sexta-feira, 14 de julho de 2017

DICAS DE COMO LIDAR COM O EXCESSO DE PREOCUPAÇÃO


Preocupação quer dizer ocupar-se previamente, podendo ser entendido como o ato ou efeito de se preocupar, anseio do que pode dar errado e como lidar com isso.

Para alguns PREOCUPAÇÃO é o ato ou efeito de preocupar ou preocupar-se, indicado inquietude, cuidado; podendo ser também Ideia antecipada ou fixa.

No entanto a preocupação é a resposta normal quando se enfrenta uma situação cujo desfecho é imprevisível e potencialmente ameaçador.

Todos os seres humanos se confrontam com algum nível de preocupação, o que sucede é que alguns desses seres humanos preocupam-se em demasia com o seu dia-a-dia, causando assim prejuízo, tirando a sua qualidade de vida.

Logo a preocupação até certo ponto é algo normal ao ser humano não podendo ser tida como uma enfermidade, no entanto, o excesso de preocupação pode indicar enfermidades mentais, como por exemplo, a Ansiedade ou Obsessão Compulsiva.

A SOCIEDADE ATUAL X PREOCUPAÇÃO
A preocupação atualmente em nossa sociedade é endêmica, pois quase todo mundo perde uma quantidade enorme de tempo se preocupando com o futuro, sendo que isso não adiante em nada.

Ou melhor, nenhum minuto de preocupação vai de fato melhorar em nada a situação futura, o que é pior, às vezes a preocupação atrapalha em muito o desempenho no momento de decisão real.

PREOCUPAÇÃO E SINTOMAS FÍSICOS
É claro e evidente que  a  preocupação excessiva e recorrente diz respeito a aspectos do quotidiano, sejam as responsabilidades a propósito do trabalho, da saúde e da segurança da família, do dinheiro, das relações interpessoais ou dos trabalhos diários, e tende a ser acompanhada de sintomas físicos.

Na base desta perturbação encontra-se, fundamentalmente, uma dificuldade grande em gerir a incerteza própria da vida, a que se aliam alguns erros de raciocínio e crenças sobre a adequação e o valor da preocupação, bem como sobre o nível de risco e de controlo envolvidos nas situações quotidianas.

É aqui que se faz necessário uma análise da maneira de viver, levando a pessoa a rever sua maneira de pensar a vida e suas reações diante das suas obrigações diárias.

PREOCUPAÇÃO COMO UMA ARMADILHA
A preocupação pode ser um jeito ou uma artimanha para não ocuparmos das coisas, pois enquanto ficamos rodeando aquilo que poderíamos fazer, gastamos esse tempo com suposições, ficando a vida paralisada, deixando de tomar decisões e seguir em frente.

Pois embora a preocupação possa ser algo positivo, na maioria das vezes nos perdemos em pensamentos crônicos, nos concentrando apenas na preocupação, deixando de fazer o que deve ser feito.

FONTES DE PREOCUPAÇÃO
Existem três atitudes que são grandes fontes de preocupação, segundo Borkovec:

  • Ter pensamentos recorrentes;
  • Evitar resultados negativos;
  • Inibir nossas emoções.

O que perturba o ser humano na verdade não é a agitação, mas o círculo de pensamentos.

COMO EVITAR A PREOCUPAÇÃO
Primeiro, tomar consciência de si e daquilo que causa a preocupação.

Segundo, adotar uma postura crítica diante das crenças que sustentam a preocupação, para isso deve-se fazer as seguintes perguntas:

Tenho certeza de que o episódio do qual sinto medo de fato vai acontecer?
Se não tenho certeza, de que adianta ficar voltando ao assunto?

Como diz Borkovec, essa combinação de atenção e ceticismo é muito útil para frear a ativação neurológica provocada pela ansiedade.

Uma tática boa é reconhecer e compreender que os pensamentos são apenas pensamentos, enquanto que as coisas reais e verdadeiras acontecem a todo momento, mas quando já aconteceram ou ainda vão acontecer são apenas isto: pensamentos.

Dai algumas dicas:
Não sofra por coisas sem importância;
Viva o presente, o agora;
Aceite sua imperfeição, sua humanidade;
Faça uma coisa de cada vez;
Atente para o efeito “bola de neve” de seus pensamentos;
Pergunte-se: Será que isso vai ter importância daqui a um ano?;
Repita para si mesmo: “A vida não é uma correria”;
Tome consciência do seu estado de ânimo e não deixe levar pelos maus momentos;
Relaxe a mente;
Aprenda a conviver com a incerteza sobre o amanhã;
Mude sua atitude em relação aos problemas;
Tome consciência do poder de seus pensamentos;
A todo o momento, pergunte-se: “O que importa de verdade”.

E por fim, siga essas regras:
REGRA 1: Viva somente o dia de hoje. Esqueça o ontem e o amanhã.

REGRA 2: Enfrente os problemas de frente.
Pergunte-se: o que pode acontecer pior?
Prepare-se para aceitar o pior;
Partindo do pior, tente melhorar a situação.

REGRA 3: Lembre-se do preço exorbitante que você pode pagar, com a sua vida e sua saúde, por andar demasiadamente preocupado.

Concluindo,
1. Pare de se preocupar com o que poderia acontecer;
2. Sempre que sentir a preocupação chegar, procure se ocupar com algo importante e que exija toda a sua atenção;
3. Não preveja resultados negativos;
4. Se for fazer profecias a alguém, diga coisas positivas, que estimulem o outro a melhorar.

Nenhum comentário: