quarta-feira, 12 de abril de 2017

A TERCEIRA IDADE – O RESPEITO QUE DEVEMOS AOS IDOSOS


É um fato: o Brasil está se tornando um país de idosos. De fato, pelas melhoras da qualidade de vida as pessoas estão alargando sua faixa etária. 

Mas não só isso, o aumento da faixa se deve também pelas mortes de jovens em acidentes, chacinas e também pela mortalidade infantil nas periferias.

No entanto, se a longevidade é uma boa notícia para os idosos, deixa de sê-lo para a sociedade que tem que administrar esse fato.

É claro que temos muitas conquistas durante os últimos anos em favor dos idosos, por exemplo, o ESTATUTO DO IDOSO, mas ainda existe uma grande rejeição por parte da população quanto aos idosos.

Poucas pessoas conhecem o ESTATUTO DO IDOSO, que foi uma grande conquista para a faixa etária, como também poucos observam o Estatuto e isso é visto tanto por parte das autoridades como da sociedade em geral.

O fato é que apesar do Estatuto do Idoso ser um grande avanço e conquista para a faixa etária, nota-se que o atendimento aos idosos está deixando de ser um privilégio para se tornar um castigo, uma tortura. 

O “estatuto” está sendo descumprido. Em alguns bancos, o cliente normal aguarda a chamada em cadeiras estofadas, enquanto os velhos têm que aguardar de pé. Sem falar no “tempo de atendimento” imposto aos bancos, que é descaradamente desrespeitado.

Isto sem falar no fato de que em cinemas, teatros, metrô e campos de futebol onde o idoso tem que apresentar o documento de identidade, segue em seguida um interrogatório e humilhações várias antes que seja liberada a entrada no evento.

Mas o pior de tudo isso é que os maus tratos físicos, psicológicos e morais vêm de dentro da casa, da própria família do idoso.

Dai o tema de hoje. Vou explorar esse tema, na tentativa de abrir os olhos dos mais jovens sobre a necessidade de tratarmos bem os idosos, a começar em nossa casa, com o pai, a mãe, avós, tios, tias, vizinhos e até mesmo pessoas desconhecidas que estão nessa faixa etária.

FATOS DA TERCEIRA IDADE
O Idoso é uma pessoa considerada de terceira idade. 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma pessoa é classificada como idosa cronologicamente, tendo mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.

CARACTERÍSTICAS DE PESSOAS DA TERCEIRA IDADE
Dentre as principais características da Terceira Idade temos:
Habilidades regenerativas limitadas, ou seja, devido às células da pigmentação "deixarem" de funcionar;  
Ocorre uma mudança da cor do cabelo para cor cinzenta ou branca, queda de cabelo e redução dos pêlos (Alopécia);
Rugas; 
Mudanças físicas, como a diminuição da capacidade visual e das funções neurológicas assim como o raciocínio e memória.    
Mudanças emocionais que expõem a qualidade de vida dos idosos ao perigo.   
Desenvolvem vários tipos doenças como a incontinência urinária e o Alzheimer, entre outras, visto o sistema imunitário ser mais fragilizado.

O fenômeno envelhecer é natural em todas as espécies de animais e tem sido a preocupação da “chamada civilização contemporânea”.

MUDANÇA DE MENTALIDADE
A primeira coisa que é necessária é a mudança de mentalidade e como isso acontece?

Reconhecer que a Terceira Idade é tão importante quanto às demais faixas etárias. Em todas elas existem as belezas e seus significados que dignificam o ser humano.

Reconhecer que pessoas da Terceira Idade são tão importantes quanto as crianças, adolescentes, jovens e adultos. Já imaginou uma sociedade composta só de crianças, adolescentes, jovens ou mesmo só de idosos?

Portanto, nunca despreza o Idoso, pois a importância dele para sociedade é fundamental para a perpetuação da raça humana, isso devido a experiência e a vivência que lhe concede sabedoria que funciona um guia para as demais faixas etárias que vem antes da Terceira Idade.

MUDANÇA DE VOCABULÁRIO E DE TERMOS
O cérebro pensa, a mente conclui, dai a importância da mudança de vocabulário e de termos para designar o IDOSO. Vejamos:

Nunca use o termo VELHO para os IDOSOS

Velho é algo que não tem serventia, utilidade, ultrapassado, o que não cabe ao Idoso.

Prefira usar IDOSO ou TERCEIRA IDADE, MELHOR IDADE, pois são termos mais saudáveis e que dão uma melhor conotação.

MUDANÇA CULTURAL
Os idosos são vistos em diferentes perspectivas consoante as várias culturas em que estão inseridos. 

Por exemplo, na cultura oriental os idosos são vistos como um símbolo de sabedoria devido às experiências vividas, e por isso são os mais respeitados e com o mais alto estatuto na sociedade.  

Diferença do Ocidente e Oriente no que diz respeito o tratamento dos idosos
Por outro lado, nas culturas ocidentais, parecem representar, de certa forma um “estorvo” na vida dos mais jovens, visto que não representam um papel tão ativo na sociedade. Já no Oriente, a exemplo do Japão, por exemplo, a velhice é sinónimo de sabedoria e de respeito.

Lá os idosos são tratados com respeito e atenção, devido à vasta experiência acumulada através dos seus anos de vida. A família é o Porto Seguro do idoso nesta sociedade.

As crianças e adolescentes, consideram com orgulho os sacrifícios realizados pelos seus idosos em benefício da família. Tais como começar a trabalhar mais cedo para cobrir as despesas da casa, ou seja, sustentá-la e pagar os estudos dos filhos, mesmo com pouca instrução demonstrando sempre alegria, festa e plenitude pela presença do idoso.

Os japoneses consultam os seus anciãos antes de tomarem qualquer grande decisão, por considerarem os seus concelhos sábios e experientes.

Em outros grupos das sociedades antigas, o ancião ocupava sempre uma posição digna. Os idosos têm uma forte atuação tanto nas decisões políticas como nas decisões dentro do seu grupo social.

O aniversário do idoso é festejado, no Japão, de forma solene. 

E ainda têm o Dia do Respeito ao Idoso (keiro no hi), o qual é comemorado desde 1947, na terceira segunda-feira de Setembro, este dia chegou a ser decretado como feriado nacional em 1966. 

É um feriado dedicado aos idosos, e quando os japoneses rezam pela longevidade dos mais velhos agradecendo as contribuições feitas à sociedade ao longo das suas vidas.

Uma curiosidade que chama a atenção
Não se perguntam as idades das mulheres jovens, apenas às mais idosas que respondem com muito orgulho terem 70 ou 80 anos, ao contrário do que se passa nas nossas sociedades, pois é-nos dito que é falta de educação perguntar a idade aos mais velhos para evitar levantar constrangimentos como se fosse uma vergonha ter muitos anos de vida!

Na tradição japonesa, ao complementar os 60 anos de idade, é permitido ao homem o uso de blazer vermelho, pois é preciso completar seis décadas de vida para ter a liberdade de usar a cor dos deuses.

RESPEITO, UMA NECESSIDADE BÁSICA DO IDOSO
O respeito é uma necessidade humana, uma qualidade, um valor. Respeitar-se significa ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros, e respeitar alguém, acreditar em sua unicidade, em sua capacidade de viver de maneira satisfatória. 

Respeitar o idoso é, para o cuidador, comunicar-lhe que tenta compreendê-lo como pessoa, sua experiência, seus valores e a situação que está vivenciando segundo seu ponto de vista. Significa, ainda, identificar suas capacidades e auxiliá-lo a reconhecê-las e utilizá-las para lidar com as situações da forma mais autônoma possível. É o idoso, no entanto, que decide usá-las ou não,

O respeito se manifesta por meio de atitudes e comportamentos ativos ou passivos. 

São exemplos de comportamentos respeitosos: ser capaz de estabelecer uma relação que envolva escuta e presença física atenta; aceitar o idoso incondicionalmente, evitando juízos críticos; expressar empatia; demonstrar afeto e cordialidade; auxiliá-lo a desenvolver seus recursos pessoais, encorajando-o, motivando-o e apoiando-o e não agindo por ele; manifestar compreensão e dedicação.

O respeito com o idoso inclui os seguintes:
Mostrar que o aprecia como pessoa, respeitando sua idade e sua personalidade.
Chamá-lo pelo nome (apelido, apenas com autorização) e tratá-lo por senhor ou senhora.
Evitar expressar compaixão. A piedade não é sinal de respeito e não ajuda, sobretudo os idosos.
Mostrar que acredita realmente em suas capacidades, valorizando-as de forma construtiva e realista.
Demonstrar apoio afetivo.
Respeitar sua intimidade e a confidencialidade de suas conversas e compartilhar informações somente com sua prévia autorização.
Aguardar suas respostas e suas decisões (que podem ser mais demoradas) sem apressá-lo.

O respeito na relação de ajuda permite a elevação da autoestima e do autoconceito, que, em muitos idosos mais dependentes, podem estar rebaixados.

Portanto, constituem obstáculos ao respeito:
Comportamentos punitivos e reprovadores.
Juízos de valor.
Utilização de frases feitas (despersonalização da relação).
Escuta falsa, não centrada no idoso.
Linguagem infantilizante (muito frequente no tratamento com idosos).
Negação da experiência e das emoções do idoso.
Não valorização de suas capacidades.

Cuidar bem dos idosos é um indicativo de desenvolvimento de qualquer sociedade e de qualquer cidadão.

Portanto, se você é uma pessoa de bem e quer ser bem tratado no futuro, quando chegar na terceira idade, comece a contribuir para melhorar a maneira de como os idosos são tratados para você também possa usufruir desses benefícios no futuro.

Nenhum comentário: