,3%; Mato Grosso do Sul 23,6%; São Paulo 24,1%; Bahia 25,2%; Pernambuco 26,5%; Ceará 26,7%; Goiás 27,7%; Minas Gerais 29,5%; Rio Grande do Norte 30,2% e Rio Grande do Sul 31,7%.

Entre homens (Pesquisa feita entre 3.106 homens)
Quanto aos homens, os que menos traem são os do Paraná também, mas mesmo assim com índice muito alto (43%). 

Depois vem São Paulo com 44%; Minas Gerais 52%; Rio Grande do Sul 60%; Ceará 61% e o estado com maior número de homens infiéis é a Bahia com 64%. 

Ou seja, em cada 100 homens baianos casados, 64 traem suas esposas em algum momento da vida.

Eventualidades entre homens e mulheres (Pesquisa feita entre 6.846 homens)
As eventualidades, ou melhor, um “caso sexual” entre 6846 participantes da pesquisa mostrou o seguinte quadro: 50,6% dos homens brasileiros admitiram ter tido um “caso sexual” com outra mulher, enquanto que 25,7% das mulheres admitiram ter tido sexo com outro homem. 

Ou seja, em cada 100 homens casados no Brasil, 50 tiveram um “caso” e em cada 100 mulheres casadas, quase 26 também tiveram contato extraconjugal sexual.

O EVENTO DA INTERNET
A internet favorece a infidelidade conjugal. Pessoas casadas frustradas em seu casamento buscam “amor” virtual. Isto mascara o problema e pode complicar as coisas.

Cerca de 60% dos casos de traição virtual termina em sexo real.

O perigo da busca de um romance na internet
A pessoa casada frustrada em seu matrimônio que busca romance na internet está afundando ainda mais seu relacionamento e de uma forma injusta porque é muito fácil ser “amável” virtualmente e mostrar uma imagem de incompreendido (a) ou vítima para a pessoa no outro lado do chat. Ilusões são criadas e a coisa piora. 

E a verdade é que uma pessoa “interessante” também tem problemas.

MOTIVOS DA TRAIÇÃO
Para trair, cada pessoa pode achar um motivo, mesmo que não havendo justificativa, mas existe sempre uma explicação, a saber:
Insatisfação com o relacionamento;
Desejo por aventuras;
Vingança;
Compulsão sexual;
Influencia cultural;
Desgaste na convivência conjugal;
Influência de amigos e amigas;
Falta de empenho e desempenho sexual entre o casal.

COISAS QUE QUALQUER PESSOA QUE TRAI DEVE LEVAR EM CONTA ANTES DE TRAIR
A traição será descoberta, cedo ou mais tarde
Impressionante como as pessoas acreditam que conseguirão guardar segredo, esqueça isso, pode até tardar, mas seus atos virão à tona. Não existe crime perfeito, traição também deixa vestígios reveladores.

A traição vai ser sempre de um prazer momentâneo
Muitos dizem que buscaram fora do casamento a variedade e o prazer, mas que tudo não passou de grande ilusão. Esse é um entre vários relatos: "(...) todas as vezes era bom na hora, mais no minuto depois, eu já estava totalmente arrependido, mal comigo mesmo, pois sei que fiz uma coisa muito errada, não consigo me perdoar".

A traição vai sempre causar grande dor
Segundo essa matéria: "Admitir que você esteja sendo traída ou traído é um dos sentimentos mais duros que um ser humano pode sentir". Mas você não magoará apenas o seu cônjuge e sim toda a família; filhos e parentes próximos também sofrerão as consequências de seus atos.

A traição vai abalar a estrutura familiar
Uma família que enfrenta essa situação perde o prumo e se desorganiza totalmente. Revolta, tristeza, mágoa são as emoções que imperam. Crianças e adolescentes costumam apresentar problemas na escola e nos relacionamentos, muitos se tornam agressivos.

A traição destruírá a confiança e a sua recuperação custará muito caro
A pessoa que trai passa a ser considerado um mau exemplo para todos e, se fosse diferente, as pessoas não procuram esconder tanto. Para recuperar a confiança do cônjuge você terá que se esmerar muito e provar com tempo e dedicação que realmente se arrependeu.

A traição trará para você uma fama de infiel que influenciará outros relacionamentos
Não é só a família que perderá a confiança em você, outras pessoas se afastarão, pois ficarão receosas em conviver com você. Mesmo profissionalmente esse ato terá consequências negativas. Você já deve ter ouvido algo do tipo: "Se trai a mulher (ou o marido) imagine o que não é capaz de fazer com os outros".

A traição pode leva-lo ao fundo do poço
Uma pessoa que trai já demonstra problemas com a autoestima, mas as consequências da traição, mesmo antes de ser descoberta, são ainda mais danosas. Você terá culpa por ter sucumbido à própria fraqueza, se sentirá uma pessoa covarde e indigna.

A traição nunca poderá se justificada
Problemas no casamento? Insatisfação? Carência? As situações podem ser muitas, mas nada justifica a traição. Ninguém é obrigado a viver com outro, mas respeitar é questão de caráter.

A traição quebra os vínculos firmados, bem como os juramos estabelecidos
Mesmo que vocês decidam manter o casamento, a quebra no vínculo já aconteceu, o relacionamento ruiu. Você terá que se esforçar muito para influenciar seu cônjuge na construção de um novo relacionamento, mais autêntico e satisfatório pra ambos.

CONSEQUÊNCIAS DA TRAIÇÃO
A traição sempre terá consequências destrutivas, ela destrói casamentos e a família, trazendo grandes prejuízos sociais, econômicos, emocionais e espirituais.

Vejamos outras consequências:
Causa Ruptura dos laços conjugais;
Perda da confiança;
Traumas, vergonha e dor nos filhos;
Perda da autoridade perante os filhos; 
Distorção na identidade sexual dos filhos;
Abala seriamente o respeito próprio;
Provoca um terrível sentimento de culpa;
Gera marcas, sequelas que podem prejudicar o relacionamento com o cônjuge e filhos;
Perdas financeiras e patrimoniais;
Depressão e estresse - as tristezas dificilmente sairão.

Em alguns casos, a traição pode causar em pessoas que já tenham predisposição doenças psiquiátricas, como Psicose, Esquizofrenia e Depressão Severa.

Por exemplo:
Depressão pós-traição
A depressão pós-traição trata-se de uma Reação Depressiva. 

A sintomatologia é geralmente típica, como desinteresse, desânimo, perda de prazer com as coisas, apatia, tristeza, irritabilidade. Pode haver alteração do sono, do apetite e do peso.

SINAIS QUE PODEM INDICAR TRAIÇÃO
Alguns sinais podem indicar uma iminente traição, no entanto, é bom lembrar que existem alguns casos em que o contexto deve ser levado em conta, pois nem sempre o que será citado como sinal,

Vejamos
O parceiro começa a dizer que precisa de um espaço só dele, sendo que antes o casal fazia tudo junto;
Começam as reuniões com os amigos, onde a presença do outro é totalmente dispensável e imprópria;
Ele está mais interessado em comprar roupas novas ou há momentos em que sai de casa mais arrumado para fazer ações banais, como “tomar um ar”;
Seu parceiro há algum tempo começou a trabalhar até tarde e a ter reuniões no final de semana, mesmo sem mudança aparente no emprego;
Ele tem se irritado ou fica estressado com facilidade;
Mudança no comportamento: ele está mais amável do que o normal ou então você percebe que muitas vezes tem ficado como segundo plano;
Sempre que está ao seu lado e o celular dele toca ele fica sobressaltado ou quer ficar sozinho para atendê-lo;
Quando você telefona dificilmente consegue falar com ele;
O apetite sexual dele mudou;
O tempo todo está ocupado ou cansado demais para você ou então de uma hora para outra quer fazer sexo a todo instante com medo de que você perceba que ele tem outra;
Ele começa a chegar sempre atrasado em compromissos;
Ele tem crises excessivas de ciúmes;
Quando chegam as contas, ele trata de pegá-las rapidinho para esconder gastos com telefonemas pelo celular ou com cartões de crédito em restaurantes, motéis, presentes para a amante;
Ele critica outros infiéis;
Ele se incomoda de ver você muito quieta, com medo que você desconfie da traição;
Ele começa a achar tudo caro e costuma dizer com frequência que vocês precisam fazer passeios mais baratos para economizar dinheiro.

COMO EVITAR A TRAIÇÃO CONJUGAL
Não existe uma receita pronta para tal dificuldade, levando em conta a natureza do ser humano, mas é possível fazer um esforço e não cair na tentação e cometer a traição.

Algumas dicas podem ajudar em muito o entendimento entre os casais, evitando assim, as traições, vejamos:

Aceitar dificuldades pessoais e procurar ajuda para resolvê-las, aceitar a limitação de todos os seres humanos;
Amar como sonha ser amados e aceitar o amor possível;
Parar de ter obsessão pelo outro, e aprender que homem e mulher são diferentes do ponto de vista comportamental;
Aceitar as limitações pessoais e a compreensão de que o outro nunca poderá preencher todas as necessidades de cada um.

A saída para evitar a infidelidade conjugal passa por diálogo sincero, humildade de ambos, marido e mulher.

Outra coisa importante é a pessoa se colocar no lugar da outra pessoa, seguindo a lei áurea do relacionamento humano: só faça com o outro o que você gostaria que fizessem com você.

Nenhum comentário: