segunda-feira, 20 de julho de 2020

TEORIAS: DOS TRÊS E DOS CINCOS CÉREBROS

Cinco ideias comuns sobre o cérebro que não passam de mitos | ICB ...

OS CINCOS CÉREBROS
(Texto elaborado pelo Psicanalista FRANCISCO FERNANDES, após pesquisa e adaptações)

O CÉREBRO
O cérebro é mais complexo do que podemos imaginar.

Ele tem cerca de 89 milhões de microcomputadores (chamados neurônios), conectados em ter si por meio de muitos milhões de “fios” chamados axônios e sinapses químicas.

Exemplo:
Um neurônio típico tem cerca de dez mil conexões com os neurônios vizinhos. Portanto, são bilhões de neurônios, o que significa que, em um único centímetro cúbico de tecido cerebral existem tantas conexões quanto estrelas na Via Láctea.

Outra coisa curiosa sobre o cérebro que existe um modelo geral para os cérebros de todos os mamíferos, peixes, pássaros, anfíbios e repteis que foi estabelecido desde a criação ou o inicio da evolução humana, cerca de trezentos milhões de anos.

Esse Cérebro universal se desenvolveu de baixo para cima, no sentido de que evolutivamente as partes inferiores são mais velhas do que as superiores.

A TEORIA DO CÉREBRO TRINO
Teoria do cérebro trino foi elaborada em 1970 pelo neurocientista Paul MacLean, apresentada em 1990 no seu livro “The Triune Brain in evolution: Role in paleocerebral functions”, discute o fato de que nós, humanos/primatas, temos o cérebro dividido em três unidades funcionais diferentes.

O CÉREBRO REPTILIANO – TRONCO CEREBRAL
(Cérebro Instintivo)

O Tronco Cerebral controla os processos inconscientes que mantém a nossa e as demais espécies vivas, visando a perpetuação das espécies.

No Tronco Cerebral temos o controle dos batimentos cardíacos, respiração, sistema nervoso e nosso grau de excitação e vigília.

O Cérebro Reptiliano é a parte mais antiga que formava todo o Cérebro dos homens do passado. Ele opera nos bastidores e contém as estruturas que regulam as necessidades básicas: alimento, oxigênio, frequência cardíaca, pressão arterial, reprodução e muito mais.

Ele fica de sentinela em silêncio, monitorando o corpo e seus arredores sem que você perceba conscientemente.

As reações de lutar ou fugir, ações reflexivas e outros comportamentos instintivos são todos gerados pelo cérebro Reptiliano.

O CÉREBRO LÍMBICO
(Cérebro Emocional)

Aqui encontra-se os núcleos básicos que controlam os hábitos e outras parte do sistema límbico que controla as reações emocionais e alguns movimentos.

É do Límbico que vem a capacidade de oferecer amparo, comunhão social e interações lúdicas, estudos mostram que a remoção do Cérebro Neo-Córtex de um hamster mãe não afeta sua capacidade de cuidar dos filhotes, mas, se o seu Cérebro Límbico sofrer o mais leve dano, ela pode perder toda a capacidade de amar e cuidar deles.

Logo, se deduz que o Límbico é a sede do amor.

O sistema límbico profundo é a parte mais antiga do cérebro dos mamíferos, que permitiu a animais e a humanos viverem e expressarem emoções.

Ele é responsável pela paixão, emoção e desejo, tudo o que apimenta nossas vidas tanto positivo quanto negativo.

O cérebro Límbico na concentração da vida emocional e na formação de memórias, pela sensação de prazer e dor, felicidade e medo e é muito responsivo a hormônios e drogas como opiáceos como morfina.
O Cérebro Límbico se torna muito ativas quando a pessoa dorme e sonha.

O Cérebro Límbico registra as sensações vividas em nossas relações, não só isso as sensações inesperados, impactantes e vividas em isolamento, logo o DHS é registrado aqui, no Cérebro Límbico.

O CÉREBRO CÓRTEX CEREBRAL – NEO-CÓRTEX
(O Cérebro Intelectual)

Esse é o cérebro “superior”, a parte que se encontra no topo e envolveu o cérebro Límbico.

No Córtex é onde nossas lembranças, pensamentos e consciência residem. Aqui temos a mais avançada e recente parte do Córtex, aquela massa enrugada de matéria cinza, chamada de Neocórtex, de onde vêm o aprendizado, planejamento, imaginação e outros pensamentos tidos como de nível superior.

No caso dos seres humanos a quantidade de massa cinza do cérebro é muito maior do que a encontrada no cérebro de outras espécies.

Essa é a parte do cérebro que sente e percebe o mundo a sua volta, permite que você formule reações e que pense em pensar.

Aqui, nesse cérebro encontra-se a personalidade, as esperanças e até mesmo a capacidade de falar são geradas.

No Córtex cerebral encontra-se mais cinco divisões, a saber:
Lobo Frontal;
Logo Temporal;
Lobo Parietal;
Logo Occipital;
Cerebelo.

É o Lobo Frontal que torna o Ser Humano humano; ele é o presidente do Cérebro porque é o responsável por verificar decisões e dar a aprovação final antes de você interagir com o resto do mundo.

Os três cérebros representam o home em sua totalidade e é utilizando esses cérebros que desenvolvemos nossa comunicação humana.

Lembrando que apesar de ser popular e muito apregoada em vários meios a Teoria do Cérebro Trino não é aceita totalmente pelos cientistas e em especial pela Neurociência atual.

Muitos estudiosos acreditam que a divisão foi muito boa para a época em que ela foi elaborada e divulgada, tendo em vista que de lá pra cá, a ciência se desenvolveu e com esse desenvolvimento muitas outras descobertas foram feitas, contrariando em muito a teoria citada.


A TEORIA DOS CINCOS CÉREBROS
Primeiramente vemos aqui o que é comum, sem, no entanto, ter respaldo “científico”, que divide o Cérebro em três parte maiores, destacando outras subdivisões.

Aqui não temos muitas novidades, tendo em vista o que já foi dito nos parágrafos anteriores

PRIMEIRO CÉREBRO = REPTILIANO
Este é o primeiro Cérebro na escala da evolução, ele é o mais antigo, mais arcaico e nos garante a sobrevivência, dele depende.

Ele é o mais poderoso de todos os cérebros, pois com ele não há negociação, aqui não existe regras, nem razão, tudo é feito por sobrevivência.

Cabe ao Cérebro Reptiliano manter a vida e as funções vitais para a sobrevivência do ser humano, cabe a ele garantir a sobrevivência humana.

SEGUNDO CÉREBRO = LÍMBICO
O Cérebro cresceu em torno do Cérebro Reptiliano
Este é o segundo Cérebro na escala da evolução, ele é responsável pelas nossas emoções, cabe a ele lidar com as nossas percepções.

Cabe ao segundo Cérebro registrar todas as emoções e sensações que sentimos sobre algo.

Para o segundo Cérebro não há diferenciação entre Real, Virtual ou Imaginário, só existe uma percepção cega do que foi vivenciado pela pessoa.

TERCEIRO CÉREBRO = NEO-CÓRTEX
O Neo-Córtex cresceu sobre os outros dois Cérebros mais antigos.

Este é o terceiro Cérebro na escala de evolução, ele é responsável pela racionalização, ele avalia as razões.

Ele tem como função pela integração entre os Cérebros de maneira racional, ou mais ao menos racional, mais consciente.

Ele responsável pelo processo de linguagem mesmo simbólica, imaginação, criatividade cabe a ele dar uma personalidade ao funcionamento dos outros três Cérebros.

Cabe ao Neo-Córtex pensar, julgar e comandar as ações necessárias do dia a dia.

QUARTO CÉREBRO = CÓRTEX PRÉ-FRONTAL
Este é o quarto Cérebro na escala de evolução, estar localizado no Lombo Frontal. 

O Córtex Pré-Frontal é ele é responsável pela harmonia entre todos os outros Cérebros, sendo para trabalhar ele necessita dos outros Cérebros e ele só vai ser requisitado em tarefas difíceis ou complexos, pois ele é capaz de utilizar a criatividade para colocar em ação estratégias.

O Córtex Pré-Frontal é baseado nos Cérebros anteriores, antigos e arcaicos e suas percepções para ter as condições de atuar dentro da realidade.

O Córtex Pré-Frontal é o maestro de uma orquestra, ele comanda todas as ações baseado no que ele consegue captar dos cérebros anteriores.

O Córtex Pré-Frontal é criativo, porém, influenciável.
Quanto mais complexa for a tarefa a ser feita, mas se faz necessário a ação do Córtex Pré-frontal.

QUINTO CÉREBRO = O CORAÇÃO
É isso mesmo, o Coração é tido como o quinto cérebro.

Do coração saem inúmeras comandos que influenciam através das seguintes formas de comunicação:
O coração possui uma rede neuronal própria de mais de 40 mil neurônios (uma rede complexa de neurotransmissores, proteínas e células de suportes) ou melhor, é inteligente.

O coração é capaz de aprender, de perceber, de recordar e até tomar decisão e também agir de maneira independentemente dos outros cérebros existentes.

COMUNICAÇÃO DO QUINTO CÉREBRO COM OS OUTROS CÉREBROS
Como ele se comunica? Como acontece a interação do Coração com os outros cérebros? Existem provas científicas para tal afirmação? Vejamos:

O coração se comunica com os outros Cérebros da cabeça através dos seguintes:
Primeira, uma comunicação neurológica através de impulsos nervosos. 

O coração manda mais mensagem para os outros cérebros do que ele recebe. Aliás, o coração é o único órgão com essa propriedade, e que pode inibir ou ativar certas partes do cérebro dependendo de circunstâncias que ele percebe.

Isso significa que o coração pode influenciar em nossa maneira de pensar.

Segunda, uma comunicação através da informação bioquímica a partir de hormônios e neurotransmissores.

O coração libera hormônios que é capaz de inibir a ação dos hormônios que causam estresse, ou seja, ele vai promover muito mais facilidade nas ações humanas.

E além disso o coração libera o ocitocina, reconhecido como o hormônio do amor.

Terceira, uma comunicação biofísica através de ondas de pressão.

Isso acontece através da frequência cardíacas e suas variações, aonde coração envia impulsos nervosos para o cérebro através da dinâmica dos batimentos cardíacos.

Quarta, uma comunicação energética.
O campo eletromagnético do coração é 5 mil vezes maior do que o campo eletromagnético dos outros Cérebros da cabeça. É o mais potente de todos os órgãos do corpo humano.

Assim vemos o quanto o quinto cérebro influencia os outros cérebros.

Portanto, quando você não souber o que fazer, pergunte ao seu coração.

PONTOS QUE MERECESSEM ATENÇÃO:
Quanto mais antigo for o cérebro menos negociável ele se torna;
Quanto mais novo for o cérebro mais influenciável ele se torna.

Nenhum comentário: