quinta-feira, 24 de maio de 2018

A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DAS TERAPIAS COMPLEMENTARES/ALTERNATIVAS/HOLÍSTICAS


Antes de falarmos sobre a importância das terapias complementares, vejamos algumas definições para que possamos entender melhor o assunto.

TERAPIA COMPLEMENTARES X TERAPIAS ALTERNATIVAS X HOLÍSTICAS
Terapia = Método usado para tratamento de certa enfermidade;
Complementar = Complementa algo;
Alternativa = Possibilidade, caminho, escolha, opção, optação, preferência;
Holístico = Problema tratado como um todo.

TERAPIAS COMPLEMENTARES
Como o nome já diz são terapias que complementam, o termo é muito usado pelos profissionais médicos, deixando entender que as terapias outras complementam a Medicina Convencional.

O termo deixa entender uma dependência das terapias complementarem da terapia médica.

TERAPIAS ALTERNATIVAS
Como o nome já diz são terapias alternativas, ou melhor, fora da Medicina que podem ser usadas junto ou em conjunto com a terapia médica.

O termo deixa entender uma independência das terapias alternativas da terapia Médica.

TERAPIAS HOLÍSTICAS
Terapia holística é o nome dado a qualquer terapia que siga os princípios do holismo. 

Ou seja: que aborda o problema a ser tratado como um todo, não através de uma visão fragmentada do real.

RESUMINDO: Os termos medicina alternativa, complementar ou holística são comumente usados para descrever práticas médicas adversas da medicina convencional.

As terapias complementares, alternativas, holísticas são reconhecidas como MEDICINA PREVENTIVA.

A IMPORTÂNCIA DO ASSUNTO
RESOLUÇÃO DO SUS
A importância do assunto se encontra no fato do SUS dispor atualmente das terapias complementares/alternativas para a população, hoje no total de 29, sendo que as últimas práticas foram anunciadas no dia 12 de março 2018.

As últimas práticas foram as seguintes:
Apiterapia 
Método que utiliza produtos produzidos pelas abelhas nas colmeias como a apitoxina, geléia real, pólen, própolis, mel e outros.

Aromaterapia
Uso de concentrados voláteis extraídos de vegetais, os óleos essenciais promovem bem estar e saúde.

Bioenergética 
Visão diagnóstica aliada à compreensão do sofrimento/adoecimento, adota a psicoterapia corporal e exercícios terapêuticos. Ajuda a liberar as tensões do corpo e facilita a expressão de sentimentos.

Constelação familiar 
Técnica de representação espacial das relações familiares que permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família.

Cromoterapia 
Utiliza as cores nos tratamentos das doenças com o objetivo de harmonizar o corpo.

Geoterapia
Uso da argila com água que pode ser aplicada no corpo. Usado em ferimentos, cicatrização, lesões, doenças osteomusuculares.

Hipnoterapia 
Conjunto de técnicas que pelo relaxamento, concentração induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permite alterar comportamentos indesejados.

Imposição de mãos 
Cura pela imposição das mãos próximo ao corpo da pessoa para transferência de energia para o paciente. Promove bem estar, diminui estresse e ansiedade.

Ozonioterapia 
Mistura dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias de administração com finalidade terapêutica e promove melhoria de diversas doenças. Usado na odontologia, neurologia e oncologia.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) dispõe de:

Ayurveda; Homeopatia; Medicina Tradicional Chinesa; Medicina Antroposófica; Plantas Medicinais /Fitoterapia; Arteterapia; Biodança; Dança Circular; Meditação; Musicoterapia; Natuterapia; Osteopatia; Reflexiologia; Keiki; Shantala; Terapia Comunitária Integrativa; Termalismo Social/Crenoterapia; Yoga; Apiterapia; Aromaterapia; Bioenergética; Constelação familiar; Cromoterapia; Geoterapia; Hipnoterapia; Imposição de mãos; Ozonioterapia; Iridologia.

RECOMENDAÇÃO DA OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE
As terapias integrativas são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prática terapêutica, além de ser fundamental na recuperação da saúde. 

Este modelo pode ser chamado também de medicina preventiva.

A IMPORTÂNCIA DAS TERAPIAS COMPLEMENTARES, ALTERNATIVAS OU HOLÍSTICAS
A importância das terapias complementares, alternativas ou holísticas se encontra naquilo que elas podem oferecer aos indivíduos e em especial à saúde da humanidade.

Citaremos alguns, a saber:
LEVA AS PESSOAS A CONHECEREM OUTROS MÉTODOS E TÉCNICAS ALÉM DAS QUE SÃO OFERECIDAS PELA MEDICINA CONVENCIONAL.
Existe por parte da população uma falta de informação e conhecimento sobre os métodos e as técnicas além das que são oferecidas pela Medicina Convencional atualmente.

Muitas pessoas ainda acha que os resultados obtidos pelas práticas complementares, alternativas e holísticas são mágicos. 

As terapias complementares, alternativas ou holísticas oferece uma oportunidade de mudar essa situação.

TRATA A PESSOA, O SER, EM VEZ DA ENFERMIDADE.
Na medicina convencional é comum confundir a pessoa com a enfermidade, trata-se os sintomas, mas não as causas e isso tem gerado uma geração de pessoas enfermas.

As terapias complementares, alternativas ou holísticas oferece uma oportunidade de mudar essa situação.

CONSIDERA O SER HUMANO COMO:
Um TODO. Um SER composto de Corpo, Mente e Espirito/Alma;
Um SER com energia que uma vez equilibrada pode gerar o bem estar;
Parte de um sistema, logo, parte do UNIVERSO;
Digno de ser tratado com total igualdade.

CAUSA A DESMISTIFICAÇÃO DOS MEIOS, MÉTODOS E TÉCNICAS, TIDAS COMO MÁGICAS E FENOMENAIS.
Os métodos e as técnicas oferecidas pelas terapias complementares, alternativas ou holísticas colaboram com a desmistificação dos resultados obtidos. 

Por incrível que pareça muitas pessoas ainda acham que os métodos e as técnicas das terapias complementares, alternativas e holísticas tem haver com o obscuro, oculto, mágico.

As terapias complementares, alternativas ou holísticas oferece uma oportunidade de mudar essa situação.

DIMINUI EM MUITO:
O consumo de remédio industrializado que tem causado inúmeras mortes e milhares de outras enfermidades;
O número de internamentos;
Despesas hospitalares e com profissionais da área de saúde que custam muito aos cofres públicos.

COMPLEMENTA AS LACUNAS DA MEDICINA MODERNA
Apesar do constante progresso, a medicina moderna ainda não conseguiu resolver muitos dos problemas que atingem o ser humano, por exemplo, doenças como as espondiloses, as periartrites degenerativas, as colagenoses e outras auto-imunes. 

As terapias complementares, alternativas ou holísticas oferece uma oportunidade de mudar essa situação.

OFERECE A OPORTUNIDADE DE A POPULAÇÃO REVER O HÁBITO DE CONSUMIR MEDICAMENTOS. 
Atualmente, o uso de drogas está se tornando abusivo, com frequentes intoxicações, sem que se consigam resultados terapêuticos ideais. 

O consumo de medicamentos tem causado inúmeros prejuízos a população brasileira, em especial, a medicação tida como controlada. Tudo isso em decorrências dos efeitos colaterais que quase toda medicação alopata trás para que usa esse tipo de medicação.

As terapias complementares, alternativas ou holísticas oferece uma oportunidade de mudar essa situação.

ABRE OPORTUNIDADES PARA NOVAS DESCOBERTAS NA ÁREA DA SAÚDE.
No momento que a Medicina Convencional se abre, ela desfruta de novas descobertas, bem como a confirmação de práticas milenares que até então não eram reconhecidas.

Os métodos e as técnicas das várias terapias complementarem, alternativas e holísticas colaboram para o progresso da medicina em todas as áreas.

OFERECE OPORTUNIDADES PARA NOVOS PROFISSIONAIS.
Há no Brasil uma carência de profissional na área de saúde, e em especial, devido o fato de que, a nossa população só tem valorizado o profissional médico, deixando de lado outros profissionais na área da saúde.

As terapias complementares, alternativas e holísticas oferece uma oportunidade de mudar a situação e tem mudado e muito, pois só no ano passado foram formados mais de 30 mil novos profissionais na área.

As terapias complementares, alternativas ou holísticas oferece uma oportunidade de mudar essa situação.

FOLGA O SISTEMA DE SAÚDE ATUAL.
O atual sistema do SUS é por demais cheio, basta ir a UPA, ao Pronto Socorro, Emergência, Urgência ou no qualquer hospital, que pode ser vista a quantidade de pessoas em busca de atendimento médico.

As terapias complementares, alternativas ou holísticas podem ajudar em muita folga e diminuir a fila de espera existente nos órgãos de saúde custeado pelo SUS.

COOPERA PARA O BEM ESTAR DA HUMANIDADE.
As terapias complementares, alternativas ou holísticas podem cooperar em muito para o bem estar da população, em especial, devido o fato de elas trabalharem o todo, o ser, não enaltecendo a enfermidade, trabalhando as causas, em vez dos sintomas.

CONCLUSÃO
No Brasil, ainda não há estatísticas oficiais, mas nos Estados Unidos, aproximadamente, 40% da população faz uso da medicina alternativa como complemento à medicina tradicional.

O que se espera é que em breve a mesma coisa esteja acontecendo no Brasil, pois existe uma grande necessidade que as terapias complementares, alternativas ou holísticas cheguem a todos os usuários do SUS.

Pois é um fato: as terapias complementares, alternativas ou holísticas não só são importantes, mas também trazem inúmeros benefícios às pessoas.

Nenhum comentário: