sexta-feira, 17 de julho de 2020

EMOÇÕES E SENTIMENTOS

Como compreender as emoções e reconhecer os “gatilhos” : Mais ...

O QUE É EMOÇÃO?
Emoção é um estado afetivo que se caracteriza por forte sentimento de prazer ou desprazer, uma reação motora geralmente intensa e que adquire propriedades motivacionais.

Emoção, numa definição mais geral, é um impulso neural que move um organismo para a ação.

EMOÇÃO X SENTIMENTOS
Emoção
A emoção se diferencia do sentimento, porque, conforme observado, é um estado psicofisiológico. 

A emoção é biológica.

Sentimento
O sentimento, por outro lado, é a emoção filtrada através dos centros cognitivos do cérebro, especificamente o lobo frontal, produzindo uma mudança fisiológica em acréscimo à mudança psicofisiológica.

O sentimento é psicológico.

Resumindo, as emoções ocorrem do corpo e os sentimentos ocorrem na mente.

Emoção cognitiva
Cognição diz respeito ao conhecimento, então, emoção cognitiva é aquela que sentimos e sabemos definir o porquê de senti-la.

Um bom exemplo é quando vemos alguém atirar com uma arma em nossa direção e sabemos que são tiros de festim. Provavelmente nossa emoção é menor do que se não soubéssemos a respeito do festim.

A avaliação cognitiva é importante pois através dela podemos aprender a controlar uma determinada emoção.

UMA CLASSIFICAÇÃO DAS EMOÇÕES
Quando trabalhamos a classificação das emoções, encontramos várias, apresento no momento a que mais aceito, a saber: Emoções primárias e os sentimentos, ou famílias.

Alguns teóricos classificam as emoções em 4, a saber: RAIVA, TRISTEZA, MEDO, NOJO/ASCO. Outros classificam em 5 emoções, a saber: RAIVA, MEDO, TRISTEZA, ALEGRIA, AFETO.

No entanto, temos uma ampliação das emoções em 8, conforme a lista que segue:

MATRIZ DERIVADOS – FAMÍLIA
01 IRA
Sentimentos: Fúria, revolta, ressentimento, raiva, exasperação, indignação, vexame, acrimônia, animosidade, aborrecimento, irritabilidade, hostilidade e, talvez no extremo, ódio e violência patológicos.

02 TRISTEZA 
Sentimentos: Mágoa, sofrimento, desânimo, desalento, melancolia, autopiedade, solidão, desamparo, desespero e, quando patológico, severa depressão.

03 MEDO 
Sentimentos: Ansiedade, apreensão, nervosismo, preocupação, consternação, cautela, escrúpulo, inquietação, pavor, susto, terror; e, como psicopatologia, fobia e pânico.

04 PRAZER 
Sentimentos: Felicidade, alegria, alívio, contentamento, deleite, diversão, orgulho, prazer sensual, emoção, arrebatamento, gratificação, satisfação, bom humor, euforia, êxtase e, no extremo, mania.

05 AMOR 
Sentimentos: Aceitação, amizade, confiança, afinidade, dedicação, adoração, paixão, ágape.

06 SURPRESA 
Sentimentos: Choque, espanto, pasmo, maravilha.

07 NOJO/ASCO 
Sentimentos: Desprezo, desdém, antipatia, aversão, repugnância, repulsa.

08 VERGONHA 
Sentimentos: Culpa, vexame, mágoa, remorso, humilhação, arrependimento, mortificação e contrição.

E CORAGEM NÃO É UMA EMOÇÃO?
Não, alguns teóricos tem a coragem, mais como uma virtude do que uma emoção.

Coragem (do latim coraticum, do francês cor-age) é a capacidade (muitas vezes tida como virtude) de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. O contrário de coragem não é medo como muitos pensam, mas covardia.

Deve-se notar que coragem não significa a ausência do medo, e sim a ação apesar deste.

Coragem é a confiança que uma pessoa tem em momentos de temor ou situações difíceis, é o que o faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo, é a força positiva para combater momentos tenebrosos da vida.

A coragem é o uso da razão a despeito do prazer. Coragem é ser coerente com seus princípios a despeito do prazer e da dor.

No entanto, não são poucos alguns teóricos que colocam a coragem como emoção, em especial os teóricos da Psicologia Positiva.

EMOÇÕES POSITIVAS E NEGATIVAS
As emoções costumam ser classificadas por alguns como positivas ou negativas. 

Hoje sabemos que não existe emoção negativa ou positiva, todas as emoções são necessárias e sem uma delas não teríamos conseguido evoluir ao longo dos tempos.

Algumas emoções são tidas e recebem e são tidas como negativas, mas na verdade, recebem essa denominação por causa do tipo de sensação que despertam, sem que isso signifique que sejam necessariamente prejudiciais.

O primeiro grupo refere-se às emoções que despertam experiências agradáveis e prazerosas, como o amor, a alegria e a felicidade. 

No outro, estão aquelas que despertam sensações desagradáveis e que podem atrapalhar a comunicação e o entendimento entre as pessoas se não forem compreendidas.

Todos nós podemos ter emoções negativas e positivas dentro de nós, sem que isso seja considerado errado ou problemático. 

A vida humana é complexa e dinâmica e, por isso, é possível oscilar entre as sensações positivas e negativas ao longo do dia. 

A influência negativa das emoções pode ocorrer se não desenvolvermos a capacidade de compreendê-las e, consequentemente, controlá-las e dirigi-las para fins positivos.

As emoções são a base para as ações individuais, e cada sentimento determina se o indivíduo terá um comportamento positivo 

Nenhum comentário: