sexta-feira, 20 de abril de 2018

STRESS NO AMBIENTE DE TRABALHO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA SAÚDE FÍSICA, ORGÂNICA E MENTAL


São sintomas comuns ao stress no ambiente de trabalho que causam prejuízos em todas as áreas da vivencia humana. 

O aparecimento dos sintomas, nesse caso, se encontra restrito ao ambiente do trabalho, ficando a pessoa isenta deles, quando sai do ambiente estressante, que no caso é a atividade profissional.

Os sinais mais comuns do stress no ambiente de trabalho são: desânimo, baixa concentração, procrastinação de tarefas, cansaço físico e mental sem motivos, dores de cabeça e outros sintomas psicossomáticos.

Pesquisas apontam que de cada 10 brasileiros, 3 estão extremamente estressado por conta do ambiente de trabalho. 

O Brasil só perde para o Japão, segundo estudos, o que mais estressa o brasileiro é o trabalho, apontado por 70% dos entrevistados como a principal causa (Pesquisa feita pela International Stress Management Association).

Outra pesquisa recente aponta que, de cada 10 pessoas ativas, três pelos menos são acometidas pela chamada síndrome de Burnout — esgotamento mental intenso causado por pressões no ambiente profissional.

A IMPORTÂNCIA DE LEVAR A QUESTÃO EM CONSIDERAÇÃO
É bom atentar para a questão do Stress no Ambiente do Trabalho tendo em vista os grandes prejuízos que ele causa, pois além de afetar diretamente o trabalhador, pois o mesmo pode desenvolver problemas de saúde crônicos e afeta também a produtividade no trabalho.

Dai a importância de um profissional na área para diagnosticar adequadamente se há ou não um nível de estresse elevado na empresa ou organização ao ponto de causar problemas ou prejuízos.

OS PRINCIPAIS SINTOMAS
Os principais sintomas são:
Desânimo;
Baixa concentração;
Falta de atenção;
Memória fraca;
Cansaço físico e mental sem motivo;
Cefaleia;
Dores na nuca;
Rigidez nos ombros;
Dores musculares;
Problemas intestinais;
Tontura;
Ânsia de vômito;
Procrastinação das tarefas;
Dificuldade de dormir.

AS CAUSAS
Questões relacionadas aos salários;
Ambiente de trabalho desagradável;
Longas jornadas de trabalho;
Pressão por parte de diretores e gerentes;
Falta de autonomia;
Conflitos com colegas e superiores;
Má distribuição de tarefas, atividades e responsabilidades;
Concorrência entre os colegas de trabalho;
Competitividade no mercado de trabalho;
Tempo investido no trabalho.

O QUE FAZER PARA DIMINUIR O STRESS NO AMBIENTE DE TRABALHO
O stress no trabalho nunca vai deixar de existir, no entanto, pode-se trabalhar para diminuir o nível ao ponto de não haver prejuízos, vejamos algumas dicas:
Adotar uma estratégia para aliviar os efeitos d estresse e garantir o bem-estar dos trabalhadores e prevenir doenças;
Ensinar os trabalhares a administrar o tempo pessoal e profissional;
Montar um plano de educação de saúde e bem-estar fora do trabalho, aplicando-o para todos trabalhadores;
Recomendar um estilo de vida saldável para todos os trabalhadores, como:
  1. Evitar o uso do fumo, álcool, drogas, etc;
  2. Recomendar  a pratica de esportas, como caminhada, corrida, ciclismo, academia, judô, karatê, música, dança, futebol, etc;
  3. Recomendar uma alimentação saudável;
  4. Recomendar dormir bem;
  5. Empregar práticas de relaxamento, respiração, meditação e outras práticas;
  6. Fazer atividades ao ar livre;
  7. Ensinar os trabalhadores a aproveitar bem os dias de folga, etc.


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